Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Vídeo - DSLR ou outra?

• Por favor inicie sessão para responder
34 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Andre Vieira

Andre Vieira

• Membro
  • Registo: 07/04/2008
    • Local: Braga

Publicado 13 Novembro 2018 - 00:57

Boas tardes pessoal.
Ando aqui num "dilema". Sempre fotografei (e quero continuar a fotografar), mas ultimamente tenho apostado e vou apostar mais em vídeo.
O meu setup já há 4 anos é este:

- Canon 6D
- Canon 24-105L
- Canon 50mm 1.4

O tipo de vídeo que faço, e deixo aqui o link do meu canal para possivelmente me conseguirem ajudar melhor:

Vejam por exemplo o vídeo do Ferrari. Para os pormenores, normalmente uso a 50mm. Adoro a lente e com FF fica impecável.
Mas na parte em que tenho de filmar com a 24-105, parece que falta qualidade. Vejam no vídeo a partir dos 3.20 min, que é quando uso a 24-105, para as passagens dos carros.

Além disso, admito... Filmar com uma 6D + Grip + tripé + cabeças... minhas ricas costas! É um peso descomunal.
Filmo sempre em Manual. Portanto, o que vocês fariam na minha situação?

Trocar a 6D por uma, por exemplo, Alpha 7s? Ou por outra qualquer?
Manter as objectivas? Trocar por outras?
Eu não quero trocar para pior, quero algo com mais qualidade para vídeo. 
Não quero estar a investir muito. Sei que no caso de vender a 6D e a 24-105L por exemplo, já tenho um bom "Pé-de-meia" para uma troca para melhor.

Em relação a objectivas, por mim fico só com Primes. Dispenso bem Zoom's neste momento, e para vídeo sem dúvida que quero optar apenas por primes.

Quem puder ajudar, agradecia imenso!

Editado por Andre Vieira, 13 Novembro 2018 - 00:57 .

Anúncios

Partilhar Post #2 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro
  • Registo: 14/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 13 Novembro 2018 - 00:59

Dá uma vista de olhos na A7III.

É de muito longe a camera fotografia/video mais completa do mercado.

E podes continuar a usar as tuas lentes Canon.

IT Partilhar Post #3 Andre Vieira

Andre Vieira

• Membro

Publicado 13 Novembro 2018 - 03:24

Dá uma vista de olhos na A7III.

É de muito longe a camera fotografia/video mais completa do mercado.
E podes continuar a usar as tuas lentes Canon.

É um pouco carota. O que há mais barato mas que seja um bom upgrade da 6D?

Partilhar Post #4 Cosmic

Cosmic

• Membro
  • Registo: 13/09/2016
    • Local: Nassau

Publicado 13 Novembro 2018 - 08:43

É um pouco carota. O que há mais barato mas que seja um bom upgrade da 6D?

Que preços viste?

Vê neste site: https://www.e-infin....era_(body_only)

Cumps

IT Partilhar Post #5 Andre Vieira

Andre Vieira

• Membro

Publicado 13 Novembro 2018 - 11:26

Que preços viste?

Vê neste site: https://www.e-infin....era_(body_only)

Cumps

A ideia seria, caso vendesse a 6D e por exemplo, a 24-105, não gastar muito mais para um upgrade.
Vou ter em conta a a7iii, mas se houver outras opções mais baratas, agradeço!

Partilhar Post #6 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 13 Novembro 2018 - 12:43

A ideia seria, caso vendesse a 6D e por exemplo, a 24-105, não gastar muito mais para um upgrade.
Vou ter em conta a a7iii, mas se houver outras opções mais baratas, agradeço!

A 6D II também videos :)

IT Partilhar Post #7 Andre Vieira

Andre Vieira

• Membro

Publicado 13 Novembro 2018 - 14:06

A 6D II também videos :)

Tenho lido que não é a ideal para vídeo, tal como a 6D I.
Além disso continua o mesmo problema; um peso enorme.

Partilhar Post #8 TDspotter

TDspotter

• Membro
  • Registo: 19/02/2017
    • Local: Lisboa

Publicado 13 Novembro 2018 - 17:24

Se a Sony a7iii é puxada a nível de preço só te posso recomendar ou a sony a6300 ou até mesmo a a6000, não são full frames mas a nível de vídeo tem qualidade superior do que sony a7, a7ii, etc

São leves,. consegues boas objetivas a preço mais baixo e consegues adaptar as que tenhas a canon, acho que seria para ti a opção ideal.

Não vás para a 6dii pelo vídeo, não é nada de jeito nem tem metade das configurações com que um verdadeiro filmmaker devia trabalhar.

IT Partilhar Post #9 Andre Vieira

Andre Vieira

• Membro

Publicado 13 Novembro 2018 - 18:25

Se a Sony a7iii é puxada a nível de preço só te posso recomendar ou a sony a6300 ou até mesmo a a6000, não são full frames mas a nível de vídeo tem qualidade superior do que sony a7, a7ii, etc
São leves,. consegues boas objetivas a preço mais baixo e consegues adaptar as que tenhas a canon, acho que seria para ti a opção ideal.
Não vás para a 6dii pelo vídeo, não é nada de jeito nem tem metade das configurações com que um verdadeiro filmmaker devia trabalhar.

Obrigado pelo Feedback.
Achas que ficava melhor servido com a 6300? Seria um bom upgrade à 6d? E a nível de lentes prime para a Sony, o que aconselhavas?
Como disse, tenho uma Canon 24-105 e uma Canon 50 1.4.

Partilhar Post #10 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 13 Novembro 2018 - 22:28

Obrigado pelo Feedback.
Achas que ficava melhor servido com a 6300? Seria um bom upgrade à 6d? E a nível de lentes prime para a Sony, o que aconselhavas?
Como disse, tenho uma Canon 24-105 e uma Canon 50 1.4.

Não, não é.

Não vais de uma FF para uma mirrorless APS-C?

As Sony A6*** por muita gente que as utilizou diz que o EVF faz doer a cabeça, a bateria dura muito pouco e a máquina aquece muito.

Quem vai para a o sistema mirrorless, depois diz que as APS-C são do passado, são pesadas, etc.

Tens uma EF 24-105mm que fica muito bem numa Canon 6D II sem nada de adaptadores, tens o sistema DUAL PIXEL AF na 6D II da Canon que é muito bom.

Não vais de cavalo para burro, ou seja de uma 6D para uma a6000, a6300 ou 6500, a 6D II é melhor que qualquer Sony que referi acima.

Vê lá no YouTube videos da 6D II, a A7III é melhor para vídeo, pode ser, mas é mais cara.

Gasta o dinheiro bem gasto.

Cumps

Editado por Cosmic, 13 Novembro 2018 - 22:31 .

Partilhar Post #11 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 13 Novembro 2018 - 22:38

E a nível de lentes prime para a Sony, o que aconselhavas?

Desculpa lá, a pergunta não era para mim, mas já viste o preço das lentes Sony FE?

São caríssimas e não são melhores que as Canon.

Deixa-te estar com as tuas lentes Canon e quando quiseres comprar uma prime da marca compra Canon que são mais baratas que as Sony e que as Nikon também.

Se é para puxar a sardinha para a brasa eu também puxo, mas com a verdade.

A Canon faz as melhores lentes, e depois o pessoal que comprou Sony mirrorless FF usa lentes Canon com adaptador.

A Canon lançou à pouco a sua primeira mirrorless FF e o tempo dirá se afinal a Canon vai continuar a ser a marca de excelência de sempre.

Cumps

Editado por Cosmic, 13 Novembro 2018 - 22:39 .

Partilhar Post #12 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 13 Novembro 2018 - 22:42

A A6300 é melhor que a 6DII sem qualquer sombra de dúvida. 
4k, 1080 slow motion a 120fps, Slog e uma carrada de settings que podes ajustar para ter um vídeo mais ao teu gosto.

A sigma faz um par de lentes muito boas para a sony aps por 150€ +-. 19mm, 30mm e 60mm 2.8. 
Tens a 50 1.8 por 200€ que já serve também para full frame, mas no teu caso isso provavelmente seria mais para pormenores, devido à distância.

Partilhar Post #13 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 13 Novembro 2018 - 22:56

A A6300 é melhor que a 6DII sem qualquer sombra de dúvida.
4k, 1080 slow motion a 120fps, Slog e uma carrada de settings que podes ajustar para ter um vídeo mais ao teu gosto.

A sigma faz um par de lentes muito boas para a sony aps por 150€ +-. 19mm, 30mm e 60mm 2.8.
Tens a 50 1.8 por 200€ que já serve também para full frame, mas no teu caso isso provavelmente seria mais para pormenores, devido à distância.

Será que o OP vai usar os 4K, ou depois vai converter para 720p no premiere porque em 4k ocupa mais espaço no disco do PC.

A carrada de settings vai ser usada, acho que não.

E para fotografar as A6*** são melhor que a 6D II? A resposta vai ser gira :lol:

E das lentes não falas-te, a Sony tem lentes melhores que Canon?
Sem falar do preço, que já estão no mercado à algum tempo e baixar de preço nada.

Partilhar Post #14 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 13 Novembro 2018 - 23:10

Será que o OP vai usar os 4K, ou depois vai converter para 720p no premiere porque em 4k ocupa mais espaço no disco do PC.

A carrada de settings vai ser usada, acho que não.

E para fotografar as A6*** são melhor que a 6D II? A resposta vai ser gira :lol:

E das lentes não falas-te, a Sony tem lentes melhores que Canon?
Sem falar do preço, que já estão no mercado à algum tempo e baixar de preço nada.

Mesmo que exportes a 720, filmar a 4K dá-te a grande vantagem de teres melhor qualidade devido à redução da imagem ou permite-te fazer reenquadramentos e movimentos de câmara. Mas se a ideia é ter qualidade, o youtube aceita bem 4K e com a largura de banda cada vez maior, se for possível exportar 4k, perfeito. 

Há imensos vídeos a explicar as definições que podes usar nas sony. A possibilidade de ajustar tanta coisa é fabulosa, especialmente para quem quer levar isto a sério. 

E claro, é muito mais pequena e leve que uma 6D. 

E se houver orçamento para a 6500, até estabilizador no corpo tem. :) 
Pode-se ainda usar lentes antigas de focagem manual super baratas e com qualidade.

Editado por deim, 13 Novembro 2018 - 23:11 .

Partilhar Post #15 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 13 Novembro 2018 - 23:37

Mas o problema é este:

Quando sai uma máquina, querem logo saber as specs, os 4k e o resto.

Daqui a algum tempo vão querer 8k a 60fps e por aí fora, eu vejo vídeos em full HD no YouTube e se tiver opção de ver em 4k, para mim chega em 1080p. Mas isso sou eu.

Quanto as lentes, os lentes EF que ele tem são rápidas e tem IS e na Canon também dá para usar lentes antigas e baratas.

E não é com lentes manuais que o OP vai fazer vídeo acho eu :)

Sinceramente, o OP tem uma FF, ou vai para uma A7III ou já que tem lentes Canon gasta muito menos dinheiro na máquina e compra uma 6D II, um opinião minha.

Atenção, gosto das Sony, tem bons sensores, e a Canon se fizesse como a Nikon a comprar os se sensores à Sony e à Toshiba é que era, ficava com as melhores máquinas em praticamente todos os aspectos.

Partilhar Post #16 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 13 Novembro 2018 - 23:50

PS: o OP disse que queria continuar a fotografar, ora não tem lógica, passar de uma full frame para uma APS-C.

Quem quer fotografia e vídeo, as duas coisas com muita qualidade num só equipamento tem que pagar bem por ele.

Solução em 2018: Sony A7III

Mas vir para as A6*** não acho boa ideia.

Cumps

Partilhar Post #17 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 13 Novembro 2018 - 23:50

Cosmic, mas tu estás do lado do consumidor descontraído. Quem produz tem de ter atenção a isso. E é chato quando sai uma máquina que faz mais e melhor. E obriga a investir mais para acompanhar as novas exigências. Então quando se compra uma máquina que se espera que dure 4 ou 5 anos, é preciso ver o que está a acontecer. Comprar uma máquina que não faz 4k quase em 2019 para alguém que quer apostar em vídeo é um tiro no pé. 

Quanto às lentes, na canon tens uma escolha muito menor de lentes antigas devido à distância do mount. Ficas praticamente limitado a M42. Com uma A6x00 podes meter praticamente tudo. E há muita gente a usar lentes antigas para vídeo. Até porque consegues lentes que se calhar nem vais usar assim tanta vez, a um preço mais simpático. 

Eu acho que a A7III seria a melhor opção, mas os orçamentos não esticam. Entre 6DII ou A6300, como máquina híbrida com um peso maior na parte vídeo, a 6DII simplesmente não tem as características necessárias. 

IT Partilhar Post #18 Andre Vieira

Andre Vieira

• Membro

Publicado 14 Novembro 2018 - 01:28

Bem, antes de mais, obrigado pelas respostas. Só assim consigo obter ajuda.

Respondendo, sim, quero continuar a fotografar, mas a prioridade é mesmo o vídeo atenção. E lentes prime. Bastam 2 ou 3, caso consiga ficar com a Canon 50mm 1.4  que já tenho, basta uma entre os 20-30mm e outra acima dos 50mm (entre 70-80 seria o ideal).

4K? Se tiver, melhor, mas não é prioridade. Prefiro que filme a 1920 60fps, coisa que a 6D mk1 não faz. 

E depois falei na questão do peso. A 6D com o grip e principalmente com a 24-105L, fora tripés e cabeças, é um peso absurdo. 

Eu comprei a 6D há uns anos porque fotografava, não fazia vídeo. Mas agora estou praticamente só no vídeo, apesar de continuar a querer, esporadicamente, tirar fotos com boa qualidade.

Portanto, se me conseguirem ajudar, agradeço.

Quanto ao orçamento, eu pus a 6D com a 24-105L à venda, numa de ver propostas. Se conseguir aquilo que eu quero, penso que poderei comprar novo material por 1500€ ~. 

Gostava imenso da a7iii mas é cara. E teria de investir em lentes. Assim estava a ver o que realmente fazer; aguentar a 50 1.4 também? 

Estou mesmo muito indeciso. 

Editado por Andre Vieira, 14 Novembro 2018 - 01:29 .

Partilhar Post #19 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 14 Novembro 2018 - 09:19

4K? Se tiver, melhor, mas não é prioridade. Prefiro que filme a 1920 60fps, coisa que a 6D mk1 não faz. 

Se 4k não é prioridade, a 6D II pode fazer o os vídeos que queres com qualidade, tem bom AF e tem estabilizador digital para videos, para fotos não, mas isso tens nas lentes e ás vezes nem é preciso.

E depois falei na questão do peso. A 6D com o grip e principalmente com a 24-105L, fora tripés e cabeças, é um peso absurdo. 

Mas com outra máquina não vais usar tripé e os restantes acessórios? Não atires a questão do peso todo para a máquina.

Sabes que as mirrorless a bateria dura muito pouco em comparação com uma DSLR, certo?

Tens outra opção se 4k não é prioridade. A Sony A7II, podes continuar a usar as lentes prime da Canon.

O @deim já tive uma acho eu, ele pode responder se é boa para video ou não, não tem o AF da A7III, nem a bateria.

Cumps

Partilhar Post #20 TDspotter

TDspotter

• Membro
  • Registo: 19/02/2017
    • Local: Lisboa

Publicado 14 Novembro 2018 - 10:03

Andre, eu já usei a canon 6d mark ii e troquei ainda durante o período experimental.

Simplesmente não é uma boa camera para vídeo ponto, sim tem dual pixel e tal mas eu sinceramente prefiro mil vezes ter um live view melhor e com frame-rates maiores do que o live-view da 6dii que apesar de evoluído ainda fica bastante atrás de por exemplo a A7ii. O estabilizador digital da canon é uma anedota, é como se não estivesse lá.

EU faço muito vídeo e tenho uma A7ii e estou contente, não preciso de 4k e tem estabilizador de imagem. Recomendei-te a a6300 porque é melhor ainda para vídeo, agora claro que se fizeres muita fotografia também vai para uma full-frame da sony mas aí os preços são diferentes.

Já vi muita estupidez em relação às lentes aqui descritas. Atualmente tens lentes muito boas e a preços muito melhores que as da Canon para as Sony, procura pela linha Samyang e vais ver do que refiro.

Fazes muito vídeo e queres lentes dedicadas? Tens as lentes prime Cine Lens da samyang otimizadas para vídeo, junta isso a uma a7ii ou a uma a6300 e vais ver a qualidade. Se o que fazes mais é vídeo não vás para Canon é o que tenho a dizer, mas a decisão é tua, ou então faz como eu compra a 6dii testa e depois quando vires do que estou a falar vai lá e troca, se te deixarem.