Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Dicas Pros Fotógrafos de Casamentos (amadores e profissionais :)

• Por favor inicie sessão para responder
64 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 28 Outubro 2017 - 21:19

Se calhar também era importante educar-se outros fotógrafos... Especialmente os que estão a entrar no mercado.... 

Anúncios

IT Partilhar Post #22 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 28 Outubro 2017 - 21:24

Deixemo-nos de metáforas e passemos aos factos:

Nunca como agora o cliente percebeu tanto de fotografia e foi mais exigente na sua contratação.

Nunca como agora se contrataram tantos fotógrafos profissionais.

Ou seja, nunca como agora houve tanta oferta e tanta procura.

E nunca como agora se praticaram preços tão baixos.

Perante esta mudança do mercado, cada um que decida como agir. Ficar parado à espera que as coisas mudem a nosso favor, penso não ser a melhor solução. 

Partilhar Post #23 Vindicare

Vindicare

• Membro
  • Registo: 10/09/2016
    • Local: 3rd Planet SOL System

Publicado 28 Outubro 2017 - 21:24

Principalmente quem se casa pela primeira vez não tem a noção minima de um preço de um trabalho destes.

Só sabem que 1000€ é muito dinheiro, para um trabalho que em Portugal nem é muito valorizado.

ha muita gente que é capaz de nao almoçar todos os dias para ter o bmw, ou ter o ultimo iphone comprado a 12 ou mais prestações, mas para pagar um trabalho deste tipo vão optar pelo "bom e barato" tão amado dos tugas. 

é dificil tabelar por cima nestas condições, a não ser que haja mesmo muito trabalho e nesse caso o profissional começa a ditar o preço.

Partilhar Post #24 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 29 Outubro 2017 - 00:08

Principalmente quem se casa pela primeira vez não tem a noção minima de um preço de um trabalho destes.

Só sabem que 1000€ é muito dinheiro, para um trabalho que em Portugal nem é muito valorizado.

ha muita gente que é capaz de nao almoçar todos os dias para ter o bmw, ou ter o ultimo iphone comprado a 12 ou mais prestações, mas para pagar um trabalho deste tipo vão optar pelo "bom e barato" tão amado dos tugas. 

é dificil tabelar por cima nestas condições, a não ser que haja mesmo muito trabalho e nesse caso o profissional começa a ditar o preço.

Os fotógrafos têm de aprender a ser como o BMW ou o Iphone... 
A BMW quando quer apresentar um carro faz toda uma produção para ter fotos excelentes. Monta uma campanha para que toda a gente ouça falar deles. Mostra o carro em estradas onde 99% das pessoas não vai conduzir, mas faz sonhar...

E os fotógrafos em Portugal? Quantos seguidores têm nas redes sociais? Quem é que investe regularmente em publicidade nesses meios? 
Quem é que faz pesquisas de tendências para perceber o que os clientes querem? E quem é que faz formação constante? Quem é que faz sessões com modelos profissionais para ter imagens excelentes no portfolio? 

Quem é que tem um portfolio que faça os noivos sonhar? 

Partilhar Post #25 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 29 Outubro 2017 - 09:26

Eu casei há pouco mais de 2 anos, visitei 4 fotógrafos e TODOS eles orçamentaram acima dos 1500€.
Não estou a entender a história dos 400 e 500€ com tudo...

Partilhar Post #26 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 29 Outubro 2017 - 11:03

Se calhar também era importante educar-se outros fotógrafos... Especialmente os que estão a entrar no mercado.... 

Sem duvida, è importantissimo, mas infelizmente  não hà abertura por parte de quem jà està no mercado para isso!

Primeiro parte-se do principio que "o fotografo novo" è uma ameaça, depois assume-se que a melhor forma de  combate à ameaça è, entre outras coisas piores, IGNORAR o fotografo novo.......

No fim das contas , e no limite se quiserem....  ao invès de se ter um concorrente Bom , daqueles a quem dà gosto ganhar e  contra o qual não se têm vergonha de perder, têm 5 ou 6  concorrentes contra os quais nem vale a pena concorrer!!!!

Partilhar Post #27 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 29 Outubro 2017 - 11:25

Na minha humilde e honesta opinião;

Eu noto que a maioria dos meus clientes e seus convidados não sabem avaliar fotografia, nem isso lhe pode ser exigido, Eles querem e sabem ver se ficaram bém na foto.

.......

A grande maioria do people quer é muito por pouco dinheiro e como há quem lhes dê isso os que restam, os que preferem qualidade à quantidade são poucos para manter preços de 1000€ por reportagem de casamento. 

......

Deixemo-nos de metáforas e passemos aos factos:

Nunca como agora o cliente percebeu tanto de fotografia e foi mais exigente na sua contratação.

......

JN, desculpa mas convèm que o discurso seja coerente....  não se passaram sequer 8Horas entre estas tuas duas opinioes!!

Assim, de construtivo, este tòpico( que tu crias-te e bem) têm pouco.

Partilhar Post #28 Vindicare

Vindicare

• Membro

Publicado 29 Outubro 2017 - 12:34

Esta thread é de 2011 mas espelha um pouco a realidade da situação, mesmo com fotografos a explicar a situação as pessoas nao querem saber, ha la pessoas a defender a disponibilização de fotos no dia que é algo como cliente que abomino.

http://onossocasamen...final-fotografo

eu casei em 2004, contactei uma empresa altamente recomendada neste ramo, coloquei uma serie de restrições aos profissionais.

So eu e a noiva podiamos ser "incomodados" para tirar fotografias.

A cerimonia no seu todo nunca seria de alguma forma interrompida para tirar fotos, foi tudo em regime de reportagem, quando eu e a noiva estavamos a tirar as fotos da praxe no "jardim" os convidados mal chegaram à quinta começou logo a ser servida comida e bebida.

Quem quisesse tirar foto com os noivos bastava abordar-nos ou pedir a um fotografo.

Proibi expressamente a apresentação de fotografias durante a cerimonia ao qual os fotografos me responderam que nem trabalhavam assim.

Os profissionais foram excelentes, conseguiam estar em todo o lado e passar despercebidos, lembro-me de usarem principalmente hasselblads, não me lembro se usaram mais maquinas não estava nesse dia muito atento, so me lembro de andarem sempre a usar lightmeters.

Paguei uma boa maquia como devem de imaginar, mas por um trabalho que eu valorizei e ao qual criei muitas condicionantes.

as pessoas normalmente nao valorizam, e qualquer foto que nao esteja trementamente fora de foco para elas "esta bom".

IT Partilhar Post #29 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 29 Outubro 2017 - 21:35

JN, desculpa mas convèm que o discurso seja coerente....  não se passaram sequer 8Horas entre estas tuas duas opinioes!!

Assim, de construtivo, este tòpico( que tu crias-te e bem) têm pouco.

Luísmiuel, se o que eu escrevi é coerente ou não, depende do contexto e do momento.

Mesmo que não haja coerência nas minhas afirmações ou de outro membro do forum, penso que não é suficiente para fazer o julgamento e proferir a sentença de "tópico pouco construtivo".

Eu não sou dono da verdade, não penso que todos devem de fazer ou pensar como eu.

Eu dou opinião e procuro ser construtivo, se falho é porque sou humano e ando aqui é mais para parender do que para ensinar.

Esta thread é de 2011 mas espelha um pouco a realidade da situação, mesmo com fotografos a explicar a situação as pessoas nao querem saber, ha la pessoas a defender a disponibilização de fotos no dia que é algo como cliente que abomino.

http://onossocasamen...final-fotografo

eu casei em 2004, contactei uma empresa altamente recomendada neste ramo, coloquei uma serie de restrições aos profissionais.

So eu e a noiva podiamos ser "incomodados" para tirar fotografias.

A cerimonia no seu todo nunca seria de alguma forma interrompida para tirar fotos, foi tudo em regime de reportagem, quando eu e a noiva estavamos a tirar as fotos da praxe no "jardim" os convidados mal chegaram à quinta começou logo a ser servida comida e bebida.

Quem quisesse tirar foto com os noivos bastava abordar-nos ou pedir a um fotografo.

Proibi expressamente a apresentação de fotografias durante a cerimonia ao qual os fotografos me responderam que nem trabalhavam assim.

Os profissionais foram excelentes, conseguiam estar em todo o lado e passar despercebidos, lembro-me de usarem principalmente hasselblads, não me lembro se usaram mais maquinas não estava nesse dia muito atento, so me lembro de andarem sempre a usar lightmeters.

Paguei uma boa maquia como devem de imaginar, mas por um trabalho que eu valorizei e ao qual criei muitas condicionantes.

as pessoas normalmente nao valorizam, e qualquer foto que nao esteja trementamente fora de foco para elas "esta bom".

Vindicare,

Eu acho que não é normal um fotógrafo de casamento andar a incomodar para fazer fotografias. Se alguém precisa de fotos são os clientes e não o fotógrafo.

Interromper os acontecimentos também não é comum, pelo menos nunca o vi fazer.

As fotos dos convidados com os noivos aida são muito comuns nos casamentos. Também não acredito que um fotógrafo force alguém a fazer essas fotos. Olha, a mim são as que não gosto de fazer porque são muito formais e colocar grupos de pessoas em pose não é fácil.

A apresentação e venda de fotos no local da festa costuma ser solicitado pelos clientes e não imposto pelos fotógrafos.

O que faz as pessoas pensarem assim são os casos excepcionais que quando acontecem são amplamente publicitados dando a ideia de que excessos desses são comuns em fotografia de casamento.

Partilhar Post #30 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 29 Outubro 2017 - 21:39

Sem duvida, è importantissimo, mas infelizmente  não hà abertura por parte de quem jà està no mercado para isso!

Não deveria ser a APPI a fazer esse tipo de abordagem aos novos fotógrafos? 
Será que a APPI não poderia ter uns PDFs no site com alguns estudos de custos e valores de mercado para os associados, e não só, terem referências? 

Acho estranho haver uma ou duas associações de fotógrafos e parecer que anda tudo tão desorganizado... 

Partilhar Post #31 Vindicare

Vindicare

• Membro

Publicado 29 Outubro 2017 - 21:51

Em muitos casamentos em que fui, depois da cerimonia na igreja eram a cerimonia das fotos.

cheguei a estar mais de 2 horas a espera em alguns casamentos porque depois das fotos dos noivos "no jardim" havia a fila para tirar fotos com os noivos, e enquanto isso esrtivesse a decorrer ninguem comia lol

e depois do copo de agua pára o casamento todo porque os fotografos estão a expor as fotos do casamento.

vi isto acontecer milhentas vezes.

de referir que nao vou a casamentos ha bastantes anos.

Partilhar Post #32 kiak

kiak

• Membro
  • Registo: 18/03/2006
    • Local: centro-norte

Publicado 31 Outubro 2017 - 19:09

kiak uma das razões para os fotógrafos que levavam 1500 agora terem de trabalhar nos casamentos de 500 é que a qualidade deles não acompanhou a evolução do mercado. Quanto mais qualidade em todo o trabalho, melhores clientes se pode ter.

Eu não aconselhava ninguém a fazer apenas fotos QB... Façam o melhor que sabem e só assim vão poder ter melhores clientes... Um cliente vai sempre achar que o fotógrafo coloca no portfolio o melhor trabalho que tem. Se o portfolio tiver aspecto de 500€, não vão contratar esse fotógrafo para trabalhos de 1500... 

Eu referia  o QB, para os convidados pois muitos fotógrafos/empresa fazem a venda fotográfica mais importante do que os noivos, que são o mais importante da festa e são eles que vão pagar o serviço.  Por isso alguns já não querem exposição fotográfica no dia (e fazem muito bem). 

Os preços é uma historia de muitas vertentes, já vi trabalhos de 400, 500, 600... euros que impressionaram os clientes, e trabalhos de milhares que deixaram clientes muito desiludidos. 

Eu não sou ninguém quando um cliente, independentemente do valor que pagou, acha  fantástico o trabalho que lhe fizeram, pois o melhor juiz é o cliente!!!

Partilhar Post #33 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 31 Outubro 2017 - 19:12

O melhor juiz é o cliente, ou será o futuro cliente? 

Partilhar Post #34 kiak

kiak

• Membro

Publicado 31 Outubro 2017 - 19:30

O melhor juiz é o cliente, ou será o futuro cliente? 

Ser cliente ou futuro cliente, não deixa de ser cliente !!!

Qualquer um desde que pague, pois por mais arte que se tenha sem cacau não há chocolate!!! lol. 

Partilhar Post #35 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 31 Outubro 2017 - 19:55

Ser cliente ou futuro cliente, não deixa de ser cliente !!!

Qualquer um desde que pague, pois por mais arte que se tenha sem cacau não há chocolate!!! lol. 

Mas se as fotos dos convidados não forem excelentes, existe a possibilidade de não ser um futuro cliente... 

E sem cacau não há chocolate... Por isso é plantar o máximo de sementes de cacau, para crescerem e darem fruto... Quanto mais arte, mais chocolate... 

Partilhar Post #36 kiak

kiak

• Membro

Publicado 31 Outubro 2017 - 20:35

Mas se as fotos dos convidados não forem excelentes, existe a possibilidade de não ser um futuro cliente... 

E sem cacau não há chocolate... Por isso é plantar o máximo de sementes de cacau, para crescerem e darem fruto... Quanto mais arte, mais chocolate... 

Parece dialogo do facebook !!!

Nos casamentos depois das bebidas nas entradas, já toda a gente gosta das fotografias!!

Quem quiser ser um futuro cliente irá reparar nas fotos tiradas aos noivos, não aos convidados. 

Há serviços que os noivos não deixam expor fotos dos convidados nem autorizam a venda.

O futuro cliente "denuncia-se" pela atenção extra que dá a algumas fotos e sem duvida que é aquelas onde estão os noivos, um dos sinais que gostou é pedir para tirar uma foto -"a nós os dois". 

Há coisas que só se aprendem no terreno. 

Não posso plantar o máximo de sementes possível, pois enquanto crescem preciso de viver e se derem muito fruto posso não ter barriga para tanto chocolate.

O mais importante de tudo, em nada muda a minha maneira de ser,  eu fotografo para os Noivos!!!! 

Editado por kiak, 31 Outubro 2017 - 20:36 .

Partilhar Post #37 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 31 Outubro 2017 - 21:55

Parece dialogo do facebook !!!

Nos casamentos depois das bebidas nas entradas, já toda a gente gosta das fotografias!!

Quem quiser ser um futuro cliente irá reparar nas fotos tiradas aos noivos, não aos convidados. 

Há serviços que os noivos não deixam expor fotos dos convidados nem autorizam a venda.

O futuro cliente "denuncia-se" pela atenção extra que dá a algumas fotos e sem duvida que é aquelas onde estão os noivos, um dos sinais que gostou é pedir para tirar uma foto -"a nós os dois". 

Há coisas que só se aprendem no terreno. 

Não posso plantar o máximo de sementes possível, pois enquanto crescem preciso de viver e se derem muito fruto posso não ter barriga para tanto chocolate.

O mais importante de tudo, em nada muda a minha maneira de ser,  eu fotografo para os Noivos!!!! 

Depois das bebidas todos gostam das fotos.. Mas e 2 anos depois? Quando andarem a ver de fotógrafo, será que se lembram das fotos do album de casamento do João e da Joana que com sorte nem nunca viram, ou será que se lembram da foto que lhes tiraram a eles? 

O fotógrafo tem de estar lá para os noivos, sempre... Mas tem de ser bom em TODAS as fotos. Cada foto que se vende é um cartão de visita. Seja uma foto dos noivos, das mesas ou do primo afastado que ninguém se lembra do nome... 

Partilhar Post #38 kiak

kiak

• Membro

Publicado 01 Novembro 2017 - 09:54

Muitas fotos vão para dentro do envelope e lá ficam para a eternidade... muitas ficam pagas e dizem que levantam na loja e na loja está um contentor de fotos por levantar!!!

Não é uma foto 15x20 que faz tornar a decisão favorável, mas se aplicares no salão 3 fotos dos noivos (devemos usar sempre ímpar por causa da monotonia do par)  por exemplo 60X40 cm, já elevas o patamar e deixas algo na retina de quem viu 3 fotos muito bonitas num casamento. 

Se aplicares um video resumo de 3 minutos com musica preferida dos noivos, ganham o actual cliente e o futuro cliente, pois torna emocionante o momento!!!  

Lógico que para isto não se pode cobrar 400-600 euros!!! ter 3 fotos 60x40 e um video editado de 3 minutos obriga a custos e pulso logístico.

2  anos depois já a maioria vai na net ver sytes de noivos, fotógrafos, feiras dos noivos etc... e por mais incrível que pareça muitas fotografias estão tão editadas que jamais corresponderão ao serviço ou até mesmo ao fotógrafo, mas se virem algo que adoraram naquele casamento onde estiveram vão á procura com certeza do fotógrafo. 

E sim, os álbuns são o maior ponto de referencia, pois pedem tanto para ver um álbum real, mais do que o portefólio.

O problema é quando num orçamento de 1000 euros, que alguém disse e eu concordo que é o valor mínimo para garantir sustentabilidade do negócio, se depara com 400-600 euros  que alguém faz e que não é mau de todo e chega para o que querem gastar. Há muitos casamentos mas a maioria não há dinheiro, são poucos os que tê, possibilidades de gastar o valor que o fotografo merece.

Fotógrafo que é fotógrafo já fotografa até mesmo uma esquina de uma cadeira com qualidade. não faz fotos aos convidados que não sejam boas, está no sangue, mas aos noivos que pagam as faladas  sementes terá que ter muito cuidado, pois noivos desiludidos fazem perder em media 3 a 5 clientes.

Eu selecciono o  futuro cliente se gostar e quiser pagar um valor que me permite manter uma qualidade temos negócio, mas se gostar e vier com preços que pode pagar que não permitam a qualidade, temos pena, eu não sou a santa casa da misericórdia.

Conheço um fotografo de nome reconhecido que faz valores altíssimos a casamentos, já chegou a ter 5 equipas de fotógrafos, e como não tem alternativa nem outro modo de vida cedeu á necessidade e 600 euros já é um valor com que pratica. 

Não é velho, não perdeu qualidade nem técnica, apresenta fotografias que  invejam qualquer fotógrafo, pois por vezes pergunto como é que viu aquele plano???? 

Competir com ele já por si é duro, e com os 600 euros é impossível...

Por isso prefiro fazer 5 ou 6 trabalhos por ano a preço que me permita ganhar dinheiro, e ter outra actividade,não vá um ano de seca como este estragar a sementeira toda.   

Assim a fotografia além de um modo de negócio ( pois a a factura é obrigatória) , torna-se um momento de ocupação de tempos livres na qual se tira imenso prazer. 

Para concluir, muitos acham que os telemóveis banalizaram a fotografia e estragaram o negocio, mas eu vejo uma oportunidade para demonstrar coisas que são impossíveis de fazer com o telemóvel.  

abraço

Partilhar Post #39 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 01 Novembro 2017 - 17:58

http://theframers.pt...otography-2017/

Partilhar Post #40 Emanuel M

Emanuel M

• Membro