Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

VII CONCURSO DE FOTOGRAFIA - FOZ CÔA: UM CONCELHO, DOIS PATRIMÓNIOS MUNDIAIS

• Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 DinisAngelo

DinisAngelo

• Novo Membro
  • Registo: 12/04/2012
    • Local: Almendra

Publicado 27 Janeiro 2017 - 11:42

Concurso_Fotografia_2017_450PX.jpg

Habilita-te a ganhar:
1º Prémio . 750 Euros
2º Prémio - 500 Euros
3º Prémio - 250 Euros
Concurso “Expressão Fotográfica” – 150,00 €
(em Vales de Compras Niobo)

Serão atribuídas menções honrosas aos classificados entre os quartos e decimo lugares.

Entrega de Trabalhos: Até ao dia 21 de Abril de 2017
Entrega de Prémios: 21 de Maio de 2017

INFORMAÇÕES E ENTREGA DE TRABALHOS
VII Concurso de Fotografia
Município de Vila Nova de Foz Côa
Praça do Município
5150-642 Vila Nova de Foz Côa

Telf. 279 760 400

Regulamento do Concurso

Anúncios

Partilhar Post #2 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007
    • Local: Porto

Publicado 27 Janeiro 2017 - 14:16

Regulamento

Cláusula 2ª Objectivos

c) Recolher imagens de valor para o Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa.

Cláusula 7ª

a) Todas as fotografias entregues a concurso reverterão para o Município de Vila Nova de Foz Côa e para o Arquivo de Memória do Vale do Côa.

É pena, é mais um "concurso" como meio de obter fotografias para utilização sem pagar os devidos valores. Fica mais barato fazer um concurso, arranjar um patrocinador (Niobo) que paga os prémios, e pronto, temos um arquivo fotográfico para utilizar.

E assim andamos felizes e contentes cá pelo burgo...

Partilhar Post #3 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 27 Janeiro 2017 - 18:41

Sempre a reclamar :)

Já viste os premios em dinheiro? 3000 euros e esses não devem de ser pagos pelo patrocinador. Com 3000 euros podiam pagar a um fotógrafo que lhes fazia o trabalho mas optaram por fazer um concurso. Eu concordo com a opção do concurso. Tomara nós que todas as câmaras fizem o mesmo.

Partilhar Post #4 dragom

dragom

• Membro

Publicado 27 Janeiro 2017 - 19:30

Jn é por essa forma de pensar que o negócio da fotografia está como está.

Partilhar Post #5 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 27 Janeiro 2017 - 21:29

Tou a falar deste concurso em particuar, não generalizes.

Sei o que se passa no negócio da fotografia e sinto isso mas não é só na fotografia.

Partilhar Post #6 dragom

dragom

• Membro

Publicado 27 Janeiro 2017 - 21:33

Pois, mas eu que até não sou profissional e não preciso da fotografia para viver, recuso-me a participar em qualquer concurso deste estilo.

Tentar mudar o que está mal depende das pequenas contribuições que cada um pode fazer.

IT Partilhar Post #7 DinisAngelo

DinisAngelo

• Novo Membro
  • Registo: 12/04/2012
    • Local: Almendra

Publicado 30 Janeiro 2017 - 09:59

Regulamento

Cláusula 2ª Objectivos

c) Recolher imagens de valor para o Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa.

Cláusula 7ª

a) Todas as fotografias entregues a concurso reverterão para o Município de Vila Nova de Foz Côa e para o Arquivo de Memória do Vale do Côa.

É pena, é mais um "concurso" como meio de obter fotografias para utilização sem pagar os devidos valores. Fica mais barato fazer um concurso, arranjar um patrocinador (Niobo) que paga os prémios, e pronto, temos um arquivo fotográfico para utilizar.

E assim andamos felizes e contentes cá pelo burgo...

Esqueceste-te de mencionar nessa mesma clausula 7 a (alínea b

b  )  A propriedade intelectual das imagens será sempre dos respetivos autores, os quais poderão também dar-lhes o uso que entenderem. Porém, ao Município, reserva-se o direito à sua publicação e cedência a outras entidades, para fins promocionais e culturais do concelho, identificando o respetivo autor.

Partilhar Post #8 dragom

dragom

• Membro

Publicado 30 Janeiro 2017 - 11:06

Esqueceste-te de mencionar nessa mesma clausula 7 a (alínea b

b  )  A propriedade intelectual das imagens será sempre dos respetivos autores, os quais poderão também dar-lhes o uso que entenderem. Porém, ao Município, reserva-se o direito à sua publicação e cedência a outras entidades, para fins promocionais e culturais do concelho, identificando o respetivo autor.

Não, não esqueci. Não é relativa ao facto que salientei que é fazerem o concurso para terem um arquivo fotográfico sem pagarem o respectivo valor.

Seria mau de mais, que além de quererem ficar com as fotos sem custo, ainda quisessem ficar com a propriedade intelectual.

Partilhar Post #9 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 30 Janeiro 2017 - 20:39

Bem, eu compreendo a abertura a diferentes pontos de vista do que nos rodeia no quotidiano. Quantas vezes não vemos fotos de diferentes pessoas, de locais que nos são próximos, e que nunca "vimos" ou registamos?

Se fosse apenas um serviço de imagem, era restrito apenas ao que aquele fotógrafo em particular viu. Assim, é sem dúvida mais enriquecedor para o arquivo municipal. Abre-se a coisa ao "povo" e fica toda a gente contente. Até há prémios! :)

Pessoalmente não teria qualquer problema em ceder os direitos de uma ou outra imagem ao município de Viseu. Nem ao de Foz Côa, que até conheço muito bem. Ou a qualquer outro que me fosse menos caro.

Quanto ao uso das imagens, aconteceu exatamente nesse município à uns anos atrás a utilização por uma entidade, que não a Câmara, e não foi revelado o autor da imagem. E explico. À uns 5 ou 6 anos, ofereci (na lista telefónica da Páginas Amarelas) à Câmara de Foz Côa a possibilidade de colocar uma foto do concelho na Lista de Trás os Montes e Alto Douro. A foto utilizada para o efeito foi exatamente a fotografia premiada da edição anterior daquele ano. Não foi comunicado à empresa o autor, e realmente hoje sei que foi uma pena e até uma injustiça.
A tiragem naquele ano terá sido entre os 150 e os 200 mil exemplares. O alcance da imagem, terá sido de 150 a 200 mil lares e empresas da região. Não será possível contabilizar a perda potencial do autor.
Neste caso, eu ficava danado, por um lado, mas, e em boa verdade, o autor terá cedido os direitos nesse tal art.º 7 alínea B...

Partilhar Post #10 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo

Publicado 30 Janeiro 2017 - 21:11

E é por essas e por outras que não me vejo a participar em concursos.

Não maior parte dos casos tem interesses por trás, mesmo sendo para a comunidade.

Mais depressa oferecia umas fotos se alguém me pedisse.

Editado por Oliveiravlg, 30 Janeiro 2017 - 21:12 .