Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Dicas Pros Fotógrafos de Casamentos (amadores e profissionais :)

• Por favor inicie sessão para responder
64 respostas a este tópico

Partilhar Post #61 pdro

pdro

• Membro
  • Registo: 23/08/2012

Publicado 24 Maio 2018 - 12:31

Outra questão que considero pertinente, e possa ser contra o vosso trabalho, é que no caso da empresa que quero criar, serei eu o videógrafo e tenho sentido que os fotógrafos ignoram por completo o videógrafo, colocando-se à frente dos mesmos a toda e qualquer hora. O que acham disto?

Acho que os vídeografos ignoram os fotógrafos e metem-se à frente dos mesmos a toda e a qualquer hora. Esta é a minha experiência. Ou seja, conversa com o teu parceiro sobre isso antes. E comuniquem, seja verbalmente seja visualmente, durante o evento que estão a cobrir.

Anúncios

IT Partilhar Post #62 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 24 Maio 2018 - 13:02

Esquece, ninguém te vai dar a receita para o sucesso.

Sem muito trabalho, risco e dedicação não vais ter sucesso nem nisto nem noutra coisa.

O videógrafo e o fotógrafo (e o animador e o chefe de sala) falam e estabelecem um plano antes de começar a trabalhar.

E como dizia o outro: 

Partilhar Post #63 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 24 Maio 2018 - 15:24

Boa tarde a todos,
sou mais um futuro fotógrafo de casamentos e outros eventos similares.
Tenho reparado que existe imensa gente a fazer os serviços praticamente de graça, o que me leva a ter sérias dúvidas em iniciar atividade neste ramo.

Caso perca a cabeça, e ache que consigo fazer preços justos do ponto de vista de todos os investimentos que serão necessários, e ainda ganhar algum dinheiro para mim, que dicas dão na abertura de atividade?
O meu contexto é ser trabalhador por conta de outrém, daí não saber se compensa arranjar um CAE que me permita ficar isento de IVA ou se fio apenas nos 10.000€ anuais ou se pago todos os IVAs e contribuições necessárias para em Abril e Maio não ter surpresas com os IRS.

Outra questão que considero pertinente, e possa ser contra o vosso trabalho, é que no caso da empresa que quero criar, serei eu o videógrafo e tenho sentido que os fotógrafos ignoram por completo o videógrafo, colocando-se à frente dos mesmos a toda e qualquer hora. O que acham disto?

Em primeiro lugar acho que estás meio baralhado em relação á “fiscalidade” da coisa.... trabalhar por conta de outrem e abrir atividade!? Como assim?
Isento de IVA ou apenas 10.000€!?
Pagar “tudo” antecipadamente e evitar “problemas” no IRS!?
Não consigo entender as tuas dúvidas.
Esclarece lá isso melhor e depois quando tiveres dúvidas concretas talvez seja mais fácil ajudar.

Em segundo lugar....
.E só respondes se quiseres claro:
Qual vai ser o teu investimento no primeiro ano/época de atividade?(software/equipamento/publicidade/rendas) quantos serviços já tens fechados para esse 1º ano época?

IT Partilhar Post #64 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 04 Setembro 2018 - 22:23

Mais umas dicas para fotógrafos de casamentos:

1- Não usem equipamento com o qual não tenham muita experiencia, saibam para que servem todos os botões e que podem haver botões que se carregam sem querer.

2- Se vais trabalhar com duas máquinas cuida que elas sejam iguais ou muito parcidas e tenham os relógios sincronizados.

O fotógrafo de casamentos tem de sentir a máquina como extensão do seu corpo. Em grande parte das situaçõoes não há lugar nem tempo para desconcentrações.

3- Usa o mínimo equipamento possível e mantem o importante sempre debaixo de olho. Numa quinta ou numa igreja estão dezenas de pessoas que não conheces, tarefeiros, etc. Desaparecer uma máquina com os respetivos cartões lá dentro, a meio de um evento é algo que não deve acontecer nunca a um fotógrafo de casamentos.

4- Se usas flash (não sei como não usar), tem sempre dois com baterias carregadas á mão. O mesmo para a máquina / objetiva. Baterias e cartões de reserva á mão mesmo! não é ter no carro ou lá em cima.

5- Quando chegas a uma quinta, a primeira coisa a fazer é procurar o chefe de sala/evento, apresentat-te e pegunta: Onde coloco as minhas coisas? Onde vou comer? É fácil alguem esquecer que tu vais trabalhar mais de 8h e tens direito a uma refeição e a uma mesa para colocar o teu equipamento.

IT Partilhar Post #65 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 04 Março 2019 - 22:53

Estive a fazer um apanhado do que tenho apreendido sobre um dos assuntos que mais preocupa os fotógrafos de casamento com pouca experiencia (como eu :) ) e lembrei-me de o colcar aqui para servir de apoio a mais alguém.

Espero que comentem e ajudem a melhorar este trabalho.

DICAS PARA FOTOGRAFAR OS NOIVOS NUM CASAMENTO

Num casamento o fotógrafo tem sempre menos tempo disponível do que gostaria de ter. Por isso prefira situações simples que não o obriguem a gastar tempo desnecessário. Evite pedir a pose que lhe dá uma excelente foto mas que é de um grau de dificuldade muito grande. Não leve os noivos para locais longe ou de difícil acesso, principalmente se a noiva tiver dificuldades em se deslocar.

Um fundo plano com cores suaves e neutras e uma luz favorável são suficientes para fazer boas fotografias dos noivos.

Não se esqueça que a expressão é a chave de um bom retrato. Que é preferível fazer mais fotos do que uma ou duas tecnicamente excelentes. Só venderá um álbum se tiver um bom corpo de fotos dos noivos.

Pense mais no interesse dos noivos. Fotografe para eles e não para o seu portefólio.

1- Procure uma localização com uma boa luz e fundo claro e limpo e faça umas fotos de teste para acertar a exposição antes de começar a dar indicações aos noivos.

2- Comece pelos pés. Peça para posicionar um pé ligeiramente à frente do outro dobrando o joelho da frente para colocar o peso do corpo no pé de trás.

3- Peça para endireitar as costas, erguer o peito e colocar um olhar confiante apaixonado e feliz. Lembre-lhes que este é um dos dias mais felizes das sua vidas.

4- Olhar numa direção, normalmente para a câmera ou ligeiramente para baixo. Se houver óculos dê atenção aos reflexos nas lentes.

5- As mãos devem de estar ocupadas com alguma coisa, com os braços fletidos e nunca esticados ao longo do corpo. A noiva pode ajustar o vestido, pegar no véu ou no bouquet. Os noivos podem pegar na gola, ajustar a gravata ou laço, colocar os botões dos punhos, colocar mãos nos bolsos, etc.

Experimente fazendo os gestos ao invés de falar. Vai obter melhores resultados e quase de certeza sorrisos  e descontração dos noivos.

6- Usando uma lente zoom ou dois corpos com duas lentes,  em cada pose fotografe duas ou três distâncias focais; corpo inteiro, meio corpo e só cabeças. Mude os ângulos, alterne entre horizontal e vertical e não se esqueça dos pormenores; maquilhagem, cabelo, barba, adereços, tatuagem e tudo o que lhe parecer ser importante.

7- Mude de localização sem obrigar a longas caminhadas e pergunte o que eles esperam ou preferem. Muitas vezes a noiva já tem uma ideia das fotos e os locais que quer. Fuja aos clichês mas não despreze os desejos dos seus clientes.

8- Em fotos do casal peça para se colocarem frente a frente, lado a lado ou em fila e espere para ver o que fazem. Só depois faça as correções, colocar mãos, pernas, faces, olhos, lábios, etc. mas evite dar ordens em demasia porque isso pode cansar e resultar em expressões negativas.

9- Procure bancos, cadeiras, degraus, muros, relvados e peça para se sentarem deitarem ou o que lhes vier à cabeça. Peça-lhes ideias. Lembre-se que o casal pode estar em primeiro plano mas também no fundo ou cada um em planos diferentes.

Quando os colocar no fundo use alguma coisa para primeiro plano para dar profundidade à fotografia... ou não. Seja criativo e não se esqueça que a expressão é a chave do retrato. Por isso nunca ultrapasse o tempo limite de cada casal.

JN - 2019

Editado por _jn_, 04 Março 2019 - 22:54 .