Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Serra da Estrela

• Por favor inicie sessão para responder
16 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 MJsilva

MJsilva

• Membro
  • Registo: 24/11/2018
    • Local: Póvoa de Varzim

Publicado 29 Novembro 2018 - 19:26

Boas, partilho hoje convosco a minha primeira foto,uma paisagem que por sinal é o que mais gosto de fotografar especialmente em velocidades baixas/ longa exposiçao.

Esta foi tirada em Abril,nao é das minhas favoritas, nao foi planeada,vim ter a este local por acaso em plena luz do dia,foi tirada de maquina na mão ,sem filtro ND em 1/8  f25 .cumps :)

44248670320_a1ee81a826_h.jpgSerra da Estrela by Marco Silva, no Flickr

Anúncios

IT Partilhar Post #2 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 31 Outubro 2019 - 21:57

#248993136037_edec8f58c0_c.jpgSerra da Estrela by Marco Silva, no Flickr

Editado por MJsilva, 01 Novembro 2019 - 13:41 .

IT Partilhar Post #3 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 01 Novembro 2019 - 13:42

#348995319237_780b4f7c16_c.jpgSerra da Estrela by Marco Silva, no Flickr

Partilhar Post #4 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 03 Novembro 2019 - 17:06

Estão bem apelativas, num estilo clássico, bem editadas. Gosto.

IT Partilhar Post #5 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 03 Novembro 2019 - 20:44

Estão bem apelativas, num estilo clássico, bem editadas. Gosto.

obrigado,na 2 e 3 foi tentativa de alterar uma paisagem "bonita" em algo mais dramatico,as nuvens e neblina pediam essa edição,acho que os tons resultaram bem.

Partilhar Post #6 JMeireles

JMeireles

• Membro
  • Registo: 24/04/2018

Publicado 06 Novembro 2019 - 17:08

São composições confusas.

1ª Má luz, muitos elementos, ceu e montanhas cortadas, montes de galhos a entrar no frame.. Tecnicamente também é o que é.

2ª Novamente a luz não é interessante, não encontro um sujeito claro na imagem, o lago? Onde se fixa o olhar? :hmm:

3ª Qual é o assunto? queres mostrar o quê? a estrada? a linha e as fendas? pelo destaque que lhes destes e a forte luz em cima é o que parece... o resto do frame é desinteressante as linhas levam-te para fora da imagem.

Parecem-me 3 disparos de quem anda a fazer "scout", a procurar algo para mais tarde analisar e recompor, revisitar, etc...

IT Partilhar Post #7 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 06 Novembro 2019 - 19:44

1ª Má luz, muitos elementos, ceu e montanhas cortadas, montes de galhos a entrar no frame.. Tecnicamente também é o que é.

2ª Novamente a luz não é interessante, não encontro um sujeito claro na imagem, o lago? Onde se fixa o olhar? :hmm:

3ª Qual é o assunto? queres mostrar o quê? a estrada? a linha e as fendas? pelo destaque que lhes destes e a forte luz em cima é o que parece... o resto do frame é desinteressante as linhas levam-te para fora da imagem.

Parecem-me 3 disparos de quem anda a fazer "scout", a procurar algo para mais tarde analisar e recompor, revisitar, etc...

sim,foi mesmo isso ,3 disparos a pressa depois ve-se!!isto nao foi programado ,foi de passagem sem muito tempo ,estava a fotografar nesse dia um casal amigo,quando conheces o local ,a luz,ja tens em mente uma composiçao em determinada hora e ai sim as coisas saiem muito melhor,neste dia nao explorei!! A primeira é a que gosto menos ,mas nao concordo que tenha má luz,ta demasiado apertada sim,mas foi o que os 18mm aps-c me davam ,ou cortava a montanha ou cortava a cascata ,podia ter feito panorama mas nem fiz pk pensava que essa foto era pro lixo,ela ficou super exposta 2pontos,nao tinha filtro nd. A  2 e 3 sao fotos normais,penso que com os tons que apliquei nas sombras e realces deram um ar mais dramticol,,as vezes o local nem sempre tem algo de interessante ,é tudo muito igual ,nao ha nada que metas no frame pra levar o olhar ate lá,na 2 e 3 acontece isso ,pros lados o que aparece é o mesmo que esta no frame ,na 2 pros lados tinha mais lago e montanha,na 3 de outro angulo nunca as linhas da estrada te guiavam pra nada!! Resumindo,sao 3 fotos normais,nunca vao ganhar nenhum premio,mas tambem estao minimamete aceitaveis na mimha opiniao para nao as apagar.

Partilhar Post #8 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 08 Novembro 2019 - 23:57

Má luz? Explica lá melhor. E o que é isso de "scout"?

Partilhar Post #9 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 09 Novembro 2019 - 21:13

A paisagem parece ter muito potencial mas parece que te esforçaste pouco no que toca a composição. 

Partilhar Post #10 Cosmic

Cosmic

• Membro
  • Registo: 13/09/2016
    • Local: Nassau

Publicado 10 Novembro 2019 - 01:03

A #2 dava uma boa foto mas não é com essa composição. Tinhas aí paisagem para bem melhor.

Na #1 estás limitado, fica apertada pelos 18mm, mesmo com uma UGA ias ter aí elementos a mais.

#3 típica foto de Instagram, aponta e tira :)

Vai postando :th_up:

IT Partilhar Post #11 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 10 Novembro 2019 - 10:22

Sim tem potencial para muito melhor, lembro-me que dei uns passos a frente Pra não ter o chão com neve no primeiro plano e já é enterrei o pé na neve,não fui preparado para explorar e também não gostava de não ter chão no primieor plano, acho que assim mostra mais que o lago esta lá no fundo,aquilo é alto!! De onde estava foi a melhor composição que encontrei com o conhecimento que tenho. Mas se isto fosse mais perto já tinha ido lá de prosito explorar melhor.A 1 tenho uma composição  vertical que penso que resulta melhor.

Editado por MJsilva, 10 Novembro 2019 - 10:32 .

IT Partilhar Post #12 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 10 Novembro 2019 - 10:32

#1- composição vertical

49042278096_a8467661b4_k.jpgSerra da Estrela by Marco Silva, no Flickr

Editado por MJsilva, 10 Novembro 2019 - 10:33 .

Partilhar Post #13 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 10 Novembro 2019 - 11:37

Melhora um pouco com esse novo corte. Não tens o galhos do lado direito, e os degraus e edificio no topo superior esquerdo a concorrer com o resto.

IT Partilhar Post #14 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 10 Novembro 2019 - 11:48

Não é um novo corte, é outra foto no mesmo sitio mas foi capturada na vertical.

Partilhar Post #15 JMeireles

JMeireles

• Membro

Publicado Ontem, 11:06

Má luz? Explica lá melhor. E o que é isso de "scout"?

Não vamos filosofar, certamente que luz é luz, e em varias situações a luz mais dura pode ser bem útil e o que desejamos mas não é o caso de paisagem, muito menos com agua ou neve.

Scout, já reparei que és muito contra o uso de palavras ou expressões em inglês num forum nacional, entendo e sim por vezes abusamos disso mas nos dias de hoje a nossa informação chegamos muito em inglês e vão ficando expressões que são mais complexas que uma simples tradução. Scout, é explorar, rastear, seguir um rasto, procurar algo para mais tarde voltar ao local. Tem uma grande amplitude de significados na lingua inglesa. É como o "Fake News", a tradução não é "noticias falsas", FAKE é mais que isso, é mais que falso, é dissimulado, enganador, fingido.. a melhor tradução acabava por ser essa, noticias a fingir, ou fingidas... há expressões que não são bem traduzidas, "saudade" não é "miss you".

Ou seja, são disparos de quem anda a traquear um local, a procurar composições, a escolher distancias focais, a testar velocidades de obturação, etc.. sempre com o intuito de voltar a hora certa, na luz certa, ou mais adequada possível.

Partilhar Post #16 JMeireles

JMeireles

• Membro

Publicado Ontem, 11:16

Marco, não melhorou muito, apenas alteraste os problemas de local.

Repara, tens ai pelo menos duas fotos em uma e vários elementos que fazendo parte são altamente distractivos e destoam, as casas de xisto com essas portas.. e esses telhados.. ou as tiras ou tentas camuflar, escurecer, dessaturar, etc..

Esse céu está horrível.. está ai para quê? acrescenta algo?

Com essa luz, mais valia teres composto só a cascata, tens de saber o que nos queres mostrar.

A imagem está apertada. A luz na agua está com as altas muito fortes, perdeu detalhe, falta ai um pouco de contraste.

Resumindo, a luz dita as regas, dai isto ser fotografia.

Podes ter uma boa composição que sem boa luz não resulta e podes ter uma bela luz que sem composição, também não.. mas tem mais hipóteses.

Como te disse, tens ai um local interessante e com potencial mas tens de voltar com outras condições, procurar ajustar estas composições a uma melhor luz, tentativa e erro. Isto dá trabalho.

Editado por JMeireles, Ontem, 11:17 .

IT Partilhar Post #17 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado Ontem, 19:03

Marco, não melhorou muito, apenas alteraste os problemas de local.

Repara, tens ai pelo menos duas fotos em uma e vários elementos que fazendo parte são altamente distractivos e destoam, as casas de xisto com essas portas.. e esses telhados.. ou as tiras ou tentas camuflar, escurecer, dessaturar, etc..

Esse céu está horrível.. está ai para quê? acrescenta algo?

Com essa luz, mais valia teres composto só a cascata, tens de saber o que nos queres mostrar.

A imagem está apertada. A luz na agua está com as altas muito fortes, perdeu detalhe, falta ai um pouco de contraste.

Resumindo, a luz dita as regas, dai isto ser fotografia.

Podes ter uma boa composição que sem boa luz não resulta e podes ter uma bela luz que sem composição, também não.. mas tem mais hipóteses.

Como te disse, tens ai um local interessante e com potencial mas tens de voltar com outras condições, procurar ajustar estas composições a uma melhor luz, tentativa e erro. Isto dá trabalho.

Na composição horizontal dizias que entrava galhos no frame ,ceu e montanhas cortadas,na composição vertical ja não estão la os galhos nem o ceu e montanhas cortadas e perguntas o que esta la a fazer o ceu!!para cortar o ceu tenho obrigatoriamente que cortar as montanhas!!!Na foto quero mostrar a cascata e o ambiente que a rodeia,a casa de xisto rural  que contrasta com um fundo de montanhas com neve,uma composição so da cascata na minha opinião nao faz sentido algum!!A agua perdeu detalhe? nao perdeu detalhe ,a agua em velocidades baixas simplesmente nao tem detalhe,fica fofinha e ainda suavizei mais com pincel de ajuste local! Na minha maneira de editar e gosto pessoal so leva nitidez e contraste areas com textura como foi o caso das pedras,ervas e e montanhas.as altas luzes na agua nao estao queimadas ,a avaliar pelo histograma nao tenho brancos nem pretos estourados na imagem.