Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Uso de Fotografia

• Por favor inicie sessão para responder
12 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 ramos123

ramos123

• Novo Membro
  • Registo: 27/03/2017
    • Local: Lisboa

Publicado 27 Março 2017 - 14:40

Olá a todos!

Tenho uma dúvida em relação à utilização de fotografias:

Pode uma determinada entidade (exemplo: clube desportivo) ou pessoa colocar, na sua página do facebook, fotografias de um jornal online com a identificação dos créditos do autor, mas sem a autorização do mesmo?

Muito obrigado!

Anúncios

Partilhar Post #2 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo

Publicado 27 Março 2017 - 19:59

Bom, se ela já está online e só foi partlhada no face, penso que sim.

A haver algum direito teria de ser cobrado ao jornal que publicou.

Penso eu de que...

Partilhar Post #3 SnowSkier

SnowSkier

• Moderador
  • Registo: 15/06/2009
    • Local: Albufeira City

Publicado 29 Março 2017 - 22:13

Além do mais, se os créditos ao autor estão referidos, não há qualquer problema, julgo eu.

Partilhar Post #4 Flávio RB

Flávio RB

• Membro
  • Registo: 30/11/2016
    • Local: Rio de Janeiro - Brasil
    • Mais informações: https://about.me/flaviorb

Publicado 29 Março 2017 - 23:51

Olá a todos!

Pode uma determinada entidade (exemplo: clube desportivo) ou pessoa colocar, na sua página do facebook, fotografias de um jornal online com a identificação dos créditos do autor, mas sem a autorização do mesmo?

Muito obrigado!

Não entendo da legislação em Portugal, mas no Brasil, em  tese, não poderia.

Mas é preciso entender o que está acontecendo.

Se a foto está na página do facebook do Jornal e a pessoa compartilhou a publicação (botão compartilhar), não se trata de um uso fora dos termos de aceite do Facebook. Isto é, se eu posto algo no facebook, estou aceitando que s pessoas usem a ferramenta (facebook) para compartilhar minha postagem sem necessidade de autorização.

Por outro lado, se a pessoa que publicou, baixou a foto (mesmo que do facebook) e postou novamente como uma postagem original (não um compartilhamento), ela teria que ter sua autorização.

Editado por Flávio RB, 31 Março 2017 - 11:24 .

Partilhar Post #5 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro

Publicado 30 Março 2017 - 23:05

Por outro lado, se a pessoa que publicou, baixou a foto (mesmo que do facebook) e postou novamente como uma postagem original (não um compartilhamento), ela teria que ter sua autorização.

Depende do que fez com a imagem.

Por exemplo: Descarregou a imagem e colocou no seu facebook a dizer (exemplo): Olham o que encontrei no jornal xpto! Assim não vejo qualquer problema.

Mas como disse acima: "penso eu de que..."

Partilhar Post #6 Flávio RB

Flávio RB

• Membro
  • Registo: 30/11/2016
    • Local: Rio de Janeiro - Brasil
    • Mais informações: https://about.me/flaviorb

Publicado 31 Março 2017 - 11:26

Depende do que fez com a imagem.

Por exemplo: Descarregou a imagem e colocou no seu facebook a dizer (exemplo): Olham o que encontrei no jornal xpto! Assim não vejo qualquer problema.

Mas como disse acima: "penso eu de que..."

Concordo contigo. Mas, baixar a imagem e fazer outra postagem é estranho, visto que a ferramenta (facebook) tem o compartilhar.

Partilhar Post #7 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro

Publicado 31 Março 2017 - 17:07

O user não diz que o jornal tem Facebook, apenas refere publicação online. (Pode não dar para partilhar dessa forma)

Qualquer das formas, acho que era preciso mais elementos para opinar melhor.

Partilhar Post #8 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007
    • Local: Porto

Publicado 31 Março 2017 - 17:37

Olá a todos!

Muito obrigado!

Não, não pode. Segundo a legislação portuguesa, não é possível sem o consentimento expresso do autor.

A ser publicado não quer dizer que se esteja a autorizar o seu uso. Com excepção da publicação no Facebook, que devido ao acordo que se aceita quando se cria a conta, expressamente se autoriza o Facebook a poder divulgá-los, e os outros utilizadores a partilhar. Mas partilhar é pelo comando de partilhar do face, se for retirar a foto e publicada directamente, mesmo que tenha os créditos, é uma publicação não autorizada.

Partilhar Post #9 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro

Publicado 31 Março 2017 - 20:25

Não, não pode. Segundo a legislação portuguesa, não é possível sem o consentimento expresso do autor.

A ser publicado não quer dizer que se esteja a autorizar o seu uso. Com excepção da publicação no Facebook, que devido ao acordo que se aceita quando se cria a conta, expressamente se autoriza o Facebook a poder divulgá-los, e os outros utilizadores a partilhar. Mas partilhar é pelo comando de partilhar do face, se for retirar a foto e publicada directamente, mesmo que tenha os créditos, é uma publicação não autorizada.

Olha lá dragom, mas a foto saiu num jornal, isso não faz dela publica?

Provavelmente até foi impressa em papel no jornal, e se partilhares as fotos em termos de partilha de informação penso que haver reclamação seria do jornal e não do fotografado.

Mais uma vez "penso eu de que..."

Partilhar Post #10 dragom

dragom

• Membro

Publicado 31 Março 2017 - 20:32

Olha lá dragom, mas a foto saiu num jornal, isso não faz dela publica?

Provavelmente até foi impressa em papel no jornal, e se partilhares as fotos em termos de partilha de informação penso que haver reclamação seria do jornal e não do fotografado.

Mais uma vez "penso eu de que..."

Não, não faz. :) Faz dela uma foto publicada para poder ser vista á vontade, mas não faz dela uma foto de uso público.

Partilhar Post #11 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro

Publicado 31 Março 2017 - 20:49

Ok, então quem pode "reclamar", o jornal, o fotografado ou o fotografo? :mellow:

Partilhar Post #12 dragom

dragom

• Membro

Publicado 31 Março 2017 - 21:10

Ok, então quem pode "reclamar", o jornal, o fotografado ou o fotografo? :mellow:

O detentor dos direitos sobre a foto, que pode ser o fotógrafo ou o jornal caso tenha sido um trabalho de um colaborador.

Partilhar Post #13 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro

Publicado 03 Abril 2017 - 08:54

Encontrei isto que pode elucidar a malta sobre os direitos de fotografar em Portugal.

http://www.ipf.pt/fi...o_1a_print1.pdf

Editado por Oliveiravlg, 03 Abril 2017 - 08:54 .