Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Luz Continua!!!

• Por favor inicie sessão para responder
23 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 kiak

kiak

• Membro
  • Registo: 18/03/2006
    • Local: centro-norte

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 16:17

Boas deparei com alguns dilemas com a luz continua, utilizei noutro estudio, 2 soft box e 2 sombrinhas com lâmpadas de 135 cada , pareceu-me muito pouco!!!

No meu estúdio tenho muita luz natural mas se quiser fechar as cortinas poderei ter um problema que  2 sotbox 4x28 cada  e pensei que mais 1 resolvia a situação...

Quem tem luz continua se puder trocar ideias....

Anúncios

Partilhar Post #2 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 18:52

Com que valores estas a trabalhar na máquina e o que estás a fotografar? 

IT Partilhar Post #3 kiak

kiak

• Membro

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 19:51

Com iso 800 resolvo a situação mas f8 a f10 quando é mais que uma pessoa ...é esse o problema !!! Uma pessoa está resolvido chega pois dá para trabalhar com mais abertura! !! A ideia é baixar o ISO para 200 coisa que faço com um flash dentro de uma soft box a auxiliar!!!

Editado por kiak, 20 Fevereiro 2018 - 19:56 .

Partilhar Post #4 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 19:58

Não me parece que com luz contínua consigas f10 1/200 iso200 muito facilmente. 
Dá uma vista de olhos nas https://www.essentia...-battery-plate/
Pode ser que tenha potência suficiente para o que procuras, ou pelo menos que esteja mais próximo. 

IT Partilhar Post #5 kiak

kiak

• Membro

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 20:05

Pois aí está com 4 de 135 não dava. .. com várias pessoas no cenário é uma chatice... pois grandes aberturas agarra foco em uma e as dos cantos vão a vida! !! Para utilizar o fundo chroma key o ISO até 400 e luz ajuda imenso...

Editado por kiak, 20 Fevereiro 2018 - 20:08 .

IT Partilhar Post #6 kiak

kiak

• Membro

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 20:16

A ideia era colocar uma "girafa" com soft box mas fico com receio que não chegue. ..

Partilhar Post #7 Ego Zarolho

Ego Zarolho

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Local: Estoril
    • Fuji X-Pro1, X-Pro2, X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 10:10

Por alguma razao o standard de fotografia de estudio é flash, e não luz continua. Com o avanco da tecnologia a coisa pode mudar, mas nao é para já. Alem disso, se conseguisses luz continua suficientemente gorte para esses valores que queres, os teus sujeitos iam comecar a suar, piscar os olhos e fazer caretas. A solucao para esse problema está mais que inventada: flash.

Partilhar Post #8 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 11:20

Que complicação.

Não seria melhor explicar o que queres fotografar? Porque estás limitado a F8 ou 10 e ISO 400?

Como já foi dito a luz contínua não substituí o flash em todas as situações. É o mesmo que as mirrorless :)

IT Partilhar Post #9 kiak

kiak

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 11:43

Que complicação.

Não seria melhor explicar o que queres fotografar? Porque estás limitado a F8 ou 10 e ISO 400?

Como já foi dito a luz contínua não substituí o flash em todas as situações. É o mesmo que as mirrorless :)

Não tem complicação alguma... se tiver um grupo de 6 pessoas para utilizar o chroma key terei que ter boa iluminação e um bom F para acertar todo o foco...como nés sabemos as objectivas têm tendência a ser menos nítidas nos cantos, umas mais que outras não há milagres, como tal a aresta do croma key não fica uniforme é preciso retocar...

Não tenho esse problema pois tenho a luz natural e com as softbox torno o painel mais homogéneo a nível de luz... é apenas para partilhar opiniões daquilo que poderão alguns de voz estar a usar!!! 

Partilhar Post #10 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 12:24

Chroma key, nunca fiz, mas pelo que tenho conhecimento, tens de ter um fundo duma só cor e essa cor não existir no primeiro plano. Eliminas o fundo pelo processo de eliminar uma cor e colcas outro fundo. Nem precisas de ter uma cor completamente homogénea. Tem é de ser uma cor que não exista em mais lado nehum da foto.

Ok,um grupo de 6 pessoas, todas no mesmo plano !? O f que vais precisar tem que ver também com a distância a que estás das pessoas. Penso que não é necessário F8 para ter tudo focado. O iso em equipamento FF pode ir até 2000 ou um pouco mais sem problema.

IT Partilhar Post #11 kiak

kiak

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 12:29

Por alguma razao o standard de fotografia de estudio é flash, e não luz continua. Com o avanco da tecnologia a coisa pode mudar, mas nao é para já. Alem disso, se conseguisses luz continua suficientemente gorte para esses valores que queres, os teus sujeitos iam comecar a suar, piscar os olhos e fazer caretas. A solucao para esse problema está mais que inventada: flash.

Eu tenho flash!!!

Quando preciso tenho 4  flash  disponíveis e como referi só se levanta o problema se fechar as cortinas!!! 

O  tópico é uma partilha de opiniões, vejo unidades de luz continua a ser utilizadas em vídeos e sessões fotográficas com vários métodos de iluminação e não vejo lá ninguém a suar  ou a fazer caretas, deduzo que se compense o iso para essas situações especificas... o principal da luz continua é ter todo o plano de luz homegénia para ser mais fácil trabalhar na edição do croma  key. 

De facto o flash foi inventado mesmo antes de eu nascer :D

Já agora o uso de flash no fundo verde se for em excesso pode respaldar  para o motivo por melhor qualidade que seja o fundo há sempre a possibilidade de a luz ao movimentar-se trazer verde com ela!!! 

Editado por kiak, 21 Fevereiro 2018 - 12:42 .

IT Partilhar Post #12 kiak

kiak

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 12:40

Chroma key, nunca fiz, mas pelo que tenho conhecimento, tens de ter um fundo duma só cor e essa cor não existir no primeiro plano. Eliminas o fundo pelo processo de eliminar uma cor e colcas outro fundo. Nem precisas de ter uma cor completamente homogénea. Tem é de ser uma cor que não exista em mais lado nehum da foto.

Ok,um grupo de 6 pessoas, todas no mesmo plano !? O f que vais precisar tem que ver também com a distância a que estás das pessoas. Penso que não é necessário F8 para ter tudo focado. O iso em equipamento FF pode ir até 2000 ou um pouco mais sem problema.

Fundo verde é o mais utilizado e é o que uso.

Sim o iso pode ir até 3200 ... que tenho foto na mesma, só pretendo é tornar o corte da cor mais certinho e mais rápido pois se estiver as manchas  ou esbatido nas arestas dá mais trabalho. 

O F8 e F10 permite ser mais eficaz  no caso de  6 pessoas pois tem havido alguma  procura de fotos familiares!!!

É uma técnica bastante agradável de utilizar e com resultados engraçados, por isso gosto de trocar opiniões :th_up:  

Editado por kiak, 21 Fevereiro 2018 - 12:43 .

Partilhar Post #13 Ego Zarolho

Ego Zarolho

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Fuji X-Pro1, X-Pro2, X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 13:50

Eu tenho flash!!!

Quando preciso tenho 4 flash disponíveis e como referi só se levanta o problema se fechar as cortinas!!!

O tópico é uma partilha de opiniões, vejo unidades de luz continua a ser utilizadas em vídeos e sessões fotográficas com vários métodos de iluminação e não vejo lá ninguém a suar ou a fazer caretas, deduzo que se compense o iso para essas situações especificas... o principal da luz continua é ter todo o plano de luz homegénia para ser mais fácil trabalhar na edição do croma key.

De facto o flash foi inventado mesmo antes de eu nascer :D

Já agora o uso de flash no fundo verde se for em excesso pode respaldar para o motivo por melhor qualidade que seja o fundo há sempre a possibilidade de a luz ao movimentar-se trazer verde com ela!!!

Uma fonte de luz é uma fonte de luz, tanto ressalta no fundo uma continua, como um flash. E nao é por a fonte ser continua que vai fornecer uma iluminacao mais homogenea ao longo de certa area, isso consegue-se com a escolha das distâncias e dos difusores adequados. Insisto, acho que estas a forcar a solucao errada oara o problema que tens. Para um grupo desses precisas de duas ou mais fontes, com potencia suficiente para as passares por difusores e ainda assim teres luminosidade suficiente para a profundidade de campo e baixo iso que pretendes.

IT Partilhar Post #14 kiak

kiak

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 14:48

É uma técnica que traz enumeras vantagens, uma delas é o custo de cenários ;)  e outra é o fazer em estúdio algo com o fundo pré feito de um cenário real onde alguém por exemplo não pode estar na altura com a família.

Pode fazer-se "montagem"  mas a rapidez e a maior perfeição com que se fez no chroma key é muito vantajosa caso tenhas o cliente no estúdio estando ele á espera. 

Não tenho problema algum, são apenas duvidas ;)

Partilhar Post #15 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 15:08

Já percebi, estás a montar um esquema para depois fazer n fotos sempre iguais. Usa flashes. dois para o fundo e dois para o primeiro plano.

Podias era postar aqui exemplos. Não estou a ver quem queira fazer uma foto de família em estúdio e depois colocar um fundo com a praia de copacabana. Com geles até dás um tom de pele bronzeado do Rio, LOL. Ele há gostos para tudo.

IT Partilhar Post #16 kiak

kiak

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 16:01

Já percebi, estás a montar um esquema para depois fazer n fotos sempre iguais. Usa flashes. dois para o fundo e dois para o primeiro plano.

Podias era postar aqui exemplos. Não estou a ver quem queira fazer uma foto de família em estúdio e depois colocar um fundo com a praia de copacabana. Com geles até dás um tom de pele bronzeado do Rio, LOL. Ele há gostos para tudo.

Fundos de Natal!!!!!!  4 pessoas cenários de neve por exemplo.  

fotos de família Remax ... onde por vezes são feitas fotos por 2 ou 3  vezes até os juntar a todos...    

se a luz for continua mais facilmente adicionas uma pessoa ao cenário ou as pessoas que lá estão pois a luz continua é sempre homegénia  ;) , com o flash é muito mais difícil!!! pelo menos para mim.

Tudo se resume não a forma a ser o mais rápido possível :)  

lógico que não vou colocar fotos de família sem autorização  mas assim que tiver tempo posso fazer com produtos e fundos variados só para demonstrar.

Editado por kiak, 21 Fevereiro 2018 - 16:10 .

Partilhar Post #17 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 16:09

E isso depois vende-se como? Impresso? Em que tamanhos?

IT Partilhar Post #18 kiak

kiak

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 16:26

Impressos com ou sem moldura na hora ... é o que mais resulta  pois vai a moldura para a avó pai  tia... as pessoas gostam de ver e se tiverem no momento é totalmente diferente... 

Por vezes pedem tamanho tipo 60 x40 em quadro suporte alumínio ou  pvc  , Telas já fiz  telas até 120 cm lado maior... mas isso vai depois ...

Partilhar Post #19 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 16:32

Se vais ampliar a 120cm não sei se te safas com chroma key. Nunca fiz nem farei...

IT Partilhar Post #20 kiak

kiak

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 16:34

img_1410.jpg

Fica um exemplo das fotos que fiz  pelo Carnaval... aqui é simples é apenas uma pessoa!!!