Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Vintage Freak.

• Por favor inicie sessão para responder
76 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #41 Lomo Portugal

Lomo Portugal

• Membro
  • Registo: 11/08/2009

Publicado 30 Agosto 2009 - 21:37

E quanto filme terá ido para o lixo?

E então? Mesmo que tenham ido kilos para o lixo, isso só significa que há prática e mérito no trabalho da artista. Ou não é da prática e da aprendizagem que tu tiras parte do prazer? Ou é todo das palmadas nas costas que recebes dos teus amigos ou da tua satisfação própria?

Anúncios

Partilhar Post #42 ruicnog

ruicnog

• Membro
  • Registo: 13/05/2009

Publicado 30 Agosto 2009 - 21:39

Se souberes ler com atenção, verás ONDE e QUANDO é que utilizei a expressão no post onde te surgiu a questão.

Eu li e percebi muito bem. Embora o teu português nesse comentário fosse um nadinha confuso. Parecia uma má tradução de um texto noutra língua.

Bem, não te quero ofender. Achas que fotografar com uma Holga, uma Lomo, uma Lubitel, é uma coisa diferente, uma forma de cultura? OK, tens esse direito.

E eu tenho o direito de dizer a toda a gente aqui no fórum que acho que isso de "lomografia" é uma treta que só serve para se fazer comércio de material obsoleto e de má qualidade.

Mas cada um é como cada qual. Abraço e ponto final no hocus pocus.

Partilhar Post #43 ncordesa

ncordesa

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Loulé

Publicado 30 Agosto 2009 - 21:43

Bom, pelo menos nisso estamos de acordo.

Cumps.

:th_up:

IT Partilhar Post #44 Lomo Portugal

Lomo Portugal

• Membro

Publicado 30 Agosto 2009 - 21:44

Eu li e percebi muito bem. Embora o teu português nesse comentário fosse um nadinha confuso. Parecia uma má tradução de um texto noutra língua.

Bem, não te quero ofender. Achas que fotografar com uma Holga, uma Lomo, uma Lubitel, é uma coisa diferente, uma forma de cultura? OK, tens esse direito.

E eu tenho o direito de dizer a toda a gente aqui no fórum que acho que isso de "lomografia" é uma treta que só serve para se fazer comércio de material obsoleto e de má qualidade.

Mas cada um é como cada qual. Abraço e ponto final no hocus pocus.

Bem, poderia dizer o mesmo da tua capacidade argumentativa  que parece centrada em ofender os outros com base nos seus gostos pessoais, certo...?  :)

Partilhar Post #45 ncordesa

ncordesa

• Membro

Publicado 30 Agosto 2009 - 21:46

E então? Mesmo que tenham ido kilos para o lixo, isso só significa que há prática e mérito no trabalho da artista. Ou não é da prática e da aprendizagem que tu tiras parte do prazer? Ou é todo das palmadas nas costas que recebes dos teus amigos ou da tua satisfação própria?

Se te responder o que tenho vontade de responder, vou acabar numa dispensável "discussão estéril e inconsequente entre filme e digital" e isso implicaria, em primeiro lugar, confundir lomografia com fotografia em filme, o que não farei.

IT Partilhar Post #46 Lomo Portugal

Lomo Portugal

• Membro

Publicado 30 Agosto 2009 - 21:56

Se te responder o que tenho vontade de responder, vou acabar numa dispensável "discussão estéril e inconsequente entre filme e digital" e isso implicaria, em primeiro lugar, confundir lomografia com fotografia em filme, o que não farei.

Mas o que é que há para confundir? Fazem parte do mesmo, usam os mesmos elementos embora para os mesmos objectivos OU NÃO. Conheço quem tenham comprado lomos para as fotografias típicas de amigos/família, outros para fotografia profissional e outros para experimentar/brincar e alguns tiveram resultados interessantes COMO ACONTECE NORMALMENTE EM TUDO.
O resultado da galeria que te mostraram com a Holga parece ter-te agradado, então porque te preocupes com o filme que ela gastou? Quando vais ao cinema depois de veres um filme de topo como não vias aos anos também pensas "Ai, imagino as toneladas de filme que foram para o lixo"?

Partilhar Post #47 ruicnog

ruicnog

• Membro

Publicado 30 Agosto 2009 - 21:57

Já chega de tanta lomografia! Vamos mas é tratar de fotografia. Abraço

IT Partilhar Post #48 Lomo Portugal

Lomo Portugal

• Membro

Publicado 30 Agosto 2009 - 21:59

Se bem entendi, portanto, é assim como uma guitarra com menos duas cordas e as que tem estão desafinadas.
Ou será como um pincel sem cerdas?
A relação com a câmara de filmar... Já não percebi.

E então? Negas que não crias dessa forma? O ANgus Young criou um dos licks mais famosos dos AC/DC com apenas duas cordas. :)

Partilhar Post #49 ruicnog

ruicnog

• Membro

Publicado 30 Agosto 2009 - 21:59

Bem, poderia dizer o mesmo da tua capacidade argumentativa  que parece centrada em ofender os outros com base nos seus gostos pessoais, certo...?  :)

Não nos seus gostos pessoais mas nos seus interesses financeiros, não é assim?
Mas por mim já disse que punha ponto final neste assunto.
Lomografem á vontade.

IT Partilhar Post #50 Lomo Portugal

Lomo Portugal

• Membro

Publicado 30 Agosto 2009 - 22:07

Não nos seus gostos pessoais mas nos seus interesses financeiros, não é assim?
Mas por mim já disse que punha ponto final neste assunto.
Lomografem á vontade.

Mas então Rui, com 58 anos não deverias ter a ideia de que isso não é problema teu? Se o que te incomoda é "onde os outros gastam o dinheiro" então deixam-me que te diga, não tens muito que fazer!
E se queres falar em o que é fotografia ou não, se a lomografia ou é ou deixa de ser, se queres restringir a arte aos teus conceitos fechados, deixa então que te diga que és pobre sábio. Para 58 anos seria de esperar uma fotografia mais interessante...  Com base na tua lógica que defendes com tanta tentativa de sarcasmo, não podes negar que eu negue a tua fotografia como arte, mas apenas como imagens aborrecidas.

Gostava que tivesses vivido numa época em que a arte tenha mudado, iria gostar de te ouvir dizer que nada no Renascimento é arte, por oposição ao gótico!

Partilhar Post #51 ncordesa

ncordesa

• Membro

Publicado 30 Agosto 2009 - 22:09

Mas o que é que há para confundir? Fazem parte do mesmo, usam os mesmos elementos embora para os mesmos objectivos OU NÃO. Conheço quem tenham comprado lomos para as fotografias típicas de amigos/família, outros para fotografia profissional e outros para experimentar/brincar e alguns tiveram resultados interessantes COMO ACONTECE NORMALMENTE EM TUDO.
O resultado da galeria que te mostraram com a Holga parece ter-te agradado, então porque te preocupes com o filme que ela gastou? Quando vais ao cinema depois de veres um filme de topo como não vias aos anos também pensas "Ai, imagino as toneladas de filme que foram para o lixo"?

Não te exaltes. Não há necessidade.

Há formas de arte para que estamos mais virados que outras. Umas gosto, outras não. Umas acho de bom gosto e outras não. Umas acho que são uma fantochada e outras não.
Esta, de uma forma geral e como já vários lomógrafos reconheceram, é um pouco atirar a tudo o que mexe na esperança de que algo resulte.
É como um tipo ir ao tiro aos pratos e não valer a pena apontar porque o cano da arma mexe-se para onde calha, no momento em que primes o gatilho.  
Haverá excepções, concedo.
Tenho uma grande vontade de as conhecer, neste momento nem por isso.
Gostei da tal galeria, sim.

Quanto à questão do filme, não penso nada disso. Sei que por cada hora de trabalho do montador, resultam três minutos de filme. Como dizia o outro, é só fazer as contas.
Isto, em película. No digital, a proporção é ainda maior.
Ai... Lá vou dar azo à tal discussão em que não quero participar.

Partilhar Post #52 ncordesa

ncordesa

• Membro

Publicado 30 Agosto 2009 - 22:10

E então? Negas que não crias dessa forma? O ANgus Young criou um dos licks mais famosos dos AC/DC com apenas duas cordas. :)

Crias, claro que crias.

O Paganini usava as cordas do violino trocadas e "desafinadas".

Podes pintar sem pincéis, fazer música com um bidão de gasóleo, ... E fotografia com máquinas fotográficas.

IT Partilhar Post #53 Lomo Portugal

Lomo Portugal

• Membro

Publicado 30 Agosto 2009 - 22:28

Não te exaltes. Não há necessidade.

Há formas de arte para que estamos mais virados que outras. Umas gosto, outras não. Umas acho de bom gosto e outras não. Umas acho que são uma fantochada e outras não.
Esta, de uma forma geral e como já vários lomógrafos reconheceram, é um pouco atirar a tudo o que mexe na esperança de que algo resulte.
É como um tipo ir ao tiro aos pratos e não valer a pena apontar porque o cano da arma mexe-se para onde calha, no momento em que primes o gatilho.  
Haverá excepções, concedo.
Tenho uma grande vontade de as conhecer, neste momento nem por isso.
Gostei da tal galeria, sim.

Quanto à questão do filme, não penso nada disso. Sei que por cada hora de trabalho do montador, resultam três minutos de filme. Como dizia o outro, é só fazer as contas.
Isto, em película. No digital, a proporção é ainda maior.
Ai... Lá vou dar azo à tal discussão em que não quero participar.

Tal como pões em causa se as câmaras representadas pela lomografia são câmaras fotográficas ou não, também eu poderia dizer "mas a fotografia não é considerada arte sequer". Não te incomoda que não a considerarem arte porque pura e simplesmente há quem considere que os resultados são demasiado fáceis de obter?

A fotografia tem um significado para além da qualidade da imagem, do posicionamento do fotógrafo, do quanto o mesmo tem noção do factor de ouro ou se usou ou não o filtro correcto. Tem acima de tudo um valor sentimental diferente para cada um. Não tiro mérito, por exemplo, a quem tire prazer de uma fotografia de um edifício em HDD, no entanto acho que é uma técnica horrível. Mas nunca disse que não é fotografia ou sequer ponho em causa que é uma técnica que se aceite; por essa lógica qual é a vossa ideia de achar que um retrato desfocado pode ser ou não ser fotografia para outra pessoa? Isso é demasiada arrogância para quem se acha um artista, pequeno ou grande.

Partilhar Post #54 fotoapparat

fotoapparat

• Membro
  • Registo: 25/08/2009

Publicado 30 Agosto 2009 - 22:50

Quanto ás câmaras LOMO nada a dizer, são óptimas, aqui estão as minhas, desde as antepassadas (antes de 1965) feitas na GOMZ até ás fabricadas pela LOMO.
Imagem Colocada
O preço que paguei por elas todas somadas (excepto portes) não chega para adquirir hoje uma LOMO LC-A á  $ociedade  £omográfica
  Quanto á Lomografia, “Don’t think, shoot”, passo ao lado, não alinho com quem me incita a não pensar .
          http://www.anti-lomo.com/about/ 
Quanto á $ociedade  £omográfica, fundada por dois austríacos em 1995, com a bênção do Sr Vladimir Putin –  era então Presidente do Município de São Petersburgo – procuro manter uma saudável e prudente distância. E não sou só eu
    http://cameras.alfre...com/lomography/

Enfim, é só uma opinião… Cada um que faça a sua escolha. Eu já fiz a minha.
До завтра
Fotoapparat

IT Partilhar Post #55 Lomo Portugal

Lomo Portugal

• Membro

Publicado 30 Agosto 2009 - 23:11

Isso do acordo com o Vladimir Putin foi um capítulo da história e não para criar a Sociedade Lomográfica (que já existia) mas sim para salvar a fábrica que as fazia originalmente.

Quanto às tuas câmaras acumuladas, o que valem etc, não tem a ver com falta ou demasiada qualidade, tem sim a ver com números. A minha zenith 122 é uma câmara brilhante, no entanto vale 60 euros no máximo porque na altura foi tremendamente popular. Uma LCA original, sem ser LCA+ custa acima de 250 euros e não tem sequer metade das funcionalidades das lc-a+.

E realmente o texto que apresentaste é bom, no entanto parece-me que o autor, a querer culpar as pessoas à frente da lomography, culpa algumas pessoas que seguem o culto. Isto acontece em todo o lado, chama-se a isso querer ser trendy. Se a lomografia fosse uma moda teria tido um pico e desvanecido em menos de um ano, coisa que não vês acontecer neste caso, onde a popularidade do material sobre gradualmente.

Mas gostei do facto de falar no texto sobre bons fotógrafos e maus fotógrafos. Parece que algumas pessoas neste tópico acreditavam plenamente que na lomografia só existiam maus fotógrafos.

Partilhar Post #56 ruicnog

ruicnog

• Membro

Publicado 31 Agosto 2009 - 10:02

Quanto ás câmaras LOMO nada a dizer, são óptimas, aqui estão as minhas, desde as antepassadas (antes de 1965) feitas na GOMZ até ás fabricadas pela LOMO.
[O preço que paguei por elas todas somadas (excepto portes) não chega para adquirir hoje uma LOMO LC-A á  $ociedade  £omográfica
   Quanto á Lomografia, “Don’t think, shoot”, passo ao lado, não alinho com quem me incita a não pensar .
          http://www.anti-lomo.com/about/ 
Quanto á $ociedade  £omográfica, fundada por dois austríacos em 1995, com a bênção do Sr Vladimir Putin –  era então Presidente do Município de São Petersburgo – procuro manter uma saudável e prudente distância. E não sou só eu
     http://cameras.alfre...com/lomography/

Enfim, é só uma opinião… Cada um que faça a sua escolha. Eu já fiz a minha.
До завтра
Fotoapparat

Fazia bem a muitas pessoas irem visitar os sites que aqui se indicam.
Talvez depois ficassem com outra ideia acerca da "lomografia" e de toda a teia comercial que a envolve.
Muito obrigado pelas tuas informações.

Partilhar Post #57 gehn

gehn

• Membro
  • Registo: 29/10/2008

Publicado 31 Agosto 2009 - 12:44

Fazia bem a muitas pessoas irem visitar os sites que aqui se indicam.
Talvez depois ficassem com outra ideia acerca da "lomografia" e de toda a teia comercial que a envolve.
Muito obrigado pelas tuas informações.

Isso é por demais evidente. O que não nos falta são "necessidades" bem criadas, cuja satisfação não serve nada.

Num tom mais levezinho: Para quando um sensor FF numa LOMO?  :lol: :lol: :lol:

Partilhar Post #58 fotoapparat

fotoapparat

• Membro

Publicado 31 Agosto 2009 - 21:35

Isso do acordo com o Vladimir Putin foi um capítulo da história e não para criar a Sociedade Lomográfica (que já existia) mas sim para salvar a fábrica que as fazia originalmente.

Quanto às tuas câmaras acumuladas, o que valem etc, não tem a ver com falta ou demasiada qualidade, tem sim a ver com números. A minha zenith 122 é uma câmara brilhante, no entanto vale 60 euros no máximo porque na altura foi tremendamente popular. Uma LCA original, sem ser LCA+ custa acima de 250 euros e não tem sequer metade das funcionalidades das lc-a+.

E realmente o texto que apresentaste é bom, no entanto parece-me que o autor, a querer culpar as pessoas à frente da lomography, culpa algumas pessoas que seguem o culto. Isto acontece em todo o lado, chama-se a isso querer ser trendy. Se a lomografia fosse uma moda teria tido um pico e desvanecido em menos de um ano, coisa que não vês acontecer neste caso, onde a popularidade do material sobre gradualmente.

Mas gostei do facto de falar no texto sobre bons fotógrafos e maus fotógrafos. Parece que algumas pessoas neste tópico acreditavam plenamente que na lomografia só existiam maus fotógrafos.

Que a Zenit 122 é uma maravilha, estamos de acordo. Está aqui a minha
http://www.forumfoto...?topic=37788.90
E quanto á lomografia, se não estamos de acordo, fica cada um na sua - também não nos vamos zangar por isso. É bom que haja opiniões diferentes !
Cordialmente
fotoapparat

IT Partilhar Post #59 Lomo Portugal

Lomo Portugal

• Membro

Publicado 31 Agosto 2009 - 21:38

Ena! Essa edição é realmente linda... Tens a caixa?

Partilhar Post #60 fotoapparat

fotoapparat

• Membro

Publicado 31 Agosto 2009 - 23:14

Ena! Essa edição é realmente linda... Tens a caixa?

Infelizmente, Niet! Das poucas que tenho visto á venda, só me recordo de ver duas com caixa (em 3 ou 4 anos de bisbilhotar o ebay). E com caixa o preço vai upa-upa, não há rublos que cheguem. A utilização desta exige algum cuidado - a tinta sai, a começar pelas arestas e pontos de maior atrito....
Fotoapparat