Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Canon 6D Mark II Gama dinâmica

• Por favor inicie sessão para responder
20 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 JUGULATOR

JUGULATOR

• Membro
  • Registo: 31/03/2011
    • Local: Moimenta da Beira

Publicado 03 Novembro 2018 - 15:04

Boa tarde. Estou a pensar em comprar a Canon 6D MII, sou amador e penso usar a máquina para retrato e fotografia de rua, e ocasionalmente paisagem. Estive a ver umas reviews online no YouTube e em fóruns e a crítica à falta de gama dinâmica da máquina é constante e muito frisada. Será que para a minha utilização tem pouca interferência ou é mesmo uma deficiência da máquina. Actualmente tenho uma 550D.
Obrigado, Fernando Pereira.

Editado por JUGULATOR, 03 Novembro 2018 - 18:22 .

Anúncios

Partilhar Post #2 Cosmic

Cosmic

• Membro
  • Registo: 13/09/2016
    • Local: Nassau

Publicado 03 Novembro 2018 - 22:17

Tem gama dinâmica que chegue para fazer o que dizes.

Mesmo para paisagem é boa máquina, há melhores, mas se gostas de Canon a 6DII é boa opção.

Que lentes tens?

A Nikon D610 tem mais gama dinâmica, mas não tens lentes mais acessíveis como na Canon, mas é outra opção.

EDIT: A 6DII tem praticamente a mesma gama dinâmica que a 5DI de 2005.

Dá uma vista no perfil de um mesmo aqui do fórum que faz fotos de paisagem que eu gosto bastante, é com uma 5DI, ou seja, não é só a máquina que conta, tu tens que saber controlar a máquina.

www.flickr.com/photos/ricardopestana2012/

Sinceramente uma máquina lançada à pouco tempo tinha que ter muito mais gama dinâmica, mas não tem, e se para ti esse é o ponto fulcral numa máquina, vai para a Nikon D750 que ronda o mesmo preço.

Pensa bem antes de comprares.

Cumps

Editado por Cosmic, 03 Novembro 2018 - 23:07 .

Partilhar Post #3 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 03 Novembro 2018 - 23:07

E se é para retrato e street, se calhar a 6D hoje em dia não seria a escolha ideal. 

Partilhar Post #4 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 03 Novembro 2018 - 23:39

E se é para retrato e street, se calhar a 6D hoje em dia não seria a escolha ideal.

Então o que seria o ideal?

Não esquecer que o OP também quer fazer paisagem.

Partilhar Post #5 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 04 Novembro 2018 - 00:44

Então o que seria o ideal?

Não esquecer que o OP também quer fazer paisagem.

Sony A7II é mais barata, tem resolução semelhante, estabilizador no corpo, maior gama dinâmica, focagem no olho, mais pequena, mais leve.
Para quem quer fazer retratos, a focagem no olho, detecção de rosto e a possibilidade de meter o ponto de focagem em quase qualquer parte da frame são uma grande vantagem.
Para fazer fotografia de rua, a sony com uma 35 f2.8 é extremamente leve, compacta e discreta. Com a estabilização no corpo e gama dinâmica extra, parece-me que pode ser uma máquina mais interessante que uma 6DII. Street não é a minha praia, mas a possibilidade de ver logo a imagem a preto e branco, com contraste ajustado, antes de tirar a foto também me parece que pode ser uma mais valia. 

E com estabilizador no corpo, bom iso, boa gama dinâmica e resolução semelhante à canon, para paisagem não vejo onde fique pior que a 6DII. 

Partilhar Post #6 toy77

toy77

• Membro
  • Registo: 31/10/2009
    • Local: Portalegre

Publicado 04 Novembro 2018 - 00:52

lol

IT Partilhar Post #7 JUGULATOR

JUGULATOR

• Membro

Publicado 04 Novembro 2018 - 01:09

Obrigado pelo feedback. Eu vou comprar só o corpo para já, ainda não sei bem que objectiva compre depois mas talvez uma 24-105.

Partilhar Post #8 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 04 Novembro 2018 - 09:59

Cuidado com as opiniões elas são sempre dadas mas quase sempre com segundas intensões. Dar opinião e encontrar defeitos em produtos de grande consumo tornou-se uma atividade muito popular na Internet.

Não há a máquina ideal para determinado utilizador ou fim.

Não percebo nada de máquinas mas parece-me que no teu caso, para se dar uma opinião honesta tem de se começar por colocar algumas questões:

Tens uma 550D e que lentes?

O que gostas/não gostas nela?

O que te faz procurar outra máquina?

IT Partilhar Post #9 JUGULATOR

JUGULATOR

• Membro

Publicado 04 Novembro 2018 - 15:02

Não há a máquina ideal para determinado utilizador ou fim.

Não percebo nada de máquinas mas parece-me que no teu caso, para se dar uma opinião honesta tem de se começar por colocar algumas questões:

Tens uma 550D e que lentes?
O que gostas/não gostas nela?
O que te faz procurar outra máquina?[/quote

Tenho uma 28-55, uma 55-250 e uma 50mm. Tenho mais umas muito antigas manuais com adaptadores hélios 44-4 por ex. Mas queria passar para o full frame, e gostava de ter uma máquina com melhor qualidade.

Editado por JUGULATOR, 04 Novembro 2018 - 15:03 .

Partilhar Post #10 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 04 Novembro 2018 - 15:21

Tenho uma 28-55, uma 55-250 e uma 50mm. Tenho mais umas muito antigas manuais com adaptadores hélios 44-4 por ex. Mas queria passar para o full frame, e gostava de ter uma máquina com melhor qualidade.

A 28-55 e a 55-250 são EF-S? As lentes EF-S não dão para FF, a 50mm dá e as manuais com adaptador também.

Vais ter que investir numa lente zoom, 24-70mm f/4 por exemplo.

As lentes para máquinas FF não são baratas :)

Já viste a 80D, precisas mesmo de uma FF?

Editado por Cosmic, 04 Novembro 2018 - 15:25 .

IT Partilhar Post #11 JUGULATOR

JUGULATOR

• Membro

Publicado 04 Novembro 2018 - 18:25

A 28-55 e a 55-250 são EF-S? As lentes EF-S não dão para FF, a 50mm dá e as manuais com adaptador também.
Vais ter que investir numa lente zoom, 24-70mm f/4 por exemplo.
As lentes para máquinas FF não são baratas :)
Já viste a 80D, precisas mesmo de uma FF?

Tenho uma Sigma 15-30mm f/3.5-4.5 EX DG Aspherical para Nikon, que uso na minha 550D com adaptador, em modo manual. A 80 também é opção. As minhas lentes são EF-S sim. Eu estou à espera de arranjar a 6D com um desconto considerável, daí a minha fixação.

Partilhar Post #12 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 04 Novembro 2018 - 21:20

Tenho uma Sigma 15-30mm f/3.5-4.5 EX DG Aspherical para Nikon, que uso na minha 550D com adaptador, em modo manual. A 80 também é opção. As minhas lentes são EF-S sim. Eu estou à espera de arranjar a 6D com um desconto considerável, daí a minha fixação.

Dizes que queres gama dinâmica e só falas na 6DII quando foste tu que puseste em causa a compra da 6DII por a máquina ter DR muito abaixo do esperado, não comentas-te mais nada, nem do que precisas para paisagem, que tipo de fotos queres ter mais qualidade.

A 6DII não é máquina para brincar com sombras nem errar muito na exposição.
Ou seja, pouca DR.

Pensa bem antes de comprares.

Cumps

Editado por Cosmic, 04 Novembro 2018 - 21:28 .

Partilhar Post #13 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 04 Novembro 2018 - 21:51

Tirada hoje com uma câmara com gama dinâmica ainda inferior à 6D mk2, cerca de 1 stop:

30780604467_75f98f47df_h.jpgUntitled by Ricardo Pestana, on Flickr

Não, não tem nada queimado. Subi as sombras +76 e a exposição + 0.87 no Lightroom. Uma exposição apenas. Tirada a ISO50.

Editado por Azathoth, 04 Novembro 2018 - 22:00 .

Partilhar Post #14 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 04 Novembro 2018 - 22:55

As lentes que tens canon não vão servir, tirando a 50mm. E lentes mais antigas, numa mirrorless ganham outra vida. 
A sony com o estabilizador no corpo torna as lentes m42 em lentes estabilizadas, com focus peaking mostra-te onde está a focar, podes fazer zoom de 10x na imagem antes de tirar a foto para garantir que está onde queres. 

E se gostas de lentes antigas, nas mirrorless tens um mundo de lentes novo. Lentes que antes não encaixavam na canon, numa A7 encontras adaptadores por 15€. 

Partilhar Post #15 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 04 Novembro 2018 - 23:02

Tirada hoje com uma câmara com gama dinâmica ainda inferior à 6D mk2, cerca de 1 stop:

https://farm2.staticflickr.com/1926/3078...Untitled by Ricardo Pestana, on Flickr

Não, não tem nada queimado. Subi as sombras +76 e a exposição + 0.87 no Lightroom. Uma exposição apenas. Tirada a ISO50.

Boa foto em 1° lugar.

2° a DR da 6DII é praticamente igual à tua 5DI, é só ir ao dxo.

Não estamos a falar de 2 ou mais stop, porque se fosse não ficavas com a foto sem informação ou com o céu estourado.

Numa Nikon D750 que anda no preço da 6DII a DR é muito maior, podes subir 2 stops ou mais que quase não se nota ruído.

Estamos aqui a falar sobre gama dinâmica e o OP pode até bem editar as fotos, podem sair em jpeg, que aí sim a Canon é melhor, tons de pele mais suaves, cores mais naturais.

Eu uso Canon e gosto mais, mas a Canon podia oferecer mais DR nas máquinas actuais, já que tem lentes melhores e um pouco mais baratas que a concorrência directa.

Cumps

Partilhar Post #16 TDspotter

TDspotter

• Membro
  • Registo: 19/02/2017
    • Local: Lisboa

Publicado 05 Novembro 2018 - 11:02

As lentes que tens canon não vão servir, tirando a 50mm. E lentes mais antigas, numa mirrorless ganham outra vida. 
A sony com o estabilizador no corpo torna as lentes m42 em lentes estabilizadas, com focus peaking mostra-te onde está a focar, podes fazer zoom de 10x na imagem antes de tirar a foto para garantir que está onde queres. 

E se gostas de lentes antigas, nas mirrorless tens um mundo de lentes novo. Lentes que antes não encaixavam na canon, numa A7 encontras adaptadores por 15€. 

+1

Tive há pouco tempo com a mesma decisão que tu, só tinha apenas a 50mm que me agarrava à Canon. Mesmo assim fui em frente e comprei a 6dII, se quiseresm sumbir as sombras nem que seja um bocadinho nota-se logo ruído na imagem, a qualidade não é de todo boa. Juntanto ao facto de a 50mm nem as lentes manuais serem estabilizadas na Canon, digo-te que apenas irias ficar satisfeito ao usares um tripé, alem de que o setup fica mais caro.

Para teres noção, a Canon está à volta dos 1699€ só o corpo, eu há umas semanas apanhei a sony a7II + lente kit + lente 50 1.8 + bolsa + cartão de memória a 1359€ (muito mais em conta e com melhor setup). Se gostas de vídeo nem pensava duas vezes e atirava-me de cabeça para a sony, foi o que fiz e não estou nem um pouco arrependido, poupei dinheiro e já tenho um bom "starter kit"

Partilhar Post #17 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 05 Novembro 2018 - 11:32

A Canon 6D II tem um ruído a ISO elevado bastante superior ao da Sony A7 II, principalmente se usares JPEGs nativos. Se vais fazer mais uso da máquina em retrato ou cenas em luz muito baixa, a Canon é a melhor opção. Foi com base neste tipo de fotografia e nos tons de pele que a máquina entrega que fui para a Canon, para ter o mínimo de trabalho possível em edição ou mesmo não ter nenhum. Outro aspecto muito importante que me fez escolher a Canon foi o live view muito melhor implementado.

Tão boa como a 6D II, ou pelo menos quase tão boa no que toca aos JPEGs nativos, as D750/D610 também são excelentes, e estas têm uma enorme vantagem na gama dinâmica e na recuperação de sombras, o que é muito importante em paisagem. 

Vivi muito tempo com uma Nikon D700 que tinha tanta gama dinâmica como a 6D II, ou se calhar até menos. Nessa altura fiz muitas fotos de paisagem, mas raramente tive de recuperar sombras. Mais frequente era a necessidade de recuperar luzes altas... é uma questão de se expôr com maior precisão na hora de fazer a foto.

IT Partilhar Post #18 JUGULATOR

JUGULATOR

• Membro

Publicado 08 Novembro 2018 - 18:35

Obrigado a todos pela ajuda.

Partilhar Post #19 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 08 Novembro 2018 - 21:17

Obrigado a todos pela ajuda.

Já te decidiste? Que máquina vais comprar?

Cumps

IT Partilhar Post #20 JUGULATOR

JUGULATOR

• Membro

Publicado 09 Novembro 2018 - 15:28

Sim, Comprei a 6D mark II sem objectiva. Gostei de todas as maquinas que vocês sugeriram, mas sinto-me confortável com a canon.