Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Uma tentativa, finalmente 1 anos depois e agora a despedida

• Por favor inicie sessão para responder
29 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 kiak

kiak

• Membro
  • Registo: 18/03/2006
    • Local: centro-norte

Publicado 11 Setembro 2009 - 00:52

material usado

18 55 3.5 5.6 , cabo interno de pc, silicone , anel inversor

ferramentas , chave de precisão ,barra de silicone , ferro de estanhar alicate de precisão

deu isto Imagem Colocada

é tarde e para acabar o serviço nao tirei fotos passo a passo e tb ainda nao acabei  mas vou esplicar como fiz, uma coisa é certa ja dá para controlar todas as funçoes menos o AF que fica demasiado lento mas é normal é para ser utilizda em Mf  :th_up:

Anúncios

Partilhar Post #2 DogsAndMen

DogsAndMen

• Membro
  • Registo: 19/10/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 11 Setembro 2009 - 09:45

Eh lá, sim senhor excelente ideia.  :clap: Basicamente inverteste uma lente mas com a continuação do AF, certo?

Agora o cabo é que parece ser demasiado longo e rijo, consegues fechar a lente? E isolar os contactos para que não queime a lente, ou máquina?

E o anel inversor, já tinha contactos ou fizeste uns buracos?

Epá tens de mostrar mais sobre isto.  :lol:

IT Partilhar Post #3 kiak

kiak

• Membro

Publicado 11 Setembro 2009 - 21:46

sim é isso  :) para o serviço utilizei uma lupa para ver pingar os contactos, e para isolar derreti com o ferro de estanhar, um pouco de uma barra de silicone e deixei cair entre os fios e contactos, o cabo nao é longo é o suficiente para rodar dos 18 aos 55 mm invertidos
o que se ve na foto é a baioneta da lente retirada  o anel inversor apenas fica como elo de ligação entre a baioneta e os 58 mm da lente invertida é necessario fazer um desbaste de lado pra encaixar e deixar passar os fios por fora, amanha passo por um torneiro
o cabo é dos interiores de pc aquela fita com muitos fios e nao incomoda nada :th_up:
funciona tudo até o bloqueio do diaframa, pelo menos até agora  :wacko: mas falta concluir , talvez com uma tampa de traz cortada e um filtro uv lá colado fique com uma capa de proteçao com mais clama vou concluir e depois explico passo a passo  :th_up:

importante comvem ter uma 350 d ou assim para testar sempre fica mais barato o estrago caso algo corra mal  :D

IT Partilhar Post #4 kiak

kiak

• Membro

Publicado 14 Setembro 2009 - 21:46

ora como acabou a luta

Imagem Colocada

Imagem Colocada

para ficar bem falta ali uma tampa canon sem fundo e um filtro uv colado, tenho uma aqui ja cortada mas nao sei onde anda :blush:

só ter um pouco de tempo e ja vou fazer umas fotos  :humm:

Partilhar Post #5 the_stalkerpt

the_stalkerpt

• Membro
  • Registo: 14/10/2005
    • Local: Sintra

Publicado 14 Setembro 2009 - 22:12

essa objectiva é que não grande coisa para isso... bom, bom era uma em que o elemento frontal não rodasse, nem com o zoom, nem com a focagem...
e o facto do AF ficar lento, é facil, é o esforço do motor a rodar a parte mais pesada da objectiva ;)
não te aconselho a usa-lo, pois vais acabar por o queimar...

IT Partilhar Post #6 kiak

kiak

• Membro

Publicado 14 Setembro 2009 - 22:31

essa objectiva é que não grande coisa para isso... bom, bom era uma em que o elemento frontal não rodasse, nem com o zoom, nem com a focagem...
e o facto do AF ficar lento, é facil, é o esforço do motor a rodar a parte mais pesada da objectiva ;)
não te aconselho a usa-lo, pois vais acabar por o queimar...

é a mais barata  :D nao vou utilizar o AF o manual é mais rapido apenas procuro o controlos de mediçao do disparo  :th_up:

IT Partilhar Post #7 kiak

kiak

• Membro

Publicado 27 Setembro 2009 - 22:47

o que consegui fazer nuns testes utilizei o flash da maquina pois deixei o outro sem cargas :blush:

Imagem Colocada

é só começar a melhorar isto  :humm:

Partilhar Post #8 AH.photo

AH.photo

• Membro
  • Registo: 05/02/2008
    • Local: Porto

Publicado 14 Outubro 2009 - 22:38

Estou pasmado! O bicharoco é feio, mas o resultado é excelente! E isso com o flash da máquina? Conseguiste isso com a 18-55 invertida?  :mestre:
A que distância estavas do bicho?

Partilhar Post #9 Rockas

Rockas

• Membro
  • Registo: 28/09/2009
    • Local: Paços de Ferreira

Publicado 14 Outubro 2009 - 22:59

hehehehe... não é mais fácil e mais barato comprar apenas o adaptador de filtro para inverter a objectiva?  :D

Partilhar Post #10 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 14 Outubro 2009 - 23:35

hehehehe... não é mais fácil e mais barato comprar apenas o adaptador de filtro para inverter a objectiva?  :D

A grande vantagem, que é o AF acaba por não ser utilizado, o que é bastante comum neste tipo de fotografia. Mas aqui acho que foi mais o provar que é possivel e se consegue do que propriamente as vantagens obtidas.

Partilhar Post #11 the_stalkerpt

the_stalkerpt

• Membro

Publicado 15 Outubro 2009 - 16:57

na Canon a abertura da lente é controlada electrónicamente, daí a necessidade de um acoplamento electrico, para a poder controlar ;) caso contrário a lente fica sempre na abertura máxima. outra vantagem em relação a uma objectiva manual de abertura mecanica, é que a lente está sempre toda aberta (essencial para focares, ainda mais em mecro!) e só fecha no momento do disparo.

Partilhar Post #12 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 15 Outubro 2009 - 17:09

Sim... mas o mesmo não se verifica com lentes totalmente manuais, certo?
por acaso pus a questão porque já me senti tentado a comprar um desses adaptadores para ver o resultado. Não uso Canon mas parece-me que no caso das Sony o problema da abertura de mantém.

Partilhar Post #13 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 15 Outubro 2009 - 17:10

tens toda a razão. Como só uso o anel inversor com uma Nikkor 50mm 1.8 que tem regulação da abertura não me ocorreu essa limitação técnica da 18-55

Partilhar Post #14 the_stalkerpt

the_stalkerpt

• Membro

Publicado 15 Outubro 2009 - 17:59

Sim... mas o mesmo não se verifica com lentes totalmente manuais, certo?
por acaso pus a questão porque já me senti tentado a comprar um desses adaptadores para ver o resultado. Não uso Canon mas parece-me que no caso das Sony o problema da abertura de mantém.

mas mesmo com lentes manuais tens um grande problema: se fechas ao diafragma pretendido (que para macro será sempre de f/8 para cima), ficas sem luz suficiente no visor para focares correctamente ;) e se focares primeiro e depois fechares, ao faze-lo o mais provável é mexeres o ponto de focagem, a não ser que uses um (robusto e estável) apoio!
só é utilizável se estiveres a usar tripé, abres para focar, depois fechas para disparar... com este adaptador, a lente está sempre aberta, ou seja, com o máximo de luz possivel para focar, até ao momento do disparo...

Partilhar Post #15 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 15 Outubro 2009 - 18:05

mas mesmo com lentes manuais tens um grande problema: se fechas ao diafragma pretendido (que para macro será sempre de f/8 para cima), ficas sem luz suficiente no visor para focares correctamente ;) e se focares primeiro e depois fechares, ao faze-lo o mais provável é mexeres o ponto de focagem, a não ser que uses um (robusto e estável) apoio!
só é utilizável se estiveres a usar tripé, abres para focar, depois fechas para disparar... com este adaptador, a lente está sempre aberta, ou seja, com o máximo de luz possivel para focar, até ao momento do disparo...

Hummm... agora fiquei ainda mais curioso... acho que vou mesmo comprar o adaptador... pelo preço que custa vale para testes hehehehe
Entretanto o kiak é melhor registar a patente  :D

Partilhar Post #16 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 15 Outubro 2009 - 18:16

mas mesmo com lentes manuais tens um grande problema: se fechas ao diafragma pretendido (que para macro será sempre de f/8 para cima), ficas sem luz suficiente no visor para focares correctamente

Ou podes recorrer a uma fonte de luz externa para iluminar o objecto e poder fazer a focagem.

Partilhar Post #17 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 15 Outubro 2009 - 18:24

por acaso até há um truque para esta lente não ficar sempre na abertura máxima, se usada com um inversor normal (não sei é se não dá cabo da lente):

1. fechar a lente até ao desejado
2. carregar no DOF preview (nem todas as máquians têm)
3. retirar a lente com o DOF preview carregado

nunca experimentei porque a minha máquina não tem o DOF preview, mas já li isto nalgum lado

Mas claro que (para quem têm paciencia e mãozinhas para isto) esta solução manda mais estilo. atenção é à focagem automática... o motor desenhado para rodar um elemento tem de suportar com o peso da objectiva toda. não abuses dele, senão queima de vez

IT Partilhar Post #18 kiak

kiak

• Membro

Publicado 20 Outubro 2009 - 21:58

boas tenho andado afastado  :blush:, a vantagem deste sistema em relaçao aos inversores de filtro(aqui até utilizei um) é permitir todas as funções como se uma lente normal se tratasse menos o autofocos( só o mantive ligado pq nao sei qual é o contacto :blush: senao nao o ligava) por vias de rodar toda a objectiva em ves do elemento, mas obrigatoriamente colocando a lente em MF(as objectivas canon têm todas o motor de foco e por consequencia o botao AF/MF) ficando com focagem manual mas uma coisa acontece é que mantem as funçoes de uma lente em modo MF, confirma o foco  ;) como se um chip de focagem se tratasse :th_up:

para dar resposta á tecnica de inverter a lente e fechar a abertura, é dar a abertura na maquina bloquear o diafragma e retirar a lente com o dedo no botao de bloqueio e colocar invertida, a desvantagem é o mito ou não que pode danificar o material, e se fechar em f16 ou f20 fica sem luz para focar mesmo com uma fonte de luz é dificil focar, e se quisermos alterar a abertura temos que estar a tirar e por a lente
em relaao as objectivas manuais com controlo de abertura passa-se o mesmo mesmo as que tem dois aneis de abertura perde-se tempo e tremeliques tenho muito boa mas acho que a vou vender  :shock:
tenho outra 18 55 nas ferias vou fotografar passo a passo como se faz, registar patente nao vale a pena ja existe até adaptadores especificos para isto sao é 300 euros mais caros mas dao para todas as objectivas  8)

IT Partilhar Post #19 kiak

kiak

• Membro

Publicado 20 Outubro 2009 - 22:11

fica mais um exemplo tem lá outro mas nao tao bom  :)

http://www.forumfoto...p?topic=47951.0

Partilhar Post #20 raulcosta

raulcosta

• Membro
  • Registo: 22/04/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 21 Outubro 2009 - 09:30

tenho outra 18 55 nas ferias vou fotografar passo a passo como se faz, registar patente nao vale a pena ja existe até adaptadores especificos para isto sao é 300 euros mais caros mas dao para todas as objectivas  8)

Portanto e resumindo, quando é que podemos comprar as lentes transformadas por ti ?  :th_up:
Já tens ideia dos valores ?
PS - Não estou a brincar, estou mesmo interessado.  :sim: