Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Conversor RAW para Fujifilm (ou outras marcas) - Capture One, Lightroom,... ?

• Por favor inicie sessão para responder
75 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 30 Outubro 2018 - 15:33

Olá malta,

Creio que este tema interessa em particular os utilizadores Fujifilm, mas poderá interessar utilizadores de outras marcas também.

No meu caso particular, estou mesmo numa situação em que preciso de pensar o que fazer a seguir no tocante a conversores RAW/editores de fotos.

Até agora usei sempre o Adobe Lightroom (LR). Mesmo quando mudei para Fujifilm, e apesar dos "avisos" de que não era o conversor mais indicado para os ficheiros X-Trans da Fujifilm, mantive-me com o LR.

Entretanto, a Adobe mudou a sua forma de cobrar o licenciamento do LR, mas eu mantive-me a usar a última versão do LR anterior a esta mudança de licenciamento. Não consigo justificar pagar o que a Adobe está a pedir pelo novo LR.

Comprei recentemente a Fujifilm X-T3. Como se trata de uma câmara nova, deixei de ter o seu suporte no LR antigo que tenho. Aparentemente, entretanto, a Adobe já suporta os ficheiros da nova X-T3, mas só está disponível para os utilizadores do "novo" LR (cujo custo de licenciamento não consigo justificar).

Deparei-me, portanto, com a seguinte situação: não tenho um conversor RAW para os ficheiros da minha câmara.

Podia ponderar aceitar o que a Adobe está a pedir pelo novo LR, mas o factor preço e o facto de saber que a Adobe continua a fazer um trabalho fraco na conversão dos ficheiros X-Trans pendem para a minha decisão de dizer adeus ao LR.

Nos dias que correm tenho usado exclusivamente os ficheiros JPEG da Fujifilm (fantásticos) e feito pequenos ajustes na versão de LR que ainda tenho. Mas isto "sabe a pouco".

Há alternativas no mercado para conversores RAW. Desde logo, o conversor RAW "oficial" da Fujifilm - o Silkypix. Mas é quase uma "não alternativa" dadas as limitações do software. Pode dar para desenrascar em caso de necessidade, mas não a considero como uma solução duradoura e de futuro.

Depois, há marcas com soluções mais completas e que competem diretamente com o LR, nomeadamente a Capture One que anunciou o seu suporte dos ficheiros X-Trans da Fujifilm. Curioso, fui ver reviews e parece um conversor muito promissor. A maior parte dos "reviewers" aconselham este conversor para os utilizadores Fujifilm. Parecia ter tudo para fazer "match", não fosse custar mais de 200€. Pelo menos não é subscrição mensal ou anual como o LR, é mesmo uma licença "perpétua" (dizem eles...).

Não sei se deva investir o dinheiro num novo conversor como o Capture One... Estou numa indecisão.

E os outros utilizadores Fujifilm aqui do fórum, como estão a tratar os vossos ficheiros .RAF?

Anúncios

Partilhar Post #2 Shadow_

Shadow_

• Membro
  • Registo: 17/09/2013

Publicado 30 Outubro 2018 - 16:51

Eu tive, e ainda ando numa situação idêntica á tua embora, apenas pelo facto de me custar muito pagar mensalmente para ter o Lightroom/Photoshop. Também me custa justificar o pagamento mensal para o tipo de utilização que dou.

No meu caso, Sony, o Capture One fica por 50€ o que é um preço muito bom.

Usei durante os 30 dias experimentais e gostei mas falta uma coisa á qual dou valor: a capacidade de catalogação do lightrrom! Se conseguisse um software para catalogar com as características/Capacidades do lightroom, mudava.

O Capture One iria obrigar a uma curva de aprendizagem mas julgo que seria rápida.

Ainda abri um tópico com uma discussão idêntica á pouco tempo.

Partilhar Post #3 gideon

gideon

• Novo Membro
  • Registo: 26/02/2008
    • Local: Aveiro

Publicado 30 Outubro 2018 - 17:11

Olá a todos. Também passei pelo mesmo quando troquei o sistema Canon pela Fuji (XT-2). Adquiri o Iridient X-Transformer, e o meu workflow passou em converter os raf em eng e depois fazer as minhas edições no LR.
Decidi experimentar o Capture One e ver por mim próprio quais as diferenças. De facto os raf ganham outra vida. Já comparei com os dng revelados pelo X-Transformer e com os raf revelados pelo LR e não tem nada a ver. Imagens mais sharp e sem aqueles artefactos, os conhecidos "worms". Do pouco que ainda experimentei, acho um bocado menos intuitivo que o LR, mas é tudo uma questão de tempo e habituação. Ainda preciso de mais tempo para conclusões, mas no que diz respeito a qualidade das imagens dos sensores X-Trans da Fuji, estou conquistado.

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk

Partilhar Post #4 Ego Zarolho

Ego Zarolho

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Local: Estoril
    • Fuji X-Pro1, X-Pro2, X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 30 Outubro 2018 - 22:07

Sou subscritor da Adobe por várias razões, a principal das quais é o Lightroom ser o centro de um sistema completo, desde a importação, catalogação e gestão de biblioteca, exportação, sincronização com o iPhone e iPad, edição externa no Photoshop, criação de Portfólio (página web), etc. Já uso o sistema há tempo suficiente para o conhecer bem e cobrir eficazmente todas as minhas necessidades. E, sinceramente, acho a qualidade com os raw da Fuji (só uso raws) mais do que suficiente. Quanto ao preço, atendendo às actualizações que vai levando, parece-me razoável. Nunca mais gastei dinheiro em nenhum outro software.

Partilhar Post #5 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 30 Outubro 2018 - 22:43

Sou subscritor da Adobe por várias razões, a principal das quais é o Lightroom ser o centro de um sistema completo, desde a importação, catalogação e gestão de biblioteca, exportação, sincronização com o iPhone e iPad, edição externa no Photoshop, criação de Portfólio (página web), etc. Já uso o sistema há tempo suficiente para o conhecer bem e cobrir eficazmente todas as minhas necessidades. E, sinceramente, acho a qualidade com os raw da Fuji (só uso raws) mais do que suficiente. Quanto ao preço, atendendo às actualizações que vai levando, parece-me razoável. Nunca mais gastei dinheiro em nenhum outro software.

+1

...percebo outras necessidades mas...o preço?...é menos que um café por dia, pelo PS+LR...!

FK

Partilhar Post #6 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro
  • Registo: 03/10/2016
    • Local: porto

Publicado 30 Outubro 2018 - 23:41

também estou a ponderar deixar o Lightroom.. ainda por cima com estas novas actualizações o programa está pesadíssimo e sim o meu computador é recente, não sei o que andaram a inventar, mas tenho falado com alguma malta que também se anda a queixar do mesmo.

Partilhar Post #7 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 31 Outubro 2018 - 00:02

Eu uso o capture one e estou satisfeito. 

Partilhar Post #8 zyThuM

zyThuM

• Membro
  • Registo: 10/12/2016

Publicado 31 Outubro 2018 - 08:21

+1

Partilhar Post #9 Marco Rosado

Marco Rosado

• Membro
  • Registo: 08/12/2012
    • Local: Lisboa
    • O saber ocupa o lugar da ignorância...

Publicado 31 Outubro 2018 - 08:24

Já usei o C1 para câmaras Canon e Olympus, e o resultado foi muito mais interessante. Estou tão habituado ao Lr que não me adaptei... Mas recomendo!

Partilhar Post #10 recycle bin

recycle bin

• Membro
  • Registo: 20/09/2011

Publicado 31 Outubro 2018 - 08:52

Eu uso o Capture One e não penso voltar ao lightroom, mas uso Sony e por isso custava 50 euros, e este preço torna-se imbatível, se usasse outra marca a diferença de preço teria de ser bastante para me dar ao trabalho de mudar todo o meu workflow

Partilhar Post #11 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 31 Outubro 2018 - 09:18

Começo a ficar cansado do LR e PS, caro, pesado para o meu sistema e para o que faço com eles.

Para quem compra uma Sony o Capture One fica por 50€?

O Capture One trabalha com layers?

Abre ficheiros PSD?

Agradecido!

Partilhar Post #12 Shadow_

Shadow_

• Membro
  • Registo: 17/09/2013

Publicado 31 Outubro 2018 - 09:22

Aproveitando este tópico, tirando o Lightroom e Playmemories, conhecem um software que faça de catálogo?

Adoro o Lightroom e Photoshop mas julgo que o C1 faz quase tudo o que preciso, de forma menos exigente para o hardware mas fica a faltar um software para gerir o catálogo.

Partilhar Post #13 PedroA

PedroA

• Membro
  • Registo: 09/01/2018

Publicado 31 Outubro 2018 - 09:39

Eu também gostaria de dar o salto para o C1, mas infelizmente não tenho PC para ele. Assim que sair uma versão móvel, sou logo o primeiro! Até já pensei comprar um Surface e meter o iPad pro de lado...mas não dá para tudo.

Também uso o Lightroom Mobile e cada vez mais descontente.

Para quem edita em sistema android e iOS, a solução alternativa que tenho é o Snapseed da Google. Não é mau de todo, edita RAW da Fuji e outras marcas(cheguei a editar RAW da Canon há uns anos atrás). Não sei se já está preparado para estas máquinas mais recentes, como a x-T3, mas como é gratuito, nada como experimentar.

Editado por PedroA, 31 Outubro 2018 - 09:41 .

Partilhar Post #14 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 31 Outubro 2018 - 11:06

Eu também gostaria de dar o salto para o C1, mas infelizmente não tenho PC para ele. Assim que sair uma versão móvel, sou logo o primeiro! Até já pensei comprar um Surface e meter o iPad pro de lado...mas não dá para tudo.

Também uso o Lightroom Mobile e cada vez mais descontente.

Para quem edita em sistema android e iOS, a solução alternativa que tenho é o Snapseed da Google. Não é mau de todo, edita RAW da Fuji e outras marcas(cheguei a editar RAW da Canon há uns anos atrás). Não sei se já está preparado para estas máquinas mais recentes, como a x-T3, mas como é gratuito, nada como experimentar.

Continuo sem conseguir editar RAW em Snapseed no iPad Pro, que entretanto comprei. Se me quiseres dar umas luzes :)

Sempre que edito no snapseed, edito apenas o jpegs. quando quero editar os RAW's, só me "ajeito" com o PS...que ainda puxa bastante da máquina.

Tenho o C1 e o LR instalados, mas não consigo editar com eles. Aprendi no PS e parece-me tudo mais confuso...

Para quem fala em catálogos do LR, eu crio uma espécie de catálogos no Bridge e vou editando a partir daí...

Partilhar Post #15 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro
  • Registo: 14/04/2008

Publicado 31 Outubro 2018 - 11:38

Edito um casamento inteiro (média de 800 fotos) num Surface muito modesto (i5, 8GB RAM) e não tenho qualquer problema com o LR.

Por 10 euros mês (valor sem IVA) é um descanso ter todo o software que preciso (LR, Photoshop, Bridge) sem preocupações!

Para o pessoal do iOS, vem aí o Photoshop e companhia optimizado para iPad!

IT Partilhar Post #16 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011

Publicado 31 Outubro 2018 - 12:36

Acho que um dos problemas do momento é que o mercado (estou a referir-me aos maiores - Adobe e PhaseOne) oferece opções "overkill" para quem é mais modesto/amador/o_que_lhe queiram_chamar. Eu não preciso de Photoshop, não preciso de layers e funções "pro", mas a verdade é que tanto a Adobe como a PhaseOne não oferecem uma opção assim.

Depois, o preço de ambas as opções é muito puxado. Estava habituado a um Lightroom que custava menos de 100€ e durava uns anitos. Agora não há opção por menos do que isso por ano...

Partilhar Post #17 gideon

gideon

• Novo Membro

Publicado 31 Outubro 2018 - 13:06

Começo a ficar cansado do LR e PS, caro, pesado para o meu sistema e para o que faço com eles.

Abre ficheiros PSD?

Agradecido!

Abre ficheiros PSD?

Agradecido!

Capture trabalha com layers. É onde podemos fazer todos os local adjustments.
Tal como o LR, podemos editar imagens usando o Edit in e escolher o PS.

Penso que abre PSD, mas não tenho a certeza, ainda não experimentei.

Existe o Capture One apenas com suporte para Sony e existe o Capture One com suporte para Fujifilm. Não sei os preços, mas devem ser os 50€ que falaram aqui.

Acho o C1 um pouco mais complicado que o LR, mas com a prática vai-se tornando mais fácil.
Existe uma função, não sei se também existe no LR (nunca me apercebi), que é um gênero de focus peaking, que permite, quando estamos a escolher as fotos, ver quais estão com a focagem como queremos e quais não estão. Muito útil, na minha opinião.

Partilhar Post #18 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 31 Outubro 2018 - 13:16

Os problemas/queixas de lightroom lento são mais que muitos , mas tanto acontecem num I3 com 4G de RAM com num I7 com 32gb ... o que vem confirmar que não é um problema das máquinas(embora tenham influência óbvio!)..... Um catálogo optimizado , de preferência num SSD e previews dos ficheiros em modo standard e o lightroom corre em qualquer máquina modesta lindamente.

Quanto ao preço, são 150€ por ano OK..... se for um custo estou “como o outro” “acima de ZERO é caro!!!...
Se for um investimento é quase dado tendo em conta os “problemas” que resolve.

Partilhar Post #19 gideon

gideon

• Novo Membro

Publicado 31 Outubro 2018 - 13:23

Será que me podem dizer, onde viram o preço de 50€? Fui agora ver os preços e andam tanto para Sony como para Fujifilm 219€.

Partilhar Post #20 recycle bin

recycle bin

• Membro
  • Registo: 20/09/2011

Publicado 31 Outubro 2018 - 13:52

Fui ver agr e os preços do C1, versao
Sony, aumentaram bastante!! Eu ainda comprei o Capture One Pro 11 por cerca de 50 euros, e tive uma versão anterior ainda mais barata... Acabou o que era bom... Nem sabia que eles já tinha uma versão Fuji