Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

De volta à rua

• Por favor inicie sessão para responder
28 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 zyThuM

zyThuM

• Membro
  • Registo: 10/12/2016

Publicado 30 Novembro 2018 - 13:18

O nbplopes respondeu por mim. Basicamente é isto.

Eu também sou cada vez mais critico do meu próprio trabalho, também já dou por mim a trabalhar a mesma cena com vários enquadramentos ou esperar por algo.

Já venho da "rua" com 200/300 fotografias e no fim só acho que 3 ou 4 são "dignas" de apresentar (dentro dos meus parâmetros que até podem estar errados). No passado, quando tinha duvidas se a fotografia era boa ou não, divulgava-a  na mesma, hoje em dia já não.

O Erik Kim tem um artigo engraçado no blog sobre isso: http://erickimphotog...work-the-scene/

O pessoal do tempo do analógico fazia o mesmo. O Alex Web, imagino as tentativas e erro que ele teve e as dezenas de rolo que "gastou"...

Nós no fim, só conhecemos o melhor que eles têm. A nata da nata.

Desde já não sei se percebi a tua resposta, mas fiquei com a sensação que criticas o facto do Rui ter metido tantas fotos. Se for assim, não quero estar sempre a bater nas mesma tecla, mas no meu ponto de vista o forum não é uma galeria em que só se pode meter tudo do que é melhor que é feito pelos membros. É um sitio para partilharmos o nosso trabalho e experiencias. 

Acho muito bem que o Rui meta aqui as fotos em que ele bem quizer. Nem que seja porque ao fim de não sei quantos meses voltou à rua e estja entusiasmado e queira partilhar esse facto connosco.

De resto concordo contigo, há que ter paciencia e ser persistente. Existe um livro bastante interessante da Magnum chamado "Contact Sheets", nesse livro dá para ver como grandes fotografos usaram rolos e rolos numa especifica cena para ficar somente com uma fotografia. Um livro que recomendo bastante para quem gosta de fotografia de rua e de fotojornalismo. 

Anúncios

Partilhar Post #22 PedroA

PedroA

• Membro
  • Registo: 09/01/2018

Publicado 30 Novembro 2018 - 14:48

Desde já não sei se percebi a tua resposta, mas fiquei com a sensação que criticas o facto do Rui ter metido tantas fotos. Se for assim, não quero estar sempre a bater nas mesma tecla, mas no meu ponto de vista o forum não é uma galeria em que só se pode meter tudo do que é melhor que é feito pelos membros. É um sitio para partilharmos o nosso trabalho e experiencias. 

Acho muito bem que o Rui meta aqui as fotos em que ele bem quizer. Nem que seja porque ao fim de não sei quantos meses voltou à rua e estja entusiasmado e queira partilhar esse facto connosco.

De resto concordo contigo, há que ter paciencia e ser persistente. Existe um livro bastante interessante da Magnum chamado "Contact Sheets", nesse livro dá para ver como grandes fotografos usaram rolos e rolos numa especifica cena para ficar somente com uma fotografia. Um livro que recomendo bastante para quem gosta de fotografia de rua e de fotojornalismo. 

"Nim" :P

Por mim pode meter o número de fotografias que quiser. A questão aqui é pensar a força de cada fotografia ou como série, e perceber se vale a pena saírem para a "luz do dia". Atenção, eu gosto do trabalho do Rui, inclusive já vi o site dele. Eu (e outros que disseram o mesmo que eu) só acho que ele podia ponderar mais na escolha de algumas fotografias. Há fotografias com dinâmica e outras mais banais. Se a balança pende mais para o banal, "perdemos valor". É tudo uma questão de equilíbrio, ponderação e escolha, quando já se está num patamar médio/alto. Considero que os trabalhos anteriores/portefólio do Rui estão num patamar acima do amador comum. Quando assim é, há que ter mais essa noção, para não perdermos valor. O caminho será sempre para tentar manter a qualidade ou melhorar.

Espero que ele leve isto como elogio.

Partilhar Post #23 Fotugafia

Fotugafia

• Membro
  • Registo: 01/10/2017
    • Local: Porto

Publicado 30 Novembro 2018 - 17:55

Era para estar calado e não dizer nada aqui, mas vou ter que me repetir. Também gostei de ver o Rui voltar a mostrar algo, gostei das fotos. Posto isto, é uma mania que o pessoal que faz da fotografia o seu hobby, estar sempre com estas coisas de melhorar e melhorar. É como se um gajo gosta de sair ao fim de semana a dar uns chutos na bola por mero prazer. Tem obrigatoriamente pensar em melhorar? Ambiciona de alguma forma chegar a ser um Ronaldo? É importante ser-se crítico e tentar fazer sempre melhor, no que quer que seja na vida, mas isto não deve ser impeditivo de sairmos a fazer umas fotos e disfrutarmos com isso, afinal é a parte mais divertida.
O Rui aproveitou o seu intervalo do almoço para sair e fazer umas fotos, para o pouco tempo que teve saiu-lhe muito bem. Se podia ser melhor? Tudo na vida se pode melhorar mas o mais importante é disfrutar. Se no fórum já se expõem poucas fotos, se só se pusessem obras primas, nem uma se via.

Enviado do meu VTR-L29 através do Tapatalk

Editado por Fotugafia, 30 Novembro 2018 - 17:58 .

IT Partilhar Post #24 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011

Publicado 30 Novembro 2018 - 22:32

Obrigado a todos pelos comentarios.

Vou pegar um pouco no comentário do Fotugafia. Não acho nada que se deva apresentar apenas aqueles registos que nos deixam realmente orgulhosos (e que provavelmente vão parar ao nosso "best of"/"portefólio"/ou o que cada um faz com as fotos que mais gosta). Por duas razões: 1) dessa forma ainda menos fotos íamos ver neste fórum (tal como disse o Fotugafia); 2) acho que a partilha de fotos que não funcionaram também pode ser pedagógico para toda a gente - uma espécie de "lessons learned" de onde se podem retirar ilações muito boas.

Mas também não vejo mal nenhum em querer melhorar, pelo contrário. Eu tento sempre melhorar a minha fotografia. Mas isso não me coloca refém de partilhar algumas "experiÊncias" e atos falhados. Porque haveria de o fazer? Por "vergonha"? Só se não tivesse noção das condições em que fotografei (que, já agora, são muito parecidas com as condiçoes que muitos daqui têm também).

Partilhar Post #25 Pentaxian

Pentaxian

• Em Validação
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 01 Dezembro 2018 - 16:51

Estou totalmente de acordo. Aqui deve publicar-se o que nos apetece. E aceitar também com calma as críticas que possam surgir. As suas fotos de rua não são famosas mas acredito - até pelo que vi  - que tem bem melhor. Agora há uma observação que lhe quero humildemente fazer: Fotografia de rua não é sinónimo de fotografar na rua. Isto é, há que ter um objectivo, uma história, um momento, uma crítica social, algo que distinga uma boa foto de rua de umas imagens feitas à balda na rua, no caos, como você disse. E destas últimas fotos que aqui nos mostrou - e que pessoalmente agradeço - a maioria nada diz. foram meras fotos feitas ao acaso na rua, se é que entende o que lhe quero transmitir. Mas melhores virão e fico á espera. Abraço.

Partilhar Post #26 Orion_PKFD

Orion_PKFD

• Membro
  • Registo: 12/08/2012

Publicado 02 Dezembro 2018 - 02:20

#1 (ou melhor, a #8), #4 e #10!

Na #4 tenho mixed feelings em relação à (tua?) sombra (não falo da sombra da rapariga!).

Às vezes quando olho para a imagem acho que preferia ver sem essa sombra, ou vezes acho que, estando, fica uma outra foto. É quase tipo uma 2 em 1...não sei é dizer bem porquê... 

Manda mais  :foto:

Partilhar Post #27 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 02 Dezembro 2018 - 17:21

A da "salsibox" caiu-me no goto...

FK

IT Partilhar Post #28 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011

Publicado 03 Dezembro 2018 - 10:27

Obrigado pelos comentários.  :th_up:

Partilhar Post #29 JMeireles

JMeireles

• Membro
  • Registo: 24/04/2018

Publicado 10 Dezembro 2018 - 15:59

A 1º é claramente interessante, com um corte ligeiro em cima de modo a tirar aqueles fundo e a dar destaque ao jogo de cores e espaço negativo mas acima de tudo, o SandeMan, o verdadeiro sujeito da imagem. Era escusado teres mostrado aquela com a senhora, é como o Luis de Matos por-se a mostrar os truques no fim do espectáculo.

As restantes, tem coisas interessantes e outras nem tanto, muito subjectivas na sua analise mas que captam o movimento e voyeurismo dos grandes centros.