Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

É possível fotografar um casamento por menos de 200€?

• Por favor inicie sessão para responder
44 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #21 PedroA

PedroA

• Membro
  • Registo: 09/01/2018

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 11:59

Estes valores são praticados pelos melhores. Diria que há 3 ou 4 em Portugal a praticar. 

Não, não são pacotes muito abrangentes. 

Ok.

Anúncios

Partilhar Post #22 kiak

kiak

• Membro
  • Registo: 18/03/2006
    • Local: centro-norte

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 12:11

No ultimo estudo que vi (valores para o mercado de 2016), o custo médio de um fotografo de casamento ronda os 700/725€, mínimo está na casa dos 500 €, máximo entre os 1200/1300€. Só vendo outra vez o artigo, não tenho precisão dos valores certos, mas recordo-me do número das centenas. :P

200€ é um valor aceitável para um baptizado que envolva apenas preparação da criança + cerimónia (cerca de 3 horas de trabalho).

Concordo com os valores que se praticam no Casamento andam por esses valores 1000 euros era o ideal, mas se ficar por 800 com 200-250 convidados podes arriscar levar para além do asa, um ajudante e arriscar vender uns 15x20, como tenho unidade de impressão na hora as pessoas compram mais fotos sem dúvida alguma... 

Um fotografo sozinho com  mais 100 pessoas num serviço jamais pode fazer um trabalho em condições, não tem para onde se virar pois toda a gente pergunta coisas...e quer fotos e quer saber preços.... :unsure:

Não concordo com os 200 euros no batismo, pois 23% de iva ou 35% de tributação num serviço prestado sobra muito pouco para pagar o desgaste do teu equipamento!!!! 

Eu fotográfo para o cliente não para fazer feira de fotografia a convidados  ;)  é que chegar ao fim e não ter fotografia para o cliente é cair num "sapateirismo" que passa rapidamente para o futuro....

Partilhar Post #23 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro
  • Registo: 14/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 12:18

Felizmente cada vez são menos os clientes que querem fotografias no dia do casamento.

Partilhar Post #24 kiak

kiak

• Membro

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 12:27

A média não sei. Os bons andam nos 2500€ base.(só fotografia).

Não concordo!!!  Andam bons a fazer 1500 euros com tudo ... até um fotógrafo famoso que se dá ao luxo de colocar equipas e ele só assina, já me ficou com serviços porque fazia 700 euros...  

O mercado ficou saturado de freelancers alguns com enorme qualidade  com excelentes equipamentos que se apresenta nos 1000 euros, pois para além disso tem o seu emprego onde ganha outro salário...

Quem tem porta aberta e são cada vez menos, se pensar que leva 2500 euros por serviço tem duas soluções ou ganha escolas (com as suas devidas comissões á escola) ou fecha a porta, pois não é todos os dias que aparece alguem disposto a pagar 2500 euros, mas todos os dias tem contas a pagar,e não são tao poucas quanto isso.

Conheço uma caso de valores acima dos 2000 euros que teve uma ano 10 serviços de casamento e no ano a seguir 2 serviços... solução teve que baixar preço!!! 

1000 euros devidamente tributados será o valor aceitável, agora que há quem faça por  500  não tributados isso há ;)

Partilhar Post #25 kiak

kiak

• Membro

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 12:33

Felizmente cada vez são menos os clientes que querem fotografias no dia do casamento.

Concordo... com tanta nabice que anda por aí  até eu como convidado cada vez menos me apetece ficar com a foto da praxe!!! 

Mas também há quem diga que um casamento sem fotografias não é um casamento 

Para contrariar há cada vez mais clientes que se arrependem de não ter feito um Trash the dress , pois vêm fotografias fantásticas de outros casais...

A minha resposta se ainda tiverem a roupa , tenho uma cabeleireira ao lado do estúdio  ;)  

Partilhar Post #26 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro
  • Registo: 14/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 12:35

Não concordo!!! Andam bons a fazer 1500 euros com tudo ... até um fotógrafo famoso que se dá ao luxo de colocar equipas e ele só assina, já me ficou com serviços porque fazia 700 euros...

O mercado ficou saturado de freelancers alguns com enorme qualidade com excelentes equipamentos que se apresenta nos 1000 euros, pois para além disso tem o seu emprego onde ganha outro salário...

Quem tem porta aberta e são cada vez menos, se pensar que leva 2500 euros por serviço tem duas soluções ou ganha escolas (com as suas devidas comissões á escola) ou fecha a porta, pois não é todos os dias que aparece alguem disposto a pagar 2500 euros, mas todos os dias tem contas a pagar,e não são tao poucas quanto isso.

Conheço uma caso de valores acima dos 2000 euros que teve uma ano 10 serviços de casamento e no ano a seguir 2 serviços... solução teve que baixar preço!!!

1000 euros devidamente tributados será o valor aceitável, agora que há quem faça por 500 não tributados isso há ;)

Não é uma questão de estar ou não de acordo. É factual. Eles existem.

Partilhar Post #27 kiak

kiak

• Membro

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 13:00

Não é isso que quero dizer... já há bons nos 1000 a 1500 euros digamos mesmo muito bons!!! 

Os 3 ou 4 que há nos 2500 euros por vezes existem no conto de fadas, mas como hoje tudo se sabe na realidade fizeram a coisa por 1500... é que a média do mês 4serviços são 6000 euros e isso é papel ;)

Ou então levam os 2500 euros e só  facturam  1500  :D ... 

Eu gosto de me basear nos valores tributados, porque 2500 com 4 servicos no mês são 10 000 euros e como todos sabemos rendimentos acima dos 9990 euros têm a sobretaxa extraordinária, para o trabalhador independente  e aumento de escalão de IRC para empresas!!!

Editado por kiak, 22 Fevereiro 2018 - 13:05 .

IT Partilhar Post #28 PedroA

PedroA

• Membro

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 13:05

A minha intenção é não imprimir fotografias no dia de casamento. A minha ideia é fazer uma pequena surpresa aos noivos. Num momento de menor actividade no dia de casamento, escolho 6 a 8 fotografias de momentos com os noivos, transfiro para o iPad, edito no Lightroom para p&b. Imprimo-as naquelas impressoras pequenas portáteis, meto as fotografias numa caixa de madeira (tipo aquelas em que usam para as pen USB), toda xpto, e dou como "prenda" aos noivos. Assim ficam com um gostinho do dia, com fotografias impressas. Claro que o pacote tem de ter em conta este custo.

Outra ideia, é usar uma polaroid no momento em que o pessoal está no cocktail (antes de entrar no copo de água propriamente dito), e dar esse "mimo" a alguns convidados. Mais uma vez um custo a ter em conta no pacote.

Fazer provas de dezenas de fotografias e depois não vender ou vender só a pais e familiares mais chegados, não é para mim. Implica custos que podem não rentabilizar/resultar. Compreendo quem o faça, mas não é para mim.

Partilhar Post #29 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 13:36

Esses valores que têm saído aqui têm alguma base documentada ou são só bitaites?

Partilhar Post #30 pantlessrik

pantlessrik

• Novo Membro
  • Registo: 01/02/2018
    • Local: Lisboa

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 13:42

Obrigado a todos! Está comunidade é espetacular. Tanta resposta interessante, e partilhas de valor elevado, em tão pouco tempo.

Tenho tido oportunidade de acompanhar alguma malta amiga que, não tendo capacidade financeira para contratar um profissional, recorrem a mim para, pelo menos, terem algo acima do que os próprios fariam.

Sabem de alguém que necessite de um aprendiz responsável e interessado em trabalhar a troco de experiencia?

Enviado do meu SM-G930F através do Tapatalk

IT Partilhar Post #31 PedroA

PedroA

• Membro

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 14:44

Esses valores que têm saído aqui têm alguma base documentada ou são só bitaites?

Os valores que disse são baseados neste artigo. https://www.zaask.pt...para-casamento/

Vale o que vale. Por acaso enganei-me no valor mínimo, falha de memória. :P

Atendendo aquilo que expliquei no post em cima, o serviço de fotografia de casamento que gostaria de realizar no futuro seria algo nestes moldes:

Por favor não comecem com a guerra das marcas, este fotografo já fotografou com Canon, Fuji e actualmente usa Sony.  :th_up: :D

Partilhar Post #32 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 17:14

Os valores que disse são baseados neste artigo. https://www.zaask.pt...para-casamento/

Vale o que vale. Por acaso enganei-me no valor mínimo, falha de memória. :P

Pois, isso para mim vale zero. O artigo não tem indicação nenhuma de como chegaram a esses valores. Artigo típico para embelezar páginas de Internet.

Partilhar Post #33 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 17:23

Esse vídeo não documenta um dia de reportagem de casamento. Esse vídeo é um sketch publicitário.

Partilhar Post #34 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 17:53

Pois, isso para mim vale zero. O artigo não tem indicação nenhuma de como chegaram a esses valores. Artigo típico para embelezar páginas de Internet.

Pessoalmente não acho que o site seja verdadeiramente representativo da média nacional... felizmente!!
Também não acho que sejam números razoáveis( ou pelo menos carecem de explicação mais aprofundada)
Mas há um facto incontornável, Esses valores são factuais(tal como os 2500€)....Se fizer uma procura em alguns sites de fotógrafos(há muitos que tem as tabelas disponíveis para consulta) verá que muitos praticam preços muito próximos desses valores.

IT Partilhar Post #35 PedroA

PedroA

• Membro

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 18:06

Esse vídeo não documenta um dia de reportagem de casamento. Esse vídeo é um sketch publicitário.

Já vi outros a fazê-lo desta forma, o James Day é um exemplo que me lembrei. Haja dinheiro para figurantes. :bleh:

Partilhar Post #36 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 18:07

Pessoalmente não acho que o site seja verdadeiramente representativo da média nacional... felizmente!!
Também não acho que sejam números razoáveis( ou pelo menos carecem de explicação mais aprofundada)
Mas há um facto incontornável, Esses valores são factuais(tal como os 2500€)....Se fizer uma procura em alguns sites de fotógrafos(há muitos que tem as tabelas disponíveis para consulta) verá que muitos praticam preços muito próximos desses valores.

Luísmiguel, sei disso, eu também conheço esses site e estou em alguns, só que o valor colocado lá nem sempre reflete (ou quase nunca) o valor real. Falando com quem está por dentro desses sites, foi-me explicado que esses valores baixos são apenas o isco para chgar á conversa direta com o cliente.

Inelizmente, neste país, (não sei se noos outros é assim) chega-se ao cúmolo de entregar fotos aos clientes em baixa resolução ou com assinaturas em cima. Eu oiço histórias reais de pessoas que pagaram bem a fotógrafos e depois ainda tiveram de pagar mais para receber as fotos em tamanho original.

Custa-me dizer isto mas é a realidade: os fotógrafos e outros fornecedores de casamentos têm muito má imagem neste país. Pensam só no cliente para uma vez e esquecem que ele é que vai promover ou não o seu trabalho.

Partilhar Post #37 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 18:18

Luísmiguel, sei disso, eu também conheço esses site e estou em alguns, só que o valor colocado lá nem sempre reflete (ou quase nunca) o valor real. Falando com quem está por dentro desses sites, foi-me explicado que esses valores baixos são apenas o isco para chgar á conversa direta com o cliente.

Inelizmente, neste país, (não sei se noos outros é assim) chega-se ao cúmolo de entregar fotos aos clientes em baixa resolução ou com assinaturas em cima. Eu oiço histórias reais de pessoas que pagaram bem a fotógrafos e depois ainda tiveram de pagar mais para receber as fotos em tamanho original.

Custa-me dizer isto mas é a realidade: os fotógrafos e outros fornecedores de casamentos têm muito má imagem neste país. Pensam só no cliente para uma vez e esquecem que ele é que vai promover ou não o seu trabalho.

Não me estava a referir á Zankyou nem ao casamentos.pt nem a plantaformas desse género.
O que eu disse foi que já vi esses preços em vários sites pessoais de fotógrafos.

Partilhar Post #38 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 20:07

Esse valores mais baixos...eu, por norma, em quase tudo o que compro, sobretudo em serviços, tento fugir dos valores mais baixos tentando procurar uma média e estabelecer um máximo. E ainda assim, não é líquido que a coisa corra bem.

No ano passado vi um álbum de um casamento que um conhecido fez. Cobrou 250€ pelo serviço. Pelo resultado que eu vi, se fosse de borla teria prestado um mau (para não dizer péssimo) serviço.

Não costumo fazer muitas coisas deste género, faço-o esporadicamente e sou o primeiro a criticar. Há sempre alguma coisa que pode não ficar bem e a sensação que fico é de prestar um mau serviço. Ainda assim, não o faço de borla! E, a pouca experiência que eu tenho neste tipo de registo, apesar de tudo, também tem o seu valor.

As provas serem apresentadas no dia é importante para compor o lucro final do serviço. Sou a favor. E nesses “até 200€” podem vir a representar até mais do que o custo do serviço.

Há e haverá sempre quem estrague o negócio à malta, e o problema até nem está só aí. Para mim, o problema maior reside em quem aceita pagar tão pouco pelo serviço, uma vez que, certamente, obteve outros orçamentos, e que talvez a maioria tenha andado bastante acima...

O ditado é antigo, mas “quando a esmola é grande, o pobre desconfia”, ou devia!

Partilhar Post #39 kiak

kiak

• Membro

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 21:43

Obrigado a todos! Está comunidade é espetacular. Tanta resposta interessante, e partilhas de valor elevado, em tão pouco tempo.

Tenho tido oportunidade de acompanhar alguma malta amiga que, não tendo capacidade financeira para contratar um profissional, recorrem a mim para, pelo menos, terem algo acima do que os próprios fariam.

Sabem de alguém que necessite de um aprendiz responsável e interessado em trabalhar a troco de experiencia?

Se conseguir preços acessíveis mas com alguma lógica  á sua malta amiga para além da experiência  terá sempre o dia rendimento assegurado ( de borla nem os cães andam...)  entre 50 a 100 euros que é o valor que pago por ajudante ;).

A única condição é ainda ter o dia sem marcação!!!

Ora se pago 50 a 100 euros por ajudante ( carregar equipamentos , imprimir na unidade de revelação e praticar na fotografia)  lógico que não posso fotografar casamentos por 200 euros  :D.  

Editado por kiak, 22 Fevereiro 2018 - 21:45 .

Partilhar Post #40 pantlessrik

pantlessrik

• Novo Membro
  • Registo: 01/02/2018
    • Local: Lisboa

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 21:45

Se conseguir preços acessíveis mas com alguma lógica á sua malta amiga para além da experiência terá sempre o dia rendimento assegurado ( de borla nem os cães andam...) entre 50 a 100 euros que é o valor que pago por ajudante ;)

Ora se pago 50 a 100 euros por ajudante ( carregar equipamentos , imprimir na unidade de revelação e praticar na fotografia) lógico que não posso fotografar casamentos por 200 euros :D.

Pois! :)

Que requisitos procura num ajudante. Se não perguntar demais