Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Dicas Pros Fotógrafos de Casamentos (amadores e profissionais :)

• Por favor inicie sessão para responder
64 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 01 Novembro 2017 - 19:53

Boas fotos Deim :D

Eu também gosto muito do trabalho deles. 
É excelente ver trabalhos desse nível feitos em Portugal e a terem reconhecimento. 

Eu diria que é pessoal que não se contenta com QB.  :D 

E fica o link para mais inspiração:

https://rangefinder....isingstars2017/

Será que os tais fotógrafos que eram os melhores aqui há uns anos têm qualidade para competir com estes, que têm 3 ou 4 anos no mercado? 

Editado por deim, 01 Novembro 2017 - 19:55 .

Anúncios

Partilhar Post #42 Rodrigo Vargas

Rodrigo Vargas

• Moderador
  • Registo: 26/01/2008
    • Local: Póvoa de Santa Iria

Publicado 02 Novembro 2017 - 19:04

Muito obrigado pela referência Deim! Ficamos contentes que ainda acompanhes o nosso trabalho :)

Um abraço!

Partilhar Post #43 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 02 Novembro 2017 - 19:18

Boa cena mesmo, Rodrigo...

Parabéns :D

Partilhar Post #44 Vindicare

Vindicare

• Membro
  • Registo: 10/09/2016
    • Local: 3rd Planet SOL System

Publicado 03 Novembro 2017 - 18:06

O Polin tem uma conversa muito interessante neste video, sobre a questao do valor dos serviços de um fotografo.

vejam no minuto 2:43

IT Partilhar Post #45 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 09 Novembro 2017 - 19:06

Voltando e resumido dicas para fotógrafos de casamento:

Dica 1. cuidado com as músicas que são escolhidas pelos noivos para o vídeo. Há direitos de autor a respeitar, pagar e são so clientes que o devem fazer.

Dica 2. Acertar os relógios das máquinas que vão fazer as fotos do casamento.

Dica 3. Usar software específico, prático  e competente para montagem dos albuns de casamento.

Dica 4. Fazer as fotos dos recintos onde vai decorrer o casamento, decoração, etc. antes da chegada dos convidados.

Sobre esta última vou deixar aqui o roteiro mais comum de um casamento só civil e decorrido no mesmo local. Muitas vezes quer os convidados quer os noivos perguntam aos fotógrafos como é que devem ser orientados.

- Chegada do noivo

- Chegada dos convidados. Aqui deve-se tirar uns minutos para dar um salto ao local da cerimónia e fotografar o recinto e pormenores de decoração.

- Chegada do(a) pessoa que vai fazer o casamento (conservador ou conservadora ?)

- Acomodação dos convidados e familiares no recinto da cerimónia. (isto costuma ser uma tarefa difícil :) ninguem sabe onde deve ficar) Eu só sei que os padrinhos devem ficar na primeira fila seguidos dos familiares mais próximos e de quem vai levar as alianças, damas, etc.

- Entrada do noivo (normalmente com a mãe ao seu lado esquerdo)

- Chegada da noiva da noiva ao local. Momento para fazer fotos do carro e dentro.

- Entrada da noiva (normalmente com o pai ao seu lado esquerdo). Quem está de frente para os noivos é assim; Noivo ao lado esquerdo e tudo o que é do noivo. Noiva ao lada direito e tudo o que é da noiva.

- Cermónia

- Saída da cerimónia. Normalmente é só o casal que passa pelo corredor onde vai ser presenteado com petalas e quilos de arroz. Aqui digo sempre para não baixarem a cabeça mas quase sempre sem sucesso.

- Cumprimentos e felicitações. Bons momentos de emoção. Aqui conven ser feito por dois fotógrafos um para a noiva  e outra para o noivo. isto porque normalmente dispersam-se os dois.

- Brinde dos recem casados com com champanhe e morangos

- Receção. Momento em que se deve ir á sala e fotografar tudo ainda sem os convidados.

- Após a receção e antes da entrada para a sala fazem-se as fotos dos convidados com os noivos, seguidas de fotos só com os noivos.

- Entrada dos convidados.

- Entrada dos noivos. Aqui deve-se combinar qual vai ser o percurso dentro da sala ou podemos ter surpresas.

- fotos da sala com todos sentados.

Intervalo para descanso. Não se fotografam pessoas a comer :)

- Final de refeição.

- Início da festa normalmente com a primeira dança dos noivos ou do pai com a noiva ou como eles combinaram (convem saber).

- Festa (não esquecer as crianças e o que está preparado para eles).

- Bolo antes de ser cortado

- Cerimónia do corte do bolo e brindes. Costuma ser na rua e em local escuro com fogo e lançamento de balões. Sobre lançamento de balões eu lembro sempre que é uma cena ecológicamente reprovável.

- + Festa (se houver animadores convem combinar umas fotos com eles).

- Lançamento do bouquet.

- saída dos noivos para lua de mel (isto nem sempre acontece mas quando acontece dá boas fotos).

Isto é o que eu tenho assim em mente mas agradeço que melhorem ou critiquem com ideias vossas.

IT Partilhar Post #46 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 17 Dezembro 2017 - 21:23

Fica aqui uma lista de recursos para fotógrafos de casamentos. Isto é o que eu conheço, se quiserem ajudar com mais nós agradecemos.

RECURSOS PARA FOTÓGRAFOS DE CASAMENTO EM PORTUGAL

IMPRESÃO:

ÁLBUNS:

www.saal-digital.pt

www.dreambookspro.pt/

www.primealbuns.pt

www.koylab.pt

ALOJAMENTO E DESIGN DE SITES:

www.wix.com

https://pt.wordpress.org/

SOFTWARE:

MONTAGEM DE ÁLBUNS:

www.pixellu.com

EDIÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE FOTOS

www.lightroom.adobe.com

https://macphun.com

http://www.aftershotpro.com

https://www.phaseone.com

CLOUD STORAGE:

www.idrive.com

www.drive.google.com

www.box.com

COM VENDA DE FOTOS:

IT Partilhar Post #47 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 19 Dezembro 2017 - 13:51

Este vídeo ensina algumas coisas para os retratos de grupos em casamentos.

https://www.youtube....5&v=hFivEN6H99k

IT Partilhar Post #48 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 31 Março 2018 - 20:39

Preços de fotógrafos para casamentos. O tema é polémico aqui e no reino Unido: Estatística de 2017 (com apenas 340 profissionais).

Partilhar Post #49 luisrjorge

luisrjorge

• Membro
  • Registo: 24/11/2009

Publicado 01 Abril 2018 - 20:36

nao acho nada polemico, apenas é o valor justo... inacreditável é pessoal a pedir valor de 1000€ com fotografia e video ou apenas 500€ com apenas fotografia e mamarem com o dia inteiro...

basta ires a vários portais de casamentos e Vês a media de valores que pedem

Partilhar Post #50 DiogoRodrigues

DiogoRodrigues

• Membro
  • Registo: 07/03/2009
    • Local: Lagoa
    • Feedback http://www.forumfotografia.net/topic/10593-diogo-rodrigues/

Publicado 02 Abril 2018 - 07:25

Quando lojas pagam 100 euros para ir fotografar um casamento sozinho sem ajudante, onde o material é do fotografo ( A não ser que queiram usar material com mais de 10 anos nikon D200 com a sigma 24-70 2.8), acham estranho que alguem aceite 200 euros? 

O mal é as proprias lojas criarem mercados negros. Passam por fora com o dinheiro que ganham com venda de fotos de grupos tudo não declarado. Depois criam este mercado barato que é insustentável para uma loja mas para uma pessoa que vive em casa dos pais e quer começar , vai ganhar o dobro . :)

Agora claro há o trabalho extra de editar as fotos mas na loja em questão que não vou mencionar não há edição alguma tem de sair perfeita (no standart deles) caso contrário não usam :-P .

Partilhar Post #51 PedroA

PedroA

• Membro
  • Registo: 09/01/2018

Publicado 02 Abril 2018 - 09:04

Os preços também me parecem justos.

Quando lojas pagam 100 euros para ir fotografar um casamento sozinho sem ajudante, onde o material é do fotografo ( A não ser que queiram usar material com mais de 10 anos nikon D200 com a sigma 24-70 2.8), acham estranho que alguem aceite 200 euros? 

O mal é as proprias lojas criarem mercados negros. Passam por fora com o dinheiro que ganham com venda de fotos de grupos tudo não declarado. Depois criam este mercado barato que é insustentável para uma loja mas para uma pessoa que vive em casa dos pais e quer começar , vai ganhar o dobro . :)

Agora claro há o trabalho extra de editar as fotos mas na loja em questão que não vou mencionar não há edição alguma tem de sair perfeita (no standart deles) caso contrário não usam :-P .

Não sabia disso...pagam mesmo para trabalhar? :o

Partilhar Post #52 DiogoRodrigues

DiogoRodrigues

• Membro

Publicado 02 Abril 2018 - 10:11

Os preços também me parecem justos.

Não sabia disso...pagam mesmo para trabalhar? :o

25 euros para comunhões ( eventos religiosos de duração de 2h +/- quer tenhas 10 pessoas ou 70) e vais sozinho.

50 euros para baptizados mas se for só de manhã e a cerimonia cortavam no caché ... :-P

50 euros para ajudante de fotografo casamento (fotografar outros ângulos, fotografar miúdos , fotografar casais  e bustos quando o fotografo tirava as fotos da praxe, na sessão ajudar com o flash ou reflector mas por norma tirar fotos de ângulos diferentes. No fim do dia era o único vendedor das fotos fossem 100 ou 300 convidados enquanto o outro dormia a sesta. 

100 euros para fotografar um casamento sozinho e ainda fazer o papel de ajudante e vender fotos etc...

Por cada 100 fotos vendidas pagavam 25euros  de comissão. Mas era preciso vender muitaaaa foto para valer a pena. Lembro-me de um casamento que era sozinho e recebi de comessão 75 euros mas eram 300 convidados e estive até as 2h00 da manhã a vender fotos literalmente sem jantar. 

Sei que faziam estágios curriculares de quem estava no secundário para meter o pessoal a editar video, ir filmar e fotografar como ajudante...

Isto foi há 6 anos e sei que havia mais lojas a praticar estes preços. 

Editado por DiogoRodrigues, 02 Abril 2018 - 10:12 .

Partilhar Post #53 PedroA

PedroA

• Membro
  • Registo: 09/01/2018

Publicado 02 Abril 2018 - 10:33

25 euros para comunhões ( eventos religiosos de duração de 2h +/- quer tenhas 10 pessoas ou 70) e vais sozinho.

50 euros para baptizados mas se for só de manhã e a cerimonia cortavam no caché ... :-P

50 euros para ajudante de fotografo casamento (fotografar outros ângulos, fotografar miúdos , fotografar casais  e bustos quando o fotografo tirava as fotos da praxe, na sessão ajudar com o flash ou reflector mas por norma tirar fotos de ângulos diferentes. No fim do dia era o único vendedor das fotos fossem 100 ou 300 convidados enquanto o outro dormia a sesta. 

100 euros para fotografar um casamento sozinho e ainda fazer o papel de ajudante e vender fotos etc...

Por cada 100 fotos vendidas pagavam 25euros  de comissão. Mas era preciso vender muitaaaa foto para valer a pena. Lembro-me de um casamento que era sozinho e recebi de comessão 75 euros mas eram 300 convidados e estive até as 2h00 da manhã a vender fotos literalmente sem jantar. 

Sei que faziam estágios curriculares de quem estava no secundário para meter o pessoal a editar video, ir filmar e fotografar como ajudante...

Isto foi há 6 anos e sei que havia mais lojas a praticar estes preços. 

Ok, eu percebi mal... percebi que a loja pagava aos clientes para ter trabalho. B)

Ver se entendi, a loja pagava-te 100 euros para fazeres um casamento em nome deles? É isso?

Partilhar Post #54 DiogoRodrigues

DiogoRodrigues

• Membro

Publicado 02 Abril 2018 - 19:05

Sim isso mesmo.   :D

Partilhar Post #55 stefanoaguiar

stefanoaguiar

• Novo Membro
  • Registo: 01/02/2018
    • Local: Porto
    • Não há terra que não te aceite se não te aceitares primeiro.

Publicado 10 Abril 2018 - 09:07

Olá.

Estou a acompanhar este tópico com certo interesse, pois era do ramo. Não sei se ainda sou. :D

Para complementar as dicas do colega. Nem sempre acertar os relógios das câmaras funciona 100%. No Brasil temos um site chamado www.horariodebrasilia.org, com a hora oficial da nação. Certamente que há algo semelhante por aqui. Acessávamos com o telemóvel e bastava fazer uma foto da tela com a hora (incluindo segundos) e depois sincronizar as câmaras no Lightroom. 

Prático e rápido.

Partilhar Post #56 kiak

kiak

• Membro
  • Registo: 18/03/2006
    • Local: centro-norte

Publicado 28 Abril 2018 - 13:22

Vejo muitos preços e poucas facturas no mercado, até ao dia em que se fizer uma operação  talvez designada  "flash stop" pela autoridade tributária , há dias fizeram a  "new look" aos cabeleireiros...  

Quem trabalha por 25 ou 100 euros também tem que ter cuidado pois como estou a calcular isso deve ser pago "ao negro"...

Deixo duas dicas pessoais

1- A abordagem do fotógrafo ao evento deve ir de acordo com proporcionar um dia agradável aos clientes, não é o fotografo que manda nos Casamentos pois pode-se tornar aquele chato que massacra as pessoas,  há tempo para tudo desde que se possa concentrar a aproveitar os momentos de menos pressão.

Lógico que sozinho tem que massacrar para ter algum trabalho esperando sempre que não lhe dê uma tontura devido ao calor do Verão ou até uma diarreia na hora da cerimónia!!! Não entendo como alguém pode fotografar sozinho nem entendo como um cliente pode aceitar isso, mas é outra batalha.

2 - Durante as orações da cerimonia religiosa o fotografo deve baixar a maquina e não interferir pois estamos lá para fotografar e não para ser o centro das atenções, o respeito religioso deve ser uma das principais condutas de profissionalismo. 

IT Partilhar Post #57 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 12 Maio 2018 - 16:26

Problemas da fotografia de casamentos (e não só):

- Ha demasiados fotógrafos de casamento no mercado.

- Os Uncle Bob's també se multiplicaram.

- A tecnologia evoluiu de tal forma que:

- Um smartphone faz boa fotografia e vídeo

- Coloca essas fotos em tempo real nas redes sociais, blogs, galerias partilhadas, etc.

- O interesse dos clientes (noivos) mudou, hoje é tudo mais rápido e ao ritmo que os fotógrafos entregavam as fotos no passado, arriscam-se a já estarem desatualizadas :)

Solução? 

O Jason Lanier tem duas:

1ª - Comprar uma Sony

2ª - Apostar no que o smartphone não é capaz (por enquanto); Of camera flash, Lentes 1.4f e pose.

Vejam o vídeo e comentem:

Partilhar Post #58 luisrjorge

luisrjorge

• Membro
  • Registo: 24/11/2009

Publicado 12 Maio 2018 - 20:24

Sony FAN :D

IT Partilhar Post #59 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 23 Maio 2018 - 18:53

Em reportagem de casamentos há muito tabalho de casa. Eu faço um workflow escrito em papel, junto ao contrato de cada casamento e procuro segui-lo religiosamente passo a passo. E quando não não  faço dá barraca.

Na parte da organização das imagens e edição em Lightroom, este fotógrafo fez este vídeo que é de grande interesse e considero muito útil.

Partilhar Post #60 kakashi_632

kakashi_632

• Novo Membro
  • Registo: 14/08/2017
    • Local: Porto

Publicado 24 Maio 2018 - 12:25

Boa tarde a todos,

sou mais um futuro fotógrafo de casamentos e outros eventos similares.

Tenho reparado que existe imensa gente a fazer os serviços praticamente de graça, o que me leva a ter sérias dúvidas em iniciar atividade neste ramo.

Caso perca a cabeça, e ache que consigo fazer preços justos do ponto de vista de todos os investimentos que serão necessários, e ainda ganhar algum dinheiro para mim, que dicas dão na abertura de atividade?

O meu contexto é ser trabalhador por conta de outrém, daí não saber se compensa arranjar um CAE que me permita ficar isento de IVA ou se fio apenas nos 10.000€ anuais ou se pago todos os IVAs e contribuições necessárias para em Abril e Maio não ter surpresas com os IRS.

Outra questão que considero pertinente, e possa ser contra o vosso trabalho, é que no caso da empresa que quero criar, serei eu o videógrafo e tenho sentido que os fotógrafos ignoram por completo o videógrafo, colocando-se à frente dos mesmos a toda e qualquer hora. O que acham disto?