Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Casais que preferem "contratar" familiares ou amigos...

• Por favor inicie sessão para responder
36 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 kiak

kiak

• Membro
  • Registo: 18/03/2006
    • Local: centro-norte

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 15:30

Eu já aceitei um baptizado pois sabia que os meus amigos não tinham possibilidade de pagar a um profissional.

Foi um dia interessante mas não repito! Não repito apenas por uma razão, foi stressante para mim! Embora não me tivessem pago queria apresentar um registo de qualidade. Acho que consegui fazer uma coisa em condições e que eles gostatam mas gosto de fotografia sem compromissos. É um hobbie e para relaxar!

Hoje em dia já há preços muito acessíveis para "eventos menores"  mas também há dificuldades maiores entende-se isso.

Mesmo com a experiência de eventos , a pressão está lá o stress por vezes é assustador, lembro-me de um padre que mandou sentar os fotógrafos no casamento e não os queria no altar ao lado dos noivos!!!   E agora???

Agora é simples pegasse num pequena máquina (no meu caso mirrorless)  maquina e vai-se para o lado dos convidados no altar , a minha assistente fotografou tudo como convidada sem o senhor padre saber...  Só se ganha estes truques com a experiência.

O facto de não cobrares nada é da tua alma, mas cuidado se um dia aparecer as finanças é que os noivos durante 5 anos têm que guardar facturas de restaurante,vestidos,  fotógrafos... e a cena do amigo que não levou nada pode ser muito complicada de explicar, pois para a fuga as finanças todos dão a desculpa dos amigos!!!  

Anúncios

Partilhar Post #22 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 20:08

Hoje em dia já há preços muito acessíveis para "eventos menores"  mas também há dificuldades maiores entende-se isso.

Mesmo com a experiência de eventos , a pressão está lá o stress por vezes é assustador, lembro-me de um padre que mandou sentar os fotógrafos no casamento e não os queria no altar ao lado dos noivos!!!   E agora???

Agora é simples pegasse num pequena máquina (no meu caso mirrorless)  maquina e vai-se para o lado dos convidados no altar , a minha assistente fotografou tudo como convidada sem o senhor padre saber...  Só se ganha estes truques com a experiência.

O facto de não cobrares nada é da tua alma, mas cuidado se um dia aparecer as finanças é que os noivos durante 5 anos têm que guardar facturas de restaurante,vestidos,  fotógrafos... e a cena do amigo que não levou nada pode ser muito complicada de explicar, pois para a fuga as finanças todos dão a desculpa dos amigos!!!  

O padre mandou sentar os fotógrafos mas deixou os convidados ficar no altar? Muito estranho ou faltam dados.

O papão das finanças não mete medo a ninguém. a não ser para obrigar as crianças a comer a sopa. Se eu disser ao fiscal das finanças que não tive fotógrafo e foi um amigo que fez as fotos o que é  que eles fazem? Uma busca á minha casa?

Partilhar Post #23 kiak

kiak

• Membro

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 22:09

O padre mandou sentar os fotógrafos mas deixou os convidados ficar no altar? Muito estranho ou faltam dados.

O papão das finanças não mete medo a ninguém. a não ser para obrigar as crianças a comer a sopa. Se eu disser ao fiscal das finanças que não tive fotógrafo e foi um amigo que fez as fotos o que é  que eles fazem? Uma busca á minha casa?

Ao lado do altar ficam pais e padrinhos e alguns familiares, naqueles bancos  que da "nave"  não se vêm, normalmente ficam lá o o grupo coral!!!

Não sei o que faz as finanças... mas é uma situação de alerta tributária  :D se todos os intervenientes disserem que não existiu dinheiro envolvido não haverá problema...

Partilhar Post #24 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 22:23

Ao lado do altar ficam pais e padrinhos e alguns familiares, naqueles bancos que da "nave" não se vêm, normalmente ficam lá o o grupo coral!!!

Não sei o que faz as finanças... mas é uma situação de alerta tributária :D se todos os intervenientes disserem que não existiu dinheiro envolvido não haverá problema...

E se perguntarem á Noiva onde comprou o vestido? ela diz que foi uma amiga que fez e ofereceu. Se perguntarem quem lhe vendeu o bouquet? Ela diz que foi uma amiga que lho deu. Se perguntarem a quem alugou o carro? Foi um amigo que foi convidado e até se ofereceu para conduzir.
Se lhe perguntarem de onde vieram os insufláveis? diz-se que foram uns primos de França que trouxeram!
O almoço?? Então a Tia que é cozinheira fez uma angariação de porcos vacas e galinhas batatas e arroz lá na aldeia e ofereceu a mão de obra!!
O Bolo? Nêm tivemos!! Foi um cupcake para cada um!!
No Fim.... apresentam a factura de aluguer do espaço de 500€ + o talão dos cupcakes e os srs inspetores vão embora todos convencidos🤣😂😃😄

Partilhar Post #25 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 22:26

Há tanto tipo de igrejas diferentes que nem dá para estar a peceber onde e como são colocados os  convidados.

Normalmente os padres não deixam subir fotógrafos ao altar, nem os noivos vão ao altar.

Nunca vi um padre ser "mauzinho" para fotógrafos mas já vi fotógrafos e videografos não terem respeito pelos padres por isso disse que deve ter ocorrido algo para o padre reagir assim.

Partilhar Post #26 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 22:37

E se perguntarem á Noiva onde comprou o vestido? ela diz que foi uma amiga que fez e ofereceu. Se perguntarem quem lhe vendeu o bouquet? Ela diz que foi uma amiga que lho deu. Se perguntarem a quem alugou o carro? Foi um amigo que foi convidado e até se ofereceu para conduzir.
Se lhe perguntarem de onde vieram os insufláveis? diz-se que foram uns primos de França que trouxeram!
O almoço?? Então a Tia que é cozinheira fez uma angariação de porcos vacas e galinhas batatas e arroz lá na aldeia e ofereceu a mão de obra!!
No Fim.... apresentam a factura de aluguer do espaço de 500€ + o talão dos cupcakes e os srs inspetores vão embora todos convencidos

A conversa era sobre fotógrafo. Na minha zona cada vez oiço mais a frase "fotógrafo oferecido pela quinta". Achas que é falso? Ou na fatura da quinta vem lá discriminado o serviço do fotógrafo? Não sei pormenores disso.

Por outro lado, as finaças só sabem se hove vestido, bouquet e etc. se virem fotos. Quem não quer pagar impostos também não põe fotos na Net. E se disserem ao fiscal que foi tudo feito por amigos o fiscal ou o tribunal, sem provas do contrário não pode fazer nada..

Partilhar Post #27 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 23:22

A conversa era sobre fotógrafo. Na minha zona cada vez oiço mais a frase "fotógrafo oferecido pela quinta". Achas que é falso? Ou na fatura da quinta vem lá discriminado o serviço do fotógrafo? Não sei pormenores disso.

Por outro lado, as finaças só sabem se hove vestido, bouquet e etc. se virem fotos. Quem não quer pagar impostos também não põe fotos na Net. E se disserem ao fiscal que foi tudo feito por amigos o fiscal ou o tribunal, sem provas do contrário não pode fazer nada..

Atè ver uma factura dessas com os meus olhos obviamente sò posso assumir como FALSO!

Ou o Jn  agora também fatura bitòques e jarras de sangria?

Sò poderá vir discriminado em factura se a quinta tiver anexado às suas actividades o respectivo CAE .....Ou isso , ou realmente isto è um regabofe tão grande que a noiva vai alì ao cabeleireiro da esquina pentear o cabelo e sai de là com uma factura de "Extensões Capilares + Aluguer de Veiculo" (mais propriamente um veiculo de 4 rodas :D  como disse o outro)

Menos Ruim, mas ainda assim, por varios motivos que não os "fiscais",  extremamente màu,   è vir "facturada" qualquer coisa como "Mão de obra" /  "serviços de subempreitada" ou qq coisa do género...

Bem....mas ainda que um desprestigio pelo que nòs fazemos.....pelo menos è facturado!!

Partilhar Post #28 kiak

kiak

• Membro

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 23:25

Há tanto tipo de igrejas diferentes que nem dá para estar a peceber onde e como são colocados os  convidados.

Normalmente os padres não deixam subir fotógrafos ao altar, nem os noivos vão ao altar.

Nunca vi um padre ser "mauzinho" para fotógrafos mas já vi fotógrafos e videografos não terem respeito pelos padres por isso disse que deve ter ocorrido algo para o padre reagir assim.

Os padres estão viciados com fotógrafos que têm a dita exclusividade do local e quando vai outro fotografo que o não da "terra"  ficam danados pois  lá  se foi mais uma contribuição para que o Senhor possa ajudar as nossas almas!!!

Partilhar Post #29 kiak

kiak

• Membro

Publicado 20 Fevereiro 2018 - 23:27

No Fim.... apresentam a factura de aluguer do espaço de 500€ + o talão dos cupcakes e os srs inspetores vão embora todos convencidos

Convencidissimos!!!!  Que vão aplicar uma mostarda em alguém!!!

Editado por kiak, 20 Fevereiro 2018 - 23:31 .

IT Partilhar Post #30 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 04:49

Estamos a falar apenas de fotógrafos.
É muito mais plausível a história do “não contratamos ninguém - foi um amigo que nos fez o álbum” do que o que está a ser dito acima.

Lembro-me, inclusive, de ter lido uma história qualquer de uma fotógrafa que documentou o seu próprio casamento.
Como é que ela vai declarar isso?

Partilhar Post #31 kiak

kiak

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 11:56

É muito mais plausível a história do “não contratamos ninguém - foi um amigo que nos fez o álbum” do que o que está a ser dito acima.

Lembro-me, inclusive, de ter lido uma história qualquer de uma fotógrafa que documentou o seu próprio casamento.

Se tiveres um balcão das finanças perto era uma coisa que podias perguntar, pois também eu não sei!!!!

Deduzo que se as versões coincidirem, que foi um amigo e que seja uma explicação plausível não terá problema algum.

Convém é falarem todos muito bem, pois quando alguém se descuida ou começa a gaguejar ...

No meu caso não posso fazer grátis aos amigos pois com actividade criada as finanças não iam acreditar, pois até no preço eles acham que todos os fotógrafos cobram mais de 1000 euros por casamento mas declaram menos!!!! Andaram muitos a "mamar" durante anos e agora metem todos no mesmo saco...

Familiares ou amigos não são a minha praia, todos pensam que isto é só clicar e o digital faz tudo é tudo barato... e por ser amigo o serviço fica melhor e têm direito a muita coisa...

Passo serviço a outro fotografo é eu vou me divertir pois também sabe bem ser convidado de vez em quando!!!!

Editado por kiak, 21 Fevereiro 2018 - 11:56 .

Partilhar Post #32 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx
    • A pedalar se vai ao longe

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 12:26

Eu já vi de tudo... desde padres que pousam para a fotografia, a padres completamente histéricos a "correr" com os fotógrafos para fora dali

...

Editado por miguelbarroso, 21 Fevereiro 2018 - 12:27 .

Partilhar Post #33 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 12:41

Eu já vi de tudo... desde padres que pousam para a fotografia, a padres completamente histéricos a "correr" com os fotógrafos para fora dali

...

Nenhum padre corre com fotógrafos se não tiver uma razão para tal e normalmente foram os fotógrafos que não souberam respeitar a igreja.

É pá eu não sou católico praticante mas respeito os que são e sei comportar-me numa igreja. A primeira coisa que faço é informar-me de até onde posso ir, se posso usar flash, se posso usar tripé,etc.

Grande parte das pessoas que vão aos casamentos e batizados estão se borrifando par a igreja e par o padre. Assisto a cenas que se fosse eu o padre, corria era com todos, não era só com fotógrafos :)

Partilhar Post #34 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx
    • A pedalar se vai ao longe

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 13:04

Um padre que não tolerava fotógrafos (estavam a comportar-se devidamente), com um sacristão que parecia um capanga a empurrar as pessoas daqui para ali, mandou os pais calarem o bebé que estava a chorar (de uma forma pouco educada), repreendeu as crianças das alianças por se estarem a comportar como... crianças (nada demais), mandou as senhoras cobrirem os ombros ou que saissem da igreja, e no final, ele e o sacristão bateram com as portas da igreja nas costas dos noivos (literalmente!). Das homilias mais retrogadas e precoceituosas que já ouvi... enfim. Um padre "pouco cristão"...

Partilhar Post #35 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 13:06

Grande parte das pessoas que vão aos casamentos e batizados estão se borrifando par a igreja e par o padre. Assisto a cenas que se fosse eu o padre, corria era com todos, não era só com fotógrafos :)

Já não é a primeira vez que me identifico com a forma como vês as coisas.

Acho exatamente isto, não querendo generalizar (porque haverá quem realmente dê valor à cerimónia religiosa porque realmente leva a religião a sério), uma boa parte das pessoas está a marimbar-se para a religião, a igreja, o padre... Vão casar pela igreja e batizar os meninos porque é bonito, a sociedade quase que assim o impõe. Isto depois reflete-se no comportamento, no não saber estar. Tem é que estar tudo bonito para a fotografia.

Mas adiante, que não é isto que se está a discutir.

Partilhar Post #36 luísmiguel

luísmiguel

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 13:12

Emanuel, tens razão, se calhar extrapolou-se um bocadinho. Faço mea-culpa.
O título do tòpico tem escrito “contratar”( entre aspas) familiares ou amigos... parte-se do princípio que é alguém com algum tipo de ligação “afectiva” e que faz fotografia, a fazer um favor ao amigo. Contra isso não tenho absolutamente nada....

A discussão dentro do tópico é que está a “puxar” para outros conteúdos, e nesse âmbito é que eu introduzi os outros serviços como termo de comparação(eu sei que estamos a falar de fotografia)

Como disse, não tenho nada contra o amigo do amigo aceitar fazer umas fotos.....Tenho é uns sentimentos bastante avessos ao facto de haverem FOTÓGRAFOS...(daqueles que até vivem disto) dizerem ás finanças que o casal que os contratou era amigo é que andou a trabalhar “PRO-BONO”.
Só isso.

Partilhar Post #37 kiak

kiak

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 13:19

Nenhum padre corre com fotógrafos se não tiver uma razão para tal e normalmente foram os fotógrafos que não souberam respeitar a igreja.

É pá eu não sou católico praticante mas respeito os que são e sei comportar-me numa igreja. A primeira coisa que faço é informar-me de até onde posso ir, se posso usar flash, se posso usar tripé,etc.

Não consegues falar com o padre se fores fotografar por exemplo a 200 klm de casa...

Não consegues convencer o padre de tiver 90 anos (sim já estive num caso desses) que ache que a não se pode distrair a cerimonia...

Uns pedindo com educação  aceitam,outros põem logo a armadura de guerra ja aconteceu falar e ser logo mal tratado e já aconteceu não falar nada e o padre pedir para ver se a fotografia ficou bem caso contrario tirar outra!!!

Tens razão em um aspecto, o uso do flash é uma barbaridade nas igrejas, principalmente nos fotógrafos de telemóvel,amadores  e alguns profissionais um autentico circo lamentável...

Voltando ao tema... para evitar flash na igreja pressupõe  já equipamento de topo, objectivas luminosas e maquinas com excelente capacidade de iso coisa que os srs inspectores das finanças se aparecerem no local é difícil de explicar... 

e aparecem , num sábado  a  Remax  que estava a fazer  numa open house,  proximo da igreja, estavam as finanças a pedir papelada e certificados energéticos  :unsure: ... se viessem ter comigo pedir pelo menos numero de contribuinte  para ver se tinha actividade criada não me admirava em nada!!! 

Editado por kiak, 21 Fevereiro 2018 - 13:22 .