Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Full Frame VS Apsc 2018

• Por favor inicie sessão para responder
98 respostas a este tópico

Partilhar Post #81 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 05 Abril 2018 - 15:07

Também não há outro sistema que ofereça tanta performance com tão pouco peso e tamanho como o MFT. B)

De que me vale ter uma máquina XPTO, se depois a mesma raramente sai de casa porque é muito pesada...?

E pimba, a minha é mais pequena que a tua! :lol: :lol:

É uma questão de necessidades, a cada um cabe decidir o que melhor lhe serve... Antes de avançar na resposta deixa-me só dizer que os tamanhos grandes a mim não me metem impressão(talvez por causa do hábito de pegar no meu todos os dias)... O tamanho dos outros ainda menos impressão mete(seja maior ou mais pequeno)
Repara que eu em momento algum disse que MFT Ou APS não oferecem boa performance.
O que eu disse foi aquilo que eu acho que é a característica que mais distinguia o FF dos outros formatos (O DOF.) o resto já está tão idêntico que, embora haja diferenças , não são tão significativas.

Ainda em relação ao tamanho;
Eu também ,quando vou de passeio ou férias, opto pelo formato mais pequeno, é mais portátil, é mais barato(caso me assaltem)e é até mais que suficiente para o que vou fazer.
Se for trabalhar em estúdio ou se precisar de ficheiros com o máximo de qualidade possível, garanto-te que é o mais pequeno que fica em casa.
E se precisar de usar DOFs curtos vai o FF, porque é o formato que mais e melhor me permite o recurso a essa característica.

Como disse, é uma questão de resposta a determinadas necessidades. Se um sistema tipo “Jack off all Trades” como o MFT te resolve todos os problemas, pá!! Categoria! Mas não é por isso que é superior a qualquer outro , da mesma forma que o FF pode não ser superior a nenhum apenas por causa do Dof que proporciona.

👍

Anúncios

Partilhar Post #82 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 05 Abril 2018 - 15:23

Estava a ser interessante a conversa, mas... Sony...

Partilhar Post #83 Cosmic

Cosmic

• Membro
  • Registo: 13/09/2016
    • Local: Nassau

Publicado 05 Abril 2018 - 15:29

Estava a ser interessante a conversa, mas... Sony...

Sabes de uma mirrorless com a mesma qualidade da a6000 mais barata?

As mesmas specs? 24MP, 11fps, com bom sensor mas APS-C, nada de m43 :lol:

EDIT: Até andava a ver FF, para melhor DR, etc mas não iria tirar proveito, além do dinheiro que teria que gastar nas lentes. Ou seja, não estou disposto a gastar o dinheiro que uma FF custa nem as lentes.

Editado por Cosmic, 05 Abril 2018 - 15:34 .

Partilhar Post #84 Emanuel M

Emanuel M

• Membro

Publicado 05 Abril 2018 - 16:08

Ainda há bocado estive a falar, noutro fórum, sobre a minha experiência com uma a6000...
Que importa ter um bom sensor (não digo o contrário) se tudo o resto é fraco?

Ter um EVF que me faz dores de cabeça, um AF horrível, uma máquina francamente mal construída, etc. (sem falar nos controlos e menus que não gostei nada)...
Prefiro uma qualquer MFT no mesmo valor, ou qualquer uma Fuji...

E a questão nem é essa :P
Estávamos a tentar falar de algo tipo APS-C vs FF, em 2018, e a conversa já vai nos MFTs e Sonys, como é habitual :P
Pra quê?!

Partilhar Post #85 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 05 Abril 2018 - 17:51

A ideia era comprar uma máquina mais recente que a 550D, com mais: MP, DR, mais rápida, etc.

Mas como eu não tenho uma FF e uma MFT como tu por exemplo, se calhar vou manter o sistema, com as minhas lentes baratas mas já tiram fotos com bastante qualidade, para mim, e compro uma APS-C Canon, a 800D por exemplo.

Se eu já acho lentes de 500 e 600€ caras mais vale usar as que já tenho e comprar uma Canon mais recente que ao contrário que muito gente diz tem bom sensor, pelo menos para mim nos RAWs que fiz download e testei.

É lá vou eu falar da Sony outra vez, nem as lentes para APS-C são acessíveis como a Canon ou Nikon, são bastante mais caras que a concorrência.

Mas realmente o tópico é FF vs APS-C 2018

Editado por Cosmic, 05 Abril 2018 - 18:00 .

Partilhar Post #86 Emanuel M

Emanuel M

• Membro

Publicado 05 Abril 2018 - 18:45

Isso já é outro assunto...
Mas, neste tópico, a tua dúvida deveria ser tipo - "uma a6300 ou uma a7 II"?

Ou mesmo - "uma 800D ou uma a7"?

Seria interessante veres o que pretendes numa máquina, FF ou APS-C, e ver quais as vantagens/desvantagens de uma e de outra.

Eu tenho uma "dúvida" parecida (não para comprar, nem trocar, mas gostava de testar).
Entre uma D7500, uma D500, uma D610 e uma D750, por exemplo, sem tirar resoluções e sistemas de focagem, que outras diferenças ia encontrar?
Sei bem que o tamanho do sensor é logo uma característica diferente, mas e a nível de qualidade de imagem, de prestações em ISOs elevados?!

Dizem, repito dizem, que as novas Nikon APS-C (D7500 e D500) têm prestações semelhantes a uma FF.

Penso que deveria ser mais nestes termos que se deveria levar o tópico.

Partilhar Post #87 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 05 Abril 2018 - 21:54

Acho que cada um dos formatos tem a sua vantagem, e se para uns o FF faz mais sentido, para outros o APSC ou MFT faz também sentido :)
Eu sou profissional, porque faço da fotografia o meu ganha pão, e uso os dois formatos opostos, FF e MFT, e tenho pena de não ter uma de médio formato, e porquê?

Cada caso é um caso...

Tenho uma Nikon Full-Frame, e uma Olympus MFT:

A Olympus é a minha do dia-a-dia pessoal, simplesmente adoro-a, e sou Nikonista há mais de 25 anos!

Mas para um caso prático, um casamento:

A Nikon, para além de ser o canhão (com grip, uma 24-70 f:2.8 e flash) e os clientes gostarem de ver um fotografo carregado como um burro ;)

Para retrato a curta distância e pouco DOF é maravilhosa, e não venham falar na distância do sujeito, num evento além de não poder dar ao luxo de andar a correr para mais perto, um retrato a 24mm (para estar mais perto) não é a mesma coisas que um a 85mm (mais longe), nem por sombras!

Experimentem com uma FF a +- 85mm e uma APS-C a +- 50mm (com o mesmo enquadramento, logo distâncias diferentes) e vão ver a grande diferença!

Alem de que a gama dinâmica da FF é muito superior à da minha MFT.

Mas a Olympus, é óptima para quando estamos na igreja e o senhor padre não gosta do barulho e flashes do senhor fotografo, e pimba, modo silencioso e é só disparar, ninguém repara e faz-se umas fotos muito boas à paparazzi :)

Uso para retrato, mais longe, a Olympus com a 75mm f:1.8 (150mm equiv FF) e é para mim, das melhores lentes para retrato que existe no mercado!

Mas também uso na Olympus a 7-14mm f:2.8 para fazer imobiliário, etc...

Mas como disse, cada uma é para cada situação!

Mas a minha Nikon FF por ser mais pesada, normalmente fica em casa :)

Acho que para cada fotografo e para cada situação, existe uma opção... Se existisse uma camara perfeita era uma chatice, andava-mos todos com a mesma!

É o minha opinião, e vale o que vale :)

Abraço a todos

Acho interessante como dás como exemplo da vantagem de um sensor mais pequeno, algo que nada tem a ver com o sensor. Podes ter uma máquina full frame, leve qb, e que também tem modo silencioso. Com a vantagem de poderes puxar mais pelo iso quando não podes usar flash. 

Partilhar Post #88 PedroPereira

PedroPereira

• Novo Membro
  • Registo: 24/09/2010
    • Local: Silves

Publicado 05 Abril 2018 - 22:01

Acho interessante como dás como exemplo da vantagem de um sensor mais pequeno, algo que nada tem a ver com o sensor. Podes ter uma máquina full frame, leve qb, e que também tem modo silencioso. Com a vantagem de poderes puxar mais pelo iso quando não podes usar flash.

Tens razão no que disseste, mas estava a comparar o equipamento que tenho como exemplo e as vantagens de cada um.
Devia ter comentado o facto do sensor MFT com 2x crop ser óptimo para distâncias focais longas, e ter objectivas equivalentes a 300mm no FF com 1/3 do tamanho e peso.

Partilhar Post #89 kib1maf

kib1maf

• Membro
  • Registo: 13/01/2014
    • Local: Portimão
    • Amador curioso

Publicado 05 Abril 2018 - 22:13

Já tive a ver melhor e a a6000 era a opção, se comprar. A a6300 é mais cara e pouco mais tem, a a6500 é muito cara.

Mas como disse estou habituado a lentes baratas, lente kit, e uma 18-135mm da Sony custa 600€ já na Canon EF-S custa 400€.

Não estou disposto a dar milhares de euros por lentes para fotografia amadoras como as minhas. Assim como tu, que mandas vir a FE 24-105mm, isso é muito dinheiro por uma lente, ainda para mais tens uma 24-70mm, mas cada um sabe de si.

Tenho que ver com calma, queria uma máquina mais pequena, mas pelo que vi no youtube a 16-50mm kit não me convenceu.

Obrigado

Cumps

Claro que sim, cada qual sabe o que pretende gastar. 

Não sei doque falas com esses 400€ EF-s mas uma coisa é certa, não são num corpo mirrorless de 24mp nem objectivas com meses ou 1 anos, ou seja tecnologia recente. Tudo se paga nesta vida, especialmente a qualidade. Não me venhas com tamron´s 18-200 que são vendidas ao preço da chuva em segunda mão..devem ser bestiais.. 

Dei-te exemplos, deves ser tu a decidir mas deves antes investir na a6000 e objectivas e não na a6300. A lente d ekit cumpre para aquilo que expressas serem os teus objectivos. 

Eu vendi a minha 24-70 f4, não sou tolinho. Quando a comprei em segunda mão, custou o mesmo que a vendi agora e fi-lo porque não havia a 24-105 que sempre foi uma ambição minha. Agora estou a fechar o meu sistema, talvez venha uma 70-200 f4 daqui a um ano.. ou uma 85 1.8, veremos. 

É um sistema caro que que me diverte e dá ficheiros excelentes.

Editado por kib1maf, 06 Abril 2018 - 13:12 .

Partilhar Post #90 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx
    • A pedalar se vai ao longe

Publicado 06 Abril 2018 - 11:36

Cosmic, se estás apertado de dinheiro, e não te vês a gastar muito dinheiro no futuro... faz apenas upgrade da tua Canon. Mas não vás para a 800D, pois vais ficar com algo pouco melhor do que tens (ok, é muito melhor, mas continuarás numa máquina do mesmo género), sugiro que saltes para a 80D:

https://www.dpreview...-77d-vs-eos-80d

Ir para Full Frame apertado de dinheiro, é na minha opinião, um caminho sem saída... Mesmo mudar para a A6000, parece-me um side-step... ganhas numas coisas, mas acho que perderás muito noutras (ergonomia então nem se fala).

Partilhar Post #91 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 06 Abril 2018 - 11:57

Já tive para comprar um 80D mas acabei por comprar uma 7D usada mas arrependi-me.

A 80D era mais cara mas tem um sensor bastante melhor que o da 7D.

A ver vamos :)

Partilhar Post #92 kib1maf

kib1maf

• Membro
    • Amador curioso

Publicado 06 Abril 2018 - 13:18

Já tive para comprar um 80D mas acabei por comprar uma 7D usada mas arrependi-me.

Um amigo meu teve a 760D e gostou muito, em segunda mão estão bem em conta. 

Cosmic, como já disse varias vezes aqui no forum, eu troquei 2 vezes de sistema porque posso, porque a oportunidade surgiu e tive como o fazer, por diversão pessoal, como há quem troque de relógios ou prancha´s de surf. 

Se ainda hoje tivesse a 600D estava muito bem servido e não faço imagens assim tão melhores por não a ter, tenho sim são ficheiros melhores, onde o processo criativo me dá mais segurança e acima de tudo um gozo grande em termos de composição usando o DOF.

Aqui entre nós, até como o meu telemóvel já vou brincando com isso, evoluíram muito nestes últimos 2 anos.. muito mesmo.. 

Partilhar Post #93 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 06 Abril 2018 - 13:31

Também arranjas as 70D muito em conta e acaba por ser um bom upgrade.

Partilhar Post #94 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 06 Abril 2018 - 16:19

Um amigo meu teve a 760D e gostou muito, em segunda mão estão bem em conta. 

Cosmic, como já disse varias vezes aqui no forum, eu troquei 2 vezes de sistema porque posso, porque a oportunidade surgiu e tive como o fazer, por diversão pessoal, como há quem troque de relógios ou prancha´s de surf. 

Se ainda hoje tivesse a 600D estava muito bem servido e não faço imagens assim tão melhores por não a ter, tenho sim são ficheiros melhores, onde o processo criativo me dá mais segurança e acima de tudo um gozo grande em termos de composição usando o DOF.

Aqui entre nós, até como o meu telemóvel já vou brincando com isso, evoluíram muito nestes últimos 2 anos.. muito mesmo.. 

O problema não é não poder mas sim não queres gastar tanto se depois não faço muito melhores fotos.

Vou manter o sistema, de lentes baratas que me chegam perfeitamente.

Também arranjas as 70D muito em conta e acaba por ser um bom upgrade.

Prefiro uma 800D ou 80D.

Obrigado  :th_up:

Partilhar Post #95 toy77

toy77

• Membro
  • Registo: 31/10/2009
    • Local: Portalegre

Publicado 06 Abril 2018 - 17:11

O problema não é não poder mas sim não queres gastar tanto se depois não faço muito melhores fotos.

Vou manter o sistema, de lentes baratas que me chegam perfeitamente.

Prefiro uma 800D ou 80D.

Obrigado  :th_up:

Eu diria que o problema passa mesmo por isso... As lentes baratas.

O que de melhor podes mesmo ter é em termos ópticos, corpos vão e vem, as boas lentes ficam.

Podes ter corpos do melhor, mas com lentes baratas nunca vais conseguir resultados satisfatórios.

Talvez seja isso que te esteja mesmo a falhar... Uma boa lente  :th_up:  

Partilhar Post #96 kib1maf

kib1maf

• Membro
    • Amador curioso

Publicado 06 Abril 2018 - 23:19

Eu diria que o problema passa mesmo por isso... As lentes baratas.

O que de melhor podes mesmo ter é em termos ópticos, corpos vão e vem, as boas lentes ficam.

Podes ter corpos do melhor, mas com lentes baratas nunca vais conseguir resultados satisfatórios.

Talvez seja isso que te esteja mesmo a falhar... Uma boa lente  :th_up:  

Nem mais, uma boa lente usada onde e quando. 

Partilhar Post #97 toy77

toy77

• Membro

Publicado 07 Abril 2018 - 20:35

Nem mais, uma boa lente usada onde e quando. 

Não percebi a parte do "onde e quando"  :unsure:

Partilhar Post #98 kib1maf

kib1maf

• Membro
    • Amador curioso

Publicado 07 Abril 2018 - 23:10

Não percebi a parte do "onde e quando"  :unsure:

Ter essa melhor lente e saber onde e como a usar!  :foto: Só  a ter não chega.

Partilhar Post #99 toy77

toy77

• Membro

Publicado 07 Abril 2018 - 23:15

Ter essa melhor lente e saber onde e como a usar!  :foto: Só  a ter não chega.

Nem mais  :th_up: