Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Vintage Freak.

• Por favor inicie sessão para responder
76 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #61 Lomo Portugal

Lomo Portugal

• Membro
  • Registo: 11/08/2009

Publicado 31 Agosto 2009 - 23:32

Mas então é uma zenit pintada por cima? Acho que perde toda a piada a 122 se não a puderes tratar como uma faca do mato.  :unsure:

Anúncios

Partilhar Post #62 fotoapparat

fotoapparat

• Membro
  • Registo: 25/08/2009

Publicado 01 Setembro 2009 - 08:26

Mas então é uma zenit pintada por cima? Acho que perde toda a piada a 122 se não a puderes tratar como uma faca do mato.  :unsure:

Verdade! Esta é para estimar e usar com carinho. Para o mundo real tenho outras Zenits de diferentes modelos. Nisso estou bem servido.
Cpts
fotoapparat

Partilhar Post #63 dalexa

dalexa

• Membro
  • Registo: 31/01/2008
    • Local: aveiro

Publicado 12 Novembro 2009 - 13:20

o que eu me ri neste tópico... não percebo qual é o stress que muita gente tem com uma lomo.
não é fotografia? não tem um rolo? não regista um momento? então não estou a perceber...

existe um grupo de pessoas que se consideram parte de um "movimento" chamado lomografia em que tiram fotos sem olhar aos aspectos técnicos e de forma casual? deixem existir. em que é que vos afecta?

preocupados com o dinheiro que custa em relação ao que vale? eu gosto muito da leica e nem por isso acho que a S2 vale os 22000 euros que querem por ela. ou que as outras que eles têm que são partilhadas com a panasonic valem mais 200 ou 300 euros do que as da panasonic.

as lomo têm fraca resolução? também as vossas slr têm em relação à médio formato. isso faz com que a vossa fotografia não preste? eu acho que não, uma boa fotografia só deve ser limitada pela própria máquina, quer dizer que chegaram ao melhor que conseguem fazer com as opções que têm.

quanto aos rolos, posso garantir que eu gastei menos rolos quando comecei a usar a minha ricoh kr-5 do que imagens para o lixo quando comecei a usar uma digital. o rolo depois de correr um já se sabe o que se pode esperar dele e o digital é mais sensível com as luzes e até sabermos o que usar ainda demora. felizmente já raramente apago uma foto.

Partilhar Post #64 Disparador

Disparador

• Membro
  • Registo: 16/01/2009
    • Local: Aveiro

Publicado 12 Novembro 2009 - 14:45

Não posso estar mais de acordo com o "dalexa". :th_up:
Que stress que a malta tem com as lomos e mais não sei o quê!
Somos os campeões do preconceito! Vai desde a cueca que se usa ao telemóvel, passando pelo pintelho que nem lembra ao diabo! :P
Eu tenho uma lomo fisheye (que vale o que vale...) e adoraria ter uma Horizon. Porquê uma Horizon?!-Porque sim! :D
Boas fotos a todos, seja com máquinas chinesas ou germânicas.

P.S. Dinheiro mal gasto é, dar 5000 euros (ou +) por uma Dslr de topo e ao fim de 7 anos ser LIXO que nem vale a humilhação de pedir umas centenas de euros. - A boa ferramenta nem sempre é um bom investimento a longo prazo.

Partilhar Post #65 goatrance

goatrance

• Membro
  • Registo: 17/04/2009

Publicado 15 Janeiro 2010 - 00:48

Sim, sou mesmo de Braga! A foto da moça foi tirada por trás da Sé, tal como a dos polícias, que foi tirada na esquadra da PSP no largo!

Quanto ao uso de "lomográfico" como adjectivo negativo acho que não é correcto. Há fotógrafos profissionais que usam câmaras Lomography e obtêm resultados espectaculares, sejam experimentais ou a respeitar o conceito do que é a fotografia, basta folhear o livro demonstrativo da Holga para perceber o que é que um brinquedo de 70 euros de médio formato pode criar.
Quando falei em "escola" talvez me tenha feito entender mal...
*

isso és tu que dás esse preço a uma empresa que "comprou" os russos, que explora os chineses e que suga a carteira dos mais "arty lowfi" (termo apreciativo) que olham para a empresa "lomo" de hoje quase como se fosse uma entidade de beneficiência.

hoje, á saida da fábrica chinesa, a câmara que o puto de 8 anos montou custou, materialmente, 5 euros. o europeu arty vai compra-la por 60 euros (atenção que traz um livro e um cd e uma t-shirt lomo e uma caneta lomo.. list goes on).

saber o que era e para que existia a antiga "lomo" russa quase que me dá dores de estômago quando olho para o que essa "empresa" hoje faz. essas máquinas, na rússia, foram desenhadas com um propósito: colocar pelo menos uma câmera fotográfica em cada lar. preço mínimo para uma acessibilidade máxima á fotografia por parte de todos.

já agora, diz-me o preço da lubi 166u que está "oficialmente" no site da lomo

na semana passada paguei 25 euros por uma lubi nova. ainda made in russia. entretanto devolvi.

catch? :th_up:

Partilhar Post #66 Edgar M

Edgar M

• Membro
  • Registo: 16/07/2009

Publicado 16 Janeiro 2010 - 19:16

[quote author=Disparador link=topic=45524.msg300867#msg300867 date=1258037154]
[...]
Que stress que a malta tem com as lomos e mais não sei o quê!
Somos os campeões do preconceito! Vai desde a cueca que se usa ao telemóvel, passando pelo pintelho que nem lembra ao diabo! :P
Eu tenho uma lomo fisheye (que vale o que vale...) e adoraria ter uma Horizon. Porquê uma Horizon?!-Porque sim! :D
Boas fotos a todos, seja com máquinas chinesas ou germânicas.
[...]

:mestre: :mestre:

Partilhar Post #67 LightBlue

LightBlue

• Novo Membro
  • Registo: 03/04/2010

Publicado 03 Abril 2010 - 20:33

Olá a todos  ;)

Voltando ao tema inicial, Lomo Portugal, o que é que dá às tuas fotografias esse tom tão suave, tão vintage? É a máquina que estás a usar? Será do rolo (ou do facto de estar fora de prazo...)?

Eu sou completamente apaixonada por essas tonalidades! A única câmara analógica que tenho, por agora, é uma Diana F+. Conseguirei obter esse tipo de efeitos com ela?

Espero ansiosamente que me ensines algo acerca disto  :P

Partilhar Post #68 hakuna

hakuna

• Membro
  • Registo: 25/07/2008

Publicado 21 Maio 2010 - 14:56

O que já me ri com esta discussão... acreditem ou não cheguei ao fim e nem me lembro das fotos.. deve ser do queijo.

Bem só para desabafar e escrever algo... estas discussões filme/lomo/digital são sempre a mesma coisa, eu vendi a maioria do meu material Nikon e fui comprar uma Leica M8 e agora uma Leica M6 e de repente toda a gente me insulta porque troquei o bom pelo mau e ando a usar máquinas que nem AF têm e custam os olhos da cara.

A parte mais gira é que o dinheiro é meu, e eu gosto de fotografar em MF e adoro fotografar com rolo e apesar de a M8 a meu ver até produzir fotos com mais qualidade que a minha D700 (a meu ver é claro) eu acabo por fotografar em filme (que tem a pior qualidade das 3), mas dá-me mais gozo e prazer todo o processo da captura a revelação até a impressão e desta forma compreendo a Lomografia, é um gosto e cada um deve fotografar com aquilo que lhe dá prazer e não que tem mais MP ou um Sharpness que dá para ver as fotos no PC a 300%...

Para finalizar convido todos os aficcionados do Digital a darem uma hipótese ao filme, de preferência a P&B e que revelem em casa pois irão descobrir que fotografar é mais do que a simples máquina que se tem... já agora imprimam as fotos e pendurem-nas em casa...

PS.: Fui a loja Lomografica a dias e apesar de lá ter estado 10 minutos ninguém se dignou a perguntar nada... nem olá... devem rever a vossa política pois sai de lá muito desiludido.

Boas fotos

Partilhar Post #69 Disparador

Disparador

• Membro
  • Registo: 16/01/2009
    • Local: Aveiro

Publicado 21 Maio 2010 - 15:12

Dá que pensar, sim senhor.
Eu, que venho do slide, continuo a adorar esta película porque é uma questão de gosto/prazer. E na realidade, estas coisas não se resumem a prazer de fotografar?!

:th_up:

Partilhar Post #70 jduarte

jduarte

• Membro
  • Registo: 18/04/2010

Publicado 30 Maio 2010 - 14:59

Embaixada quê? Lomografica? Acho engraçado, sim senhor, que a utilização de máquinas e técnicas de baixa qualidade tenha a honra de ser considerada uma embaixada, uma escola.

As fotos estão...lomográficas  :D

quando a ignorância tanta, o que se deve fazer??
e que tal se te cultivasses mais e fosses saber o que é o movimento lomografico??
e ai saberias que a lomografia é uma escola, assim como outros movimentos que surgiram e fizeram escola... deves ser daqueles que acha que o fotografo só é fotografo quando tem uma slr ou dslr xpto, e que gasta um dinheirão na compra de uma rflex xpto e que a usa sempre em automático...

Partilhar Post #71 Ludovic

Ludovic

• Novo Membro
  • Registo: 04/09/2010

Publicado 04 Setembro 2010 - 01:52

Boa, ao fim de ano volto cá com outro nick e vejo que a discussão é a mesma. Não percebo o preconceito :)

Partilhar Post #72 jeff wall

jeff wall

• Membro
  • Registo: 24/08/2010

Publicado 11 Setembro 2010 - 14:59

muito porreiras essas fotos...dao sempre muito gozo faze-las.

as cores ainda estao mais porreiras :th_up:

venham mais :th_up:

cumps,jeff

Partilhar Post #73 Ludovic

Ludovic

• Novo Membro
  • Registo: 04/09/2010

Publicado 09 Agosto 2011 - 12:19

Olá Lightblue!

Desculpa a demora (sou o Lomo Portugal, entretanto "despedido)

Todas as fotos do meu primeiro post são com uma Zenit 122 com uma lente Helios M44.
A cor vem mesmo da lente - independentemente do rolo que usas, tudo o que vês é fruto da lente. Recomendo pesquisares na net lentes Helios e MIR; consegues arranjar uma a 30€ e os resultados que sacas com elas são de deixar a boca aberta.

já agora:

http://aomonte.tumblr.com/

Partilhar Post #74 ricardoA

ricardoA

• Membro
  • Registo: 25/02/2011

Publicado 09 Agosto 2011 - 17:25

Já agora também mando uma posta...

Não sou grande fã da dita Lomografia, - não deixo no entanto de apreciar fotografia analógica (salvo duas ou três excepções, até mais do que a digital) e espero um dia destes passar de mero apreciador a fiel praticante - no entanto não deixo de concordar com praticamente tudo o que escreveu o/a user LomoPortugal.

Confesso que esta explosão de revivalismo do analógico, e da lomografia em particular, me irrita um pouco. É ver os hypsters a inundar a internet com toneladas de fotografias deliberadamente "mal captadas" (isto é relativo, claro) como se as câmeras analógicas não fossem capazes de produzir boas reproduções da realidade (não que a fotografia tenha de ser apenas isso).
Não tenho nada contra o desafiar as leis da teoria e os ensinamentos da técnica. Mas fazê-lo só porque sim, ou porque está ou não está na moda não me parece que seja caminho.

...

Muito se tem mandado aqui ao ar a palavra "arte". Afinal de contas o que é isso de "arte". Há alguma definição? Havendo-a sou obrigado a aceitá-la? E o que é que a fotografia ganha ou deixa de ganhar por ser ou não ser "arte".
Temos de olhar para uma fotografia tendo em conta todo o tipo de conceitos teóricos e técnicas? Se a dita não se enquadrar, é lixo?
Suponho que o conhecimento da teoria e os ensinamentos da experiência (nossa e dos outros) sejam de capital importância. Mas gosto de pensar que é bom saber libertarmo-nos das amarras e saber transgredir as ditas regras.

"Como se pode sentir nestas gaiolas" - Fernando Pessoa.

Puseram em causa a legitimidade do uso das ditas "Holga", que tanto pecam pela robustez e "qualidade fotográfica"(whatever that is).
pois julgo que não é necessário ser um visionário para perceber que é í que reside a piada da coisa. Valem 250€? a meu ver não, mas nem me vou meter por aí porque se não teria de denunciar os mil e um artigos que não valem o preço praticado e toda a gente compra desenfreadamente. Artigos que nos metem na cabeça de que precisamos nesta sociedade "Ikea".
Voltando a questão da robustez das câmeras e e da qualidade do produto final - a fotografia - deixem-me dar um exemplo:
Um aclamado guitarrista uma vez quase comeu o seu técnico de guitarra vivo, pois este tinha substituído um pick-up (dispositivo que capta vibrações geradas por um instrumento musical, e as converte em sinais eléctricos, que podem ser, posteriormente, processados, amplificados, ou gravados) avariado da sua guitarra e colocado um novo. O musico gostava do som do pick-up avariado, porque haveria de o querer substituir?

...

Tudo isto para dizer que, a meu ver, a Lomografia tem tanta legitimidade como qualquer outro tipo de fotografia ou manifestação. E um tipo de câmera não é necessariamente melhor ou pior do que outro, principalmente quando são concebidos para fins diferentes. E mesmo sendo concebidos para fins diferentes, cabe ao dono do objecto decidir o fim que lhe vai dar. Por isso se eu quiser ir pescar choco com um 5DmkII problema meu!

Será, em todas as circunstâncias possíveis e imagináveis, absolutamente condenável o acto de expor uma foto torta, tremida, mal focada, com o balanço dos brancos incorrecto, com todo o tipo de aberrações cromáticas etc ..?

Se a lomografia é arte? Se a fotografia é arte? Se defecar num penico e em seguida mandá-lo contra uma tela é arte? Se pintar um quadro alusivo à guerra civil espanhola reflectindo nele o sonho, o espirito de sacrificio, a luta, a importância de lutar por uma causa em que se acredita , ou afinal de contas a ilusão e a futilidade de tudo e mais alguma coisa, é arte?  
O que é que isso interessa?

Partilhar Post #75 BARRETA

BARRETA

• Membro
  • Registo: 12/09/2010

Publicado 09 Agosto 2011 - 19:37

Já agora também mando uma posta...

Não sou grande fã da dita Lomografia, - não deixo no entanto de apreciar fotografia analógica (salvo duas ou três excepções, até mais do que a digital) e espero um dia destes passar de mero apreciador a fiel praticante - no entanto não deixo de concordar com praticamente tudo o que escreveu o/a user LomoPortugal.

Confesso que esta explosão de revivalismo do analógico, e da lomografia em particular, me irrita um pouco. É ver os hypsters a inundar a internet com toneladas de fotografias deliberadamente "mal captadas" (isto é relativo, claro) como se as câmeras analógicas não fossem capazes de produzir boas reproduções da realidade (não que a fotografia tenha de ser apenas isso).
Não tenho nada contra o desafiar as leis da teoria e os ensinamentos da técnica. Mas fazê-lo só porque sim, ou porque está ou não está na moda não me parece que seja caminho.

...

Muito se tem mandado aqui ao ar a palavra "arte". Afinal de contas o que é isso de "arte". Há alguma definição? Havendo-a sou obrigado a aceitá-la? E o que é que a fotografia ganha ou deixa de ganhar por ser ou não ser "arte".
Temos de olhar para uma fotografia tendo em conta todo o tipo de conceitos teóricos e técnicas? Se a dita não se enquadrar, é lixo?
Suponho que o conhecimento da teoria e os ensinamentos da experiência (nossa e dos outros) sejam de capital importância. Mas gosto de pensar que é bom saber libertarmo-nos das amarras e saber transgredir as ditas regras.

"Como se pode sentir nestas gaiolas" - Fernando Pessoa.

Puseram em causa a legitimidade do uso das ditas "Holga", que tanto pecam pela robustez e "qualidade fotográfica"(whatever that is).
pois julgo que não é necessário ser um visionário para perceber que é í que reside a piada da coisa. Valem 250€? a meu ver não, mas nem me vou meter por aí porque se não teria de denunciar os mil e um artigos que não valem o preço praticado e toda a gente compra desenfreadamente. Artigos que nos metem na cabeça de que precisamos nesta sociedade "Ikea".
Voltando a questão da robustez das câmeras e e da qualidade do produto final - a fotografia - deixem-me dar um exemplo:
Um aclamado guitarrista uma vez quase comeu o seu técnico de guitarra vivo, pois este tinha substituído um pick-up (dispositivo que capta vibrações geradas por um instrumento musical, e as converte em sinais eléctricos, que podem ser, posteriormente, processados, amplificados, ou gravados) avariado da sua guitarra e colocado um novo. O musico gostava do som do pick-up avariado, porque haveria de o querer substituir?

...

Tudo isto para dizer que, a meu ver, a Lomografia tem tanta legitimidade como qualquer outro tipo de fotografia ou manifestação. E um tipo de câmera não é necessariamente melhor ou pior do que outro, principalmente quando são concebidos para fins diferentes. E mesmo sendo concebidos para fins diferentes, cabe ao dono do objecto decidir o fim que lhe vai dar. Por isso se eu quiser ir pescar choco com um 5DmkII problema meu!

Será, em todas as circunstâncias possíveis e imagináveis, absolutamente condenável o acto de expor uma foto torta, tremida, mal focada, com o balanço dos brancos incorrecto, com todo o tipo de aberrações cromáticas etc ..?

Se a lomografia é arte? Se a fotografia é arte? Se defecar num penico e em seguida mandá-lo contra uma tela é arte? Se pintar um quadro alusivo à guerra civil espanhola reflectindo nele o sonho, o espirito de sacrificio, a luta, a importância de lutar por uma causa em que se acredita , ou afinal de contas a ilusão e a futilidade de tudo e mais alguma coisa, é arte?  
O que é que isso interessa?

aqui está! tal e qual!!! :clap:
o que "dói" ao pessoal das nikon´s, canon´s, pentax´s,
(nos quais eu me incluo como utilizador)
é que por vezes o pessoal da lomo ganha um prémio qualquer
apenas clickando e divertindo-se com isso.
divirtam-se seja com leica ou ...uma daquelas descartáveis
http://www.flickr.co..._jc/5974791306/
http://olhares.aeiou...oto4727434.html

Partilhar Post #76 Rhodes

Rhodes

• Membro
  • Registo: 17/02/2010

Publicado 15 Agosto 2011 - 21:57

(...) e cheiro a rodinal pela manhã, força também…

I do love the smell of fixer in the moorning!!! ;)

Partilhar Post #77 ednavfloureiro

ednavfloureiro

• Novo Membro
  • Registo: 03/02/2012
    • Local: Viseu

Publicado 03 Março 2012 - 16:34

Gostei principalmente daquelas em que captas um skater em movimento  :clap: