Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Mentiras

• Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 p_guerreiro

p_guerreiro

• Membro
  • Registo: 29/04/2015
    • Local: Coimbra

Publicado 17 Abril 2018 - 00:41

Boa noite,

O que é que acham disto? Acho que está bem escrito e deve ser tido em conta.

Não é da minha autoria (e não sei se foi escrito por alguém aqui do fórum).

https://numerofblog....04/15/mentiras/

Anúncios

Partilhar Post #2 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro
  • Registo: 28/01/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 17 Abril 2018 - 06:26

Boa noite,

É mais uma análise politica, e altamente subjectiva e tendenciosa, do que uma análise fotográfica.

Partilhar Post #3 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 17 Abril 2018 - 11:09

É mais uma análise politica, e altamente subjectiva e tendenciosa, do que uma análise fotográfica.

Sim, é engraçado que o autor do artigo faz o mesmo que critica nos outros.

Partilhar Post #4 pdro

pdro

• Membro
  • Registo: 23/08/2012

Publicado 17 Abril 2018 - 15:06

Acho que só se deixa "enganar" quem quer... focando-nos no aspecto fotográfico, dentro dos próprios prémios há o resto da história

https://www.worldpre...ws/juan-barreto

onde é em tudo diferente disto

https://www.worldpre...alcolm-w-browne

todo o contexto, toda a postura do auto-imolado vs o imolado acidentalmente... em nada se comparam estas situações, tal como em nada se compara a situação política em ambas... parece-me que o autor confunde-se mais nas suas "mentiras" que outra coisa... para além de que a fotografia é mentirosa é algo já muito debatido... :)

Já agora, os pensamentos sobre o júri sobre as fotografias finalistas:

https://witness.worl...me-67afa4362972

Editado por pdro, 17 Abril 2018 - 15:31 .

Partilhar Post #5 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 17 Abril 2018 - 15:48

Correcto.

Na realidade, a crítica à foto parece apenas uma desculpa para a propaganda desenvolvida.

...e no afã para escrever o que a visão a preto-e-branco do mundo lhe ditou, na pressa de colar uma única narrativa à foto que servisse o que pensa, o autor nem se terá apercebido de como atropelou a própria essência do fotojornalismo: Simplesmente congelar no tempo o momento da notícia.

O que ela significará, as leituras que poderá ter, ficam para quem a "lê" mas não ancoram a imagem a essas possíveis leituras.

FK

Editado por FotoKhan, 17 Abril 2018 - 15:51 .

Partilhar Post #6 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 17 Abril 2018 - 17:53

Boa noite,

p_guerreiro acho que em primeiro lugar deves conhecer melhor o país de que se fala, a Venezuela, do que se passa lá diariamente, as dificuldades que as pessoas estão a passar, os atropelos à democracia, falta de comida, medicamentos e todos o género de produtos, a inflação extrema, a violência e o crime, as perseguições a elementos da oposição, as acções das milícias governamentais e da própria polícia, as expropriações, a completa insanidade de quem está no poder... Eu tenho familiares que estão lá e conheço muitas outras que fugiram de lá e por isso tenho uma ideia melhor do que tu lês. Esse texto é tudo treta.

IT Partilhar Post #7 p_guerreiro

p_guerreiro

• Membro
  • Registo: 29/04/2015
    • Local: Coimbra

Publicado 18 Abril 2018 - 00:46

p_guerreiro acho que em primeiro lugar deves conhecer melhor o país de que se fala, a Venezuela, do que se passa lá diariamente, as dificuldades que as pessoas estão a passar, os atropelos à democracia, falta de comida, medicamentos e todos o género de produtos, a inflação extrema, a violência e o crime, as perseguições a elementos da oposição, as acções das milícias governamentais e da própria polícia, as expropriações, a completa insanidade de quem está no poder... Eu tenho familiares que estão lá e conheço muitas outras que fugiram de lá e por isso tenho uma ideia melhor do que tu lês. Esse texto é tudo treta.

Também conheço quem já lá tenha vivido e já ouvi das duas versões. Cada um acaba por contar o que quer e viver diferentes realidades

Partilhar Post #8 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 18 Abril 2018 - 08:24

Uma imagem é apenas uma abstração de algo. Em ambas a imagens o que sinto é um desespero imparavel consequente da destruição do tecido humano. Importa muito saber as razões desse desperto, mas as respostas que se encontrem não diminui a abstração, não a invalida. Antes pelo contrário representa aquilo que efetivamente importa compreender e procurar resolver se assim se intender.

A única mentira seria pensar o contrário. Que esta abstração é uma mentira. O poderoso da fotografia que nega a teatralidade é que é não é apenas uma metáfora. Apartir do momento que isso não é valorizado pelo observador nega-se a sí próprio.

Não creio que seja isso que o autor do artigo tivesse em mente, mas deixa-se consumir pelas respostas ao ponto de se revoltar contra quem ou o que o motivou a procura de respostas para escrever a sua reflexão.

Editado por nbplopes, 18 Abril 2018 - 09:19 .

Partilhar Post #9 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 18 Abril 2018 - 10:10

Neste caso a imagem é acompanhada de um texto. O problema está no texto, penso que.

Partilhar Post #10 Luso

Luso

• Membro
  • Registo: 21/03/2013

Publicado 25 Maio 2018 - 16:08

Acho que ler um livro de Noah Chomsky não faz de ninguém uma autoridade sobre a politica externa de uma nação..no entanto um dos pilares da democracia é a liberdade de expressão e o direito a opinar.

Porém não encontrei no artigo nenhum facto que prove que a foto é uma "mentira"..se assim for que impede de quem ler o texto pensar que é verdade?

O problema mais comum hoje em dia do indivíduo é a certeza pessoal das suas convicções onde tudo o resto esta errado.

Eu vivi 6 anos na Argentina e por mais que tenha lido e presenciando nunca me ocurreu opinar de uma posição de autoridade sobre algo tão complexo como uma ditadura.

A foto está incrível...se foi manipulada merece ser removida..até agora não vi provas nenhumas de tal..

Acho que o fotojornalismo é um veículo para a verdade..tudo o resto são balelas.

Como diz o Blake Andrews "this machine kills fascists"

Editado por Luso, 25 Maio 2018 - 16:09 .