Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Ganso-marisco (Brenta leucopsis)

• Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007
    • Local: Porto

Publicado 18 Fevereiro 2018 - 14:57

Ganso-marisco no Parque da Cidade da Póvoa

39441216825_3f7e865186_b.jpg

Ganso-marisco by dragoms, on Flickr

40293593562_233083c91a_b.jpg

Ganso-marisco by dragoms, on Flickr

Anúncios

Partilhar Post #2 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo

Publicado 18 Fevereiro 2018 - 19:19

É marisco ou boavista? :D

:th_up:

IT Partilhar Post #3 dragom

dragom

• Membro

Publicado 18 Fevereiro 2018 - 22:22

É marisco ou boavista? :D
:th_up:

:) :)

Partilhar Post #4 mt54

mt54

• Membro
  • Registo: 07/05/2015
    • Local: Lisboa

Publicado 13 Março 2018 - 23:27

Ave muito bonita, como sempre bem retratada.
Nunca tinha ouvido chamar-lhe Ganso-marisco, mas sim Ganso-de-faces-brancas. Onde ouviste esta,designação (será um regionalismo)?

Perdoa a ousadia (o mestre és tu 😔), mas creio que é Branta leucopsis, e não Brenta)

Abraço

Editado por mt54, 13 Março 2018 - 23:29 .

IT Partilhar Post #5 dragom

dragom

• Membro

Publicado 15 Março 2018 - 20:42

Ave muito bonita, como sempre bem retratada.
Nunca tinha ouvido chamar-lhe Ganso-marisco, mas sim Ganso-de-faces-brancas. Onde ouviste esta,designação (será um regionalismo)?

Perdoa a ousadia (o mestre és tu ), mas creio que é Branta leucopsis, e não Brenta)

Abraço

Olá,

Os nomes comuns são sempre uma confusão, dado que muitos são regionais e dependem também das convenções de classificação seguida. Ganso-de-faces-brancas é um dos nomes mais comuns, mas eu ultimamente tenho seguido a classificação utilizada pelo eBird.org, onde o nome comum é Ganso-marisco. Como é o site que uso para registo das observações é mais fácil assim.

Quanto ao Branta, tens toda a razão. É um erro que faço muitas vezes... :)

Partilhar Post #6 mt54

mt54

• Membro

Publicado 16 Março 2018 - 02:05

Olá,

Os nomes comuns são sempre uma confusão, dado que muitos são regionais e dependem também das convenções de classificação seguida. Ganso-de-faces-brancas é um dos nomes mais comuns, mas eu ultimamente tenho seguido a classificação utilizada pelo eBird.org, onde o nome comum é Ganso-marisco. Como é o site que uso para registo das observações é mais fácil assim.

Quanto ao Branta, tens toda a razão. É um erro que faço muitas vezes... :)

Obrigado pela explicação!

Será que os nomes comuns utilizados no eBird.org são os usados no Brasil? Fiz uma visita, talvez demasiado rápida, ao site e fiquei com essa ideia.

Abraço

IT Partilhar Post #7 dragom

dragom

• Membro

Publicado 16 Março 2018 - 09:39

Obrigado pela explicação!

Será que os nomes comuns utilizados no eBird.org são os usados no Brasil? Fiz uma visita, talvez demasiado rápida, ao site e fiquei com essa ideia.

Abraço

Alguns são os brasileiros, mas a grande maioria são os portugueses. Atenção que senão tiveres conta no eBird, quando fazes uma pesquisa vão-te aparecer os nomes em inglês ou em brasileiro, mas se fizeres login e tiveres nos settings que estás em Portugal, os nomes mudam para os portugueses. Mesmo assim há meia-dúzia que usam os outros.

Partilhar Post #8 mt54

mt54

• Membro

Publicado 16 Março 2018 - 16:17

Alguns são os brasileiros, mas a grande maioria são os portugueses. Atenção que senão tiveres conta no eBird, quando fazes uma pesquisa vão-te aparecer os nomes em inglês ou em brasileiro, mas se fizeres login e tiveres nos settings que estás em Portugal, os nomes mudam para os portugueses. Mesmo assim há meia-dúzia que usam os outros.

Obrigado, vou experimentar!

Já agora: como fazes quando encontras uma espécie que não conheces ou cuja identificação te deixa dúvidas? Há alguma ferramenta que faça uma pesquisa pela imagem e te aponte na direcção certa?

IT Partilhar Post #9 dragom

dragom

• Membro

Publicado 16 Março 2018 - 17:20

Já agora: como fazes quando encontras uma espécie que não conheces ou cuja identificação te deixa dúvidas? Há alguma ferramenta que faça uma pesquisa pela imagem e te aponte na direcção certa?

Tens várias hipóteses. O que faço é uma ou mais destas opções, por esta ordem de prioridade:

- Perguntar a outros amigos observadores (se quiseres manda o teu email ou facebook por mensagem privada para ficares com o meu contacto, posso ajudar-te quando quiseres)

- Colocar fotos da ave no http://aves.team-forum.net/ (principal forum de observadores em Portugal)

- Usar a app Merlin de The Cornell Lab, os mesmos que criaram o eBird, e que faz reconhecimento da espécie por imagens. Tenho estado a ser um dos beta testers das novas versões e funciona muito bem.

- Colocar a foto em alguns grupos no face, embora já seja muito raro chegar aqui.

Partilhar Post #10 mt54

mt54

• Membro

Publicado 16 Março 2018 - 18:01

Mesmo antecipando que seria assim, não posso deixar de sublinhar a simpatia e disponibilidade - isto é melhor que serviço público!

Um abraço