Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Ajuda: Filtros ND quais comprar?

• Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 copy

copy

• Membro
  • Registo: 05/05/2016

Publicado 01 Maio 2018 - 18:55

Boa tarde pessoal da fotografia!

Estou a pensar comprar uns filtros sistema tipo Cokin (quadrados medida de 100mm) o uso deles seria para longas exposições (arrastamento de nuvens e água) depois de muito ler estou a pensar comprar o Hitech Firecrest 3.0 (10 stops)

Já tenho o suporte bem como o anel (para usar numa Sigma 10-20mm)

Na vossa opinião acham que este filtro é suficiente para esse tipo de efeitos? ou não é necessário tantos stops?

Pelo que li na net talvez um filtro gradiente fosse também necessário, será mesmo preciso um? ou na edição conseguiria "colocar" um filtro gradiente....

Cumprimentos

Anúncios

Partilhar Post #2 Manuel_Araujo

Manuel_Araujo

• Membro
  • Registo: 16/03/2008
    • Local: Santo Tirso

Publicado 02 Maio 2018 - 18:03

Na vossa opinião acham que este filtro é suficiente para esse tipo de efeitos? ou não é necessário tantos stops?

É uma pergunta que não tem uma resposta concreta...  depende da luz (hora do dia), do elemento que vai ficar arrastado (se forem nuvens depende do vento), da "quantidade" de arrastamento que queres registar etc.

Pelo que li na net talvez um filtro gradiente fosse também necessário, será mesmo preciso um? ou na edição conseguiria "colocar" um filtro gradiente....

Os filtros em gradiente servem para impedir que as altas luzes estourem. Só se as diferenças de luz couberem dentro da gama dinâmica do sensor é que não precisas do filtro.

IT Partilhar Post #3 copy

copy

• Membro

Publicado 02 Maio 2018 - 19:40

É uma pergunta que não tem uma resposta concreta...  depende da luz (hora do dia), do elemento que vai ficar arrastado (se forem nuvens depende do vento), da "quantidade" de arrastamento que queres registar etc.

Os filtros em gradiente servem para impedir que as altas luzes estourem. Só se as diferenças de luz couberem dentro da gama dinâmica do sensor é que não precisas do filtro.

Pois depende de alguns factores a escolha acertada do filtro, é que não é fácil fartei-me de ler bastante, ver videos no youtube para chegar a uma conclusão de quais comprar e ainda estou com dúvidas, como ainda são filtros caros (pelo menos para o meu orçamento) queria tentar comprar o mais acertado possível, claro que sei que não me irei ficar só por 1 filtro, terei de comprar mais alguns mas terá de ser pouco a pouco, decidi investir em filtros razoáveis porque já me fartei de comprar do chinas e uma pessoa gasta o dinheiro por pouco que seja mas não se vê resultados :pout:

Partilhar Post #4 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 02 Maio 2018 - 21:47

Eu também tive essas duvidas existenciais todas com os filtros 

acabei por comprar o Kit Elia Locardi da Formatt Hitech na versão 100mm 

• 4 stop ND 100x100
  • 10 stop ND filter 100x100
  • ND Soft Edge Grad 0.9 100x165
  • mais o caixilho e um  adaptador à lente, mais o estojo dos filtros .

comprei-o em 2ª mão na Amazon inglesa e o que paguei (não me lembro do valor exato, mas penso que foram uns 220-230 euros ) foi muito menos do que pagaria   pelas peças todas soltas .. se me lembro acho que só o ND10 custava na latura uns 100-110 euros...

embora em 2ª mão estava num estado irrepreensível excepto que ... o caixilho que estava descrito como alumínio chegou-em em plástico.

Escrevi para a Hitech e no mesmo dia sem fazerem perguntas pediram-me a morada para enviar um de alumínio,... mesmo tendo comprado um kit em 2ª mão na Amazon

O kit é equlibrado .. 10ND reduz a luz 1024 vezes (2^10) .. juntando o de ND 4 (16 vezes .. 2^4) o conjunto fica ND14 .. 2^14 = 16.384 x menos luz.

então uma exposição normal à tarde com muita luz que resulte nuns rápidos 1/ 500 aplicando o de ND10 passa a 2 segundos (1024/500) .. é pouco para arrasar o que quer que seja .. mas juntando o de ND4 (16 vezes) esses 2 segundos passam a 32 .. isso já arrasta bem o que quer que seja 

uma exposição mais ao fim do dia que ande pelos 1/40  .. com o de ND10 passa a 1024 / 40 = 25 segundos ... 

se não quiseres tanto arrasto ao fim do dia ou de noite o de ND4 que resuz 16 vezes passa os 1/40 para cerca de 3 segundos.. uma exposição de 1/20 passa a 6 segundos etc...

um filtro de 10 + um de 4 ou 6 ceio serem suficientes para todo o tipo de situações diurnas ou noturnas...

creio que li por aí que o que a agua de um lago ou do mar,  creio ser em média 8 (3 stops) vezes menos luminosa que o céu e ada terra em media 16 (4 stops)  ... 

um gradiente 0,9 (ND3) da para balancear a luminosidade do céu e do solo na maioria das situações .. creio eu...

mas há-se haver por aqui gente com mais experiencia do que eu com a minha matemática  :)

Partilhar Post #5 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro
  • Registo: 28/01/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 03 Maio 2018 - 06:06

Quando comprei os meus, há uns aninhos, também tive dúvidas parecidas.

O que comprei e mantenho ainda hoje:

Formatt-Hitech 100mm

-Filtro ND 0.6

-Filtro ND 0.9

-Filtro ND Grad 0.9 (salvo erro) Soft Edge 

-Filtro ND Grad 0.9 (salvo erro) Hard Edge

-Filtro ND 10 Stops

-Anel adaptador de 77mm

-Suporte de filtros

Para o que eu faço chega e sobra  :)

Tens de levar em linha de conta a(s) lente(s) em que vais usar o(s) filtro(s) porque se forem de diametros diferentes, terás que ter mais do que um anel adaptador.

No meu caso,  todas as minhas lentes, excepto a 50mm, são de 77mm pelo que o anel adaptador dá para todas elas.

Pelo que tenho lido, os filtros NiSi estão com boa relação qualidade/preço.

Espero ter ajudado.

Partilhar Post #6 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 03 Maio 2018 - 08:51

Se queres exposições na ordem dos 30 s até x minutos um filtro de 10 stops é o ideal. Só com estas velocidades consegues um arrasto nas nuvens.

Para velocidades de 1/2 a 5 segundos, um conjunto de ND 3 stops + ND grad grad soft edge 3 stops é mais adequado e mais versátil. Para o arrasto da água, na minha opinião, fica mais interessante disparar nesta gama de velocidades.

Um ND grad dá-te jeito quando tens um céu claro e um primeiro plano muito escuro porque te permite comprimir a gama dinâmica da cena para a gama dinâmica da câmara. Assim escusas de tirar várias exposições para um HDR ou subir as sombras em demasia provocando muito ruído nestas zonas.

Editado por Azathoth, 03 Maio 2018 - 08:53 .

IT Partilhar Post #7 copy

copy

• Membro

Publicado 03 Maio 2018 - 20:17

Eu também tive essas duvidas existenciais todas com os filtros 

acabei por comprar o Kit Elia Locardi da Formatt Hitech na versão 100mm 

• 4 stop ND 100x100
  • 10 stop ND filter 100x100
  • ND Soft Edge Grad 0.9 100x165
  • mais o caixilho e um  adaptador à lente, mais o estojo dos filtros .

comprei-o em 2ª mão na Amazon inglesa e o que paguei (não me lembro do valor exato, mas penso que foram uns 220-230 euros ) foi muito menos do que pagaria   pelas peças todas soltas .. se me lembro acho que só o ND10 custava na latura uns 100-110 euros...

embora em 2ª mão estava num estado irrepreensível excepto que ... o caixilho que estava descrito como alumínio chegou-em em plástico.

Escrevi para a Hitech e no mesmo dia sem fazerem perguntas pediram-me a morada para enviar um de alumínio,... mesmo tendo comprado um kit em 2ª mão na Amazon

O kit é equlibrado .. 10ND reduz a luz 1024 vezes (2^10) .. juntando o de ND 4 (16 vezes .. 2^4) o conjunto fica ND14 .. 2^14 = 16.384 x menos luz.

então uma exposição normal à tarde com muita luz que resulte nuns rápidos 1/ 500 aplicando o de ND10 passa a 2 segundos (1024/500) .. é pouco para arrasar o que quer que seja .. mas juntando o de ND4 (16 vezes) esses 2 segundos passam a 32 .. isso já arrasta bem o que quer que seja 

uma exposição mais ao fim do dia que ande pelos 1/40  .. com o de ND10 passa a 1024 / 40 = 25 segundos ... 

se não quiseres tanto arrasto ao fim do dia ou de noite o de ND4 que resuz 16 vezes passa os 1/40 para cerca de 3 segundos.. uma exposição de 1/20 passa a 6 segundos etc...

um filtro de 10 + um de 4 ou 6 ceio serem suficientes para todo o tipo de situações diurnas ou noturnas...

creio que li por aí que o que a agua de um lago ou do mar,  creio ser em média 8 (3 stops) vezes menos luminosa que o céu e ada terra em media 16 (4 stops)  ... 

um gradiente 0,9 (ND3) da para balancear a luminosidade do céu e do solo na maioria das situações .. creio eu...

mas há-se haver por aqui gente com mais experiencia do que eu com a minha matemática   :)

Muito obrigado por a boa explicação, já deu para ter uma ideia do que comprar, entretanto para já mandei vir do site da Hitech o Firecrest de 10 Stops (125€) não foi barato mas pelo que vi e li cumprem bastante bem a sua função,e sinceramente já me cansei de gastar dinheiro nos chineses e os resultados nem comento...sei que em Kit é provável que me saísse mais barato mas terei de ir comprando aos poucos porque o dinheiro não chega para tudo  :lol: eu nestas coisas tenho um pouco de receio de comprar usado...

sim pelo que li a Hitech tem muito bom atendimento pós venda, enviarem uma peça sem teres comprado novo é realmente muito bom, não era todas as marcas que fariam isso.

Os filtros seria pelo menos para já para fotografar ao nascer e pôr do sol, ainda tive dúvidas qual comprar (10 stops, 13 stops ou 16 stops) mas o de 10 para já penso que chega

Então quer dizer que terei de comprar um degradê....na edição será dificil aplicar um filtro degradê de modo a que fique bem?

IT Partilhar Post #8 copy

copy

• Membro

Publicado 03 Maio 2018 - 20:19

Quando comprei os meus, há uns aninhos, também tive dúvidas parecidas.

O que comprei e mantenho ainda hoje:

Formatt-Hitech 100mm

-Filtro ND 0.6

-Filtro ND 0.9

-Filtro ND Grad 0.9 (salvo erro) Soft Edge 

-Filtro ND Grad 0.9 (salvo erro) Hard Edge

-Filtro ND 10 Stops

-Anel adaptador de 77mm

-Suporte de filtros

Para o que eu faço chega e sobra  :)

Tens de levar em linha de conta a(s) lente(s) em que vais usar o(s) filtro(s) porque se forem de diametros diferentes, terás que ter mais do que um anel adaptador.

No meu caso,  todas as minhas lentes, excepto a 50mm, são de 77mm pelo que o anel adaptador dá para todas elas.

Pelo que tenho lido, os filtros NiSi estão com boa relação qualidade/preço.

Espero ter ajudado.

Com certeza que ajudou :)

Com essas dicas de kits já fico com uma ideia do que pedir, até porque não são filtros baratos (pelo menos para as minhas possíbilidades :lol: daí ter de pensar bem antes de comprar)

Será para usar somente na Sigma 10-20mm de 82mm

IT Partilhar Post #9 copy

copy

• Membro

Publicado 03 Maio 2018 - 20:26

Se queres exposições na ordem dos 30 s até x minutos um filtro de 10 stops é o ideal. Só com estas velocidades consegues um arrasto nas nuvens.

Para velocidades de 1/2 a 5 segundos, um conjunto de ND 3 stops + ND grad grad soft edge 3 stops é mais adequado e mais versátil. Para o arrasto da água, na minha opinião, fica mais interessante disparar nesta gama de velocidades.

Um ND grad dá-te jeito quando tens um céu claro e um primeiro plano muito escuro porque te permite comprimir a gama dinâmica da cena para a gama dinâmica da câmara. Assim escusas de tirar várias exposições para um HDR ou subir as sombras em demasia provocando muito ruído nestas zonas.

Pois por a vossa esperiência tou a ver que tenho mesmo de comprar filtros degradê, pensei que em certas situações desse para na edição aplicar o filtro degradê mas talvez depois não consiga ir buscar as cores da foto...

Editado por copy, 03 Maio 2018 - 20:35 .

IT Partilhar Post #10 copy

copy

• Membro

Publicado 03 Maio 2018 - 20:28

na vossa opinião comprando filtros degradê é melhor continuar com os da Hitech? ou posso sempre "misturar" marcas de filtros? será que nas fotos não daria algum tipo de problema de cores etc.