Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Fujinon 16mm vs 23mm - Drama

• Por favor inicie sessão para responder
18 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 19 Fevereiro 2018 - 11:10

Praticamente 2 anos apenas com a 35mm 1.4, e excluindo uma situação que vou colocar em outro tópico, não tenho razões de queixa.

Nos diversos géneros de fotografia que gosto de ir fazendo, tenho encontrando estas limitações:

- Por vezes faltam uns mm em indoors.

- Sempre tive um mau (ou bom ) hábito de fotografar "mais do que pretendo e calmamente no PC estar a observar e cortar/virar como pretendo. Por vezes não tenho essa margem.

- MFD nos closeups.

A minha "experiência" com zoom foi com a XC 16-50, e até a pessoa a quem eu vendi "ficou delirado". Todos menos eu. Usei-a uma vez em indoors, e outra em outdoors, e das duas vezes tirei-a e meti a 35. O contraste e cores para mim eram pavorosos. Ok, sei que a 35 1.4 tem cores e contraste "de cinema".. o recorte em si penso que fica aquém de uma 18-55 IS numa 450D.

Este ano , tendo margem, comecei a olhar para a 18-55 mas algo me diz que vou ficar desiludido. A 16-50 2.8, além de não gostar da ergonomia, considero uma batelada que eu preferia gastar numa prime 2.8 ou maior.  Vá, vou ser sincero: Não sei se foi pelo tempo que andei só com uma fixa e estranhamente olho desconfiando para as zoom todas haha.

Os critérios de escolha já estão bem definidos:

- 23mm ou mais angular. 

- Se for para versões "f/2.0 e assim", mais baratas, não me importo de arriscar, e daí a um mês estar a vender. 

- Distâncias focais mais usadas.. esqueçam. Por causa disso, quando tinha canon , acabei com uma 24-105 porque "chegava", e no dia que meti uma 10-22, vi um novo mundo. 

- Anel de Abertura... notei muito a falta dele na 16-50. fotografo em "AV" 99% do tempo. Está tudo em A por vezes meto o DR a 100.

- Fujinon. Mas se adaptador + Outra lente ficar no mesmo rácio. Tenho é que ter AF. 

Como considero importante, a X-T1 só vai embora se avariar e/ou a Fuji lançar uma FF. Mais depressa ( está em cima da mesa ) me vejo a andar com uma X-A3~XA5 com uma "pancake". 

Sou todos ouvidos  :D

Anúncios

Partilhar Post #2 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 19 Fevereiro 2018 - 13:03

Não é preciso seres tão dramático.  :D

Eu tenho a felicidade de ter a 16mm e a 23mm f/1.4. Primeiro de tudo, são ambas objectivas soberbas, desde a construção até à qualidade de imagem. Não vais ficar desiludido com nenhuma delas. Em termos de velocidade de focagem e ruído estão muito à frente da 35mm (que também tenho  ^_^ ).

A 16mm é notoriamente maior e um pouco mais pesada do que a 23mm. A 16mm foca mais perto, porém (não que a 23mm não foque muito perto mas a 16mm abusa).

Se fosse para uma ilha deserta e pudesse levar apenas uma delas levava a 23mm. Mas é uma questão de preferência de DF....  :)

EDIT: a 16mm é também um pouco mais cara do que a 23mm, cerca de 100/150€.

Eu comprei a 16mm porque precisava da DF para fotografar em interiores e porque dá jeito para fazer vídeo 4K na X-T2 (o vídeo em modo 4K "cropa" notoriamente a imagem -  1.17x acho...)

Editado por ruicarv79, 19 Fevereiro 2018 - 14:35 .

IT Partilhar Post #3 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
    • Hmmm...

Publicado 19 Fevereiro 2018 - 16:30

Uma das coisas que eu queria evitar era "erros do passado"  como fiz com a Canon: Fui impulsivo, acabei com 2 mochilas de lentes, e depois não foi tão linear despachar tudo sem perder muito dinheiro. 

Isto de uma forma simples para dizer que, não me importaria de começar quanto antes com a 16mm e 23mm f/1.4 e manter a 35mm f/1.4. Mas tenho quase a certeza que uma delas vai fica "mais" parada, e quando der por ela, vou estar a vende-la em meu prejuízo. 

Aliás "arrisquei" com a 16-50 porque, tanto pelo preço, como pelo facto que "apenas" perdi 10% do que paguei por ela. Era a permissa que tinha com a 50mm 1.8 da Canon. Uma lente de 100€ podia estar ali no canto. Tinha menos de 100€ parados e com esse dinheiro nem um flash de jeito comprava. Quando a conversa toca nos 800~1000€ já é diferente.

Reviews são reviews, mas uma das coisas que me desperta na 16mm, alem do IQ é mesmo a focagem. Quando tinha a 10-22 puxava-me mais a criatividade para o closeup do que para paisagem, que fazia bem nos 24mm. Não sei se vos acontece o mesmo, mas uma DF diferente ( seja mais angular ou tele ) por vezes muda a nossa forma de fotografar. 

Não sei até que ponto atiro-me à 23mm f2 e posteriormente avaliar: Se 23mm e a DF correta fazer o upgrade para a 1.4. Caso contrário, vai embora e não restam dúvidas que teria menos dúvidas para diminuir a DF.

Partilhar Post #4 Fotugafia

Fotugafia

• Membro
  • Registo: 01/10/2017

Publicado 19 Fevereiro 2018 - 16:42

Não equacionas a 18mm f2?

Partilhar Post #5 Ego Zarolho

Ego Zarolho

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Local: Estoril
    • Fuji X-Pro1, X-Pro2, X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 19 Fevereiro 2018 - 16:59

Tenho a 16 e a 35 1.4, acho que se complementam maravilhosamente. E, para ser sincero, embora adore o ângulo de visão da 35mm, como lente (qualidade óptica, AF, solidez) acho a 16 muito melhor.

Não conheço a 23, mas duvido que seja superior em qualidade à 16, e por ser tão próxima da 35 acho que te será muito menos útil.

Partilhar Post #6 toy77

toy77

• Membro
  • Registo: 31/10/2009
    • Local: Portalegre

Publicado 19 Fevereiro 2018 - 17:04

O ideal era mesmo a 16mm e outra (23 ou 35mm).
Porque o mais certo é que se tiver a 16mm muitas das vezes vai ser "wide" a mais e necessita de algo menos "wide".
É como em tudo na vida, há que sacrificar certas coisas para se ter outras, não há volta a dar.

Eu tinha uma 35mm F2 e achava-a demasiado "longa" para fotografia de rua bem como necessitava de algo mais pequeno. Vendi-a e fui buscar uma 27mm para utilizar na X-E1. Agora parece que tenho uma compacta  B) 
Sei que a 27mm não é tão luminosa nem tão silenciosa, mas lá esta, abdiquei de algo para ter outro algo.

São opções  :th_up:

Partilhar Post #7 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 19 Fevereiro 2018 - 20:06

O melhor mesmo seria teres testado as distâncias quando tinhas a 16-50 (que é um muito bom pedaço de plástico, uma surpresa!)

Só vais conseguir obter a opinião do pessoal, mesmo que não sirva para ti, mas compreendo-te bem :)

Dito isto, aqui vai:

A 34 1.4 foi a primeira lente que tive para Fuji. Na primeira XE1 que tive. Foi sem dúvida a surpresa mais interessante que tive, depois dessa, todas as outras deixaram de ter esse factor....os tipos da Fuji fazem bom vidro...o resto é treta!

Tive as duas 23mm. Primeiro a 1.4, que apesar de ser excelente, era grande, barulhenta, cara e só me entregava mais meio stop que a sua irmã mais nova, a 23 2.0. Esta 23 2.0, foi para mim a lente que mais usei no sistema. Fantástica, leve, rápida a focar, silenciosa, WR e a metade do preço da 1.4...meio stop, caro!

As 14, 16, 18 e 27 nunca me despertaram qualquer interesse, dai não te puder dar a minha opinião, mas tenho a certeza que serão igualmente boas lentes.

Se um dia voltar ao sistema (ainda mantenho uma XE1, a segunda, para usar vidro velho e lentes EF), as lentes que tenho a certeza que terei são a 10-24, a 23 2.0 e a 55-200. Tenho imensa curiosidade nesta lente.

O que te posso aconselhar, uma vez que já não tens a 16-50, é começares pela 18mm...é a pior delas todas (dizem) mas é a que está ali mais no meio da coisa...depois de um par de semanas a usares, logo vês se sentes falta de mais wide, ou de menos...e se comprares usada, encontras a um bom preço o que te permite revender sem perderes dinheiro.

Boas compras, abraço.

Partilhar Post #8 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 19 Fevereiro 2018 - 21:30

Ó Marco, nem parece teu, atão de f/1.4 para f/2.0 é meio stop? É um stop inteiro, hombre.

Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk

Partilhar Post #9 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 07:09

Ó Marco, nem parece teu, atão de f/1.4 para f/2.0 é meio stop? É um stop inteiro, hombre.

Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk

A “vitesse” da nisto. Estava com a cabeça no 1.8 com certeza :)

Partilhar Post #10 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 09:09

Eu acabei por decidir ir para a versão f/1.4 porque 1 stop ainda faz diferença, tanto em termos de velocidade de obturação como em termos de DoF. Não gosto particularmente de andar com uma lente mais pesada e maior, é mesmo porque isso traz algumas vantagens.  :D  Fotografo a f/1.4 a maior parte do tempo, por isso, para mim, faz mesmo bastante diferença. 

Ainda assim, tenho objectivas que pesam menos e são mais pequenas do que as equivalentes em Full Frame.  ^_^

IT Partilhar Post #11 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
    • Hmmm...

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 11:56

Desde já obrigado a todos. 

Aqui importa quase mais "O que não fazer" do "que fazer"  :D  

Assim, e de forma a dar algum feedback a vocês todos: 

- A 27mm provavelmente só se tirasse a 35mm do conjunto. Para eliminar a 35mm só se fosse para uma 56mm ou superior ( o lado tele estou preso na 50-140 ). Mas sou fá incondicional da lente (35). Sim, tem um pára-sol "horroróico", mas o recorte, o contraste, as cores..  Ainda ontem li no forum do DP um gajo a dizer, da 35, qualquer coisa do tipo: "Assusta crianças pelo menos 2 ruas abaixo, e estabiliza o foco em algumas semanas". A 27 tenho a certeza que não

-  A 23mm , como DF deixa-me indeciso porque usei muito tempo a 24-105 na APS-C da Canon e quando introduzi a 10-22 foi uma complicação... Se usar "cálculos" cientificos ( que já o fiz na canon ) a DF "média" ronda os 34mm.. com sobras para o lado wide nos 20mm.  Entre 2.0 e 1.4, sou apologista da ergonomia e do equilibro ( e estética.. Teria mesmo que "arriscar" pela 2.0 e consoante as coisas migrar para a mana "mais melhor". 

- A 18mm. Daria para escrever um livro, e do que li, a lente teve o azar de ser lançada com "irmãs" com um IQ tão bom ( e melhor correcção de software ), mas desde que a mencionaram que passo mais tempo a ver samples e a ler sobre ela. Com a correcção atual, não sei se ela assim tão barata nos usados. E já me iamgino é com um setup x-t1 + 35mm e depois sacar aí de uma A5 com a 18mm  :D

Não gosto de desperdiçar dinheiro, mas começar por um setup de 18mm f2 + 23mm f2, adquiridas a bons preços, poderia dar-me ao "luxo"  de andar em testes e daí seguir o caminho ( migrar uma delas e despachar outra ).

Partilhar Post #12 Fotugafia

Fotugafia

• Membro

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 12:25

Desde já obrigado a todos.

Aqui importa quase mais "O que não fazer" do "que fazer" :D

Assim, e de forma a dar algum feedback a vocês todos:

- A 27mm provavelmente só se tirasse a 35mm do conjunto. Para eliminar a 35mm só se fosse para uma 56mm ou superior ( o lado tele estou preso na 50-140 ). Mas sou fá incondicional da lente (35). Sim, tem um pára-sol "horroróico", mas o recorte, o contraste, as cores.. Ainda ontem li no forum do DP um gajo a dizer, da 35, qualquer coisa do tipo: "Assusta crianças pelo menos 2 ruas abaixo, e estabiliza o foco em algumas semanas". A 27 tenho a certeza que não

- A 23mm , como DF deixa-me indeciso porque usei muito tempo a 24-105 na APS-C da Canon e quando introduzi a 10-22 foi uma complicação... Se usar "cálculos" cientificos ( que já o fiz na canon ) a DF "média" ronda os 34mm.. com sobras para o lado wide nos 20mm. Entre 2.0 e 1.4, sou apologista da ergonomia e do equilibro ( e estética.. Teria mesmo que "arriscar" pela 2.0 e consoante as coisas migrar para a mana "mais melhor".

- A 18mm. Daria para escrever um livro, e do que li, a lente teve o azar de ser lançada com "irmãs" com um IQ tão bom ( e melhor correcção de software ), mas desde que a mencionaram que passo mais tempo a ver samples e a ler sobre ela. Com a correcção atual, não sei se ela assim tão barata nos usados. E já me iamgino é com um setup x-t1 + 35mm e depois sacar aí de uma A5 com a 18mm :D

Não gosto de desperdiçar dinheiro, mas começar por um setup de 18mm f2 + 23mm f2, adquiridas a bons preços, poderia dar-me ao "luxo" de andar em testes e daí seguir o caminho ( migrar uma delas e despachar outra ).

Em 2016 vendi as 10-24, 16, 23 (1.4 e 2), 35f2 e 56mm para ficar só com as 18, 35f1.4 e 60mm, as iniciais, e assim andei até há pouco.
A 18mm tem pior fama do que merece, sempre gostei dos resultados obtidos com ela.

Enviado do meu VTR-L29 através do Tapatalk

Editado por Fotugafia, 20 Fevereiro 2018 - 12:25 .

IT Partilhar Post #13 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
    • Hmmm...

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 15:48

Em 2016 vendi as 10-24, 16, 23 (1.4 e 2), 35f2 e 56mm para ficar só com as 18, 35f1.4 e 60mm, as iniciais, e assim andei até há pouco.
A 18mm tem pior fama do que merece, sempre gostei dos resultados obtidos com ela.

Eu neste link reparei que, mesmo no fim do artigo, meteram um menção à correcção feita a 18mm. Em outras reviews não vejo a trocarem os samples ou a actualizarem os artigos.

https://www.fujivsfu...pt4-vs-18mm-f2/

Mas a 18mm tem o pára-sol pavoroso hahaha

Partilhar Post #14 Fotugafia

Fotugafia

• Membro

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 15:53

Eu neste link reparei que, mesmo no fim do artigo, meteram um menção à correcção feita a 18mm. Em outras reviews não vejo a trocarem os samples ou a actualizarem os artigos.

https://www.fujivsfu...pt4-vs-18mm-f2/

Estiloso, não pavoroso ^_^

Partilhar Post #15 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 16:00

Estiloso, não pavoroso ^_^

Eu gosto do pára-sol da 18mm e da 35mm, mas gostos não se discutem.  :D

Partilhar Post #16 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 16:19

Credo...as AC's da 18mm são uma constante...esteja ela toda aberta, ou fechado, a coisa é igual.

Não houve melhorias disso com firmware?

Partilhar Post #17 Fotugafia

Fotugafia

• Membro

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 17:24

Credo...as AC's da 18mm são uma constante...esteja ela toda aberta, ou fechado, a coisa é igual.

Nunca me queixei disso

IT Partilhar Post #18 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
    • Hmmm...

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 17:40

Mais abaixo tem uma imagem da  18 mm com um slider que dá para ver a diferença. Além de que no site do "Tio Ken" ele tem um sample com umas plantas que te digo que achei muito bom.

IT Partilhar Post #19 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
    • Hmmm...

Publicado 08 Maio 2018 - 11:11

Depois de mil indecisões, e aproveitando que andei 2 semanas a testar a X-E1 + 16-50 mk I da minha filha ( recomendada por mim  :D  ), decidi que começando pelo factor $$$, ia optar pela fixa 18mm ( as poucas usadas 16mm 1.4 que vi estão um pouco puxadas ). Mas depois apercebi-me que andei a fotografar a 16mm~18mm , mas muito na casa dos 20mm~30 mm. 

Ou seja, ainda "é cedo" para jogar só com fixas  :D

Sendo assim, acabei por mandar vir uma XF 18-55. A 18 mm faz f/2.8, logo fico perto ou dentro do que faria com a fixa. Admito que em termos de $$$ até me atirava à 16-55 2.8 mas é um "mamarracho" e obrigaria-me a adiar muito mais uma tele.