Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

The Century Manoir

• Este tópico está fechado Este tópico está fechado
30 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 03 Abril 2017 - 10:31

Boas

Um spot visitado à um ano, mas que só agora consegui terminar as edições (que apesar de tudo, dão trabalho).

Trata-se de um Solar Senhorial do Séc XVIII, que mesmo abandonado, está muito bem guardado e em muito bom estado de conservação.

32957869734_0486f83c28_c.jpgGlorious dining room_3 by Marco Cardoso, no Flickr

Visitem o Albúm => https://www.flickr.c...th/32987872023/

Anúncios

Partilhar Post #2 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro
  • Registo: 14/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 03 Abril 2017 - 13:18

O local parece realmente interessante!

Boa foto! A preto e branco talvez ganhasse mais impacto. A luz forte talvez criasse um contraste interessante!

IT Partilhar Post #3 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 03 Abril 2017 - 19:47

O local parece realmente interessante!
Boa foto! A preto e branco talvez ganhasse mais impacto. A luz forte talvez criasse um contraste interessante!

Boas,

Sim, o spot deve estar sem sombra de dúvidas no top5 dos melhores nacionais...pelo menos, dos conhecidos.

Esta foi a foto que logo que a vi/fiz mais marcou. Se consegui ou não são outros quinhentos, mas é, para mim, a melhor que fiz do spot.
Quanto à edição. Normalmente não gosto de editar urbex a P&B, porque não mostra o que vi. Talvez isso mude um dia, mas para já, as cores são obrigatórias.

Abraço.

Partilhar Post #4 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 05 Abril 2017 - 21:09

foste forreta .. tens mais e melhor no Flikr... mas também publicar aqui para quê....?

IT Partilhar Post #5 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 06 Abril 2017 - 05:53

foste forreta .. tens mais e melhor no Flikr... mas também publicar aqui para quê....?

Boas António

Postar aqui mais que uma foto é um filme, além de que, deixei o link para o álbum. :)

Honestamente público aqui por carolice. Entendo que devo "dar" ao fórum um pouco do que o fórum me deu. É verdade que entramos num momento de decréscimo de actividade, mas o fórum ainda mexe e prova disso são as quase 100 visualizações deste thread. Duas respostas nem é mau...podia não ter nenhuma. Mas sim, olhando friamente para estes números apetece não postar cá nada, mas continuo até ver. Se um dia isso me incomodar, apago a conta.

Obrigado pelo comentário.

Abraço.

Partilhar Post #6 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo

Publicado 06 Abril 2017 - 09:39

Epá, nem parece abandonado, está muito bem conservado! :)

Estou como diz o António "...tens mais e melhor..."  :th_up:

Quanto ao resto, acho que também "contribuis" para não teres comentários, se não, não desistias com tanta facilidade. (digo isto pelo teu comentário)

Depois, esse tipo de fotografia não deve ser quintal de muita gente, pelo menos do meu não é, daí a falta dos comentários.

Eu também coloco aqui as minhas fotos por carolice e acho que a maior parte assim o faz, mas por vezes somos nós que afastamos os possíveis comentários com tantas fotos do mesmo. As malta não vai andar sempre a dizer a mesma coisa todas as vezes que vê uma foto.

Partilhar Post #7 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 06 Abril 2017 - 13:36

Se um dia isso me incomodar, apago a conta.

Não consegues... eu já tentei.... :)

IT Partilhar Post #8 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 06 Abril 2017 - 15:48

Epá, nem parece abandonado, está muito bem conservado! :)
Estou como diz o António "...tens mais e melhor..." :th_up:

Quanto ao resto, acho que também "contribuis" para não teres comentários, se não, não desistias com tanta facilidade. (digo isto pelo teu comentário)
Depois, esse tipo de fotografia não deve ser quintal de muita gente, pelo menos do meu não é, daí a falta dos comentários.
Eu também coloco aqui as minhas fotos por carolice e acho que a maior parte assim o faz, mas por vezes somos nós que afastamos os possíveis comentários com tantas fotos do mesmo. As malta não vai andar sempre a dizer a mesma coisa todas as vezes que vê uma foto.

Boas Oliveira.

Não sei em que medida eu contribuo para não ter comentários.
Se fosse de desistir com facilidade à mais de um ano que não andava cá.
O meu quintal também não é paisagem, macro, passarada, etc, no entanto, é apesar de não ser a minha praia, tenho uma opinião sobre a(s) fotografia(s).
Postei uma só fotografia. Deixo apenas o link para o álbum caso haja que, queira ver o resto do Set desse espaço. Não abusei de fotos no Post. Uma está bem, e deveria ser o "normal"
Se as fotos fossem todas iguais, concordava com este teu último ponto, como não são, permite-me discordar.

Obrigado pela visita e pelo "aconchego" :th_up:

Se um dia isso me incomodar, apago a conta.

Não consegues... eu já tentei.... :)

Não consigo porque nunca houve nada que me levasse a fazê-lo. Se esse dia chegar, será uma pena, mas outros virão.

Abraço.

Editado por iMarco, 06 Abril 2017 - 15:49 .

Partilhar Post #9 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro
  • Registo: 14/04/2008

Publicado 06 Abril 2017 - 21:01

Também noto que o forum está a definhar lentamente...

Há dias seguidos com pouco mais de 3 ou 4 posts. Está a dar as últimas...

Os fóruns mais genéricos, nomeadamente os de informática já tem muito mais pedalada nos tópicos de fotografia que o FF.  :(

Partilhar Post #10 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 06 Abril 2017 - 21:14

Anda mas é tudo maluco neste fórum :)
Ora querem comentários, ora não aceitam críticas, ora apagam tudo e abandonam o fórum (e depois voltam :D)...

Porque é que o pessoal liga tanto a estas coisas?
Metem as fotos para obter likes?
Instagram e Facebook para isso :)

Marco, sabes bem que o teu estilo favorito de fotografia não é o estilo com mais adeptos (dentro ou fora do fórum).
Urbex é um nicho - claro que não vais ter sempre centenas de comentários - e mais importante, claro que não vais ter sempre comentários que te ajudem.

Eu acho importante ir participando, até para "dar" alguma coisa ao fórum (por boa ou má que seja).
Raramente comentam as minhas fotos, mas olha, paciência - não será por isso que deixarei de postar (as centenas de visualizações mostram que alguém decidiu ir dar uma olhada - podem ter assimilado alguma coisa boa vá) :D

Quando preciso de subir a autoestima vou ali até ao olhares ou meto umas fotos no gurushots.
Aqui não venho à caça do like (não me importo de ter comentários a dizer "epá, muito bom" ou "espectacular", mas prefiro aqueles que me ajudam a melhorar).

Estás aqui para aprender e ensinar, ou para os likes?

Dito isto, e não sendo esta uma resposta produtiva, gosto da foto.
Boa luz, bom espaço.
Concordo que tens "muito melhor" no Flickr, mas foi esta que decidiste mostrar (foi a que gostaste mais?).

Cumps

IT Partilhar Post #11 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 06 Abril 2017 - 21:53

Também noto que o forum está a definhar lentamente...

Há dias seguidos com pouco mais de 3 ou 4 posts. Está a dar as últimas...

Os fóruns mais genéricos, nomeadamente os de informática já tem muito mais pedalada nos tópicos de fotografia que o FF.  :(

Boas Miguel,

Tenho notado isso, mas penso sempre que são alturas em que o pessoal anda mais fora de casa a aproveitar o bom tempo e não tem tempo para vir aqui.
No Outono e inverno penso que há mais azáfama.

A questão do fórum...honestamente os fóruns na sua grande maioria baixaram o tráfego por causa das redes sociais, sobretudo do Facebook. Existem 500 grupos e 1000 páginas, a falar da mesma coisa. A interação é mais imediata e muito de aconchegar o ego. Quando comecei a frequentar o fórum havia cá muita massa crítica, e sobretudo pessoas disponíveis a ajudar e a ensinar. Havia da parte dos restantes o compromisso em aceitar a crítica (maioritariamente construtiva) pois o interesse maior era a aprendizagem.
Hoje isso não acontece, ou acontece menos. Perdeu-se muita dessa massa crítica, e a plataforma, e nós todos, não conseguimos recuperar isso.

É uma pena, mas acredito que sejam os ventos de mudança.

Obrigado pela visita.

Abraço.

Anda mas é tudo maluco neste fórum :)
Ora querem comentários, ora não aceitam críticas, ora apagam tudo e abandonam o fórum (e depois voltam :D)...
Porque é que o pessoal liga tanto a estas coisas?
Metem as fotos para obter likes?
Instagram e Facebook para isso :)
Marco, sabes bem que o teu estilo favorito de fotografia não é o estilo com mais adeptos (dentro ou fora do fórum).
Urbex é um nicho - claro que não vais ter sempre centenas de comentários - e mais importante, claro que não vais ter sempre comentários que te ajudem.
Eu acho importante ir participando, até para "dar" alguma coisa ao fórum (por boa ou má que seja).
Raramente comentam as minhas fotos, mas olha, paciência - não será por isso que deixarei de postar (as centenas de visualizações mostram que alguém decidiu ir dar uma olhada - podem ter assimilado alguma coisa boa vá) :D
Quando preciso de subir a autoestima vou ali até ao olhares ou meto umas fotos no gurushots.
Aqui não venho à caça do like (não me importo de ter comentários a dizer "epá, muito bom" ou "espectacular", mas prefiro aqueles que me ajudam a melhorar).
Estás aqui para aprender e ensinar, ou para os likes?
Dito isto, e não sendo esta uma resposta produtiva, gosto da foto.
Boa luz, bom espaço.
Concordo que tens "muito melhor" no Flickr, mas foi esta que decidiste mostrar (foi a que gostaste mais?).
Cumps

Boas Emanuel,

Eu mais que comentários, pretendo participar, pois como disseste e bem, não há aqui muito quem goste de Urbex, e os que havia, migraram para outras plataformas, onde o feedback e a interação que falei atrás acontecem mais rápido e em maior número.
Há grupos europeus de urbex que têm por dia mais comentários, interações e fotografias do que o fórum num mês inteiro. E é lá que obtenho os likes :)
A crítica construtiva ou não, normalmente obtenho-a antes de postar. Partilho as minhas votos com 3/4 pessoas do urbex, que me vão dando o feedback que pretendo. Aqui posto sobretudo pela partilha...na esperança que consiga trazer mais gente a este estilo de fotografia...mas não está fácil. :D

Acho que tenho conta no Olhares, mas nunca lá postei nada. Normalmente posto nos grupos de Facebook, no Flickr (grupos), no 500px e aqui. Mas é verdade que do ponto de vista da aprendizagem, não aprendo tanto como aprendi aqui. Nos grupos é mais essa do "Fantástico", "muito boa", "parabéns"...sem massa crítica.

É o que é...

Francamente, gostava de poder dar ao fórum o que ele me deu a mim no início desta minha caminhada/aprendizagem. E não é fácil porque não há "carne fresca" e os que cá anda pouco ou nada aprenderão comigo.

Quanto à foto. Admito que há lá mais é uma ou outra melhor, mas esta foi a que mais gostei, a que mais tempo dediquei a fazer logo no momento da captura (fíz 12 raw :lol: ) e a que mais tempo dediquei na edição.

Dentro do urbex, é deste tipo de divisões que eu gosto. Disso é escadas :)

Obrigado pela visita.

Abraço.

Partilhar Post #12 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 06 Abril 2017 - 22:05

--- ora apagam tudo e abandonam o fórum (e depois voltam :D)...

esta é para mim :) :) e é verdade....  :th_up:

mas não é por causa dos likes ou dos dislikes.. é por frustração...

porque eu não ponho só fotos... eu pus muita coisa didática...  muita coisa prática...  COMO FAZER isto aquilo, quis partilhar as coisas que eu fui conseguindo fazer  e como cheguei lá para as fazer... 

como fazer as coisas sem gastar uma fortuna... etc.. se se lembram dos posts sabem do que eu estou a falar... 

a papinha toda feita.... 

eu trabalhei muito (e trabalho), gastei muito dinheiro etc... e dei-o de bandeja neste forum... para nada...chego a gostar uma tarde de sábado inteira só para fazer um artigo ilustrativo disto e daquilo.. tirar fotos, editar fotos, texto... para nada.

feedback dos utilizadores .... ZERO.. interesse de quem gere esta coisa... ZERO

a questão que me deixa FRUSTRADO é que fico sem saber se isso interessa alguém ou não porque não tenho eco. 

ainda esta semana tinha um post que mostrava que é possível fazer coisas muito decentes (macro) com uma lente de kit, .. toda a gente tem essa porra de lente. Aquilo era GENIAL.. num pais onde anda tudo teso :) .... mostrava que só não faz macro decente quem não quer.. o material a adquirir nem chegava a 60 euros...

Chega as 150 visualizações e "eco"... zero... é por isso que apago. As tantas fico a pensar se aquilo interessa a alguém.  

Fico com a ideia que ando a "pregar aos peixes" e por isso é que apago

Há uns meses fui para o facebook.... que  pessoal diz que e só "likes" etc... e encontrei carradas de gente POSITIVA. O pessoal pergunta, o pessoal troca ideias, e pessoal dá achegas,... que é isso que eu quero e gosto. 

Por causa do Facebook , conheci gente ao vivo e a cores, Sábado vamos fazer o encontro em Alverca, etc.... conheci montes de gente fora de portas mesmo muito boa, que também gosta de trocar ideias e gosta de ensinar etc.... Há uma vida (melhor) fora deste deste forum.

____ 

o forum.. (sem me alargar muito) é HOSTIL

em dois anos vi a gente BOA com TRABALHO bom a ir embora.... os "arruaceiros" e "dudes com atitude"infelizmente não vão embora. Isto está embotado com gente muito presunçosa e arrogante com trabalho ZERO ou mediocre

, mas cujas cabeças não passam pelas portas...

e infelizmente esse pessoal "ataca" no outro. (as vezes em matilha) . o costume.

Partilhar Post #13 Emanuel M

Emanuel M

• Membro

Publicado 06 Abril 2017 - 22:27

Pois...

A questão nem é o teres ido embora e o voltares, mas sim o facto de alguns tópicos terem sido perdidos (tópicos com muito bom conteúdo, teu e dos outros)...

Eu já te agradeci tudo o que tinha a agradecer.
Divirto-me muito com a macro-fotografia, graças ao que aprendi aqui no fórum.
Sempre dou valor a este tipo de coisas (tutoriais e explicações detalhadas).

Sei que quando o assunto é macro, e quando és tu a fazer, que é interessante e que vale a pena ir lá.
Não é preciso andar todos os tópicos a dizer "amém".

Eu, noutro fórum, também me dedico a fazer montes e montes de tutoriais e comparativos (porque tenho experiência em alguns campos e tenho a sorte de poder ter muito equipamento) e não me importo que o pessoal "veja em silêncio".

Que tipo de feedback esperavas, em tão pouco tempo?
Nem todos têm tubos, nem todos têm uma 18-55.
Tens que dar tempo para o pessoal (pelo menos o que se interessa) poder testar.

Crias um tópico, não tens o feedback que pretendias, apagas...
E não são só os tópicos. São posts, é Flickr, tudo.
Claro que é tudo uma decisão tua e tenho que respeitar (apesar de não ter gostado nada de ver tópicos, como as coleções macro, apagados de um dia para o outro).

Cumps

Editado por Emanuel M, 06 Abril 2017 - 22:28 .

Partilhar Post #14 pavas

pavas

• Membro
  • Registo: 13/07/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia
    • Viva la Galeria Decay mas guapa del universo e entorno!

Publicado 06 Abril 2017 - 22:44

Eu ainda fico espantado como é que o Marco ainda tem paciência para postar fotos nesta galeria que desde a sua nascença (pela qual me bati mais o Rui Ferreira) nunca teve a adesão merecida e digo merecida porque mesmo sendo o "urbex" uma forma de expressão fotográfica marginal não deixa de apresentar resultados interessantes com a mais valia de levar o observador a viajar por locais e paisagens que uma pessoa normal raramente vê.

Bem, bem haja pela sua perseverança.

Partilhar Post #15 nokas2009

nokas2009

• Membro
  • Registo: 22/02/2017

Publicado 06 Abril 2017 - 23:00

Bem pessoal,
Nao sei se devia mas deixem-me dar a minha opinião. . Opiniões aliás:
Sou nova aqui e procuro o que ja disseram - criticas construtivas, ideias, sugestões, algo que possa tirar da experiência de quem ja percebe alguma coisa disto.
Ontem, por acaso, depois de ler uns comentários, (nao relacionados comigo) ou uma espécie de conversa, ou uma espécie seja lá do que era, fiquei a pensar se andava a perder o meu tempo. Também pensei se este forum nao teria por aí uns moderadores que... digamos, nao permitissem certos desvios do foco principal, que continuo a pensar que seja a fotografia em si, e a paixão de fotografar... (até porque falando de paixão ... coisa e tal...emoção. .. as coisas, às vezes, com mais facilidade do que se pensa, podem descambar)
Há moderadores?
Acabei por me manter por aqui, dei o benefício da dúvida, e olhem, hoje ja me ajudaram. E eu agradeço.
Outro exemplo, é a primeira vez que ouço falar neste tipo de fotografia - urbex. E realmente a foto prendeu a minha atenção.
Ou seja... gostava de deixar aqui o apelo a todos que ja tem qualquer coisa a ensinar, mantenham se por cá. A partilha de fotos, de experiência, de maquinas, de lentes, de opiniões diferentes, de gostos, de estilos, etc é sempre enriquecer.
.... pronto...às vezes deviam era respirar fundo e não esquecer uma coisa que tenho ouvido desde o início no curso, quem tira uma foto fa-lo porque gosta, e é uma coisa importante para essa pessoa, assim como é para qualquer um de nós. Alguma sensibilidade neste ponto nao fazia mal, sem se deixar de fazer as criticas construtivas com intenção de ajudar o outro a melhorar, ou sem perder a liberdade de expressar uma opinião diferente com base no respeito.
Cumprimentos a todos.

Ps: facebook, instagram, etc têm formatos diferentes de um fórum, podem sem dúvida serem interessantes mas... nao substituem ou invalidam um fórum. É a minha opinião.

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk

Partilhar Post #16 Emanuel M

Emanuel M

• Membro

Publicado 06 Abril 2017 - 23:09

Boas Emanuel,
Eu mais que comentários, pretendo participar, pois como disseste e bem, não há aqui muito quem goste de Urbex, e os que havia, migraram para outras plataformas, onde o feedback e a interação que falei atrás acontecem mais rápido e em maior número.
Há grupos europeus de urbex que têm por dia mais comentários, interações e fotografias do que o fórum num mês inteiro. E é lá que obtenho os likes :)
A crítica construtiva ou não, normalmente obtenho-a antes de postar. Partilho as minhas votos com 3/4 pessoas do urbex, que me vão dando o feedback que pretendo. Aqui posto sobretudo pela partilha...na esperança que consiga trazer mais gente a este estilo de fotografia...mas não está fácil. :D
Acho que tenho conta no Olhares, mas nunca lá postei nada. Normalmente posto nos grupos de Facebook, no Flickr (grupos), no 500px e aqui. Mas é verdade que do ponto de vista da aprendizagem, não aprendo tanto como aprendi aqui. Nos grupos é mais essa do "Fantástico", "muito boa", "parabéns"...sem massa crítica.
É o que é...
Francamente, gostava de poder dar ao fórum o que ele me deu a mim no início desta minha caminhada/aprendizagem. E não é fácil porque não há "carne fresca" e os que cá anda pouco ou nada aprenderão comigo.
Quanto à foto. Admito que há lá mais é uma ou outra melhor, mas esta foi a que mais gostei, a que mais tempo dediquei a fazer logo no momento da captura (fíz 12 raw :lol: ) e a que mais tempo dediquei na edição.
Dentro do urbex, é deste tipo de divisões que eu gosto. Disso é escadas :)
Obrigado pela visita.
Abraço.

Então é continuar a participar e a mostrar coisas do urbex (e não só) :)
Eu, não sendo grande adepto do estilo, sempre que me chamar a atenção, e se achar pertinente, mandarei a minha posta de pescada - nem que seja o "muito bom", ou "espectáculo".

Cumps

Editado por Emanuel M, 06 Abril 2017 - 23:10 .

Partilhar Post #17 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro

Publicado 07 Abril 2017 - 00:17

Então é continuar a participar e a mostrar coisas do urbex (e não só) :)
Eu, não sendo grande adepto do estilo, sempre que me chamar a atenção, e se achar pertinente, mandarei a minha posta de pescada - nem que seja o "muito bom", ou "espectáculo".

Cumps

X2

É para isso que serve os fóruns!

Para mostrar o que fazemos. 

(quem está bem está, quem não está bem está na mesma!) :D

Partilhar Post #18 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011

Publicado 08 Abril 2017 - 21:04

O que faz falta neste fórum (e noutros certamente) é haver participantes com uma atitude positiva com p. ex. a do Oliveira, do Emanuel ou do iMarco, entre outros. Quando o que está em causa são egos e não o conteúdo dos posts ou o gosto pela fotografia, as coisas correm mal. Começam a aparecer os complexos de superioridade, inferioridade, perseguição, até de Édipo certamente! E depois vêm dizer que o fórum está a morrer. O fórum são os seus participantes. Querem fazer do fórum um fórum melhor? Façam por isso! O fórum está mal por causa dos egos, das invejas, das intolerâncias. O fórum está mal por causa dos seus membros, mas muito deles nem sequer se apercebem que estão a fazer mal ao fórum, no entanto vêm-se queixar que o fórum está mal, enfim.

O que eu gostava de ver é mais gente com atitude positiva, não queixinhas, que tragam coisas boas ao fórum e que saibam coabitar este meio. Pessoas que saibam tirar o bom partido deste fórum e não pessoas que estejam sempre a olhar para o mau que este fórum tem (como qualquer outro fórum também tem).

De minha parte vou continuar a ser como sempre fui neste fórum, e não me queria alongar muito porque podia ser "deselegante" ou soar a presunção, mas não vou certamente ameaçar abandonar o fórum ou abandoná-lo e depois voltar, não vou andar a falar do mal que o fórum tem, não vou andar sempre a dizer que antigamente é que era bom, não vou andar a dizer que há ruas de cima e ruas de baixo, enfim vou simplesmente continuar a partilhar a minha paixão com quem saudavelmente queira partilhar também a sua.

Fiquem bem! E para os que "gostam" de ficar mal ou sentir-se mal, façam alguma coisa para mudar isso ou então tentem não chatear muito, é o mínimo que devem fazer.

Abraços!

Partilhar Post #19 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011

Publicado 08 Abril 2017 - 21:24

Já agora, quanto às tuas fotos Marco, acham que estão ao nível que nos tens habituado. Não costumo comentá-las porque não é um tipo de foto que aprecie muito e assumo ser um leigo na matéria. Mas isso nunca me impediu de respeitar e me dar bem com o Marco. Não é verdade Marco?  :D

Abraço!

Partilhar Post #20 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro

Publicado 08 Abril 2017 - 23:55

Isto é tema dá pano para mangas! O melhor é ir ver se os bichos estão a comer como deve ser e se o chefe da cozinha (eu) preparou uma almoçarada à maneira para os bichinhos. Porque é domingo e eu quero que os bichos notem a maneira como me aplico só para tirar uma linda foto (não rima, mas é lindo) . À poeta!! :clap:  :D  :lol:

Epá, se olharmos menos para cima e mais para baixo, seremos os mais felizes do mundo! :P