Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Filme TX versus TMax

• Por favor inicie sessão para responder
10 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 lfp

lfp

• Novo Membro
  • Registo: 19/02/2011

Publicado 04 Março 2011 - 14:18

Olá,

Gostaria de saber a vossa opinião entre os filmes p/b TX e TMax a 400.
Qual o que preferem ? e porquê ? qual a vossa experiência ?

Obrigados

Anúncios

Partilhar Post #2 FreeLook

FreeLook

• Membro
  • Registo: 11/04/2005
    • Local: Lisboa

Publicado 04 Março 2011 - 14:59

TX???? Que rolo é esse?

Partilhar Post #3 MaXiM

MaXiM

• Membro
  • Registo: 11/12/2006
    • Local: Mem-Martins - Sintra

Publicado 04 Março 2011 - 15:26

TX???? Que rolo é esse?

é o TriX, é conhecido pelos 2 nomes.

em relação à pergunta não tenho experiência suficiente com os 2 rolos para achar qual o melhor.

Partilhar Post #4 Dre

Dre

• Membro
  • Registo: 26/02/2009

Publicado 04 Março 2011 - 15:28

Olá,

Gostaria de saber a vossa opinião entre os filmes p/b TX e TMax a 400.
Qual o que preferem ? e porquê ? qual a vossa experiência ?

Obrigados

Até digo mais, TX, 400TX ou 400TMax. :P
TX é o antigo Tri-X (já quase não se vê), 400TX é o novo Tri-X, e o outro é o TMax.

A grande diferença é que o TMax usa a emulsão "T-Grain", que tem a ver como ficam os cristais de prata. Ficam "tabulares" ou achatados, pelo que mais expostos à luz, e mais juntos. O resultado é que emulsões T-Grain mostram geralmente mais detalhe e menos grão.
Outros "T-Grain" (ou semelhante, que TGrain deve ser só kodak?? ) são os Fuji Neopan, ou os Ilford Delta...

Também há mais umas diferenças principalmente nos extremos de luz, em que o Tmax poderá ter uma melhor gradação de tons nas altas luzes que o TriX. Por outro lado o TriX tem mais latitude de exposição (se bem que tanto podes puxar TriX como TMax a uns 3200). O TGrain também precisa de revelador que lide bem com esses cristais para se beneficiar dele.

É uma questão de gosto... Se gostas dos Delta400 ou do Neopan400, de contraste e pouco grão provavelmente vais gostar mais do Tmax. Se gostas de algum grão, alguma tolerância, e de uma gradação de tons mais suaves deves gostar mais do TriX.

Já não uso nenhum destes há algum tempo, mas sempre gostei mais do TriX

Partilhar Post #5 ivo vladimiro

ivo vladimiro

• Membro
  • Registo: 14/03/2011

Publicado 22 Abril 2011 - 20:42

bem eu usso mueito rolos Preto e branco de 120. os meus favoritos são sem duvida o Fugi Acrox 100 e o Tmax 100.

fugi Acrox 100- muito bem este filme é muito bom tem um grão finissimo e uma escala tonal enorme. ja para náo falar da reciprocidade deste filme que é quase nula ate 4 minutos. não ah melhor para longas exposiçoes.

Tmax 100 - bem este filme tambem de grão muito fino. para mi é o melhor filme em termos de gama tonal sem duvida nada se iguala a ele. reciprocidade dele é muito elevada por isso n funciona tão bem como o acrox para longas exposiçoes.

resumo melhor filme para longas exposiçoes Fugi Acroz 100 para fotografia sem longas exposiçoes Tmax 100

em relação ao Tmax versos TX a minha ideia é k ambos são muito identicos sendo que o TMax como a pouco referi tem uma gama tonal que nenhum outro filme tem por isso é o escolhido pelos melhores fotografos do mundo.  :mestre:

Partilhar Post #6 pansottin

pansottin

• Membro
  • Registo: 08/05/2009

Publicado 20 Janeiro 2012 - 01:26

E agora que a Kodak faliu e deixaram de fazer os filmes, o que é que se usa e até quando (eu era fã dos Tmax)?
A Fuji está para durar? E a Ilford?

Partilhar Post #7 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro
  • Registo: 17/05/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 20 Janeiro 2012 - 07:22

E agora que a Kodak faliu e deixaram de fazer os filmes, o que é que se usa e até quando (eu era fã dos Tmax)?
A Fuji está para durar? E a Ilford?

Ainda não se tem a certeza absoluta que a Kodak vai deixar de fazer filmes.. pelo menos não sei se isso já foi anunciado.

Eu não gosto de Ilford.. felizmente tenho um stock bastante grande de T-Max e trix :D

Partilhar Post #8 caasols

caasols

• Membro
  • Registo: 25/06/2010

Publicado 20 Janeiro 2012 - 11:42

"For fans of Kodak films applied for creditor protection means the first of any direct impact. Film production from fresh supplies are available in Europe, the storage capacity is filled. In the medium term it will possibly be given to whether Kodak's commitment to color-slide is abandoned. As is secured production of the black-white negative films, "Tri-X," and to "T-Max", because they are considered the most sustainable and most profitable products in the film portfolio."

Vamos ver o que aí vem. :)

Partilhar Post #9 the_stalkerpt

the_stalkerpt

• Membro
  • Registo: 14/10/2005
    • Local: Sintra

Publicado 20 Janeiro 2012 - 12:37

não se assustem, a Kodak "apenas" pediu protecção aos credores!... e até nem afecta a subsidiárias mundiais. além disso, a secção relativa ao filme é sustentável e dá lucro à empresa, por isso nada se irá alterar.

http://www.bjp-onlin...rofitable-kodak

Partilhar Post #10 caasols

caasols

• Membro
  • Registo: 25/06/2010

Publicado 20 Janeiro 2012 - 23:39

Bom artigo!

Este passou-me ao lado! :)

Partilhar Post #11 galifao

galifao

• Membro
  • Registo: 03/03/2009
    • Local: Almeirim

Publicado 01 Abril 2012 - 16:37

Bom são os 2 bons! O tri x é um rolo convencional muito usado pelos fotografos da velha guarda, tem algum grão, o que o faz ser desejado pelos antigos, é facil de revelar com quase qualquer revelador, aconselhado para quem quer alguma textura e grão e por quem começa a revelar. Os tmax são filmes com bastante menos grão, mas tb mais exigentes em quimica, para bons resultados usar revelador t max ou o velho d-76 da kodak(id-11 ilford). Os Delta da Ilford são filmes semelhantes, aos T max .