Acho que cada um dos formatos tem a sua vantagem, e se para uns o FF faz mais sentido, para outros o APSC ou MFT faz também sentido 
Eu sou profissional, porque faço da fotografia o meu ganha pão, e uso os dois formatos opostos, FF e MFT, e tenho pena de não ter uma de médio formato, e porquê?
Cada caso é um caso...
Tenho uma Nikon Full-Frame, e uma Olympus MFT:
A Olympus é a minha do dia-a-dia pessoal, simplesmente adoro-a, e sou Nikonista há mais de 25 anos!
Mas para um caso prático, um casamento:
A Nikon, para além de ser o canhão (com grip, uma 24-70 f:2.8 e flash) e os clientes gostarem de ver um fotografo carregado como um burro 
Para retrato a curta distância e pouco DOF é maravilhosa, e não venham falar na distância do sujeito, num evento além de não poder dar ao luxo de andar a correr para mais perto, um retrato a 24mm (para estar mais perto) não é a mesma coisas que um a 85mm (mais longe), nem por sombras!
Experimentem com uma FF a +- 85mm e uma APS-C a +- 50mm (com o mesmo enquadramento, logo distâncias diferentes) e vão ver a grande diferença!
Alem de que a gama dinâmica da FF é muito superior à da minha MFT.
Mas a Olympus, é óptima para quando estamos na igreja e o senhor padre não gosta do barulho e flashes do senhor fotografo, e pimba, modo silencioso e é só disparar, ninguém repara e faz-se umas fotos muito boas à paparazzi 
Uso para retrato, mais longe, a Olympus com a 75mm f:1.8 (150mm equiv FF) e é para mim, das melhores lentes para retrato que existe no mercado!
Mas também uso na Olympus a 7-14mm f:2.8 para fazer imobiliário, etc...
Mas como disse, cada uma é para cada situação!
Mas a minha Nikon FF por ser mais pesada, normalmente fica em casa 
Acho que para cada fotografo e para cada situação, existe uma opção... Se existisse uma camara perfeita era uma chatice, andava-mos todos com a mesma!
É o minha opinião, e vale o que vale 
Abraço a todos