Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

When an iPhone XS Has More Dynamic Range Than a DSLR

• Por favor inicie sessão para responder
41 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 08 Novembro 2018 - 21:10

Mas também é deste tipo de testes que se concluí que fotografar com um smartphone bom ou uma máquina com sensor pequeno não é impeditivo de imprimir formatos grandes.

Define formatos grandes... 
Um outdoor impresso a 15dpi ou um A1 a 300dpi? 11mp ou 70mp? 

É que muita gente pensa que para imprimir os outdoors da apple, que estão a 20m de distância, precisam de mais resolução do que para o A1 que querem na sala. E não é bem assim... E claro, em condições ideais, todas as máquinas são boas... Especialmente quando se escolhe a dedo as imagens para imprimir... 

Anúncios

IT Partilhar Post #22 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 08 Novembro 2018 - 21:58

Define formatos grandes... 
Um outdoor impresso a 15dpi ou um A1 a 300dpi? 11mp ou 70mp? 

É que muita gente pensa que para imprimir os outdoors da apple, que estão a 20m de distância, precisam de mais resolução do que para o A1 que querem na sala. E não é bem assim... E claro, em condições ideais, todas as máquinas são boas... Especialmente quando se escolhe a dedo as imagens para imprimir... 

Ora nem mais, voltamos ao início, a ferramenta certa para o trabalho a fazer nem sempre é a maior, mais cara e mais pesada. Para quê FF ou MF ou 50 MP para ver fotos num monitor ou imprimir em 10x15 ou por aí. Muita gente não sabe que a luz é mais importante que qualquer sensor ou qualquer lente.

Partilhar Post #23 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 08 Novembro 2018 - 22:08

Lá está. Muita gente nem interessada na foto está. Desde que seja um boneco daquilo que queriam apanhar, tá óptimo...
Mas isso já os telemóveis fazem há anos. 

Agora a ideia que um telemóvel vai substituir uma máquina FF para quem realmente se interessa na gama dinâmica de uma imagem é que já é outra história... 

Partilhar Post #24 PedroA

PedroA

• Membro
  • Registo: 09/01/2018

Publicado 09 Novembro 2018 - 10:28

_jn_ não leves tanto a peito, eu não sou contra a fotografia dos telemóveis, ainda estas férias de verão tirei algumas com o meu Huawei (média gama :P), epá, mas o feeling não é mesmo, apesar do processamento estar de facto a aumentar e a dar resultados mais bonitinhos.

Eu acho que as pessoas estão a ser levadas para a fotografia fast-food com estes avanços no telemóvel, e vai leva-las a pensar menos no resultado final, no planeamento, no enquadramento, etc. O ser humano é cada vez mais comodista, e isso vai baixar a criatividade e aumentar as fotografias fast-food (bonitas por fora, vazias por dentro), obviamente haverá excepções, mas será sempre uma minoria.

Haverá um tempo em que as pessoas se iram fartar e voltar ao "antigo método", tal como hoje, as pessoas estão a ir para o biológico, vegan, saudável, etc. Estou aqui a fazer uma analogia.  :th_up:

O método é importante para algumas pessoas, o "craft" do produto. Para mim ainda é, e vai continuar a ser.

Partilhar Post #25 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 09 Novembro 2018 - 12:16

Creio que a intensão do vídeo e do _jn_ não era o de convidar as pessoas a abandonar as FF e coisas mais.

Parece-me obvio que a questão do tamanho da tela final não é inultrapassável para um telemóvel como já foi provado. Por outro lado até reconhecidas revistas em que a fotografia assume um papel de comunicação fundamental, como a Elle (MODA), usam fotos criadas com o iPhone na capa. Para arte fotográfica é uma ferramenta também usada, no foto jornalismo e coisas mais, recordo-me de vários um deles um David Alan Harvey ...

Acho interessante que quando oiço gente que aprecio neste ramo, nunca a camera assume um papel fundamental na sua narrativa. Sim, deve funcionar de forma robusta para não falhar mas fica por aí ...

O que o vídeo me faz pensar é o que seria por exemplo uma SONY equipada com a fotografia computacional e AÍ da Apple ou da Google.

Apenas isso. Claro que os comentários ao vídeo me transportam para outra questão que é abordada pelo Deim. Não sendo profissional creio que a visão do Harley me parece mais reveladora.

De resto, ninguém quer usar equipamentos que por uma razão ou outra não cumpra o seu papel. Que não é certamente o de criar uma boa fotografia.

Editado por nbplopes, 11 Novembro 2018 - 09:47 .

Partilhar Post #26 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 12 Novembro 2018 - 13:54

Acho interessante que quando oiço gente que aprecio neste ramo, nunca a camera assume um papel fundamental na sua narrativa. Sim, deve funcionar de forma robusta para não falhar mas fica por aí ...

Isso é porque quando são convidados a falar, é sobre a parte visual da imagem e não da parte técnica. O que não significa que a parte técnica não tenha um papel extremamente importante na criação da parte visual. 

Partilhar Post #27 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 12 Novembro 2018 - 14:29

Isso é porque quando são convidados a falar, é sobre a parte visual da imagem e não da parte técnica. O que não significa que a parte técnica não tenha um papel extremamente importante na criação da parte visual. 

Sim. Mas mas não confundir as capacidades técnicas de um lápis com a técnica da escrita. Por vezes parece-me que se confundem um bocado as coisas, quando são conversas totalmente destintas.

Editado por nbplopes, 12 Novembro 2018 - 14:58 .

Partilhar Post #28 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 12 Novembro 2018 - 20:38

Sim. Mas mas não confundir as capacidades técnicas de um lápis com a técnica da escrita. Por vezes parece-me que se confundem um bocado as coisas, quando são conversas totalmente destintas.

Uma boa máquina não faz um bom fotógrafo. Mas um bom fotógrafo também não atinge o seu potencial com uma máquina má. 

IT Partilhar Post #29 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 12 Novembro 2018 - 20:46

Uma boa máquina não faz um bom fotógrafo. Mas um bom fotógrafo também não atinge o seu potencial com uma máquina má. 

Desculpa la´estarme a meter mas para mim issa afirmação tipo ou é preto ou é branco até funciona melhor ao contrário, ou seja uma má máquina obriga ao fotógrafo a esforçar-se mais para obter melhores resultados e vice versa.

Aprendi isso quando comprei a minha primeira reflex. Eu queri comprar uma zoom de preferencia com grande distancia focal e o vendedor disse-me; queres aprender a fotografar? leva uma 50mm. Assim fiz mas contrariado, mais tarde comprei a zoom e arrependime.

Partilhar Post #30 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 12 Novembro 2018 - 21:01

Desculpa la´estarme a meter mas para mim issa afirmação tipo ou é preto ou é branco até funciona melhor ao contrário, ou seja uma má máquina obriga ao fotógrafo a esforçar-se mais para obter melhores resultados e vice versa.

Aprendi isso quando comprei a minha primeira reflex. Eu queri comprar uma zoom de preferencia com grande distancia focal e o vendedor disse-me; queres aprender a fotografar? leva uma 50mm. Assim fiz mas contrariado, mais tarde comprei a zoom e arrependime.

Tu estas a olhar para um fotógrafo em aprendizagem. Um fotógrafo que já sabe o que quer, precisa de ter o equipamento para fazer o que quer. Se tu já sabes que para a imagem que queres criar precisas de uma 200mm, teres a 50mm não te ajuda em nada. Vais ter de arranjar outras soluções, mas não vais fazer a imagem que querias.

Partilhar Post #31 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 12 Novembro 2018 - 22:16

Tu estas a olhar para um fotógrafo em aprendizagem. Um fotógrafo que já sabe o que quer, precisa de ter o equipamento para fazer o que quer. Se tu já sabes que para a imagem que queres criar precisas de uma 200mm, teres a 50mm não te ajuda em nada. Vais ter de arranjar outras soluções, mas não vais fazer a imagem que querias.

Creio que estás a levar o mote da thread de uma forma pessoal. Como se de alguma forma estivesse a colocar em questão as tuas opções de máquinas, lentes e coisas mais. Quando não é esse  o assunto de todo.

As minhas partilhas visavam apenas o facto que com smartphones consegue-se fazer trabalhos de excelência, dando exemplos disso. O video que abre thread fala de algumas qualidades interessantes da fotografia computacional que podemos usar para esse fim.

Apenas isso. 

Não percebo o que há para discutir em torno disto.

Editado por nbplopes, 12 Novembro 2018 - 22:18 .

Partilhar Post #32 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 12 Novembro 2018 - 22:47

Creio que estás a levar o mote da thread de uma forma pessoal. Como se de alguma forma estivesse a colocar em questão as tuas opções de máquinas, lentes e coisas mais. Quando não é esse  o assunto de todo.

As minhas partilhas visavam apenas o facto que com smartphones consegue-se fazer trabalhos de excelência, dando exemplos disso. O video que abre thread fala de algumas qualidades interessantes da fotografia computacional que podemos usar para esse fim.

Apenas isso. 

Não percebo o que há para discutir em torno disto.

Não não, nada pessoal. 

Mas os telemóveis têm imensas limitações. Fingir que não têm porque um ou outro fotógrafo utiliza um telemóvel numa altura específica parece-me esticar um bocado a ideia. 

Partilhar Post #33 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 12 Novembro 2018 - 23:44

Obviamente que tem muitas limitações, e também tem as suas vantagens. É apenas mais um pincel que se pode usar ou não.

Em informática, uma coisa é programar, criar programas e falar de técnicas de programação, algoritmos e coisas mais. Outra é discutir as vantagens ou desvantagens de um computador para o efeito. Rapidez. qualidade do ecrã, teclado, sistema operativo, autonomia, peso, dimensão, expansibilidade .... Do ponto de vista técnico são temas bastante destintos.

Creio que em fotografia é semelhante. Por isso é que oiço dizer “desenvolva-se o fotografar que o saber de máquinas fotográficas e periféricos e suas caracteristicas vai-se lá por necessidade”. Como quem desenvolve a programação.

Isto parece-me óbvio, mas parece-me que por vezes estes duas vertentes técnicas são facilmente confundidas. Eu não programo melhor porque compro o computador melhor, com este sou aquele automatismo que pode facilitar isto ou aquilo. Quanto muito permite-me fazer coisas mais rapidamente aqui e acolá, a capacidade da placa gráfica pode dar para fazer coisas que não seria possível com algo mais modesto mas também pode complicar outras ...

Editado por nbplopes, 13 Novembro 2018 - 16:50 .

Partilhar Post #34 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 15 Novembro 2018 - 10:38

IPhone XS........RIP

HAIL THE NEW KING!!!

Pixel 3   :mestre:  :mestre:

https://petapixel.co...-near-darkness/

Editado por luísmiguel, 15 Novembro 2018 - 10:39 .

Partilhar Post #35 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 15 Novembro 2018 - 11:04

IPhone XS........RIP

HAIL THE NEW KING!!!

Sei que pelo menos a Canon 70D faz o mesmo (ou algo semelhante). Tira um burst de várias fotos e compila um jpeg apenas. Consegues uma foto a ISO25600 com pouco ruído para uma APS-C:

https://www.forumfot...s-70d/?p=459248

Editado por Azathoth, 15 Novembro 2018 - 14:15 .

Partilhar Post #36 iznougudpt

iznougudpt

• Membro
  • Registo: 07/06/2012

Publicado 16 Novembro 2018 - 14:23

IPhone XS........RIP

HAIL THE NEW KING!!!

Só falta convencer o objecto que se está a fotografar para estar quietinho uns 7 segundos e não tremer muito ou abanar muito o telemóvel enquanto se fotografa.

Mas que fica bonito fica.

Partilhar Post #37 recycle bin

recycle bin

• Membro
  • Registo: 20/09/2011

Publicado 16 Novembro 2018 - 14:37

Sei que pelo menos a Canon 70D faz o mesmo (ou algo semelhante). Tira um burst de várias fotos e compila um jpeg apenas. Consegues uma foto a ISO25600 com pouco ruído para uma APS-C:

https://www.forumfot...s-70d/?p=459248

a minha velhinha Canon S90 também já fazia isso

IT Partilhar Post #38 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 16 Novembro 2018 - 18:17

é tal e qual.

Partilhar Post #39 PedroA

PedroA

• Membro
  • Registo: 09/01/2018

Publicado 04 Dezembro 2018 - 10:09

https://www.dpreview...it-mode-feature

Sei que não é a Apple, mas fica aqui a nota. Pelos vistos é recorrente na Samsung e na Huawei! xD :ph34r:

Partilhar Post #40 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro
  • Registo: 14/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 04 Dezembro 2018 - 11:36

https://www.dpreview...it-mode-feature

Sei que não é a Apple, mas fica aqui a nota. Pelos vistos é recorrente na Samsung e na Huawei! xD :ph34r:

A Apple já o fez varias vezes!