Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Street 2018

• Por favor inicie sessão para responder
68 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 06 Janeiro 2018 - 22:12

39514498052_79b266ca61_b.jpgR_PANA4316_ by JN Photographer, no Flickr

Anúncios

Partilhar Post #2 kib1maf

kib1maf

• Membro
  • Registo: 13/01/2014
    • Local: Portimão
    • Amador curioso

Publicado 07 Janeiro 2018 - 16:14

Não consigo analisar a imagem esquecendo o facto de estar ou desfocada ou tremida(talvez as duas), nem sei bem mas aos meus olhos é complicado analisar uma imagem sem ter um ponto onde os olhos se fixam. 

IT Partilhar Post #3 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 07 Janeiro 2018 - 20:17

Não consigo analisar a imagem esquecendo o facto de estar ou desfocada ou tremida(talvez as duas), nem sei bem mas aos meus olhos é complicado analisar uma imagem sem ter um ponto onde os olhos se fixam. 

Obrigado.

IT Partilhar Post #4 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 07 Janeiro 2018 - 20:24

39514753192_fa65a2afb9_b.jpgR_PANA4315_ by JN Photographer, no Flickr

Partilhar Post #5 kib1maf

kib1maf

• Membro
    • Amador curioso

Publicado 07 Janeiro 2018 - 21:13

Interessante a relação entre as duas mas sinto que podias estar mais perto ou numa distancia focal maior ou.. um crop, isolar mas o lado direito. 

Mas esta já consigo olhar. 

Partilhar Post #6 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 07 Janeiro 2018 - 22:07

Eu gosto bastante da primeira. O arqueado do fotógrafo, da árvore e o contorno do rosto da menina funcionam bem aos meus olhos.
A segunda acho que já não está tão bem conseguida. Percebo a ideia, e há algumas similitudes nos rostos (nomeadamente o cabelo), mas não me parece ter os ingredientes mínimos para me fazer interessar pela foto.
Força nisso!

Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk

Partilhar Post #7 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011

Publicado 07 Janeiro 2018 - 22:29

Olhando outra vez para a segunda foto, agora num monitor maior (antes tinha visto no telemovel) :) , percebe-se uma certa comoção na expressão da senhora à direita, o que remete para alguma memória da pessoa retratada na parede. A janela fechada pode complementar bem esta equação, bem enquadrada numa dialogal com as outras personoagens da foto. No fundo, vendo melhor, gostei mais.  ^_^

Partilhar Post #8 zyThuM

zyThuM

• Membro
  • Registo: 10/12/2016

Publicado 08 Janeiro 2018 - 09:06

Gosto da primeira. A curca da arvore e do homem, a maneira como a arvore encontrasse nos limites do rosto da menina e como as folhas se misturam no cabelo. No final há ali uma sensação tri-dimensional no rosto da menina. Os outros elementos como o pneu ajudam a equilibrar a foto. Esta tremida mas isso não interessa nada.

A segunda, gosto da geometrias a janela e o a pintura, a mulher está numa posição estranha, leva os meus olhos a sairem da frame, talvez se a foto estivesse noutra diagonal...

Partilhar Post #9 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro
  • Registo: 03/10/2016
    • Local: porto

Publicado 08 Janeiro 2018 - 10:05

Gosto bastante da primeira, confesso também que me faz alguma confusão aos olhos o "desfoque", foi propositado ou resultado das "condições"? a segunda a relação das senhoras está engraçada.

Partilhar Post #10 Fotugafia

Fotugafia

• Membro
  • Registo: 01/10/2017

Publicado 08 Janeiro 2018 - 11:06

A primeira foi bem vista já a execução (velocidade 1/6s) e a composição não são as mais corretas. Quanto à segunda, não me diz nada.

Partilhar Post #11 kib1maf

kib1maf

• Membro
    • Amador curioso

Publicado 08 Janeiro 2018 - 11:44

A primeira foi bem vista já a execução (velocidade 1/6s) e a composição não são as mais corretas. Quanto à segunda, não me diz nada.

Lá está, existe claramente um conceito artista que me escapa. A primeira consegue não ser uma foto desfocada e tremida para passar a ser montes de coisas. 

Não interessa nada pá, tremida? desfocada? e depois? ...

Editado por kib1maf, 08 Janeiro 2018 - 11:45 .

Partilhar Post #12 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 08 Janeiro 2018 - 11:51

A primeira pelos motivos descritos tem o seu interesse. Um bocado mais calma não estaria arrastada. Mas o telemóvel certamente não ajudou nesse departamento.

Partilhar Post #13 Fotugafia

Fotugafia

• Membro

Publicado 08 Janeiro 2018 - 11:53

Lá está, existe claramente um conceito artista que me escapa. A primeira consegue não ser uma foto desfocada e tremida para passar a ser montes de coisas. 

Não interessa nada pá, tremida? desfocada? e depois? ...

Existem é várias formas de fazer crítica, eu não sou apologista da crítica agressiva, mal educada. Como disse, a ideia foi boa, o que falta é uma velocidade de disparo adequada para evitar a trepidação,  e um composição equilibrada, sobra muito do lado esquerdo, para ser uma boa foto, isto na minha opinião.

Partilhar Post #14 Fotugafia

Fotugafia

• Membro

Publicado 08 Janeiro 2018 - 11:55

A primeira pelos motivos descritos tem o seu interesse. Um bocado mais calma não estaria arrastada. Mas o telemóvel certamente não ajudou nesse departamento.

Panasonic DC-GH5 não é um telemóvel.

Partilhar Post #15 anterix

anterix

• Membro
  • Registo: 20/09/2014
    • Local: Açores

Publicado 08 Janeiro 2018 - 12:10

Gosto das fotos.

Se a primeira não estivesse tremida não acrescentaria nada e até tiraria algum dramatismo à cena. Está como está e é isso que interessa. Tem uma leitura diferente? Sim. E provavelmente mais interessante até.

A segunda é a que gosto mais. Sempre gostei de geometria na fotografia. Gosto muito desta fotografia como ela está.

IT Partilhar Post #16 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 08 Janeiro 2018 - 14:36

Afinal nem todos a vêm o mesmo numa foto, é aliciante perceber de que forma cada as vê. Pode-se dizer que ver não é tarefa dos olhos é também de outros orgãos?

Eu vou andando e fotografando. Raramente fico parado no "bom local" á espera que aconteça a foto e quando faço isso geralmente não acontece nada ou não tenho paciencia ou noto que pessosas ficam indignadas com a minha presença de máquina na mão.

Em movimento as condições de luz mudam e como é ver, apontar e disparar acontece desfoques e tremidelas. Isso para mim é secundário. prefiro não perder o momento.

Obrigado a todos!

Partilhar Post #17 kib1maf

kib1maf

• Membro
    • Amador curioso

Publicado 08 Janeiro 2018 - 16:15

Afinal nem todos a vêm o mesmo numa foto, é aliciante perceber de que forma cada as vê. Pode-se dizer que ver não é tarefa dos olhos é também de outros orgãos?

Eu vou andando e fotografando. Raramente fico parado no "bom local" á espera que aconteça a foto e quando faço isso geralmente não acontece nada ou não tenho paciencia ou noto que pessosas ficam indignadas com a minha presença de máquina na mão.

Em movimento as condições de luz mudam e como é ver, apontar e disparar acontece desfoques e tremidelas. Isso para mim é secundário. prefiro não perder o momento.

Obrigado a todos!

Entendo o teu ponto de vista, no sentido do procedimento, andar, vaguear sentir o que te rodeia e fotografar o que te chama atenção.

Aceito o facto de não te importares por não teres um único ponto de foco na imagem mas não posso é entender.

Desculpa ser tão claro na minha opinião mas fico estupefacto ao reparar que há tantos poetas da imagem. 

Partilhar Post #18 Fotugafia

Fotugafia

• Membro

Publicado 08 Janeiro 2018 - 16:26

Entendo o teu ponto de vista, no sentido do procedimento, andar, vaguear sentir o que te rodeia e fotografar o que te chama atenção.
Aceito o facto de não te importares por não teres um único ponto de foco na imagem mas não posso é entender.
Desculpa ser tão claro na minha opinião mas fico estupefacto ao reparar que há tantos poetas da imagem.

Concordo contigo pois anda um gajo a esforçar-se para subir ao fórum só as melhores fotos, como ficou dito noutro tópico, e depois vemos fotos com todas estas virtudes a serem bem recebidas de forma geral. É assim

Enviado do meu VTR-L29 através do Tapatalk

Partilhar Post #19 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 08 Janeiro 2018 - 17:03

Panasonic DC-GH5 não é um telemóvel.

Parece :(

Sempre achei o output das M43 um bocado tipo telemóvel mas com "esteroides". Um bocado melhor, mas sempre um bocado para o flat a não ser com umas boas "marteladas" em PP. Obviamente também depende da lente mas ... regra geral.

"Concordo contigo pois anda um gajo a esforçar-se para subir ao fórum só as melhores fotos"

Tens que te esforçar mais então  :P

Editado por nbplopes, 08 Janeiro 2018 - 17:25 .

Partilhar Post #20 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx
    • A pedalar se vai ao longe

Publicado 08 Janeiro 2018 - 17:23

Obrigado a todos!

Para além do problema de ter ficado tremida/desfocada, os pés cortados tb não ajudam. Eu teria também apontado um pouco mais à direita, creio que ficava mais equilibrado. De resto a imagem tem muita força, pelo recorte que a árvore faz ao grafitti, e a criança a "olhar" para o fotógrafo.

Compreendo e identifico-me com a tua postura de não ficar no mesmo local - grande parte da fotografia que faço é assim... muitas vezes o desfocado ou o tremido pode até fazer parte da fotografia e enriquecer a composição.

Mas neste caso creio que não só não contribui em nada como prejudica a imagem. (Sim, focar e expor bem, fazer um bom enquadramento "no momento", sem tempo a perder é muito difícil... mas é isso que distingue as boas fotografias das outras).