Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Quais são os teus livros?

• Por favor inicie sessão para responder
46 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 27 Junho 2018 - 12:38

Pessoalmente não gosto dos textos da Sontag.

Anúncios

Partilhar Post #42 zyThuM

zyThuM

• Membro
  • Registo: 10/12/2016

Publicado 27 Junho 2018 - 18:53

Pessoalmente não gosto dos textos da Sontag.

Não te importas de explicar-te? Era interessante saber porque pensas assim.

Partilhar Post #43 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 28 Junho 2018 - 21:30

Por exemplo:

"Photographing is essentially an act of non-intervention. Part

of the horror of such memorable coups of contemporary
photojournalism as the pictures of a Vietnamese bonze reaching
for the gasoline can, of a Bengali guerrilla in the act of bayoneting
a trussed-up collaborator, comes from the awareness of how
plausible it has become, in situations where the photographer has
the choice between a photograph and a life, to choose the
photograph. The person who intervenes cannot record; the person
who is recording cannot intervene. Dziga Vertov’s great film,
Man with a Movie Camera (1929), gives the ideal image of the
photographer as someone in perpetual movement, someone
moving through a panorama of disparate events with such agility
and speed that any intervention is out of the question."

Antes deste texto ela fala das diferenças entre a fotografia e escrita, depois para aqui caminha na sequência . ...

Bom, também não consegues pintar a cena e ao mesmo tempo intervir na cena, nem consegues descrever o que observas em palavras ao mesmo tempo que  intervéns.

A única diferença é que por defeito descreves o que observas usando um exercício de memória (uma reconstrução feita com a memória), mas também o podes perfeitamente com fotografia. 

A grande vantagem da fotografia é que não consegues escapar ao subconsciente, nem que seja naquele milionésimo de segundo ele está lá, enquanto que tanto a escrita como a pintura isso já é possível (é mais consciente). Isto apenas para pegar numa parte do texto ... (poderíamos do que ela escreve quase página a página, tão diferente que é aquilo que penso daquilo que ela escreve)

Ela é claramente uma pessoa que gosta the fotografia, escreve muito bem, com grande interesse sobre a cultura e que a tem,  é muito eloquente na escrita usando mecanismos de prosa poética. E só por isso vale a pena ler com atenção. Mas isto não deve ser um obstáculo para o leitor exercer o olhar critico sobre o que diz. Possivelmente hoje ela escreveria já de forma diferente.

Isto daria pano para mangas. Talvez um dia nos encontremos para um jantar quem sabe. Para mim fotografar, escrever ou pintar são formas de expressão isomorfas.

Abraço.

Editado por nbplopes, 29 Junho 2018 - 07:18 .

Partilhar Post #44 Manuel62

Manuel62

• Novo Membro
  • Registo: 18/06/2018
    • Local: Setúbal

Publicado 04 Julho 2018 - 19:22

Boas tardes.

Já agora acrescentando aqui umas palavras a este forum, o livro... melhor...  a revista que me despertou para a fotografia (unicamente como amador curioso), foi a Photo nos finais da década de 70 e que cheguei a comprá-la mensalmente. Recordo-me que na altura uns dos meus sonhos era tentar comprar uma Minolta X500 ou X700 (acho eu). Claro, para quem tinha um salário de 400$00 (escudos) por mês, era um sonho irrealizável.

Bom, fiquem bem, valeu pela saudade de tempos que já lá foram há muito :)

Partilhar Post #45 Ricardo Luz

Ricardo Luz

• Novo Membro
  • Registo: 13/09/2014
    • Local: Viana do Castelo
    • Visite o meu perfil no Instagram @r_pluz

Publicado 25 Setembro 2018 - 19:59

"A Camara Clara" do Barthez fascinou-me, tem poucas imagens mas,  muito sobre a validade da fotografia.

"Ensaios de Fotografia" de vários autores, na mesma lógica de poucas imagens e muita reflexão, enquadra a fotografia historica e sociológicamente.

Seeing Things, A Kid´s Guide to Looking at Photographs do Joel Meyerovitz é refrescante e inspirador cheio de exemplos de fotógrafos de topo, os que colocam a capacidade de olhar à frente da técnica.

Partilhar Post #46 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 25 Setembro 2018 - 21:54

Por acaso até leio pouco sobre fotografia. Já ando há tempos a namorar algo de Sebastião Salgado. Mas depois olho para o preço....

Mas leio muito sobre fantasia, terror e científica. Comecei agora a ler Solaris de Stanislaw Lem. Vi há vários anos o filme de Tarkovski e achei a coisa interessante e diferente....

https://www.comunida...-stanislaw-lem/

Editado por Azathoth, 27 Setembro 2018 - 22:03 .

Partilhar Post #47 Cria124

Cria124

• Novo Membro
  • Registo: 08/01/2019

Publicado 15 Janeiro 2019 - 14:28

Dr.Bolhas e o caso das bolas de berlim