Filme TX versus TMax
IT
Partilhar Post #1
Publicado 04 Março 2011 - 14:18
Gostaria de saber a vossa opinião entre os filmes p/b TX e TMax a 400.
Qual o que preferem ? e porquê ? qual a vossa experiência ?
Obrigados
Anúncios
Partilhar Post #2
Publicado 04 Março 2011 - 14:59
Partilhar Post #3
Publicado 04 Março 2011 - 15:26
TX???? Que rolo é esse?
é o TriX, é conhecido pelos 2 nomes.
em relação à pergunta não tenho experiência suficiente com os 2 rolos para achar qual o melhor.
Partilhar Post #4
Publicado 04 Março 2011 - 15:28
Olá,
Gostaria de saber a vossa opinião entre os filmes p/b TX e TMax a 400.
Qual o que preferem ? e porquê ? qual a vossa experiência ?
Obrigados
Até digo mais, TX, 400TX ou 400TMax.

TX é o antigo Tri-X (já quase não se vê), 400TX é o novo Tri-X, e o outro é o TMax.
A grande diferença é que o TMax usa a emulsão "T-Grain", que tem a ver como ficam os cristais de prata. Ficam "tabulares" ou achatados, pelo que mais expostos à luz, e mais juntos. O resultado é que emulsões T-Grain mostram geralmente mais detalhe e menos grão.
Outros "T-Grain" (ou semelhante, que TGrain deve ser só kodak?? ) são os Fuji Neopan, ou os Ilford Delta...
Também há mais umas diferenças principalmente nos extremos de luz, em que o Tmax poderá ter uma melhor gradação de tons nas altas luzes que o TriX. Por outro lado o TriX tem mais latitude de exposição (se bem que tanto podes puxar TriX como TMax a uns 3200). O TGrain também precisa de revelador que lide bem com esses cristais para se beneficiar dele.
É uma questão de gosto... Se gostas dos Delta400 ou do Neopan400, de contraste e pouco grão provavelmente vais gostar mais do Tmax. Se gostas de algum grão, alguma tolerância, e de uma gradação de tons mais suaves deves gostar mais do TriX.
Já não uso nenhum destes há algum tempo, mas sempre gostei mais do TriX
Partilhar Post #5
Publicado 22 Abril 2011 - 20:42
fugi Acrox 100- muito bem este filme é muito bom tem um grão finissimo e uma escala tonal enorme. ja para náo falar da reciprocidade deste filme que é quase nula ate 4 minutos. não ah melhor para longas exposiçoes.
Tmax 100 - bem este filme tambem de grão muito fino. para mi é o melhor filme em termos de gama tonal sem duvida nada se iguala a ele. reciprocidade dele é muito elevada por isso n funciona tão bem como o acrox para longas exposiçoes.
resumo melhor filme para longas exposiçoes Fugi Acroz 100 para fotografia sem longas exposiçoes Tmax 100
em relação ao Tmax versos TX a minha ideia é k ambos são muito identicos sendo que o TMax como a pouco referi tem uma gama tonal que nenhum outro filme tem por isso é o escolhido pelos melhores fotografos do mundo.

Partilhar Post #6
Publicado 20 Janeiro 2012 - 01:26
A Fuji está para durar? E a Ilford?
Partilhar Post #7
Publicado 20 Janeiro 2012 - 07:22
E agora que a Kodak faliu e deixaram de fazer os filmes, o que é que se usa e até quando (eu era fã dos Tmax)?
A Fuji está para durar? E a Ilford?
Ainda não se tem a certeza absoluta que a Kodak vai deixar de fazer filmes.. pelo menos não sei se isso já foi anunciado.
Eu não gosto de Ilford.. felizmente tenho um stock bastante grande de T-Max e trix

Partilhar Post #8
Publicado 20 Janeiro 2012 - 11:42
Vamos ver o que aí vem.

Partilhar Post #9
Publicado 20 Janeiro 2012 - 12:37
http://www.bjp-onlin...rofitable-kodak
Partilhar Post #10
Publicado 20 Janeiro 2012 - 23:39
Este passou-me ao lado!

Partilhar Post #11
Publicado 01 Abril 2012 - 16:37