Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

mais duas

• Por favor inicie sessão para responder
11 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 15 Novembro 2018 - 02:06

30897317687_7bc2844d31_b.jpgmacroshed - 01_001-01_091 ZS PMax 2018-11-12-01.43.45 by antonio caseiro, on Flickr

45160744784_74b98ef540_b.jpgmacroshed - 1_001-1_170 ZS PMax 2018-11-15-00.35.45 by antonio caseiro, on Flickr

o "Exif" de uma.. os da outra são semelhantes com ligeiras diferenças

Nikon D5100
Lomo 3,7x  0,11
Iso 100 - 1” second exposures.
Wemacro rail ; 40 micron steps : 220 backlash : 8 seconds between shots.
100 photos (*.NEF)
Exposure delay / Mirror Up
Nikon PB6 bellows - 95mm extension
Magnification 3,4 : 1
Field of view around 7,0 mm ; Depth in focus 4 mm
4 layers diffuser: 2x Nylon fabric, Polyethylen Tube, Polystyrene tube
5 leds 4W , 6000 Kelvin (cold white)
White balance : Auto
Capture Nx-D (NEF to TiFF 16 bits no compression) > Zerene Stacker (Pmax) > Affinity Photo.
November 11th, 2018
Portugal

fui ver ao  arquivo o que paguei exatamente por esta objectiva   :) .. 13 euros

Editado por Camara Lenta, 15 Novembro 2018 - 02:23 .

Anúncios

Partilhar Post #2 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 15 Novembro 2018 - 08:55

O nível de detalhe está qualquer coisa (quando visto no flickr).

Os fundos é que não me agradam de todo. 

Partilhar Post #3 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro
  • Registo: 03/10/2016
    • Local: porto

Publicado 15 Novembro 2018 - 10:49

incrível mesmo o que fazes com as tuas "geringonças" e com o teu conhecimento, os meus parabéns,  quanto ao fundo concordo com o Imarco acho que esse azul não se enquadra muito bem com esses modelos.

IT Partilhar Post #4 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 15 Novembro 2018 - 21:23

Marco e Marcom.. obrigado pelos comentários...  :th_up:

A questão dos fundos: obviamente que aceito a vossa opinião, e eu mesmo também não esrou lá muito satisfeito, mas pronto... uma pessoa tmab´me pensa sempre que poderia ter feito melhor.  pelo menos eu. 

Passo a explicar alguns aspetos a ter em conta (ou que pelo menos eu levo em conta, mais por experiencia do que por ciência...) 

Os fundos são lixados... é muito mais do que por detrás do bicho um cartão colorido... ou preto. Isto é um trabalho de relojoeiro e tem muitos pormenores que escapam a quem não pratica ( e mesmo aos que praticam...) 

Estes fundos que estão azuis, na verdade era um cartão verde escuro ... tipo verde tropa quente, ou verde musgo ou algo assim

Distancia. 

O fundo não se pode colocar de qualquer maneira, se ficar muito perto em geral causa "halos"  e artefactos em torno dos contornos, brilha muito e na foto final fica muito claro, porque recebe muita luz do sistema de iluminação...  os fundos perto do bicho frequentemente contaminam o bicho porque este reflete a cor do fundo ...

Se ficar muito longe escurece muito e tem tendencia a apresentar ruído na foto final ( o processo / software de stacking introduz ruído, ao sobrepor umas dezenas de fotos todas da mesma cor e "planas" sem elementos  ...  

Depois também as fotos estão todas desfocadas, apenas com uma faixa de poucos microns em foco e é muito difícil de prever o que vai sair na foto final...

Cor do fundo ...

Peguemos na mosca ... é laranja ou castanha se quiseres. A mosca é basicamente vermelha + amarela. Se eu usar um fundo vermelho rosa, Violeta ou laranja que contem muito vermelho ou se usar laranja , verde claro... que contêm muito amarelo estou a pedir chatices.. é que depois ao mexer / editar o bicho , também mexo no fundo (ou vice versa) ... os fundos são muito delicados, especialmente se contiverem gradientes. Se começas a mexer no contraste, saturação, luminância do bicho... começas a arruinar o fundo, com ruído, banding etc...torna a edição muito mais trabalhosa. 

No caso da mosca  só resta o azul, se não quiser ter chatices de edição.. e até por uma questão de fazer sobressair o bicho... complementar do amarelo. 

Luz...

O bicho está dentro do difusor... o fundo não. Existe uma diferença em termos de "stops" enorme entre os dois... um bocado como na paisagem  diferença entre o solo e o céu...

Seria porreiro meter o fundo dentro do difusor, mas muitas vezes, com as objectivas de microscópio o difusor ( ou a ultima camada do difusor) tem o diamtro da objectiva.. uns 25mm... não é fácil meter lá um pedaço de cartão colorido, e alem disso fica muito perto do bicho... (contaminação de cor...)

Outra questão... a leitura que a maquina faz da luz... 

embora a lente não tenha contactos e comunicação com a câmara, a câmara de algum modo "lê" e ajusta a exposição.. provavelmente no modo matricial... no ponto de foco não é de certeza, e dificilmente será "ao centro" (não tenho a certeza) . 

O que acontece é que se o fundo for muito claro por natureza ou estiver muito perto a maquina calibra a luz no fundo e o bicho fica em contra-luz cheio de sombra .. se ficar muito longe o fundo escurece e o bicho já fica melhor exposto...

Usar D-Lighting (Nikon) é pedir chatices com halos e artefactos ... andei a arruinar fotos com o D-Lighting muito tempo até perceber o que se passava e de quem era a a culpa ...

Fundos pretos 

Os preferidos os Marco e meus também...

Já disse ao marco us poucas de vezes que não podem ser sempre pretos ... é monótono...

Os fundos pretos são uma cena dos Europeus (que são uma minora na cena da macro)  ... os asiáticos, árabes sul-americanos raramente fazem fundos pretos .. é cultural. O colorido berrante que os europeus acham Kitsch, para eles é o que é bonito....

São difíceis de conseguir sem bastante edição... geralmente no final saem cinzentos (às vezes bastante claro), são trabalhosos de acertar e pôr mesmo negros (os bichos tem muitos pelos e "recorte", mesmo com mascaras, seleções etc, é difícil por o fundo mesmo preto e eliminar os halos (os fundos pretos fazem halos facilmente) nas areas muito rentes ao bicho sem alterar a pelagem também. 

Fundos brancos..

Vêm-se pouco..

são mais para publicações do tipo cientifico ou "fine-art" (?)  .... 

Também não é fácil fazer o branco , .. branco.... sem edição... na foto final (depois do stacking no software) ou saem cinzentos ou "amarelados" ... 

Como vês é muito mais do que simplesmente por um cartão detrás do bicho... ainda não domino bem os fundos e por vezes irrito-me bastante e fico bastante frustrado no fim......  :th_up:

EDIT: Eu adorava é que a X-Rite ou algo assim fizessem um calibrador de cores num retângulo de 3mm  :) :) :)

Editado por Camara Lenta, 15 Novembro 2018 - 21:30 .

IT Partilhar Post #5 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 16 Novembro 2018 - 01:34

tás a ver como um fundo me arruina uma foto....?

contaminação azul nas escamas do "bico"... halos a rodos... e eu não percebo o que aconteceu... a luz é em tudo idêntica às outras.. o papel azul está quase a um metro do bicho ...

descobrir a causa exata dos erros é o mais difícil disto... e só voltando a fazer se descobre se aquilo que estamos a pensar é a causa correta...

45176221494_9886016128_b.jpgmacroshed - _001_01-_103 ZS PMax 2018-11-16-01.06.19 by antonio caseiro, on Flickr

Editado por Camara Lenta, 16 Novembro 2018 - 01:36 .

Partilhar Post #6 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 16 Novembro 2018 - 09:08

Acerca dos fundos.

Se fizeres a leitura pontual para o bicho, não te vai permitir ter um fundo à cor do fundo ? 

A minha ideia é talvez um pouco básica, mas para ter preto "preto", subexponho, e para o branco "branco" sobrexponho. Aqui não podes fazer o mesmo?

Partilhar Post #7 SnowSkier

SnowSkier

• Moderador
  • Registo: 15/06/2009
    • Local: Albufeira City

Publicado 16 Novembro 2018 - 11:49

Bem, que brutalidade de fotos!!! :mestre:

Esão qualquer coisa de extraordinário!!

Partilhar Post #8 Cosmic

Cosmic

• Membro
  • Registo: 13/09/2016
    • Local: Nassau

Publicado 17 Novembro 2018 - 00:07

Os detalhes e qualidade das fotos estão muito bons como sempre, mas não tens bichos mais bonitos?

O enquadramento também não está a favorecer muito.

A foto com fundo azul acho que está com luz exagerada, e algo a mais no desfoque.

Sinceramente gosto mais das tuas fotos no terreno.

IT Partilhar Post #9 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 17 Novembro 2018 - 15:38

Os detalhes e qualidade das fotos estão muito bons como sempre, mas não tens bichos mais bonitos?

O enquadramento também não está a favorecer muito.

A foto com fundo azul acho que está com luz exagerada, e algo a mais no desfoque.

Sinceramente gosto mais das tuas fotos no terreno.

Bichos mais bonitos... só se me mudar para o Vietname ou as Filipinas   :) :)

.. é o que apanho aqui à volta de casa e eu sinceramente não gosto muito de matar bichos .. não mato abelhas, borboletas e outras espécies ameaçadas ou mais raras, por muito bonitas que sejam... essa vespa só a apanhei porque andava aqui em casa moribunda com o frio, por exemplo... 

Cosmic as minhas fotos são sensaboronas e pouco fotogênicas.. eu sei disso, sou penalizado por isso .. mas é assumido. Eu preocupo-me muito como rigor técnico.. muito mais do que com o "staging" ou a estética...

As minhas fotos de natureza também são assim... são mais documentais ... é a minha opção...

Enquadramento ... geralmente ou vai de frente ou de lado  ... sempre o mais perpendicular possível...  gosto das coisas alinhadas e "geométricas"...

E até porque isto tem detalhes que escapam a quem não pratica...

Por exemplo a mosca em cima assim de lado e perfeitamente alinhada já leva 170 fotos ...a objectiva com que foi feita que é a melhor que tenho em termos de resolução, precisa de passos de 20 micron.. 50 fotos por cada milimetro de profundidade .. se a puser de esguelha, em perspectiva, o numero de fotos sobe para umas 500 ou 600 ... é preciso muita paciência e muito tempo livre para fazer / processar uma foto assim...leva muitas horas e eu faço isto depois do jantar.  .. bem sempre há a opção de fazer menos fotos e levar mais tempo com elas etc...

no fundo é a minha "panca" assim...

Editado por Camara Lenta, 17 Novembro 2018 - 15:53 .

IT Partilhar Post #10 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 17 Novembro 2018 - 15:45

Cosmic.. vou-te dar um exemplo concreto   :)

AAAA

43757139595_fbe6a11a20_b.jpgmacroshed -  01_002- 01_129 ZS PMax 2018-09-14-01.54.09 by antonio caseiro, on Flickr

BBB

42854464380_28a6174bf2_b.jpgmacroshed - 5879-6006 ZS PMax 2018-09-13-23.19.45 by antonio caseiro, on Flickr

A e B são a mesma foto com edições diferentes ...

B quando as publiquei (com algum espaço de tempo entre elas, para o pessoal não se lembrar) teve muitíssimos mais "likes"

mas eu não gosto de B.. só a editei assim assim por sacanice e para fazer a experiencia ...

A é mais rigorosae mais "verdadeira".. B e mais "mainstream"... mas eu não quero fazer aquilo ,embora seja muito mais "wow" ... e tenha muito mais aceitação...

Editado por Camara Lenta, 17 Novembro 2018 - 15:48 .

Partilhar Post #11 maced03

maced03

• Novo Membro
  • Registo: 05/11/2018
    • Local: Porto , Portugal

Publicado 17 Novembro 2018 - 16:47

Todas incríveis !! 

Partilhar Post #12 Cosmic

Cosmic

• Membro
  • Registo: 13/09/2016
    • Local: Nassau

Publicado 17 Novembro 2018 - 22:29

Não adiciomas a tuas fotos a grupos, não metes tags. Se o fizesses era só favoritos no Flickr.

Tens membros do Flickr que tem muitas visualizações e à tua beira são amadores.

Acho que devias tirar umas fotos mais fotogénicas mas com o mesmo rigor.

Entre a A e B, talvez um meio termo, menos saturada que a B e mais contraste que a A.

Só mesmo na edição.

Sei que Extreme macro não é fácil.

Mas como sempre em detalhe à poucos como tu no Flickr.

Cumps