Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Dica sobre papel multigrade

• Por favor inicie sessão para responder
1 resposta a este tópico

IT Partilhar Post #1 VINICIUSMQ

VINICIUSMQ

• Membro
  • Registo: 29/01/2017
    • Local: BRAZIL

Publicado 21 Março 2017 - 01:11

Montei meu muito desejado laboratório caseiro e recebi junto com o ampliador um conjunto de filtros Ilford numerados. Muitos anos atrás quando eu aprendi a fazer laboratório usávamos papel Kodak de alto contraste e só.
Na primeira leva comprei papel kentmere, q não é Multigrade mas gostaria de pedir ajuda. Como ponto de partida qual daqueles filtros (número) devo usar se comprar o tal papel?

Enviado de meu XT1040 usando Tapatalk

Anúncios

Partilhar Post #2 APAF

APAF

• Membro
  • Registo: 11/11/2005

Publicado 21 Março 2017 - 14:02

Qualquer deles.

Em primeiro lugar tens de verificar se o papel é multigrade. Está na caixa. Se for grau fixo só tens aquele contraste e varia com a caixa de papel. Se for multigrade (variograde, ou outra coisa parecida, usar o filtro 0, 1 ou 2 para resultados suaves e o 4 ou 5 para resultados muito contrastados. O 21/3 e o 3 correspondem a resultados médios. Nota que esta forma resumida é adequada a papéis Ilford, com kodak, kantmere ou outros tens de procurar qual corresponde ao filtro médio. Tens também de ver que kit de filtros tens. Se tiveres uma caixa com um jogo de filtros com aro de plástico é para colocar á frente da objetiva, se tiveres em com eles soltos é folhas quadradas, eles são para se ajustarem à gaveta do ampliador.