Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Filme TX versus TMax

• Por favor inicie sessão para responder
10 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 lfp

lfp

• Novo Membro
  • Registo: 19/02/2011

Publicado 04 Março 2011 - 14:18

Olá,

Gostaria de saber a vossa opinião entre os filmes p/b TX e TMax a 400.
Qual o que preferem ? e porquê ? qual a vossa experiência ?

Obrigados

Anúncios

Partilhar Post #2 FreeLook

FreeLook

• Membro
  • Registo: 11/04/2005
    • Local: Lisboa

Publicado 04 Março 2011 - 14:59

TX???? Que rolo é esse?

Partilhar Post #3 MaXiM

MaXiM

• Membro
  • Registo: 11/12/2006
    • Local: Mem-Martins - Sintra

Publicado 04 Março 2011 - 15:26

TX???? Que rolo é esse?

é o TriX, é conhecido pelos 2 nomes.

em relação à pergunta não tenho experiência suficiente com os 2 rolos para achar qual o melhor.

Partilhar Post #4 Dre

Dre

• Membro
  • Registo: 26/02/2009

Publicado 04 Março 2011 - 15:28

Olá,

Gostaria de saber a vossa opinião entre os filmes p/b TX e TMax a 400.
Qual o que preferem ? e porquê ? qual a vossa experiência ?

Obrigados

Até digo mais, TX, 400TX ou 400TMax. :P
TX é o antigo Tri-X (já quase não se vê), 400TX é o novo Tri-X, e o outro é o TMax.

A grande diferença é que o TMax usa a emulsão "T-Grain", que tem a ver como ficam os cristais de prata. Ficam "tabulares" ou achatados, pelo que mais expostos à luz, e mais juntos. O resultado é que emulsões T-Grain mostram geralmente mais detalhe e menos grão.
Outros "T-Grain" (ou semelhante, que TGrain deve ser só kodak?? ) são os Fuji Neopan, ou os Ilford Delta...