Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Primeiro trabalho "oficial" em Portugal, ainda como segundo

• Por favor inicie sessão para responder
20 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Paulo Resina

Paulo Resina

• Novo Membro
  • Registo: 29/03/2017
    • Local: Lisboa

Publicado 21 Junho 2017 - 16:37

Primeiro trabalho "oficial" em Portugal, ainda como segundo.

Engagement shoot em Lisboa.

Nada foi posado...

35156544042_4e761fed56_c.jpgEngagement Shoot - Casamentos em Lisboa 2017 by Paul Resina, on Flickr

35156545612_8d819038bc_c.jpgEngagement Shoot - Casamentos em Lisboa 2017 by Paul Resina, on Flickr

34935877980_a908f1ece2_c.jpgEngagement Shoot - Casamentos em Lisboa 2017 by Paul Resina, on Flickr

34513159583_c8cd195dfc_c.jpgEngagement Shoot - Casamentos em Lisboa 2017 by Paul Resina, on Flickr

35156543102_1884157a06_c.jpgEngagement Shoot - Casamentos em Lisboa 2017 by Paul Resina, on Flickr

34513101053_34d3b4bf04_c.jpgEngagement Shoot - Casamentos em Lisboa 2017 by Paul Resina, on Flickr

35156535782_a1e60f6f57_c.jpgEngagement Shoot - Casamentos em Lisboa 2017 by Paul Resina, on Flickr

34935866100_88e642c220_c.jpgEngagement Shoot - Casamentos em Lisboa 2017 by Paul Resina, on Flickr

35156532072_a4dd8442ba_c.jpgEngagement Shoot - Casamentos em Lisboa 2017 by Paul Resina, on Flickr

34513102343_3202ccf565_c.jpgEngagement Shoot - Casamentos em Lisboa 2017 by Paul Resina, on Flickr

34513103513_1819055a36_c.jpgEngagement Shoot - Casamentos em Lisboa 2017 by Paul Resina, on Flickr

35283301646_77be91e9ac_c.jpgEngagement Shoot - Casamentos em Lisboa 2017 by Paul Resina, on Flickr

34935869190_ebcc362959_c.jpgEngagement Shoot - Casamentos em Lisboa 2017 by Paul Resina, on Flickr

34935862840_1fe3a77954_c.jpgEngagement Shoot - Casamentos em Lisboa 2017 by Paul Resina, on Flickr

35193515111_fa514767b6_c.jpgEngagement Shoot - Casamentos em Lisboa 2017 by Paul Resina, on Flickr

35156528402_0abe3740a2_c.jpgEngagement Shoot - Casamentos em Lisboa 2017 by Paul Resina, on Flickr

34935940810_5aa0a046c6_c.jpgEngagement Shoot - Casamentos em Lisboa 2017 by Paul Resina, on Flickr

Anúncios

Partilhar Post #2 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 21 Junho 2017 - 20:26

Está competente.
Gosto das fotos a P&B - nas cores acho que os tons de pele não estão muito naturais.
Eu baixava um bocado nos laranjas.

Também não sou fã dessa luz, mas isso já são gostos.

As minhas preferidas são a #1, #2 e #10.

Continua a postar.

Cumps

IT Partilhar Post #3 Paulo Resina

Paulo Resina

• Novo Membro

Publicado 21 Junho 2017 - 22:07

Obrigado.

Felizmente o fotógrafo principal fez os edits dele, pois es meus foram feitos meio à pressa num lcd de casa e não num monitor calibrado...  :)

Luz, locais e setups, foram escolhidos pelo primeiro, mas sempre gostei de fotografar a partir das cinco, ou seis da tarde também.

As minhas também, sem qualquer dúvida, embora também goste de algumas expressões junto ao eléctrico vermelho  :)

Partilhar Post #4 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 22 Junho 2017 - 22:57

Como assim nada foi posado?

Editado por nbplopes, 22 Junho 2017 - 22:57 .

Partilhar Post #5 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 23 Junho 2017 - 14:19

A que gosto mais é a que tem o electrico a encher o fundo, foi bem pensada a inclinação deste.

A primeira tem, tina tudo para ser grande. Repara onde estão os pontos de luz, bastava uma pequna rotação da moça para a sua cara ficar iluminada. Mas é como o outro dizia, prognósticos de final do jogo...

Não foram pousadas ou foram todas pousadas :)

Nunca percebi bem duas coisas que se dizem na fotografia em forma de gabarito:

- Não usei luz artificial nem sequer modificadores.

- Não pedi poses.

Isto é bom? Isto é melhor que o contrário? Só existe o 8 e o 80?

Parabéns pelas fotos e já agora tinha curiosidade em ver as do 1º ;)

Partilhar Post #6 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 24 Junho 2017 - 13:45

O ser pousado ou encenado só se torna informação relevante quando as fotos são boas porque caracteriza a abordagem do fotógrafo que depende como ele vê e o que procura. Como qualquer outra observação que vá para lá da imagem. Antes disso pode ser até contra producente.

Por outro lado na minha opinião o Retrato independentemente da abordagem é das coisas mais difíceis de se conseguir fazer muito bem em fotografia. 

Quanto a estas imagens, se fosse eu a fazer não ficaria particularmente satisfeito com nenhuma delas.

Importa também se calhar saber, por forma a relativizar a minha opinião, que não sou de todo fan, antes pelo contrário, de abordagens tipo Fashion Photography fora do âmbito da Moda, nomeadamente em Fotografia de Casamento (Não da Moda de Casamento). Não encontrei ninguém que o tivesse conseguido fazer bem essa transição, é mesmo muito difícil. Mas dada a quantidade de fotógrafos a abordar o evento do casamento desta forma, suponho que há de facto mercado para isso. o que também não é de estranhar. Mas se porventura eu tenta-se fazer alguma coisa neste sentido, neste contexto, seria certamente em estúdio, nunca ao ar livre. 

Voltando a estas fotos, como disse parece que tenta seguir uma abordagem cuja probabilidade de sucesso, pelo que tenho observado de outros fotógrafos nesta onda é muito baixa, creio que em todas não há para mim momento fotográfico, a tomada de luz não me parece ser boa, e o enquadramento também não me parece estar lá. Isto independentemente de umas serem um pouco melhores que outras.

Era isto que sentiria se fosse eu a fazer estas imagens, e que certamente também as faria, mas passava à frente.

Abraço.

Editado por nbplopes, 24 Junho 2017 - 15:24 .

Partilhar Post #7 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 24 Junho 2017 - 16:36

Eu só digo que este tipo de sessão (engagemente) é muito difícil e o seu principal motivo é criar uma relação de confiança e bem estar entre o fotógrafo e o casal.

Partilhar Post #8 luisrjorge

luisrjorge

• Membro
  • Registo: 24/11/2009

Publicado 26 Junho 2017 - 18:30

no geral pareceu um trabalho de principiante .... Luz bastante má, edição má, má composição...adoro quando dizem que nada é ensaiado e de repente aparece o noiva de joelhos a pedir em casamento...

IT Partilhar Post #9 Paulo Resina

Paulo Resina

• Novo Membro

Publicado 03 Julho 2017 - 09:51

Nem sei o que responder a certos comentários, mas obrigado por tirarem tempo para o fazer.

Aos outros, concordo que Retrato no geral, Casamentos/Engagement em particular será, provavelmente, o género mais "difícil" de fazer bem e não, não me considero um deles e sim, sou relativamente novo no mundo da fotografia - se vos dissesse o verdadeiro número de clicks que tenho... :)

IT Partilhar Post #10 Paulo Resina

Paulo Resina

• Novo Membro

Publicado 03 Julho 2017 - 10:02

A que gosto mais é a que tem o electrico a encher o fundo, foi bem pensada a inclinação deste.

A primeira tem, tina tudo para ser grande. Repara onde estão os pontos de luz, bastava uma pequna rotação da moça para a sua cara ficar iluminada. Mas é como o outro dizia, prognósticos de final do jogo...

Não foram pousadas ou foram todas pousadas :)

Nunca percebi bem duas coisas que se dizem na fotografia em forma de gabarito:

- Não usei luz artificial nem sequer modificadores.

- Não pedi poses.

Isto é bom? Isto é melhor que o contrário? Só existe o 8 e o 80?

Parabéns pelas fotos e já agora tinha curiosidade em ver as do 1º ;)

Concordo, mas como disse, estava lá somente como segundo e o principal não queria poses. Eu sou grande admirador do Jerry Ghionis e do Joe Buissink (entre outros, obviamente) e embora o segundo tenha uma cobertura de fotojornalismo e o segundo seja (quase) completamente tudo com pose e com intervenção da parte dele, venho tentando fazer uma simbiose entre as duas maneiras de trabalhar, mas sendo sincero, gosto realmente (muito) mais das fotos em que tenho intervenção...

Fotografámos o casamento no sábado. Irei fazer um post com algumas. Fiquei com o noivo e parte da cerimónia.

Abraço.

IT Partilhar Post #11 Paulo Resina

Paulo Resina

• Novo Membro

Publicado 03 Julho 2017 - 10:08

no geral pareceu um trabalho de principiante .... Luz bastante má, edição má, má composição...adoro quando dizem que nada é ensaiado e de repente aparece o noiva de joelhos a pedir em casamento...

Não, nem mesmo essa. E não estava a pedir-lhe a mão em casamento, simplesmente se ajoelhou - se reparar bem no ângulo, é fácil de reparar que já estou bastante mais à direita do casal como, com atenção, também se verificaria pelo ângulo em que os fotografo em outras imagens, ao que, creio que como outro fotógrafo de momentos o faria, simplesmente me virei, medi a luz, compus e captei o momento... por isso volto a repetir, não, nem mesmo essa...

Partilhar Post #12 kib1maf

kib1maf

• Membro
  • Registo: 13/01/2014
    • Local: Portimão
    • Amador curioso

Publicado 11 Julho 2017 - 15:30

Tenho de concordar com a generalidade dos comentários feitos aqui. Uma das boas características deste forum e que me faz ir voltando e participando, é a sinceridade e frontalidade das analises, as palmadinhas nas costas existem mas apenas por quem ainda não tem sentido critico.

Já vi muitos "fotógrafos" que cobram pelos seus serviços a apresentar este género de trabalho e sinceramente, fez com que não tivesse contratado nenhum para o meu casamento. Bem arrependido fiquei anos depois, vim a conheci, pessoalmente, alguns e bons fotógrafos. 

Acho que a abordagem certa aos comentários, seria aprofundar  o que foi dito e tentar novas abordagens no futuro.

Contar o numero de click´s não é muito relevante no resultado final. 

Partilhar Post #13 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 11 Julho 2017 - 20:23

Para criticar é preciso saber.

A mim parece-me que as criticas a este tipo de sessões são feitas com os mesmos critérios das criticas a sessões com modelos profissionais ou modelos com alguma experiência.

Uma engagement session, que penso ser o caso, é feita para se conhecerem , fotógrafo e noivos, para criar relacinamento e para perceber o que vai acontecer a uns e outros no dia de casamento.

A maior parte das críticas foi ao facto de se ter dito qe não haviam poses.

Eu considero estas fotos de boa qualidade e não me choca nada ter sido cobrado dinheiro por elas.

Experimenta a fazer uma sessão destas com um casal que não conheces e que não está á vontade em frente às camaras, e como é comum, um deles nem sequer estava ali se não fosse convencido pelo(a) outro(a).

:)

Editado por _jn_, 11 Julho 2017 - 20:24 .

Partilhar Post #14 pdro

pdro

• Membro
  • Registo: 23/08/2012

Publicado 11 Julho 2017 - 21:27

A mim parece-me que as criticas a este tipo de sessões são feitas com os mesmos critérios das criticas a sessões com modelos profissionais ou modelos com alguma experiência.

Uma engagement session, que penso ser o caso, é feita para se conhecerem , fotógrafo e noivos, para criar relacinamento e para perceber o que vai acontecer a uns e outros no dia de casamento.

Eu considero estas fotos de boa qualidade e não me choca nada ter sido cobrado dinheiro por elas.

Experimenta a fazer uma sessão destas com um casal que não conheces e que não está á vontade em frente às camaras, e como é comum, um deles nem sequer estava ali se não fosse convencido pelo(a) outro(a).

pois, este é um ponto bastante importante e difícil de contornar. independentemente disso, há um cunho pessoal a dar nas imagens, sendo que essa barreira é difícil e complexa de se lidar. faz parte do papel do fotógrafo (tentar) quebrar esse gelo e fazer o melhor que se pode em função da situação. mas, confesso, também não fiquei convencido com as imagens... :ph34r:

Partilhar Post #15 kib1maf

kib1maf

• Membro
    • Amador curioso

Publicado 12 Julho 2017 - 09:10

Aceito o que dizes mas fotografia é fotografia, set de imagens é um set de imagens, tema é tema, cognac é cognac, e WB é WB, ,  etc...

Este set aqui apresentado aqui não faz sentido algum, preto&branco/cor, portrait/landspace... não há uma padrão de tons. Luz à parte e composição à parte(como se isso fosse possível em fotografia mas enfim..) o gesto também não é bonito, sente-se um certo embaraço ao vê-las e não harmonia e emoção. 

Para terminar, eu não cobraria por um trabalho assim, talvez por isso não sou profissional, não tenho esse nível de lata.

Atenção mais uma vez,  profissional e competência é muitas vezes posto no mesmo balde mas a realidade nem sempre é essa, nos dias de hoje não o é com frequência. 

Editado por kib1maf, 12 Julho 2017 - 09:14 .

Partilhar Post #16 Emanuel M

Emanuel M

• Membro

Publicado 12 Julho 2017 - 10:24

E ler o que foi escrito?!
Ele foi segundo fotógrafo neste trabalho (existiu um fotógrafo principal, o qual iriam, com toda a certeza, mandar abaixo).

Um set é um set, fotografia é fotografia, comentários são comentários.
Os clientes gostaram?
Acho que está aqui tudo com falsos moralismos sem se preocuparem com o que é mais importante.

Ser fotógrafo profissional é fotografar como profissão (e ganhar dinheiro com isso, claro).
Como em todas as profissões, existem profissionais melhores do que outros.
No entanto, muitas vezes os profissionais fracos/medianos, têm mais sucesso do que os bons - devido a diversos factores...

Eu continuo a dizer que o trabalho apresentado pelo op é competente.
Não como set, mas como exercício de segundo fotógrafo.
O caminho é este.
Já vi "primeiros" fotógrafos com imagens piores (na minha opiniao, claro).

Cumps

Partilhar Post #17 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 12 Julho 2017 - 10:53

Estive a tentar conter-me ao máximo para não comentar este tópico e consegui...  até agora.  :D

"Disclosure": não sou fã das imagens clichês e estilizadas que são mimetizadas sem fim e que se vêem recorrentemente neste tipo de sessões. A repetição, ainda por cima de coisas inócuas e sem conteúdo, não provoca em mim uma boa reação.

Estas imagens seguem precisamente esse padrão de que não sou nada fã. Então as imagens da mulher com as pernas à volta do homem... :pout: ... Acho que roçam o piroso e o mau gosto.

Se os clientes gostaram, fixe, ainda bem. Mas as imagens estão aqui à consideração desta comunidade, não dos clientes em causa.

Compreendo que muita gente veja as apreciações neste fórum como muito críticas no pior sentido. Compreendo. Mas o grau de exigência costuma ser elevado. Há aqui de tudo, mas há, felizmente, muita gente que tem muitos anos de fotografia e que sabe de fotografia (podem ser coisas diferentes). Por isso não contem com palmadinhas nas costas.

Partilhar Post #18 kib1maf

kib1maf

• Membro
    • Amador curioso

Publicado 12 Julho 2017 - 11:13

E ler o que foi escrito?!
Ele foi segundo fotógrafo neste trabalho (existiu um fotógrafo principal, o qual iriam, com toda a certeza, mandar abaixo).

Um set é um set, fotografia é fotografia, comentários são comentários.
Os clientes gostaram?
Acho que está aqui tudo com falsos moralismos sem se preocuparem com o que é mais importante.

Ser fotógrafo profissional é fotografar como profissão (e ganhar dinheiro com isso, claro).
Como em todas as profissões, existem profissionais melhores do que outros.
No entanto, muitas vezes os profissionais fracos/medianos, têm mais sucesso do que os bons - devido a diversos factores...

Eu continuo a dizer que o trabalho apresentado pelo op é competente.
Não como set, mas como exercício de segundo fotógrafo.
O caminho é este.
Já vi "primeiros" fotógrafos com imagens piores (na minha opiniao, claro).

Cumps

Emanuel, desculpa mas ninguém está a por em causa a tua opinião sobre estas fotos.

Concordo com a tua interpretação de profissionalismo na fotografia. 

Agora o meu comentário é o meu comentário, isto é fraco, é mau, é banal, é de mau gosto e nunca em parte alguma deveriam haver pessoas de mau gosto tal que pagam por este trabalho.

Infelizmente o nosso pais está cheio de ignorantes em varias áreas e de outros tantos chicos-espertos que se aproveitam deles.

Com tantos milhões de albuns vendidos pelo Tony Carreira e mais de meio Portugal chocado com um beijo homossexual na capa de uma revista, este set, até nem deve ser assim tão mau, acredito. 

Se é segundo fotografo, seja o 1º, desculpas e mais desculpa está o mundo da má fotografia cheio, por mim falo, já dei muitas para justificar imagens medianas ou medíocres. 

Editado por kib1maf, 12 Julho 2017 - 11:13 .

Partilhar Post #19 carlosfer

carlosfer

• Membro
  • Registo: 14/08/2014
    • Local: Braga

Publicado 12 Julho 2017 - 12:30

Não sou profissional para fazer grandes comentários técnicos mas tecnicamente não desgosto das fotografias (apenas acho que algumas estão algo sub expostas). Referindo-me apenas ao meu gosto pessoal confesso que, como noivo, nunca faria uma sessão dessas. Porquê? Para mim casamento é o momento e o momento é o dia X. Daí que quando casei só quisemos fotos do dia e sem sessões de poses a ocupar tempo em dia de festa. Além das fotos com convidados (que não pensamos fazer mas eles vão-se aproximando e fazendo quase fila) fizemos apenas algumas fotografias os dois enquanto as pessoas se sentavam para a refeição, ou seja 5/10minutos. Também não quisemos fotos no quarto a vestir ou de pormenores pois não gostamos nem quisemos de afetos com poses forçadas em família . O fotógrafo têm gostos semelhantes (tb por isso o escolhemos)!
Falando apenas do trabalho apresentado, estou com o Emanuel, não me parecem fotografias más. Estão sub expostas mas tb pode ser isso o pretendido. Não há sequência no tema mas tb não sei onde vão depois encaixar as fotos no álbum ou vídeo do casamento (não as vejo como portfolio)!
Uma coisa é certa, vejo este tipo de fotografias muito encenadas (nem que seja só pelos noivos) em quase todos os casamentos e não me diz nada e detesto mas sei que normalmente é um pedido dos noivos. Querem fotografias e vídeo na praia, num cenário xpto mais não sei onde com lindos momentos se afeto mas tudo para um video de 10 minutos que colocam aos convidados.
Tudo isto pra dizer que pessoalmente não gosto deste tipo de trabalho nos casamentos mas que cada vez mais é o procurado pelos noivos e os fotógrafos têm o seu cunho e voto na matéria e ate se podem recusar a fazer mas acredito que muitos acabem tb por se adaptar aos noivos. Não sei se foi o caso.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por carlosfer, 12 Julho 2017 - 12:37 .

Partilhar Post #20 Emanuel M

Emanuel M

• Membro

Publicado 12 Julho 2017 - 12:50

A questão não é eu gostar ou não.
Não é preciso que o trabalho entre nos cânones do que é belo e espectacular, em fotografia, mas sim o que pensam os intervenientes.

Não será mais importante os noivos gostarem destas fotos do que nós?
Não terá sido ideia deles a perna enrolada?
O que interessa vir para aqui dizer que é bom ou mau?

Eu limitei-me a analisar aspectos técnicos.
Coisas como luz, composição...
O motivo já varia consoante o cliente.

Das duas uma - chamas parolos aos clientes e vais embora, ou fazes algo mais ao estilo deles (ou então é esse mesmo o estilo do fotógrafo, não interessa).
Falar em absoluto, como "isto é mau" e "o mundo está cheio de má fotografia por causa disto" é que me choca.

Quem é dono da verdade aqui? E porquê?
Neste caso, volto a frisar, desde que os noivos tenham gostado (é pago), o trabalho foi bem sucedido. Simples.

Editado por Emanuel M, 12 Julho 2017 - 12:51 .