Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Revelação?

• Por favor inicie sessão para responder
11 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 fvieira

fvieira

• Novo Membro
  • Registo: 10/03/2016
    • Local: Lisboa

Publicado 29 Outubro 2018 - 12:20

Bom dia,

Nos últimos anos tenho-me dedicado exclusivamente à fotografia analógica, e cada vez procuro aprender mais. O processo de revelação acaba por ser o mais difícil pela sua minuciosidade. 

Não vi ou então procurei mal, um tópico aqui no forum que fale nesse processo... somente encontrei lojas e outros sítios que revelam.

Há alguém aqui no forum que faz em casa ou noutros locais a revelação dos seus filmes?

Gostaria de ter umas dicas sobre este processo, uma vez que os meus últimos rolos têm saído todos sem nada (não, não ando a misturar revelador e fixador ou a colocar fixador primeiro).

Acaba por ser frustrante e dispendioso.

Obrigado  :mestre:

Anúncios

Partilhar Post #2 APAF

APAF

• Membro
  • Registo: 11/11/2005

Publicado 29 Outubro 2018 - 17:09

Quando vês o resultado da revelação os filmes têm impressos nos bordos a marca e o tipo?

Se sim o processo de revelação correu bem, mas não registas-te a imagem. Provávelmente problemas na máquina (pode ser o obturador).

Se não, é porque o processo de revelação correu mal e há algum erros durante a revelação. 

Precisava de mais informações sobre o resultado.

IT Partilhar Post #3 fvieira

fvieira

• Novo Membro

Publicado 30 Outubro 2018 - 09:59

Quando vês o resultado da revelação os filmes têm impressos nos bordos a marca e o tipo?

Se sim o processo de revelação correu bem, mas não registas-te a imagem. Provávelmente problemas na máquina (pode ser o obturador).

Se não, é porque o processo de revelação correu mal e há algum erros durante a revelação. 

Precisava de mais informações sobre o resultado.

Bom dia,

obrigado pela resposta.

Não, o rolo sai todo ele transparente. Aconteceu-me com dois HP5 e 1 mês antes revelei dois rolos Fomapan 100 e saíram todos eles bem. As máquinas estão boas e no meio dos HP5 fotografei com rolos a cores e saíram bem, mas estes não revelei em casa. Exclui a hipótese de ser das máquinas.

No meio disto tudo, eu renovei o fixador para uma garrafa de litro com a diluição 1+4 como sugere na embalagem (Adofix). Será do fixador? Tenho duvidas, pois ele não remove os impressos nas bordas ou até mesmo a imagem. Custa-me a crer que seja do revelador mas já acredito em tudo, mas penso que neste momento é o que faz mais sentido.

O stopper terá alguma coisa a dizer?

:mellow:

Partilhar Post #4 APAF

APAF

• Membro

Publicado 30 Outubro 2018 - 15:40

Se não te aparecem as referências nos bordos é devido ao processo de revelação e do revelador em particular. Podem ser várias as causas. os problemas mais frequentes são:

- diluição a mais

- revelador exauto ou fora de prazo 

- ordem dos liquidos incorreta

- temperatura e/ou agitação desadequada.

e ainda há mais. 

Quanto ao fixador não será, porque aquilo que aconteceria era o filme mudar de cor ou até velar.

Que revelador estás a usar para o HP5?

IT Partilhar Post #5 fvieira

fvieira

• Novo Membro

Publicado 30 Outubro 2018 - 16:45

Pois, mas tenho usado as mesmas medidas:

1+25 - 16ml/384ml.

Revelador/Paragem/Fixação/Lavagem. Respeitando os tempos.

Temp: 19º/20º

A agitação é a mesma de sempre.

É possível um revelador ficar fora do prazo em apenas 3/4 semanas?

Uso o R09.. ou usava, vou passar para o XTOL.

É possível ser dos rolos?

Partilhar Post #6 APAF

APAF

• Membro

Publicado 30 Outubro 2018 - 18:56

O R9 é o antigo Rodinal. A diluição está bem. Pode ser 1+25 ou 1+50 podendo ainda a diluição ser maior. Só que é de uso único. Nomeadamente o R9 one shot.

Logo se o usares de novo não revela. O mesmo acontece se tiver oxidado (o ar que fica no frasco depois de aberto). Daí os rolos não terem os bordos impressos.

É um excelente revelador e pode vir sob a designação Adox Rodinal ou R9. Que eu saiba é sempre de uso único.

É também um revelador de grão fino, mas bastante sensível. Depois de abrir o frasco começa ao fim de algum tempo a ficar escuro. Pela experiência diria que dura no máximo mês e meio. A partir daí é para deitar fora.

Quanto ao XTOL sei que a diluição é de 1+3, o que pode sair caro. 

IT Partilhar Post #7 fvieira

fvieira

• Novo Membro

Publicado 05 Novembro 2018 - 12:54

Exactamente.

Comprei-o há quase 2 anos e já revelei muitos rolos com ele. 

Estranho, revelei dois rolos Fomapans com intervalo de somente 1mês e os dois HP5's terem ficado assim, sem nada. Tinha ideia que os reveladores iam perdendo as suas propriedades durante o tempo e não de uma vez.

O XTOL, são 5 litros.. não sei se pode compensar ou não. Veremos, já o comprei e hoje faço a mistura (com água destilada).

Quanto à diluição tens várias, desde stock a 1+4. É uma questão de tempo e contraste.  ^_^

A experimentar  ^_^

Partilhar Post #8 APAF

APAF

• Membro

Publicado 05 Novembro 2018 - 13:20

A diluição que tenho encontrado para o XTOL é de 1+1 a 1+4. É evidente que podes diluir mais ou menos e usar mais ou menos tempo e que isso tem consequências no contraste e no tempo, como de resto tu dizes, mas para um controle efetivo e não aleatório tens de determinar a sensibilidade efetiva do filme. A sensibilidade efetiva é obtida (resumidamente) primeiro com um pouco de filme dessa série (vem na caixa), depois fotografando uma escala de cinzentos, depois ainda revelando nas mesmas condições e raramente é o que vem na caixa. Já agora atenção que a Kodak dá ao XTOL dois meses de vida depois de aberto. 

Para o caso de precisares aqui fica mais alguma informação

http://imaging.kodakalaris.com/sites/uat/files/wysiwyg/pro/chemistry/J-109_Feb_2018.pdf

IT Partilhar Post #9 fvieira

fvieira

• Novo Membro

Publicado 05 Novembro 2018 - 14:17

E stock? Encontro bastantes.

https://www.digitalt...s=C&TimeUnits=D

Peca pela sua pouca durabilidade. Estou a pensar em armazenar em 5 garrafas de litro.

Partilhar Post #10 APAF

APAF

• Membro

Publicado 05 Novembro 2018 - 14:55

Vê se isto ajuda

os prazos de duração variam tb

http://www.covingtoninnovations.com/xtol/

IT Partilhar Post #11 fvieira

fvieira

• Novo Membro

Publicado 05 Novembro 2018 - 16:17

Parece-me bastante útil.

Obrigado. :)

IT Partilhar Post #12 fvieira

fvieira

• Novo Membro

Publicado Ontem, 17:41

XTOL revelou-se (piada :lol:  :lol:  :lol:  -_- ) bastante interessante !

Revelei um Rollei 400S e um Fomapan 400 em stock. Estou fã.