Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Aquisição de tripé

• Por favor inicie sessão para responder
14 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Buhl3r

Buhl3r

• Novo Membro
  • Registo: 05/11/2018

Publicado 05 Novembro 2018 - 11:10

Boas pessoal,

a minha namorada vai fazer anos em breve, e sei que ela quer um tripe para a maquina.
Queria comprar uma coisa boa e que sei que mantem uma camera cara em segurança, mas nao me posso esticar no valor da prenda.
A camera que ela tem é uma Canon 5D + lente, e pesei o conjunto e pesa 1.5kg.

Andei a ver tripes, e inicialmente pensei no Hama Tripé Star 63, (suporta ate 4kg).
Por outro lado, nao percebo nada disto, e lendo um bocado apercebi-me que os das manfrotto são dos melhores, mas tambem mais caros.
Então deparei-me com o: manfrotto tripe kit compact action (mas so suporta ate 1.5kg - o que bate mesmo com o peso do conjunto dela).

O que me recomendam?
Não me queria esticar muito no preço, no maximo posso ir até aos 100€, se valer mesmo a pena.

Deverei comprar o Hama? Ou ver um Manfrotto?

Apos alguns dias de pesquisa tambem me deparei com o Vanguard Alta Pro 263 (tb aqui recomendado no forum) e o Vanguard Veo 235AB.

Um outro que tambem me pareceu porreiro é o Rollei Compact Traveler n1 Carbon.

Visto ser uma camera que custa 2k, uma preocupação é a estabilidade e confiabilidade do tripe.

Qualquer ajuda é bem vinda. Obrigado.

Cumps,
Buhl3r

Anúncios

Partilhar Post #2 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 05 Novembro 2018 - 21:19

Viva,

Não recomendo esse Hama...tive um que usei com uma Canon 700D, e a máquina não foi ao chão por pouco...depois dessa noite, decidi que não fazia sentido meter equipamento de várias centenas de euros em cima de um mau tripé.

Comprei o Vanguard Tripé Alta PRO 263AB 100 e só posso dizer bem, porque tem aquilo que eu valorizo no tripé.

Tem a capacidade e a estabilidade que me deixa tranquilo. Mas, não é perfeito! É pesado, e não o aconselho caso estejas a pensar em viagens onde pretendas levar na mala de cabine, porque não cabe!

Boas compras.

Partilhar Post #3 Cosmic

Cosmic

• Membro
  • Registo: 13/09/2016
    • Local: Nassau

Publicado 05 Novembro 2018 - 21:28

Boas pessoal,

a minha namorada vai fazer anos em breve, e sei que ela quer um tripe para a maquina.
Queria comprar uma coisa boa e que sei que mantem uma camera cara em segurança, mas nao me posso esticar no valor da prenda.
A camera que ela tem é uma Canon 5D + lente, e pesei o conjunto e pesa 1.5kg.

Andei a ver tripes, e inicialmente pensei no Hama Tripé Star 63, (suporta ate 4kg).
Por outro lado, nao percebo nada disto, e lendo um bocado apercebi-me que os das manfrotto são dos melhores, mas tambem mais caros.
Então deparei-me com o: manfrotto tripe kit compact action (mas so suporta ate 1.5kg - o que bate mesmo com o peso do conjunto dela).

O que me recomendam?
Não me queria esticar muito no preço, no maximo posso ir até aos 100€, se valer mesmo a pena.

Deverei comprar o Hama? Ou ver um Manfrotto?

Apos alguns dias de pesquisa tambem me deparei com o Vanguard Alta Pro 263 (tb aqui recomendado no forum) e o Vanguard Veo 235AB.
Um outro que tambem me pareceu porreiro é o Rollei Compact Traveler n1 Carbon.
Visto ser uma camera que custa 2k, uma preocupação é a estabilidade e confiabilidade do tripe.
Qualquer ajuda é bem vinda. Obrigado.

Cumps,
Buhl3r

Boa noite,

Eu tenho um destes, barato, robusto, pode até 15K.

https://www.amazon.d...ASIN=B00SFIV94K

Um manfrotto de 200€ é bem melhor e mais leve, mas a este preço é bem bom :)

Cumps

Partilhar Post #4 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 05 Novembro 2018 - 21:28

Eu tenho o Vanguard Alta Pro 263 AT e posso dizer o seguinte:

Vantagens

É estável e resistante. Deve inclusivé aguentar com o meu peso em cima (eu peso mais de 90 kg).

- Dá para usar com a coluna invertida e também colocar esta num ângulo.

- Dá para fixar as pernas em 3 posições (pouco abertas, abertas e bem abertas);

- Tem um nível na base da cabeça, do tipo redondo.

Desvantagens

É pesado:

É comprido quando está todo encolhido o que significa que fica bem grande para se colocar numa mochila (ver foto)

Não dá para colocar muito rente ao chão pois está limitado pela comprimento da coluna central que é bem comprida;

28145622449_01a85e82cb_b.jpgLowepro ProTactic 450 AW by Ricardo Pestana, on Flickr

Nota final: tem umas borrachas nos pés. Se as quisermos utilizar enroscamos até à extremidade do pé. Se não, tem uma ponta em metal que se mostra se enroscarmos as borrachas para cima. O problema é que ao utilizá-lo em água salgada a rosca enferrujou toda e neste momento não se consegue rodar os pés em borracha de todo. Certamente isto aconteceu também por descuido meu, por não aplicar algum produto anti-corrosão tipo WD40 com a frequência devida. Mas fica aí a nota....

Se voltasse atrás se calhar compraria algo mais pequeno e mais leve.  ;)

Editado por Azathoth, 05 Novembro 2018 - 21:37 .

Partilhar Post #5 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 05 Novembro 2018 - 21:55

Aos 30 segundos de vídeo ele pendura-se no tripé, robusto é, é um pouco pesado em comparação aos manfrotto mas por 50€ a 60€ dependendo da marca (são todos iguais, só muda as marcas) é bom preço/qualidade.

IT Partilhar Post #6 Buhl3r

Buhl3r

• Novo Membro

Publicado 05 Novembro 2018 - 22:32

Thanks a todos pelas infos. iMarco, vou esquecer o hama thankx. O vanguard alta pro parece nice, mas a minha namorada tem metro e meio, vai ser muito grande e pesado para ela transportar pelo que vi pela foto do Azathoth (thanks ;)). O que o cosmic recomendou tb parece nice, o q666 mas nao sei se me garante muita confiança, parece haver varias marcas de q666 o que acho estranho.
Como ela é pequenina tinha pensado num ate a altura dela e leve. Mas que lhe desse confianca para por por exemplo num rio montanhas e isso. (ela quer maioritariamente para fotografar cascatas, e trabalhos noturnos em ambientes com luzes intensas e em movimento)
O que fica mais em conta parece ser esse q666 de facto, o alta pro é demasiado grande encolhido. Eu gostei do rollei que referi acima tambem, ou do vanguard veo. Algum de vocês ja viu ou usou um?

Partilhar Post #7 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 05 Novembro 2018 - 22:52

Existem várias marcas de Q666, isso não interessa, compra os mais baratos, o fabrico é semelhante.

Eu tenho um Q666, vou para praia, monte, cascatas. Vai para a terra e água, até agora está a funcionar muito bem.

Boa escolha e boas fotos.

Cumps

Partilhar Post #8 crab6000

crab6000

• Membro
  • Registo: 24/05/2018

Publicado 06 Novembro 2018 - 16:49

Hama é coisa para desenrasque, para além de que tripés com as pernas interligadas são péssimos a não ser que o único uso seja estar num estúdio.

O manfrotto compact é muito fraco para a camera que é. Para além de que essa cabeça é útil para vídeo e não tanto para foto.

Os Q666 e outros do mesmo estilo genérico são bom valor pelo preço, mas não sei se lhes confiava uma 5D e uma objectiva.

O problema da queda resolve-se metendo uma mochila presa ao gancho que qualquer tripé decente tenha, mas nem sempre isso é possível seja porque o chão está em lama devido à chuva ou porque está na altura das carraças, ...

Sinceramente, se o teu limite são 100€ mais vale comprares outra coisa que não um tripé. É um valor baixo para algo que inspire confiança com tamanha camera e lente em cima. Pensa em filtros, acessórios, uma mochila à maneira, uma viagem porreira...

Se fosse eu preferia receber algo desse género do que um tripé que depois não viesse a gostar por falhas de qualidade ou insegurança

Editado por crab6000, 06 Novembro 2018 - 16:50 .

IT Partilhar Post #9 Buhl3r

Buhl3r

• Novo Membro

Publicado 06 Novembro 2018 - 17:58

@crab6000 os acessorios ela ja tem. Ela quer mesmo é o tripé. O que recomendas entao que saia fora do orçamento mas nao muito?

IT Partilhar Post #10 Buhl3r

Buhl3r

• Novo Membro

Publicado 06 Novembro 2018 - 20:45

Eu tenho o Vanguard Alta Pro 263 AT e posso dizer o seguinte:

Vantagens

É estável e resistante. Deve inclusivé aguentar com o meu peso em cima (eu peso mais de 90 kg).

- Dá para usar com a coluna invertida e também colocar esta num ângulo.

- Dá para fixar as pernas em 3 posições (pouco abertas, abertas e bem abertas);

- Tem um nível na base da cabeça, do tipo redondo.

Desvantagens

É pesado:

É comprido quando está todo encolhido o que significa que fica bem grande para se colocar numa mochila (ver foto)

Não dá para colocar muito rente ao chão pois está limitado pela comprimento da coluna central que é bem comprida;

https://farm5.staticflickr.com/4622/2814...Lowepro ProTactic 450 AW by Ricardo Pestana, on Flickr

Nota final: tem umas borrachas nos pés. Se as quisermos utilizar enroscamos até à extremidade do pé. Se não, tem uma ponta em metal que se mostra se enroscarmos as borrachas para cima. O problema é que ao utilizá-lo em água salgada a rosca enferrujou toda e neste momento não se consegue rodar os pés em borracha de todo. Certamente isto aconteceu também por descuido meu, por não aplicar algum produto anti-corrosão tipo WD40 com a frequência devida. Mas fica aí a nota....

Se voltasse atrás se calhar compraria algo mais pequeno e mais leve.  ;)

Uma coisa que adorei desse tripo, é a parte da coluna centrar poderes rodar para fora e tirar fotos de angulos bue diferentes inclusivamente com a maquina debaixo do tripé. Não encontrei mais nenhum nesta gama de preços assim. Problema é ser demasiado grande para ela.
Gostei muito do Vanguard Veo, suporta bastante peso e é versatil tambem, mas não da para por a camera de pernas para o ar.

Partilhar Post #11 crab6000

crab6000

• Membro

Publicado 06 Novembro 2018 - 22:11

@crab6000 os acessorios ela ja tem. Ela quer mesmo é o tripé. O que recomendas entao que saia fora do orçamento mas nao muito?

O tripé é uma ferramenta com imensas variáveis que dependem imenso do estilo pessoal: rótula, peso, altura e estabilidade são os essenciais. Depois tens o volume encolhido, tempo de preparação, coluna central, espigões, ... tudo pormenores importantes para a qualidade de vida quando vais sair com o tripé.

Como não sei o que é que a tua namorada valoriza mais, estar aqui a dizer este tripé ou aquele é o mesmo que atirar uma moeda ao ar. Posso acertar em cheio no que ela quer ou então o oposto.

Por exemplo, quando estava para comprar o meu, ao início também considerei esse Alta Pro 263 entre muitos outros semelhantes. No entanto 2,4kg para o meu estilo é demasiado pesado. Sacrifiquei a estabilidade em dias de vento (por ser mais fino) mas mantive a altura (~1,60m) e a portabilidade (1,5kg e super compacto). Deixo os que mais considerei na altura de comprar o meu:

Manfrotto Befree Advanced - 189€

Compacto (40cm), altura média, leve (1,5kg) e pouco estável em dias de vento

Leofoto LS-224C - 225€

Compacto (40cm), mais baixo, extremamente leve (700gr) mas ainda assim tão ou mais estável como o befree.

Havia outros mas eram mais caros.  Acabei por comprar o befree porque a diferença (comprei a 140€) de preço era considerável, mas ainda hoje penso naquelas 800gr de diferença, ainda acho que não valiam mais 80€. Tenho noção dos limites do que comprei (não é estável com vento) mas fico bastante pelo kg extra que poupei quando ando com ele atrás pelo meio de lado nenhum. Até mesmo na cidade ando com ele debaixo da mala de foto super tranquilo.

Como vês tinha bem em mente as minhas prioridades (compacto e leve mesmo que frágil). Convém que saibas também as da tua namorada para ires por um caminho que lhe agrade.

PS: a coluna central giratória desse vanguard, embora possa parecer muito gira, é inútil em 99,9% dos casos. Algo muito mais importante que ele referiu são os espigões de metal, que permitem que o tripé fique muito sólido em terra, ao contrário dos sapatos de borracha que são mais úteis em rochas ou superfícies lisas. Inverter a coluna é algo muito comum, embora nem sempre seja anunciado. Também é relativamente inútil a não ser para quem faça macro-fotografia.

Editado por crab6000, 06 Novembro 2018 - 22:12 .

IT Partilhar Post #12 Buhl3r

Buhl3r

• Novo Membro

Publicado 06 Novembro 2018 - 22:44

O tripé é uma ferramenta com imensas variáveis que dependem imenso do estilo pessoal: rótula, peso, altura e estabilidade são os essenciais. Depois tens o volume encolhido, tempo de preparação, coluna central, espigões, ... tudo pormenores importantes para a qualidade de vida quando vais sair com o tripé.

Como não sei o que é que a tua namorada valoriza mais, estar aqui a dizer este tripé ou aquele é o mesmo que atirar uma moeda ao ar. Posso acertar em cheio no que ela quer ou então o oposto.

Por exemplo, quando estava para comprar o meu, ao início também considerei esse Alta Pro 263 entre muitos outros semelhantes. No entanto 2,4kg para o meu estilo é demasiado pesado. Sacrifiquei a estabilidade em dias de vento (por ser mais fino) mas mantive a altura (~1,60m) e a portabilidade (1,5kg e super compacto). Deixo os que mais considerei na altura de comprar o meu:

Manfrotto Befree Advanced - 189€

Compacto (40cm), altura média, leve (1,5kg) e pouco estável em dias de vento

Leofoto LS-224C - 225€

Compacto (40cm), mais baixo, extremamente leve (700gr) mas ainda assim tão ou mais estável como o befree.

Havia outros mas eram mais caros.  Acabei por comprar o befree porque a diferença (comprei a 140€) de preço era considerável, mas ainda hoje penso naquelas 800gr de diferença, ainda acho que não valiam mais 80€. Tenho noção dos limites do que comprei (não é estável com vento) mas fico bastante pelo kg extra que poupei quando ando com ele atrás pelo meio de lado nenhum. Até mesmo na cidade ando com ele debaixo da mala de foto super tranquilo.

Como vês tinha bem em mente as minhas prioridades (compacto e leve mesmo que frágil). Convém que saibas também as da tua namorada para ires por um caminho que lhe agrade.

PS: a coluna central giratória desse vanguard, embora possa parecer muito gira, é inútil em 99,9% dos casos. Algo muito mais importante que ele referiu são os espigões de metal, que permitem que o tripé fique muito sólido em terra, ao contrário dos sapatos de borracha que são mais úteis em rochas ou superfícies lisas. Inverter a coluna é algo muito comum, embora nem sempre seja anunciado. Também é relativamente inútil a não ser para quem faça macro-fotografia.

Muito obrigado crab6000, sim o Alta Pro esta fora de questão para ela. É baixinha e fininha (1metro e meio) então andar muito carregada/pesada não dá. Relativamente a coluna giratoria e aos espigoes, esclareceste-me bue. Acho que me vou virar para o Vanguard Veo 235AB, é compacto, leve, aguenta o set dela (Canon 5D + objectiva = 1.5kg) e dá bem para a altura dela.
Acho que vou arriscar tudo e comprar esse e esperar que ela goste :cheers:

Partilhar Post #13 crab6000

crab6000

• Membro

Publicado 07 Novembro 2018 - 09:24

Parece uma boa escolha. O único senão é ter as pernas divididas em 5 partes em vez de 4, tornando-o muito instável, mas para o preço que é, só esse defeito é óptimo.

IT Partilhar Post #14 Buhl3r

Buhl3r

• Novo Membro

Publicado 08 Novembro 2018 - 13:16

E irias para o Veo 2 ou o 1? Pelo que vi a algumas diferencas, nomeadamente o 2 nao tem spikes.

IT Partilhar Post #15 Buhl3r

Buhl3r

• Novo Membro

Publicado 11 Novembro 2018 - 20:51

Malta, ando na duvida do Veo 2 e de um dos K&F Concept. Alguem que conheça a qualidades dos K&F? São muito mais em conta.