Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

DESAFIO 2.06 - Votação aberta até às 23h59 de domingo, dia 26

• Por favor inicie sessão para responder
35 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 kapaah

kapaah

• Membro
  • Registo: 01/12/2008
    • Local: Viseu

Publicado 25 Novembro 2017 - 23:14

Eu não voto por ter amigos ou deixar de ter.. Voto no que gosto..

Concordo que seja apenas uma edição por pessoa, e mais, as edições deveriam ser enviadas por link apenas para o Pavas sem ninguém as ver, apenas poderíamos ver no post da votação.. fica a dica..

Anúncios

Partilhar Post #22 anterix

anterix

• Membro
  • Registo: 20/09/2014
    • Local: Açores

Publicado 25 Novembro 2017 - 23:24

É impossível alguém editar ao gosto do outro. Mesmo que não seja completamente impossível parece-me pouco interessante. O que mais gosto, quando partilho um Raw convosco, não seria dizer a minha ideia, mas sim ver qual é a vossa.
Eu sei que nunca vamos estar de acordo em tudo e ideias são sempre bem vindas. Mas neste caso acho que todos devem votar.

Abraços.

Partilhar Post #23 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro
  • Registo: 03/10/2016
    • Local: porto

Publicado 26 Novembro 2017 - 00:29

01_DESAFIO 2.06_Miguel Simões  é a que mais me cativa... tenho de procurar um tutorial para calibrar o monitor.. a imagem depois de postada e vista noutro lado, não tem muito a ver com o que pretendia :blush: 

Partilhar Post #24 mt54

mt54

• Membro
  • Registo: 07/05/2015
    • Local: Lisboa

Publicado 26 Novembro 2017 - 02:57

01_DESAFIO 2.06_Miguel Simões

Partilhar Post #25 josefura

josefura

• Novo Membro
  • Registo: 17/12/2012
    • Local: Alentejo/Lisboa

Publicado 26 Novembro 2017 - 08:01

Bom já vi que acabei por criar aqui alguma confusão e controvérsia. Não quis de todo acender fogos nem ofender ninguém, peço desculpa se o fiz.
Vou tentar explicar-me melhor.
A minha critica/sugestão foi pelo facto de haver mais do que uma edição submetida pela mesma pessoa. Reparem, não acho mal que a mesma pessoa queira partilhar conosco as suas visões. Até é gratificante termos alguém disposto a dar-nos do seu tempo e experiência com mais do que uma edição mas, para efeitos de desafio, apenas a primeira edição que submete ser a que é valida para esta "competição". Mas não quero inibir ninguém de poder partilhar mais que uma, até porque o propósito é mesmo todos podermos partilhar e aprender uns com os outros.
Acho a iniciativa excelente e todos temos a agradecer ao pavas por isso. Mais do que dar como prémio a quem ganha o reconhecimento e a oportunidade de submeter uma imagem captada por si, porque não deixarmos ser essa pessoa o juri e quem decide o vencedor (juntamente com o pavas como é óbvio).
Ao fim ao cabo se a imagem que todos editaram fosse minha eu ia gostar de escolher aquela edição que pra mim soube ir ao encontro do que imaginei e vi quando tirei a foto. Deve haver mais pessoal a concordar comigo.
Entendem o que quis dizer? Mais do que darmos uma "palmadinha nas costas" ao vencedor, é darmos também o direito a decidir o próximo que ganha (já que ninguém ganha um carro ou dinheiro em cartão  :D )
Faz mais sentido do que votarmos uns nos outros, embora não seja mau fazê-lo á mesma.

A explicação foi longa mas vou resumir por pontos:
1-Apenas a primeira edição submetida ser a que conta para o desafio (podem partilhar mais á mesma se quiserem mas só no final, penso que ficamos todos gratos por aprender sempre mais)
2-Dar como recompensa ao vencedor a oportunidade de submeter uma foto sua e o direito a escolher e justificar o próximo vencedor, juntamente com o pavas (ao fim ao cabo a foto é dele e é dali que deve vir a principal aprovação)
3-Se o pavas aceitar e todos concordarem os próximos desafios passarem a ser feitos nestes novos termos.

Mais uma vez reforço, isto é a minha opinião e vale o que vale. Não quis de todo aborrecer ninguém.
E sim, se calhar nem todos vão estar de acordo mas se acharem por bem vai acabar por ser mais justo para todos (amadores, entusiastas e profissionais)

Abraços e parabéns ao vencedor desta semana seja ele quem for  :)

Partilhar Post #26 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 26 Novembro 2017 - 10:11

Mas porque não ver qual das edições recolhe mais votos/preferências, em vez de ser o dono da imagem a escolher? Ainda por cima, em conjunto com o Pavas... Ou seja, facilmente haveria discórdia entre duas pessoas que podem ver as coisas de forma diferente.

Para mim, não faz sentido. Mas por mim, podem escolher qualquer uma das opções, porque para mim o importante neste passatempo é ver as várias formas de interpretar a imagem, e tentar perceber como se chega lá. O vencedor é irrelevante, para mim.

Nem o facto de haver várias edições da mesma pessoa me incomoda, pelo contrário. Mas se se quiser escolher apenas uma das edições para ir a concurso, também não me parece mal.

Partilhar Post #27 anterix

anterix

• Membro

Publicado 26 Novembro 2017 - 14:09

Bom já vi que acabei por criar aqui alguma confusão e controvérsia. Não quis de todo acender fogos nem ofender ninguém, peço desculpa se o fiz.
Vou tentar explicar-me melhor.
A minha critica/sugestão foi pelo facto de haver mais do que uma edição submetida pela mesma pessoa. Reparem, não acho mal que a mesma pessoa queira partilhar conosco as suas visões. Até é gratificante termos alguém disposto a dar-nos do seu tempo e experiência com mais do que uma edição mas, para efeitos de desafio, apenas a primeira edição que submete ser a que é valida para esta "competição". Mas não quero inibir ninguém de poder partilhar mais que uma, até porque o propósito é mesmo todos podermos partilhar e aprender uns com os outros.
Acho a iniciativa excelente e todos temos a agradecer ao pavas por isso. Mais do que dar como prémio a quem ganha o reconhecimento e a oportunidade de submeter uma imagem captada por si, porque não deixarmos ser essa pessoa o juri e quem decide o vencedor (juntamente com o pavas como é óbvio).
Ao fim ao cabo se a imagem que todos editaram fosse minha eu ia gostar de escolher aquela edição que pra mim soube ir ao encontro do que imaginei e vi quando tirei a foto. Deve haver mais pessoal a concordar comigo.
Entendem o que quis dizer? Mais do que darmos uma "palmadinha nas costas" ao vencedor, é darmos também o direito a decidir o próximo que ganha (já que ninguém ganha um carro ou dinheiro em cartão  :D )
Faz mais sentido do que votarmos uns nos outros, embora não seja mau fazê-lo á mesma.

A explicação foi longa mas vou resumir por pontos:
1-Apenas a primeira edição submetida ser a que conta para o desafio (podem partilhar mais á mesma se quiserem mas só no final, penso que ficamos todos gratos por aprender sempre mais)
2-Dar como recompensa ao vencedor a oportunidade de submeter uma foto sua e o direito a escolher e justificar o próximo vencedor, juntamente com o pavas (ao fim ao cabo a foto é dele e é dali que deve vir a principal aprovação)
3-Se o pavas aceitar e todos concordarem os próximos desafios passarem a ser feitos nestes novos termos.

Mais uma vez reforço, isto é a minha opinião e vale o que vale. Não quis de todo aborrecer ninguém.
E sim, se calhar nem todos vão estar de acordo mas se acharem por bem vai acabar por ser mais justo para todos (amadores, entusiastas e profissionais)

Abraços e parabéns ao vencedor desta semana seja ele quem for  :)

Para mim o vencedor é o que menos importa. O que importa é participar: mostrar a nossa visão e ver a visão dos outros.

Quanto às sugestões (que são sempre bem vindas. A falar é que nos entendemos) tenho as seguintes opiniões:

1- Concordo que deva haver apenas uma foto a votação. Mas não que seja a primeira a ser postada. Já propus antes que a foto que postamos possa ser substituída, se entendermos no decorrer da semana que conseguimos fazer melhor. Acho que isto é importante. Devemos ter a capacidade de escolher a nossa melhor, por isso concordo que deva haver apenas uma. Mas acho que podemos melhorar ao longo da semana por isso devíamos poder substituir a nossa edição. A última é a que iria a votação e as outras nem figuravam. Acho que isto é fácil de implementar e resolve uma data de problemas.

2 - Isso faria com que nós editássemos tentado servir a visão de quem nos empresta o RAW. Este paradigma a mim não interessa. O que eu gosto é de mostrar a minha visão e ser avaliado por isso. Não me interessa ser avaliado pela proximidade com a visão do autor do RAW. São paradigmas diferentes. Mais a mais, ao votarmos todos estamos a dar a nossa opinião e, muitas vezes, explicando o voto, a conversar sobre as nossas visões. A votação é mais um momento de união e discussão preciosa.
O paradigma actual tem funcionado bem. Na minha opinião não deveria ser alterado.

3- Não concordo, mas se todos concordarem, não serei eu que vou deixar de brincar com isto, só porque gosto.

Abraço.

Partilhar Post #28 kib1maf

kib1maf

• Membro
  • Registo: 13/01/2014
    • Local: Portimão
    • Amador curioso

Publicado 26 Novembro 2017 - 20:36

07_DESAFIO 2.06_RDS

Nâo levemos este desafio para um nível conflituoso, claro que a analise ás edições tende a ser controversa, muitas vezes usamos o critério do gosto e esse pode ser muito pouco coerente com aspectos técnicos. Se isto fosse um "concurso" á seria, os autores teriam de ser anónimos, sabemos bem, o que pensamos do autor pode influenciar uma opinião. Se amanhã fizesse uma exposição em meu nome, usando apenas fotografias "inéditas" do Sebastião Salgado, provavelmente iriam ser analisadas de um modo leviano.

Ainda hoje, fiz um passeio/concurso fotográfico com um grupo de amigos, uma vez por mes um de nós organiza e lança 5 temas para aquele dia, e temos de os fazer e concorrer anonimamente, com o tempo começamos a saber de quem são as fotos, pelo estilo pessoal de cada um mas para isso temos de ter essa capacidade como fotógrafos e como observadores e críticos de fotografia. Aqui não sinto essa necessidade mas sim de sermos mais descritivos dos processos e do que buscamos com eles.

Pelo menos, o intitulado vencedor deveria descrever o seu processo de edição para a foto. 

Pena foi o Pavas não ter participado. É alguém que todos temos em alta na interpretação que faz a uma imagem e seria muito didáctico termos visto o que se pode conseguir de uma imagem onde a composição não foi a melhor e a luz estava muito homogénea. 

Editado por kib1maf, 26 Novembro 2017 - 20:37 .

IT Partilhar Post #29 pavas

pavas

• Membro
  • Registo: 13/07/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia
    • Viva la Galeria Decay mas guapa del universo e entorno!

Publicado 26 Novembro 2017 - 21:19

16_DESAFIO 2.06_Paulo Domingues

Esta edição, na minha opinião, não sendo perfeita é a que melhor combina um wb correcto, uma luz harmoniosa e um ambiente equilibrado com a "minha" noção do que o gaivoto poderá ter visto quando deu ao dedo. Esta minha análise poderá ser completamente incorrecta mas é a minha.

Em relação às alterações aos moldes em que este desafio se desenrola sugeridas por alguns dos membros vou, nas próximas edições do desafio, apenas introduzir a regra que limita o número de fotos a concurso por membro a apenas uma com a possibilidade de esta ser alterada o número de vezes que o dito cujo quiser até ao preciso momento em que eu dê por encerradas as hostilidades. Todas as outras sugestões são, para mim, totalmente opostas ao espírito que preside ao desafio que eu criei e que quero manter tal como está pois se o desafio é este é exactamente porque não é outro. Quem achar por bem avançar com um desafio paralelo e simultâneamente assumir a responsabilidade de decidir plenipotenciáriamente quem vence ou quem perde o que quer que seja e ainda ter de organizar sozinho uma votação desse género, be my guest.

Editado por pavas, 26 Novembro 2017 - 21:20 .

Partilhar Post #30 josefura

josefura

• Novo Membro
  • Registo: 17/12/2012
    • Local: Alentejo/Lisboa

Publicado 26 Novembro 2017 - 23:24

"plenipotenciáriamente" adorei...

Uma pessoa perde tempo a dar sugestões e esforça-se pra todos entenderem como melhorar isto e leva com um "se quiseres faz tu o teu concurso".

Mensagem entendida ;) siga pra bingo, venha de lá a próxima foto.

Não deve haver muito carinho pros meus lados de futuro mas também não me tira o sono  :D

Vamos lá votar então...

Gostei da primeira foto do anterix e gostei do que ele tentou fazer na sua ultima, foi original.

Só não foi feliz na execução (e desculpem mas tenho que ser irónico) a ideia tá lá mas simular as luzes artificiais da noite e deixar a esplanada ás escuras? Se calhar era dia de folga no café  :lol:

No entanto gostei. Ganha pela ideia e esforço.

Partilhar Post #31 kib1maf

kib1maf

• Membro
  • Registo: 13/01/2014
    • Local: Portimão
    • Amador curioso

Publicado 27 Novembro 2017 - 12:06

"plenipotenciáriamente" adorei...

Uma pessoa perde tempo a dar sugestões e esforça-se pra todos entenderem como melhorar isto e leva com um "se quiseres faz tu o teu concurso".

Mensagem entendida ;) siga pra bingo, venha de lá a próxima foto.

Não deve haver muito carinho pros meus lados de futuro mas também não me tira o sono  :D

Vamos lá votar então...

Gostei da primeira foto do anterix e gostei do que ele tentou fazer na sua ultima, foi original.

Só não foi feliz na execução (e desculpem mas tenho que ser irónico) a ideia tá lá mas simular as luzes artificiais da noite e deixar a esplanada ás escuras? Se calhar era dia de folga no café  :lol:

No entanto gostei. Ganha pela ideia e esforço.

Eu entendo que tenhas querido dar ideias e trazer algo de novo ao Desafio e não concurso, que fazemos aqui no FF. Se reparares com atenção, tem sido difícil atingir o essencial a que se propõem, chamar malta que está a começar, dar-lhes coragem para participar e nos ajudarmos mutuamente, partilhando experiências e dicas. Dificilmente alguém vai partilhar workflows pormenorizados, porque o que está a acontecer é o encontro de "camaradas" aqui do FF numa amena cavaqueira com umas nines e tremoços, na tasca do Chico.  Já vamos na segunda edição e claramente que este será o único formato a seguir.

Praticamente todos os que aqui estão já se conhecem há anos no FF, com a excepção de 1 ou 2,  como tal, visto que andamos todos na cama uns dos outros, nunca é fácil elegermos um amante da semana...  ;)

Editado por kib1maf, 27 Novembro 2017 - 12:06 .

Partilhar Post #32 Fotugafia

Fotugafia

• Membro
  • Registo: 01/10/2017
    • Local: Porto

Publicado 27 Novembro 2017 - 12:44

Eu entendo que tenhas querido dar ideias e trazer algo de novo ao Desafio e não concurso, que fazemos aqui no FF. Se reparares com atenção, tem sido difícil atingir o essencial a que se propõem, chamar malta que está a começar, dar-lhes coragem para participar e nos ajudarmos mutuamente, partilhando experiências e dicas. Dificilmente alguém vai partilhar workflows pormenorizados, porque o que está a acontecer é o encontro de "camaradas" aqui do FF numa amena cavaqueira com umas nines e tremoços, na tasca do Chico. Já vamos na segunda edição e claramente que este será o único formato a seguir.
Praticamente todos os que aqui estão já se conhecem há anos no FF, com a excepção de 1 ou 2, como tal, visto que andamos todos na cama uns dos outros, nunca é fácil elegermos um amante da semana... ;)

Pois eu sou acabadinho de chegar e até já fui amante da semana

Quanto as medidas, vejo lógico que cada um participe somente com uma edição.

IT Partilhar Post #33 pavas

pavas

• Membro
  • Registo: 13/07/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia
    • Viva la Galeria Decay mas guapa del universo e entorno!

Publicado 27 Novembro 2017 - 20:16

O vencedor do desafio 2.06 foi a foto 21 do Antero com 5 votos. Em segundo lugar ficou a foto 1 do Miguel Simões com 3 votos e em terceiro a foto 16 do Paulo Domingues. 

O vencedor tem o direito a ver um RAW seu editado no próximo desafio e os dois primeiros dos últimos têm o direito a amantizarem-se com quem quiserem (falem com o Hugo para saberem como se faz).

Antero, atira lá isso com força para não cair no meio do Atlântico.

Partilhar Post #34 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007
    • Local: Porto

Publicado 27 Novembro 2017 - 21:18

Parabéns Antero. Vê lá se isso varia desta vez. Levarmos com paisagens seis vezes seguidas já enjoa. :) :)

Partilhar Post #35 Miguel Simões

Miguel Simões

• Membro
  • Registo: 31/10/2017
    • Local: Coimbra

Publicado 27 Novembro 2017 - 21:37

Parabéns Antero!  :th_up:

Partilhar Post #36 anterix

anterix

• Membro

Publicado 27 Novembro 2017 - 21:38

Esta vai ser muito diferente.

Eu dou sempre o meu melhor raw. E desta vez não é excepção. Peço desculpa se não for bom, mas penso estar desculpado, pois não tenho melhor.

Desta vez vai ser da Oly Pen-f.

Obrigado por terem embarcado numa versão mais, como direi, alucinada... E obrigado por terem perdoado a inconsistência e não ter iluminado a esplanada.

Até já.