Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Vintage Freak.

• Por favor inicie sessão para responder
76 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Lomo Portugal

Lomo Portugal

• Membro
  • Registo: 11/08/2009

Publicado 23 Agosto 2009 - 19:08

Viva! Apesar de trabalhar na embaixada lomográfica tenho um amor ainda maior para com a minha zenith 122 que me ofereceram há um par de meses. Para a testar comprei rolos fora de validade e andei a disparar com consciência para tentar ao máximo obter bons resultados...
Eis os primeiros frutos deste meu amor:

Imagem Colocada

Imagem Colocada

Imagem Colocada

Imagem Colocada

Imagem Colocada

Imagem Colocada

Imagem Colocada

Tenho bastante da escola lomográfica: não estudar muito as fotos. Gosto de apontar, focar o quanto conseguir e disparar o quanto antes, quase como foto-jornalismo! Como já referi usei rolos fora de validade desde 2000.
Estou a descobrir a fotografia analógica e devo dizer que mais e mais me sinto cativado.
Apesar de saber que sou mau fotógrafo (epá, comecei há um par de meses, só despertei para isto quando recebi a minha primeira câmara analógica) é do tipo mais familiar e íntimo de fotografia que gosto. Toda aquela coisa de estudar edifícios para tirar uma foto de um plano em que bla bla bla bla bla bla aborrece-me e vejo-me no entanto apaixonado por fotos familiares em especial, de momentos descontraídos ou de experimentalismo puro!

Anúncios

Partilhar Post #2 ruicnog

ruicnog

• Membro
  • Registo: 13/05/2009

Publicado 23 Agosto 2009 - 19:13

Embaixada quê? Lomografica? Acho engraçado, sim senhor, que a utilização de máquinas e técnicas de baixa qualidade tenha a honra de ser considerada uma embaixada, uma escola.

As fotos estão...lomográficas  :D

IT Partilhar Post #3 Lomo Portugal

Lomo Portugal

• Membro

Publicado 23 Agosto 2009 - 19:15

Devo alterar o texto para não ferir susceptibilidades mais "profissionais"? :)

IT Partilhar Post #4 Lomo Portugal

Lomo Portugal

• Membro

Publicado 23 Agosto 2009 - 19:17

Devo alterar o texto para não ferir susceptibilidades mais "profissionais"? :)

As Embaixadas Lomográficas são as lojas da Lomography e o nome "Embaixada" tinha contexto na altura em que a lomografia se tornou um culto: o muro de berlim, a guerra fria, etc.
Um bocado de leitura talvez não fizesse mal... :)

Partilhar Post #5 Maa

Maa

• Novo Membro
  • Registo: 28/10/2008
    • Local: Braga

Publicado 24 Agosto 2009 - 23:03

Pois bem, não sou ninguém para julgar a qualidade e a técnica de cada fotografia mas em geral ( pelo meu gosto pessoal) gosto dos resultados.
Adoro o tipo de cores das fotografias, e da espontaneidade das mesmas (deve ser pelo bixinho que tenho por despertar da lomografia)

É de Braga?? eheheh  8) (parece que conheço a rapariga da 4ª foto, mas deve ser apenas impressão minha  :D)

Deves continuar  :photo:

Partilhar Post #6 the_stalkerpt

the_stalkerpt

• Membro
  • Registo: 14/10/2005
    • Local: Sintra

Publicado 25 Agosto 2009 - 06:35

a do Sr. Policia, com as senhoras a olharem para o fotografo ficou francamente MUITO boa ;)

quanto ás outras, muito sinceramente, são muito "lomográficas" para eu poder gostar delas  :lol:

IT Partilhar Post #7 Lomo Portugal

Lomo Portugal

• Membro

Publicado 30 Agosto 2009 - 13:10

Pois bem, não sou ninguém para julgar a qualidade e a técnica de cada fotografia mas em geral ( pelo meu gosto pessoal) gosto dos resultados.
Adoro o tipo de cores das fotografias, e da espontaneidade das mesmas (deve ser pelo bixinho que tenho por despertar da lomografia)

É de Braga?? eheheh  8) (parece que conheço a rapariga da 4ª foto, mas deve ser apenas impressão minha  :D)

Deves continuar  :photo:

Sim, sou mesmo de Braga! A foto da moça foi tirada por trás da Sé, tal como a dos polícias, que foi tirada na esquadra da PSP no largo!

Quanto ao uso de "lomográfico" como adjectivo negativo acho que não é correcto. Há fotógrafos profissionais que usam câmaras Lomography e obtêm resultados espectaculares, sejam experimentais ou a respeitar o conceito do que é a fotografia, basta folhear o livro demonstrativo da Holga para perceber o que é que um brinquedo de 70 euros de médio formato pode criar.
Quando falei em "escola" talvez me tenha feito entender mal...
*

Partilhar Post #8 Francisco Gomes

Francisco Gomes

• Membro
  • Registo: 20/09/2008
    • Local: Leiria

Publicado 30 Agosto 2009 - 15:39

Prova disso é este fotógrafo da Magnum, que andou 8 meses a fotografar só com uma Holga, e publicou um livro com as fotos tiradas nesse espaço de tempo:

http://www.magnumpho...id=2K7O3RHA2VXC

E a minha Holga custou 20 euros :D

Partilhar Post #9 FreeLook

FreeLook

• Membro
  • Registo: 11/04/2005
    • Local: Lisboa

Publicado 30 Agosto 2009 - 15:48

Ainda hei-de comprar uma Holga para brincar  :) mas têm de ser usada porque os preços
da loja Lomo para mim são um exagero para não dizer roubo  :ph34r:

IT Partilhar Post #10 Lomo Portugal

Lomo Portugal

• Membro

Publicado 30 Agosto 2009 - 17:21

São? Estás a ter em conta o facto de não vir só a câmara quando pagas...?  :)
Para além do mais as câmaras de médio formato da Lomography (que, como vejo que toda a gente sabe, são feitas na china e mesmo a original é de facto chinesa) tem tendências a ser defeituosas. Nas embaixadas troca-se de forma fácil, o único entrave é o tempo de espera de entrega da UPS (o que não é muito).

Partilhar Post #11 FreeLook

FreeLook

• Membro

Publicado 30 Agosto 2009 - 17:30

"Holga Starter Kit: contém, além da máquina, um poster, um livro “THE WORLD THROUGH A PLASTIC LENS ”, um filme 120mm, 2 pilhas AA e 1 rolo de fita isoladora."

70 Euros achas barato para o que é? Eu acho um roubo para a máquina que é, e para que quero
livros, poster´s se o que me interessa é fotografar  8)

Já agora que filme 120 acompanha a máquina?

Do restante material(pilhas AA, fita isoladora)acho que nem vale a pena falar  :D

Partilhar Post #12 ruicnog

ruicnog

• Membro

Publicado 30 Agosto 2009 - 17:42

"Holga Starter Kit: contém, além da máquina, um poster, um livro “THE WORLD THROUGH A PLASTIC LENS ”, um filme 120mm, 2 pilhas AA e 1 rolo de fita isoladora."

70 Euros achas barato para o que é? Eu acho um roubo para a máquina que é, e para que quero
livros, poster´s se o que me interessa é fotografar  8)

Já agora que filme 120 acompanha a máquina?

Do restante material(pilhas AA, fita isoladora)acho que nem vale a pena falar  :D

Pois é, a história recente, o muro de Berlim, a cortina de ferro, bla, bla, bla, e eu preciso de ler muito para ser kulto e komprar uma Holga e fazer umagens que ganham concursos, olé, olé, tudo por €70. Isto da "lomografia" é ser-se moderno, fracturante, capisce?

IT Partilhar Post #13 Lomo Portugal

Lomo Portugal

• Membro

Publicado 30 Agosto 2009 - 18:32

Pois é, a história recente, o muro de Berlim, a cortina de ferro, bla, bla, bla, e eu preciso de ler muito para ser kulto e komprar uma Holga e fazer umagens que ganham concursos, olé, olé, tudo por €70. Isto da "lomografia" é ser-se moderno, fracturante, capisce?

:)
Não percebo esse "ódio" que pareces ter à cultura lomográfica. A fotografia casual e lofi que caracteriza o movimento não difere muito da fotografia resultante do Boom de apaixonados pela fotografia que houve nos anos 80. A Holga é um produto resultante desse mesmo boom... É histórico e ainda hoje tem severa importância. Poderia vir para aqui criticar ou gozar do movimento da fotografia digital, dizer que toda a gente dispara no automático com uma lente bonita e diz que é pro para mostrar aos amigos, mas não consigo chegar a tal ignorância, porque sei que não é bem assim, e apesar de conhecer pouco da fotografia digital, não deixo de reconhecer valor histórico nesta.
Tens algum ódio contra modas? Então não podes pegar por aí, o culto existe há 18 anos.
Tens amigos que nem são fotógrafos mas que sempre que falas em fotografia, lá se lembram eles da lomografia? Pois, acredito que seja chato, mas o tamagochi era mais irritante e a lomografia consegue ser mais construtivo para a mente do que um brinquedo automatizado.
Para além de tudo isso, há que perceber que é uma comunidade que se centra em sentimentos prioritariamente nostálgicos e não em hocus-pocus técnicos. Ninguém que compra uma diana ou uma holga ou até uma fisheye se diz profissional ou fotógrafo no dia a seguir. Eu tenho uma colecção de lomos, não lomos e lentes diversas; no entanto assumo que nem um hobby chega a ser. É uma casual colecção que faço atenção em construir regularmente do meu dia a dia. Por isso mesmo, não é um tipo de fotografia que vai incomodar ou a obrigar o teu género a "actualizar-se". Se achas que é um negócio dissimulado de arte enganaste, nem digo isto porque sou o representanto xpto máximo. Sou apenas um empregado de balcão que se ofereceu para tratar da imagem da lomoportugal na internet, mas quando comecei a trabalhar com o movimento português vim saber que nenhum dos austríacos fundadores nada em dinheiro ou que isto é tudo muito rentável.

livros, poster´s se o que me interessa é fotografar  8)
já agora que filme 120 acompanha a máquina?
Do restante material(pilhas AA, fita isoladora)acho que nem vale a pena falar  :D

O livro que acompanha não é só uma demo. Da literatura que acompanha os produtos da loja foi o que mais me impressionou: para além de funcionar como um manual tem dicas técnicas de gente que conhece bem a câmara, guias para mods (alterações caseiras sem gastar dinheiro) e galerias pessoais de alguns fotógrafos famosos no culto da Holga. São 360 páginas, 500 fotografias de 150 lomógrafos, com o selo de qualidade de Adam Scott (editor) que é conhecido como um dos supremos de tudo o que é relacionado com a Holga. No entanto não nego que é um livro de coleccionador, mas não deixa de ser interessante para o casual folheador.
Para além disso a câmara que compras não é a típica que recebes encomendada da China (baseio isto nas pesquisas que fiz) mas sim a colorflash. Mas tal como existem outras lojas que vendem a sua versão da Holga, a lomography tem a sua.
O rolo que acompanha se não me engano é um rolo fujifilm ou um rolo com selo lomography.

Partilhar Post #14 FreeLook

FreeLook

• Membro

Publicado 30 Agosto 2009 - 18:38

Atenção eu não sou contra a Lomografia muito pelo contrário  :th_up:
Só acho que 70€ por uma máquina de plástico é  muito  :sim: mas um dia seja de que
maneira for uma vêm cá ter a casa para fazer companhia ás outras máquinas que habitam
a minha prateleira  ;)

Partilhar Post #15 ruicnog

ruicnog

• Membro

Publicado 30 Agosto 2009 - 18:44

:)
Não percebo esse "ódio" que pareces ter à cultura lomográfica. A fotografia casual e lofi que caracteriza o movimento não difere muito da fotografia resultante do Boom de apaixonados pela fotografia que houve nos anos 80. A Holga é um produto resultante desse mesmo boom... É histórico e ainda hoje tem severa importância. Poderia vir para aqui criticar ou gozar do movimento da fotografia digital, dizer que toda a gente dispara no automático com uma lente bonita e diz que é pro para mostrar aos amigos, mas não consigo chegar a tal ignorância, porque sei que não é bem assim, e apesar de conhecer pouco da fotografia digital, não deixo de reconhecer valor histórico nesta.
Tens algum ódio contra modas? Então não podes pegar por aí, o culto existe há 18 anos.
Tens amigos que nem são fotógrafos mas que sempre que falas em fotografia, lá se lembram eles da lomografia? Pois, acredito que seja chato, mas o tamagochi era mais irritante e a lomografia consegue ser mais construtivo para a mente do que um brinquedo automatizado.
Para além de tudo isso, há que perceber que é uma comunidade que se centra em sentimentos prioritariamente nostálgicos e não em hocus-pocus técnicos. Ninguém que compra uma diana ou uma holga ou até uma fisheye se diz profissional ou fotógrafo no dia a seguir. Eu tenho uma colecção de lomos, não lomos e lentes diversas; no entanto assumo que nem um hobby chega a ser. É uma casual colecção que faço atenção em construir regularmente do meu dia a dia. Por isso mesmo, não é um tipo de fotografia que vai incomodar ou a obrigar o teu género a "actualizar-se". Se achas que é um negócio dissimulado de arte enganaste, nem digo isto porque sou o representanto xpto máximo. Sou apenas um empregado de balcão que se ofereceu para tratar da imagem da lomoportugal na internet, mas quando comecei a trabalhar com o movimento português vim saber que nenhum dos austríacos fundadores nada em dinheiro ou que isto é tudo muito rentável.

Qual ódio, qual carapuças. Eu não tenho nada contra as pessoas agarrarem num bocado de plástico mal construído e sem valor e pensarem que estão a fazer arte ao tentarem fotografar com aquilo.

Também nada me move contra quem chama "lomografia" à má fotografia. Enfim, são modas.

Agora já me chateio um bocadinho quando ouço falar tanto nessa treta como nova forma de cultura. Só se fôr kultura.

E nenhum amigo meu usa holgas, lomos, ou outras coisas dessas. A maioria fotografa com Canon e Nikon, vê lá tu que caretas, que horror! :D :D :D

IT Partilhar Post #16 Lomo Portugal

Lomo Portugal

• Membro

Publicado 30 Agosto 2009 - 18:44

Eu percebi que não o eras, essa parte era para o ruicnog que parece ter aversão a tudo o que começa por "lomo"..

Partilhar Post #17 FreeLook

FreeLook

• Membro

Publicado 30 Agosto 2009 - 18:51

Ainda bem então que não fui mal entendido é que por vezes na net uma pessoa escreve
uma coisa e quem está do outro lado entende outra  ;)
Cumpts

IT Partilhar Post #18 Lomo Portugal

Lomo Portugal

• Membro

Publicado 30 Agosto 2009 - 18:56

Entretanto ele já respondeu e chamou de moda ao movimento, apesar de eu já ter explicado que isto tudo já tem praticamente 20 anos.
Segundo: se souberes o significado da palavra "cultura", não podes deixar de a associar à lomografia...  ;)
Terceiro: não chamei de caretas a seja quem for que use Canon ou Nikon, mais uma vez reconheço que há para aí um sentimento de ameaça qualquer.
Quarto: volto a chamar o significado de uma palavra e mais uma vez não podes desconectar "arte" da lomografia.

E mais uma vez: ninguém disse que os fãs da lomography se dizem todos fotógrafos. A minha mãe teve muitas câmaras na sua infância/adolescência, no entanto serviram para guardar memórias. Ou achas que a partir do momento em que agarras uma câmara fotográfica tens que viver aquilo e viver daquilo? Então para isso não existiriam hobbys, apenas profissões.

E numa nota pessoal: a zenith 122 não é um pedaço de plástico mal construído. Apesar de ser uma câmara barata devido à sua popularidade, foi criada para fins militares e tanto era usada como uma arma de arremesso como para fotografar o resultado do acto de violência. É conhecida como a metralhadora das câmaras fotográficas, e se quiseres testar o valor desta, posso propor-te um desafio: a tua canon/nikon no seu saco protector almofadado e a minha zenith 122 no seu saco de pano nativo, no capot de um carro a percorrer a ponte da arrábida a 90km/hora com uma travagem brusca a meio para a projectar. Depois podemos ver os resultados... Eu sei qual seria pelo menos na minha zenith: nem amolgada saiu...

Partilhar Post #19 Francisco Gomes

Francisco Gomes

• Membro
  • Registo: 20/09/2008
    • Local: Leiria

Publicado 30 Agosto 2009 - 18:57

Este tópico está a aquecer tanto que vou abrir um com fotos tiradas com a minha Holga  :D

IT Partilhar Post #20 Lomo Portugal

Lomo Portugal

• Membro

Publicado 30 Agosto 2009 - 19:00

Mais uma nota para o ruicnog: apesar das câmaras serem pedaços de plástico mal construídos que não tem valor nenhum etc etc, não é por isso que seja quem for conhece o equipamento mal pega nele.
No próprio site da lomography, no texto que descreve a câmara eles próprios vão contra a ideia de que todas as fotos tiradas serão monumentais fotos: tal como uma guitarra, uma câmara de filmar ou um pincel, a Holga ou outro equipamento lomográfico requer tempo para se usar com mestria.