Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Fomapan - alguém conhece?

• Por favor inicie sessão para responder
6 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Marco Rosado

Marco Rosado

• Membro
  • Registo: 08/12/2012
    • Local: Lisboa
    • O saber ocupa o lugar da ignorância...

Publicado 30 Outubro 2018 - 09:51

Boas pessoal!
Fotografo em digital há algum tempo, e, queria iniciar-me em filme mas sem estourar a carteira numa fase inicial 😁.
Deparei-me com esta marca à procura de filmes preto e branco baratos.
Alguém conhece? Opiniões?
Já agora, ainda não tenho como ser eu a revelar, por isso estou dependente de serviços externos, como tal acabo por não ter controlo no processo de revelação...
Agradeço desde já todo o feedback

Anúncios

Partilhar Post #2 jssaraiva

jssaraiva

• Membro
  • Registo: 30/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 31 Outubro 2018 - 11:43

Olá,

Conheço e gosto bastante em ASA 100 e 400, embora continue a gostar mais dos equivalentes Ilford FP4+ e HP5+, especialmente no caso deste último. Os meus resultados em 200 não me agradaram tanto, mas ainda há pouco alguém me dizia ter ficado muito satisfeito com a versão 200. Isto sempre em médio-formato, o filme será o mesmo em 135 mas alguns aspectos visuais variam naturalmente. 

Convém não ser revelado em rodinal (os laboratórios constumam informar que revelador usam, se questionado) pois ganha muito grão (a não ser que seja isso o desejado).

O papel também é bastante bom. 

JS

IT Partilhar Post #3 Marco Rosado

Marco Rosado

• Membro

Publicado 31 Outubro 2018 - 15:38

Obrigado. Já tinha lido por alto qualquer coisa sobre a revelação com Rodinal. Para já só tenho 35mm. O médio formato é para futuras núpcias...
Já agora, algum sítio em Lisboa que recomendes para revelar e digitalizar?

Partilhar Post #4 jssaraiva

jssaraiva

• Membro
  • Registo: 30/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 31 Outubro 2018 - 19:17

Por Lisboa não conheço.

IT Partilhar Post #5 Marco Rosado

Marco Rosado

• Membro

Publicado 31 Outubro 2018 - 20:45

Por Lisboa não conheço.

Obrigado na mesma!

Partilhar Post #6 fvieira

fvieira

• Novo Membro
  • Registo: 10/03/2016

Publicado 19 Novembro 2018 - 10:54

Boas,

eu já usei muitos Fomapan 100, gosto bastante e é um rolo que tem uma excelente relação qualidade/preço, ideal para exterior devido à velocidade.

Há duas semanas usei o Fomapan 400 e gostei bastante dos resultados, recomendo vivamente.

Comecei a revelar em casa com o XTOL da Kodak e ao contrário do Rodinal, este apresenta muito menos grão. Acho que isso depois varia do gosto de cada um.

Recomendo o Fomapan, por ser mais barato não quer dizer que não seja bom  ^_^ , desconheço o 200.

Vê em www.niobo.pt, podes mandar vir de um dia para o outro com os portes em somente 3,90€ para qualquer encomenda e os preços dos rolos sao relativamente mais baratos que em qualquer loja em lisboa e arredores.

Quanto à revelação, eu revelo os meus próprios rolos PB em casa, não sou muito exigente com a coisa mas tem resultado, com alguns erros à mistura mas faz parte do processo de evolução.

Nunca revelei rolos de outros fotógrafos, e acredito que o grau de responsabilidade é grande, por isso convém dominar a cena. Poderei tentar ajudar caso estejas muito "à rasca" mas não sou nenhum profissional da coisa  :)

Sítios para revelar em Lisboa recomendo a Print Factory na Lx Factory (Alcântara), sendo que a PB a revelação deve demorar 2 ou 3 dias pois os rolos são enviados para laboratório. Se for rolos a cores e quiseres somente a revelação, só tens que esperar 10/15 minutos (que é como eu faço). Já há máquinas que fazem esse processo todo.

Espero ter ajudado  :th_up:

IT Partilhar Post #7 Marco Rosado

Marco Rosado

• Membro

Publicado 19 Novembro 2018 - 17:45

Obrigado a todos! Acho que vou arriscar. Pelo preço também o prejuízo não é grande 😁
Depois publico o resultado 👍