Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Nikon D5200 Problema no Foco (Com Objetivas)

• Por favor inicie sessão para responder
4 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 JulianoCosta

JulianoCosta

• Novo Membro
  • Registo: 29/06/2018
    • Local: Penha - SC

Publicado 29 Junho 2018 - 23:45

Olá a todos a paz do senhor, esse é meu primeiro tópico aqui e administradores se encontrarem algo de errado sintam-se a vontade para arrumar.

Vamos lá, tenho uma Nikon D3200 e uma D5200.

Minha primeira Camera é a D3200 com uma lente Kit 18-55 e uma Yongnuo 50mm 1.8 com motor de foco.

Pensando em algo mais comprei a D5200 com Lente Kit 18-55 mais lente 35mm Nikkor original e outra zoom 55-200mm nikkor original.

Vamos aos problemas...

Fiz um ensaio com a D5200 com a 35mm com a lente no automático e a câmera no manual como sempre fiz com a D3200. E no pós produção percebi que ao dar o zoom na foto ela não estava focada e a foto de longe parece perfeita.

Em um dia de luz natural eu e minha esposa fizemos o seguinte teste.

No tripé ela ficou posicionada para em uma cadeira e eu focava no olho dela (Já foquei na sombranselha, nariz, boca) e deu os seguintes resultados.

Nikon D5200 lente 35mm - velocidade entre 100 a 1000 - iso em 100 (sempre) e fui subindo os F começando por f1.8 e fui até f8. tentando achar qual ponto da lente era a mais nítida e mesmo problema até em F8, de longe perfeito, no que eu chegava perto do olho a foto estava tremula.

Botei a yongnuo na 5200 e fui aos mesmos testes subindo o diafragma até F8 e em zoom no pós produção sem foco, de longe apresentável.

Peguei a lente do kit 18-55 com VR e TODAS realmente leiam novamente TODAS as fotos nítidas.

Peguei a zoom 55-200mm e também com VR ativo e TODAS as fotos nítidas.

Peguei a Nikon D3200 e fiz os mesmos testes... velocidade porem somente o corpo diferente. E tanto a 35, 50, a lente kit e zoom nítidas.

Distancia do tripé para o assunto - mais ou menos entre 2 a 5 metros (fiz vários testes e os mesmos resultados)

Ai eu pergunto, será que a D5200 tem algum problema de funcionar com lentes objetivas? Porque se é problema de corpo ou algo porque com a KIT pega perfeitamente? A câmera está exatamente com 16k cliques. E isso está me deixando louco.

Forte abraço ao querido amigo que tentar decifrar esse mistério do além....

Anúncios

Partilhar Post #2 Manuel_Araujo

Manuel_Araujo

• Membro
  • Registo: 16/03/2008
    • Local: Santo Tirso

Publicado 30 Junho 2018 - 14:47

Olá Juliano Costa. Bem vindo ao Fórum.

Parece que o problema não está na focagem, mas sim numa vibração no momento do disparo, pois quando ligas a estabilização das lentes as imagens ficam nítidas.

De qualquer modo podes pôr aqui as fotos.

IT Partilhar Post #3 JulianoCosta

JulianoCosta

• Novo Membro

Publicado 01 Julho 2018 - 04:19

Olá Juliano Costa. Bem vindo ao Fórum.

Parece que o problema não está na focagem, mas sim numa vibração no momento do disparo, pois quando ligas a estabilização das lentes as imagens ficam nítidas.

De qualquer modo podes pôr aqui as fotos.

Segue um exemplo, essa foto foi tirada com a 35mm, de longe está de um modo, ao dar zoom Jesus amado, coisa horrível.

E se eu colocar a lente do kit a foto sai nítida até em zoom.

OBS: Estou mandando uma foto crua em raw.

http://oneclicks.com...ad/fotocrua.NEF

http://oneclicks.com...d/fotocrua2.NEF

http://oneclicks.com...d/fotocrua3.jpg

Quero ver o que vocês acham... para mim ela realmente não esta boa.

Tenho varias fotos desse estilo focadas no olho ou sobrancelhas.

E como eu disse se eu uso qualquer tipo de lente com VR a foto sai perfeita.

Partilhar Post #4 Manuel_Araujo

Manuel_Araujo

• Membro
  • Registo: 16/03/2008
    • Local: Santo Tirso

Publicado 01 Julho 2018 - 16:48

Boa tarde Juliano Costa.

Vai aqui uma grande confusão.

Relativamente às lentes com estabilização (VR) mantenho o que disse na resposta anterior.

Relativamente às fotos que colocaste, a fotocrua3.jpg Já foi editada pelo software SkinFiner, por isso não vale a pena analisar.

fotocrua.nef e fotocrua2.nef: Nikon D5200 e lente AF-S DX 35mm f/1.8 (esta lente não tem VR)

fotocrua2.nef:

O foco está no olho e o focus point (ponto onde foi adquirida a focagem automática) está no centro da imagem.

Nesta foto  usaste o focus point central da câmara, focaste no olho e depois com o botão de disparo pressionado até meio centraste a imagem e por fim disparaste pressionando totalmente o botão (modo correcto)

fotocrua.nef: O foco está no centro da imagem (no ramo) e o focus point  também.

Nesta foto  usaste o focus point central da câmara, focaste e disparaste no ramo (modo errado)

Editado por Manuel_Araujo, 01 Julho 2018 - 18:51 .

IT Partilhar Post #5 JulianoCosta

JulianoCosta

• Novo Membro

Publicado 02 Julho 2018 - 22:06

Boa tarde Juliano Costa.

Vai aqui uma grande confusão.

Relativamente às lentes com estabilização (VR) mantenho o que disse na resposta anterior.

Relativamente às fotos que colocaste, a fotocrua3.jpg Já foi editada pelo software SkinFiner, por isso não vale a pena analisar.

fotocrua.nef e fotocrua2.nef: Nikon D5200 e lente AF-S DX 35mm f/1.8 (esta lente não tem VR)

fotocrua2.nef:

O foco está no olho e o focus point (ponto onde foi adquirida a focagem automática) está no centro da imagem.

Nesta foto  usaste o focus point central da câmara, focaste no olho e depois com o botão de disparo pressionado até meio centraste a imagem e por fim disparaste pressionando totalmente o botão (modo correcto)

fotocrua.nef: O foco está no centro da imagem (no ramo) e o focus point  também.

Nesta foto  usaste o focus point central da câmara, focaste e disparaste no ramo (modo errado)

Na verdade essas fotos também não estão claras, queria ter batido quando voce me pediu porem estava chovendo, vou fazer as fotos conforme eu quero que vejas o problemas e já coloco aqui... me aguarde por gentileza.