Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

De volta à rua

• Por favor inicie sessão para responder
28 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 27 Novembro 2018 - 17:18

Olá a todos!

Andava cheio de saudades de fotografar na rua. Hoje, com muito custo (embora se diga que "quem corre por gosto não cansa), dei um salto à baixa do Porto à hora de almoço e fiz uns bonecos que partilho convosco.

Soube bem, muito bem. Cansado mas mais feliz.  :)

sJhKc7R.jpg

NQIb9x5.jpg

Editado por ruicarv79, 28 Novembro 2018 - 10:14 .

Anúncios

Partilhar Post #2 h3l

h3l

• Membro
  • Registo: 01/08/2013
    • Local: Oeiras

Publicado 28 Novembro 2018 - 10:03

Em ambas gosto de partes da foto:

1. Gosto da sombra do chapéu e das calças da amarelas da mesma côr da roulote. O resto está a mais.

2. Gosto da dinâmica olho da mulher à vista e olho tapado da criança. O 3º homem à direita está a mais.

Se fizeres "batota" com crop acho que podem ficar 2 boas fotos. 

Boa continua  :th_up:

IT Partilhar Post #3 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 28 Novembro 2018 - 10:12

Mais algumas do mesmo dia.

pcZTgxy.jpg

hpR5zWM.jpg

ewmVhQU.jpg

K7XD18A.jpg

ZPnOOmm.jpg

Foi uma hora de almoço bem passada. Já andava com muitas saudades de fotografar e o objectivo foi cumprido.  :)

Editado por ruicarv79, 28 Novembro 2018 - 10:14 .

IT Partilhar Post #4 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 28 Novembro 2018 - 10:16

Em ambas gosto de partes da foto:

1. Gosto da sombra do chapéu e das calças da amarelas da mesma côr da roulote. O resto está a mais.

2. Gosto da dinâmica olho da mulher à vista e olho tapado da criança. O 3º homem à direita está a mais.

Se fizeres "batota" com crop acho que podem ficar 2 boas fotos. 

Boa continua  :th_up:

Obrigado pelo comentário.  :th_up:

Na #1 também concordo que os dois elementos em destaque são esses, mas não me agradou quando fiz um "crop" em modo "portrait" à imagem e deixei estar assim. Tenho uma variação a esta imagem que depois vou colocar aqui.

Partilhar Post #5 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 28 Novembro 2018 - 11:29

Dynamic :)

IT Partilhar Post #6 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 28 Novembro 2018 - 11:48

Dynamic :)

Obrigado Nuno.  :)

Também acho que há ali dinamismo nas fotos, mas eu não gosto de falar em causa própria.  ^_^

IT Partilhar Post #7 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 28 Novembro 2018 - 11:49

Já agora, partilho uma "variação" da primeira foto. Qual preferem e porquê?

pZ5cMJy.jpg

Partilhar Post #8 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 28 Novembro 2018 - 12:44

Há primeira vista esquecia essas e ficaria a minha atenção em explorar coisas como a 2 e 7.

EDIT: e #4

Editado por nbplopes, 28 Novembro 2018 - 12:52 .

IT Partilhar Post #9 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 28 Novembro 2018 - 18:00

Há primeira vista esquecia essas e ficaria a minha atenção em explorar coisas como a 2 e 7.

Sim, têm o dinamismo em comum. Se fosse para fazer uma série fazia todo o sentido.

Partilhar Post #10 Pentaxian

Pentaxian

• Em Validação
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 28 Novembro 2018 - 21:04

Sinceramente só gosto desta última. A primeira, uma versão desta, tem quiosque em excesso. A segunda foto parece que foi obtida por engano, isto é, que a máquina ou o telemóvel (francamente não sei qual) disparou sozinha. As outras são banais. Então aquela do homem com os cães...Contudo desta última gosto, a mulher que passa em frente, com o seu ar forte e decidido, faz a imagem.

Partilhar Post #11 zyThuM

zyThuM

• Membro
  • Registo: 10/12/2016

Publicado 28 Novembro 2018 - 22:20

Também acho que essas fotos têm mais qualquer coisa, a segunda tinha muito potencial mas a acho a execução um bocado atribulada.

Mas não concordo em esquecer a 8, porque é aquela que gosto mais, a luz e as cores estão muito boas, só faz-me um bocado de confusão o homem na penumbra. 

IT Partilhar Post #12 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 28 Novembro 2018 - 22:51

Cada um terá a sua visão e opinião. Ainda bem.

Mais duas.

bw1Qujk.jpg

vpUmk78.jpg

Editado por ruicarv79, 29 Novembro 2018 - 21:35 .

Partilhar Post #13 h3l

h3l

• Membro
  • Registo: 01/08/2013
    • Local: Oeiras

Publicado 29 Novembro 2018 - 09:39

Ok, decididamente tu tens "olho pra coisa". Para mim só falta encontrares cenários ou fundos mais limpos porque o motivo central das tuas fotos perde força no resto da banalidade do cenário de rua. 

Editado por h3l, 29 Novembro 2018 - 09:40 .

IT Partilhar Post #14 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 29 Novembro 2018 - 10:17

Ok, decididamente tu tens "olho pra coisa". Para mim só falta encontrares cenários ou fundos mais limpos porque o motivo central das tuas fotos perde força no resto da banalidade do cenário de rua. 

Acho que na rua temos de aceitar e "abraçar" o caos.  ^_^

Obrigado.

Partilhar Post #15 PedroA

PedroA

• Membro
  • Registo: 09/01/2018

Publicado 29 Novembro 2018 - 17:46

Também concordo. Há pouco tempo chamaram-me à atenção para isso também, num outro grupo de fotografia. Também é verdade que na fotografia não há regras, mas por vezes muitos planos entre cruzados faz o nosso olhar dispersar demasiado e a fotografia perde força. Só ando a absorver esse conceito há relativamente pouco tempo, e tenho um pouco de mais cuidado, mas julgo que isso se aplica a todo o tipo de fotografia.

IT Partilhar Post #16 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 29 Novembro 2018 - 17:55

Em que fotos é que acham que os fundos fazem a foto perder "força"?

Estas fotos são de rua, não são fotos de estúdio (peço desculpa pelo exagero da comparação mas é só para mostrar melhor o meu ponto de vista).

Não me interpretem mal. Acho que em qualquer tipo de fotografia se deve "limpar" o que não interessa para facilitar a visão ao espectador, mas parece-me que há níveis muitos distintos consoante o tipo de fotografia de que estamos a falar. creio que fotografia de rua estará no nível onde essa "limpeza" menos existe e isto tem a ver com a sua própria natureza...

EDIT: já agora, não estou a dizer isto para defender as minhas fotos, que aceito humildemente que podiam estar muito melhores. É mesmo a minha visão da estética de fotografia de rua.

Editado por ruicarv79, 29 Novembro 2018 - 17:57 .

Partilhar Post #17 PedroA

PedroA

• Membro

Publicado 29 Novembro 2018 - 18:08

Rui, não é todas, atenção.

#6 e #7

E aquela em que a senhora tem os olhos fechados, ou fazia um crop, ou tentava enquadrar mais nela no momento.

Tenta fazer um crop 1*1 ou 3*2 acima da cabeça do ultimo senhor, minimizei o meu brownser para fazer isso e a fotografia "ganha vida".

É só um opinião, não leves a mal.

IT Partilhar Post #18 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 29 Novembro 2018 - 22:15

Rui, não é todas, atenção.

#6 e #7

E aquela em que a senhora tem os olhos fechados, ou fazia um crop, ou tentava enquadrar mais nela no momento.

Tenta fazer um crop 1*1 ou 3*2 acima da cabeça do ultimo senhor, minimizei o meu brownser para fazer isso e a fotografia "ganha vida".

É só um opinião, não leves a mal.

Claro que não levo a mal. Eu sou o primeiro crítico das minhas fotos e não me importo nada de discutir pontos de vista.
antes de mais, eu tenho consciência de que as fotos falham em muita coisa. Para as coisas resultarem há vários ingredientes que se têm de juntar e aqui faltam alguns, eu sei.

Ainda assim, não estou a ver o que na #6 não te agrada no background. A minha intenção era que toda a profunidade da foto jogasse. Na #7 só vejo ali um carro a mais talvez, mas não acho que a foto perca "força" por causa disso.

No fundo, acho que temos uma divergência conceptual e estética.

O que achas de uma foto assim (Alex Webb):

oWpyr0l.jpg

Achas que esta foto também tem um background pouco limpo e que perde força por isso?

Partilhar Post #19 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 30 Novembro 2018 - 01:37

Esta que apresentas tem os clusters mais bem organizados sem sobreposições, para além da cor que acaba de unir a múltiplas camadas, os múltiplos clusters de uma ponta à outra, o que faz o desenho soberbo. É uma masterpiece, de momento humano e composição. Uma fusão perfeita. Não tem comparação.

Dito isto, creio que sabes o que tens a fazer ... porque para ele fazer esta, dezenas se não centenas devem ter ficado como estas tuas, uns furos abaixo.

Mas como disse, para mim a 2 e a 7 ... com muito mais calma como ... com a calma do Alex Web :)

Editado por nbplopes, 30 Novembro 2018 - 09:04 .

Partilhar Post #20 PedroA

PedroA

• Membro

Publicado 30 Novembro 2018 - 09:38

Esta que apresentas tem os clusters mais bem organizados sem sobreposições, para além da cor que acaba de unir a múltiplas camadas, os múltiplos clusters de uma ponta à outra, o que faz o desenho soberbo. É uma masterpiece, de momento humano e composição. Uma fusão perfeita. Não tem comparação.

Dito isto, creio que sabes o que tens a fazer ... porque para ele fazer esta, dezenas se não centenas devem ter ficado como estas tuas, uns furos abaixo.

Mas como disse, para mim a 2 e a 7 ... com muito mais calma como ... com a calma do Alex Web :)

O nbplopes respondeu por mim. Basicamente é isto.

Eu também sou cada vez mais critico do meu próprio trabalho, também já dou por mim a trabalhar a mesma cena com vários enquadramentos ou esperar por algo.

Já venho da "rua" com 200/300 fotografias e no fim só acho que 3 ou 4 são "dignas" de apresentar (dentro dos meus parâmetros que até podem estar errados). No passado, quando tinha duvidas se a fotografia era boa ou não, divulgava-a  na mesma, hoje em dia já não.

O Erik Kim tem um artigo engraçado no blog sobre isso: http://erickimphotog...work-the-scene/

O pessoal do tempo do analógico fazia o mesmo. O Alex Web, imagino as tentativas e erro que ele teve e as dezenas de rolo que "gastou"...

Nós no fim, só conhecemos o melhor que eles têm. A nata da nata.