Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

"Olhó passarinho"

• Por favor inicie sessão para responder
14 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 17 Setembro 2018 - 15:28

Viva,

Estas férias andei a mastigar a forma de pedir a este "personagem" que me deixa-se fazer-lhe uns retratos...acedeu, logo que ganhei "lata" para lhe pedir.

A hora a que foi possível, era já tardia...aqueles 7, 8 minutos muito intensos do lusco fusco, em que a luz não sendo uma completa caca, também não era grande coisa.

Não pude subir mais o iso, obrigando-me a ter velocidades baixas...foi o que foi possível :(

No entanto, como contrapartida, assumi o compromisso de lhe enviar um dos retratos impressos...mas não sei qual deva enviar.

Sugestões, por favor?

43918089134_196aa5d15e_b.jpgIMG_0844 by Marco Cardoso, no Flickr

43918090914_fa15dc79bf_b.jpgIMG_0845 by Marco Cardoso, no Flickr

43918087014_09f533d083_b.jpgIMG_0851 by Marco Cardoso, no Flickr

Anúncios

Partilhar Post #2 PedroA

PedroA

• Membro
  • Registo: 09/01/2018

Publicado 17 Setembro 2018 - 15:33

Também não facilitas a vida ao pessoal. B)

Eu escolho a 3ª.

IT Partilhar Post #3 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 17 Setembro 2018 - 19:38

Também não facilitas a vida ao pessoal. B)
Eu escolho a 3ª.

Opah...fiz uma seleção bastante “fina”...tenho ali umas 30 :)

Também gosto muito da #3, mas fico um pouco com o pé atrás...p&b neste caso...o senhor está de luto (mínimo de 18 meses) pela perda do filho de 21 anos para um cancro fulminante. Mas em boa verdade, não gosto das cores...a única coisa que me faria optar pela cor, são os invulgares olhos azuis (num cigano).

Obrigado :th_up:

Partilhar Post #4 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 17 Setembro 2018 - 20:21

Eu sem dúvida que escolhia a #3. Desde a pose mais relaxada até ao melhor jogo com o fundo, em tudo acho-a melhor do que as duas primeiras.

Partilhar Post #5 zyThuM

zyThuM

• Membro
  • Registo: 10/12/2016

Publicado 18 Setembro 2018 - 07:37

E porque não imprimir mais do que uma foto?

As fotos P&B estão boas mas eu acabo por gostar mais da foto a cores, sinto mais ligação, talvez porque tem um crop maior. Mas acho interessante os tons azulados do cenário conjugados com a o azul dos olhos mais a barba farta e branca. Só tentava escurecer um bocado a camisa preta do senhor.

Tirando esses promenores, fizeste muito bem em falar com o senhor e pedires para tirar uma foto, é preciso ter coragem. Eu não sei se a teria. Parabéns!

Partilhar Post #6 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 18 Setembro 2018 - 08:38

O olhar na 3 está bem mais natural. Nas primeiras ele está muito rígido...

IT Partilhar Post #7 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 18 Setembro 2018 - 08:58

Eu sem dúvida que escolhia a #3. Desde a pose mais relaxada até ao melhor jogo com o fundo, em tudo acho-a melhor do que as duas primeiras.

Viva Rui, 

Tenho outras onde o homem está mais relaxado, e até a sorrir, mas mostra poucos dentes, e pareceu-me mal.

Obrigado  :th_up:

E porque não imprimir mais do que uma foto?

As fotos P&B estão boas mas eu acabo por gostar mais da foto a cores, sinto mais ligação, talvez porque tem um crop maior. Mas acho interessante os tons azulados do cenário conjugados com a o azul dos olhos mais a barba farta e branca. Só tentava escurecer um bocado a camisa preta do senhor.

Tirando esses promenores, fizeste muito bem em falar com o senhor e pedires para tirar uma foto, é preciso ter coragem. Eu não sei se a teria. Parabéns!

Viva,

É uma ideia, também já tinha pensado em enviar a #3 a P&B e a cores.

Quanto à edição, talvez tenhas razão, e estas ainda não sejam as versões "acabadas"

Este senhor, vi-o logo no primeiro dia que cheguei a Monte Gordo. Vou lá todos os anos, e acho bem pitoresco os cocheiros que passeiam o pessoal à noite pela cidade. Andei uns dias a mastigar a coisa e acabei por ter 5 minutos para fazer umas fotos. Tempo insuficiente, pois logo de seguida pensei...Raios...podia ter feito uma foto com ele ao lado do cavalo e do coche...mas quando pensei em voltar atrás, já estava ele a arrancar para mais uma viagem...

Talvez tenha perdido uma oportunidade, por, inesperadamente, ele aceder ao meu pedido, e não tive calma suficiente para pensar no que devia fazer.

Obrigado.

O olhar na 3 está bem mais natural. Nas primeiras ele está muito rígido...

Viva Ricardo.

A "rigidez", depois de saber a história dele, gostava de a ter captado de melhor forma. Tenho, como deves calcular, outras poses, mas estas 3 foram as que me pareceram, menos austeras, e até mais naturais.

Não era só eu que estava "tenso"...acho que o senhor estava tanto ou mais do que eu.

Obrigado!

Partilhar Post #8 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo

Publicado 18 Setembro 2018 - 13:03

Para mim a 3º é a que mais me cativa.

A primeira também me chama atenção, mas noutro sentido diferente do titulo, mais para o lado "fantasmagórico" Lobisomem! (o homem tem aquele look animal)

IT Partilhar Post #9 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 18 Setembro 2018 - 17:55

Para mim a 3º é a que mais me cativa.
A primeira também me chama atenção, mas noutro sentido diferente do titulo, mais para o lado "fantasmagórico" Lobisomem! (o homem tem aquele look animal)

Tem :) e tenho uma em que ele está tão sério que até mete medo.

Obrigado pela opinião Oliveira. Abraço

Partilhar Post #10 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 19 Setembro 2018 - 23:15

Sem dúvidas o # 3.

Partilhar Post #11 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro
  • Registo: 14/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 19 Setembro 2018 - 23:28

As p&b não me agradam tanto como a primeira.

Gosto da primeira. O ponto de foco está ali na sobrancelha direita (do homem)? Noto alguma falta de definição.

A terceira é mesmo a que menos gosto. Aquela enorme zona de luz no canto inferior esquerdo leva-me completamente o meu olhar. Acaba por penalizar muito a fotografia. Depois o enquadramento não me agrada e mesmo a posição do retratado não está no ponto!

Partilhar Post #12 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 26 Setembro 2018 - 11:27

#3 para oferecer, sem dúvida.

Partilhar Post #13 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 10 Outubro 2018 - 14:23

Olá.

A 3 para mim é onde o olhar e a expressão corporal é mais dinâmica, contribuindo para uma fotografia mais forte que as restantes. Creio no entanto que o enquadramento escolhido está em contra ciclo dessa dinâmica. Como se um surfista estivesse a ir contra a onda em vez de deslizar da onda por ali abaixo. Talvez um possível refugio na regra dos terços, chapa 5,  aqui não funcionou bem a meu ver ....

Para contrariar isto duas sugestões de enquadramento.

tjjrj4P.jpg

XWov9kC.jpg

Creio que com este tipo de enquadramentos não me chocaria de ver estas fotos como parte de uma história, ou mesmo a primeira a abrir uma feature story numa revista.

Dito isto, para além da expressão captada, felicito-te por teres ido de encontro à personagem. Mas acima de tudo por teres procurado ver a pessoa para lá do seu ar menos ou mais idiossincrático face áquilo que se possa entender como normal num espaço e num tempo ...

Abraço

Editado por nbplopes, 10 Outubro 2018 - 21:36 .

Partilhar Post #14 zyThuM

zyThuM

• Membro
  • Registo: 10/12/2016

Publicado 11 Outubro 2018 - 08:07

iMarco, por curiosidade, qual foi a foto que escolheste?

Editado por zyThuM, 11 Outubro 2018 - 08:08 .

IT Partilhar Post #15 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 11 Outubro 2018 - 10:33

Olá.

A 3 para mim é onde o olhar e a expressão corporal é mais dinâmica, contribuindo para uma fotografia mais forte que as restantes. Creio no entanto que o enquadramento escolhido está em contra ciclo dessa dinâmica. Como se um surfista estivesse a ir contra a onda em vez de deslizar da onda por ali abaixo. Talvez um possível refugio na regra dos terços, chapa 5,  aqui não funcionou bem a meu ver ....

Para contrariar isto duas sugestões de enquadramento.

https://i.imgur.com/tjjrj4P.jpg...

https://i.imgur.com/XWov9kC.jpg...

Creio que com este tipo de enquadramentos não me chocaria de ver estas fotos como parte de uma história, ou mesmo a primeira a abrir uma feature story numa revista.

Dito isto, para além da expressão captada, felicito-te por teres ido de encontro à personagem. Mas acima de tudo por teres procurado ver a pessoa para lá do seu ar menos ou mais idiossincrático face áquilo que se possa entender como normal num espaço e num tempo ...

Abraço

Boas Nuno, 

Como disse atrás, fiz uma "série" de fotos com enquadramento e composição diferentes, mas estas foram as que mais me cativaram.

Acredita que me custou sair da minha zona de conforto para ir ao encontro do homem. Mas, fiquei muito satisfeito com o que obtive para lá do mero retrato. Se captei ou não a essência que pretendia, são outros 500, mas tentei. Agora é ir "forçando".

Obrigado!

iMarco, por curiosidade, qual foi a foto que escolheste?

As que foram impressas foram a #1 e a #3...a que ficou melhor, foi efectivamente a #3, sem crop, exactamente com o enquadramento que está em cima.

Enviei as duas  :)