Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Fujifilm x-E3 23mm f/2

• Por favor inicie sessão para responder
Sem respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 PedroA

PedroA

• Membro
  • Registo: 09/01/2018

Publicado 04 Junho 2018 - 14:50

Como referi no tópico de aquisições, adquiri na semana passada uma Fujifilm x-E3 com a lente 23mm f/2, para adicionar ao meu material de trabalho fotográfico, neste caso uma Fujiiflm x-E2s com a lente 18-55.

Neste fim de semana passado, tive a primeira prova de fogo para a nova aquisição, realizei uma reportagem fotográfica de um batizado.

Eu sei que foi um pouco arriscado para uma nova aquisição com poucos dias de uso, mas avançei na mesma.

O que gostei mais ou apreciei mais:

• Do AF touch screen, dá jeito nos momentos em que quero tirar fotografias de produto/detalhes, que fazem parte num evento como batizados ou casamentos.
  • O cast de cores (em relação à x-E2s) é mais interessante, menos amarelos e roxos, ou seja tons mais frios,suaves e fieis (sendo necessário menos pós-edição :P). Admito que aqui a lente possa ter influencia no resultado final, não sou uma pessoa muito técnica no assunto. Isto pode ser apenas uma sensação minha, pode ser apenas a ilusão de uma máquina nova e o encantamento da nova aquisição a falar.
  • Tendo uma lente não estabilizada, defini um ISO máximo de 12800 e velocidade mínima de 1/200 (por vezes alterei para 1/250), para evitar os arrastos ao máximo, principalmente na parte cerimónia, nestes ocasiões nem sempre estamos parados e não conseguimos estabilizar a máquina com os braços/corpo convenientemente. O máximo que a máquina chegou foi a ISO 8000, e gostei dos resultados. Tem sempre ruído, mas não é aquele ruído que "chateia", se assim se pode dizer.
  • Depois da cerimónia tive a oportunidade de convidar 2 rapazes e 2 raparigas para fazer uma mini-sessão no jardim da quinta aonde foi a festa, e aproveitei para testar o AF-C e defini a máquina para tirar 8fps. Disse-lhes para fazerem uns jogos, interagirem entre eles, estarem no baloiço,etc e andei tipo fotógrafo em "cenário de guerra" xD. Não vou aqui dourar a pílula, mas também não vou deitar a baixo só porque sim. Está melhor que o sensor anterior, falha menos, mas ainda falha uma ou outra. Mas é uma melhoria e isso é positivo.
  • Consumo de bateria. Consegui tirar cerca de 1000 fotografias em dois cartões de 32GB, com duas baterias, num evento de 5 horas. Não cheguei a usar ambas até ao fim, ficaram com dois traços de cinco (100%). Longe da média de 350 fotografias por bateria. Admito que também faço um uso óptimo da máquina, ou seja, uso pouco o live view, desligo a máquina quando prevejo que fico uns minutos sem tirar fotografias e revejo as fotografias que tirei com pouca frequência.

O que gostei menos:

• Acabamento em plástico na barra cinza de cima e em baixo, apesar de não me parecem manhosos, estava habituado ao acabamento da x-E2s.
  • Aquece um pouco mais que a x-E2S, ou melhor, sente-se mais o calor talvez pelos acabamentos.
  • Como tem touch screen, o ecrã deve ter mais que um vidro (posso estar a ser leigo nesta matéria :P), o vidro sensorial e o vidro que mostra a informação. Resumindo, criou um pouco de condensação no ecrã. Este domingo, o dia estava abafado em interiores e frio na rua. Não me lembro de acontecer isso na x-E2s. Não me limitou a fazer o trabalho, mas fica esta nota. Era uma situação momentânea.

No overall estou bastante satisfeito e sinto que agora posso dar outro tipo de resposta aos meus clientes. Agora só falta adquirir a 56mm f/1.2 e fico completo. :P :D

Editado por PedroA, 04 Junho 2018 - 14:55 .

Anúncios