Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Museu Municipal de Loulé: homenagem ao fotógrafo Guerreiro Padre

• Por favor inicie sessão para responder
6 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Picacuca

Picacuca

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Torres Vedras
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 01 Março 2017 - 15:41

Seleção de 6 imagens de uma sessão fotográfica realizada em 17 de janeiro de 2017, com uma câmara fotográfica à lá minute (auto projetada e construida). Esta atividade, foi produzida pelo "Museu Municipal de Loulé" (em parceria com o "Walking Camera Project"), e teve como objetivo, ser uma homenagem ao fotógrafo Guerreiro Padre (natural da região).

GTOKtW6.jpg?1

0tN5dqY.jpg

QeNbsz4.jpg

x3yc7PT.jpg

Agvya1r.jpg

Sk04HHB.jpg

Imagens da câmara fotográfica, aqui.

Outros projetos recentes: podem ser vistos aqui, ou aqui. E também aqui.

Picacuca

Anúncios

Partilhar Post #2 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 07 Março 2017 - 08:45

Estas imagens são como que uma incrível viagem no tempo.  ^_^

IT Partilhar Post #3 Picacuca

Picacuca

• Membro
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 08 Março 2017 - 13:07

Estas imagens são como que uma incrível viagem no tempo.  ^_^

A ideia foi precisamente essa, embora não da minha inteira responsabilidade. Toda a produção, desde conceção da ideia, roupas, à introdução didática sobre as poses, esteve a cargo exclusivo do pessoal do Museu Municipal de Loulé. Eu só tomei conta da parte técnica (e didática) de realizar os retratos e ajustar uma ou outra pose. E nesse aspeto, algumas das poses têm um pouco do meu "dedo"... Mas foram todas precedidas de um mini-workshop sobre pose à moda antiga. 

E por todas essas razões, aproveito para felicitar o Museu Municipal de Loulé (especialmente a Helga Serôdio e suas colegas) pela  iniciativa e pelo modo como preservam viva, uma memória que deve ser viva, e não simplesmente ficar em prateleiras a ganhar pó.

Picacuca

Partilhar Post #4 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 09 Março 2017 - 08:54

Que ideia engraçada...

Cá está um bom exemplo daquilo que defendi(o) noutras circunstâncias...Se eu gosto ou não de cada foto, em termos individuais ou até como fotografias "tout court" não interessa. O que interessa são 2 coisas:

1. O reconhecimento da "ideia", do conceito.

2. O reconhecimento pelo trabalho e empenhamento em criar a atmosfera correcta que serviu o projecto.

Obrigado por nos mostrar isto...Põe-nos a pensar em algumas coisas, como a justaposição da evolução social com a evolução das técnicas fotográficas.

FK

IT Partilhar Post #5 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 09 Março 2017 - 13:45

Que ideia engraçada...

Cá está um bom exemplo daquilo que defendi(o) noutras circunstâncias...Se eu gosto ou não de cada foto, em termos individuais ou até como fotografias "tout court" não interessa. O que interessa são 2 coisas:

1. O reconhecimento da "ideia", do conceito.

2. O reconhecimento pelo trabalho e empenhamento em criar a atmosfera correcta que serviu o projecto.

Obrigado por nos mostrar isto...Põe-nos a pensar em algumas coisas, como a justaposição da evolução social com a evolução das técnicas fotográficas.

FK

Mas também podes falar do que achas das fotos em si, no fundo estamos num fórum. E eu estou perfeitamente à vontade com críticas, boas ou más, porque sei o que faço! :D

Para te facilitar, então falo eu: do ponto de vista técnico, não gostei muito de alguns "flares" que ficaram nas imagens. Isso deveu-se à minha necessidade de aproximar as luzes, para ganhar (ou diminuir) ao máximo, o tempo de exposição. Isso por causa das crianças, que é difícil pararem quietas... E mesmo assim, ainda tive de contar com 2 a 3 segundos... Mas noutras ocasiões, fiz também fotos a crianças com 4 e 5 segundos, e resultaram... Portanto, poderia ter arriscado um pouco mais, mas enfim, foi decisão do momento... Era muita gente e pouco tempo para corrigir se alguma coisa ficasse mal, portanto, funciona a lei do compromisso... :D

Há também a iluminação, que poderia ter ficado mais distribuída em baixo, mas a razão foi essencialmente a mesma: eu tenho focos de halogéneo, muito mais fortes, mas como haviam muitas crianças, resolvi nem os levar sequer, não fosse haver algum acidente... É que o halogéneo queima mesmo! Não se pode brincar... E assim, fiz a iluminação toda com projetores LED e duas lâmpadas fluorescentes fortes.

Do ponto de vista estético: pessoalmente, para meu portfólio, eu selecionaria a última foto (em primeiro lugar), pela estranheza das poses, quase celestiais, ou algo fantasmagóricas... A imagem ficou com um ar quase como vinda de outro mundo... Gosto disso! :D  Depois há outras imagens que pessoalmente gostei, tal como a primeira e a 4ª (a contar de cima). E igualmente, pela estranheza... Eu gosto é de coisas estranhas... :lol:

Independentemente disso, estas são as minhas 6 imagens de eleição daquele conjunto, que fiz. As outras, nem mostro em público. Mas todas elas cumpriram com o pretendido, tal como referes. E as pessoas retratadas, além de ficarem com uma boa recordação, passaram um bom momento fotográfico, com explicação didática sobre pose à antiga (e seus propósitos)  e também com explicação de todo o processo fotográfico envolvido, desde a ótica à química. E quem quis, apreciou...

No fundo, para mim, a fotografia também é isso: não é só um produto (ou obra) do fotógrafo, é antes, uma relação (fotógrafo/modelo/assunto). E todos têm que ficar a ganhar algo com essa relação, porque se não, ela não é boa...

Picacuca

Editado por Picacuca, 09 Março 2017 - 13:51 .

Partilhar Post #6 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 09 Março 2017 - 20:36

Excelente trabalho. Adoro as espressões das pessoas que fizeram grandes poses. A primeira é a minha preferida pelas expressão de pai e filha.

IT Partilhar Post #7 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 09 Março 2017 - 23:00

Excelente trabalho. Adoro as espressões das pessoas que fizeram grandes poses. A primeira é a minha preferida pelas expressão de pai e filha.

Obrigado. Eu como estive lá (do outro lado), lembro-me também como gostei especialmente do modo como as crianças colaboraram, a maioria delas, apanhou logo  jeito e ficaram muito bem. E muito quietinhas! Essa, de facto, especialmente.  :) 

Picacuca