Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Canon EOS 5D

• Por favor inicie sessão para responder
75 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007
    • Local: Porto

Publicado 24 Fevereiro 2017 - 08:54

Mais uma foto tirada em contra-luz, sem queimar os highlights, clareando as sombras e deu isto:

https://c1.staticflickr.com/3/2028/32260...Untitled by Ricardo Pestana, on Flickr

Até eu pensei que a foto ia ficar cheia de ruído e que devia ter feito um HDR....

Com os seus imensamente modestos 8.26 stops de dynamic range. Um valor bem abaixo dos modernos sensores m4/3. Isto é a prova que quem vem à busca de especificações sai enganado.

Excelente composição, e muito boa foto para as condições. Mas essa foto estava mesmo a pedir um ND grad aí.

Anúncios

Partilhar Post #22 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011

Publicado 24 Fevereiro 2017 - 08:57

Ao preço que se conseguem usadas, até dá vontade de comprar uma. :th_up:  Não sei é se será fácil encontrar alguma em bom estado...

Partilhar Post #23 MaXiM

MaXiM

• Membro
  • Registo: 11/12/2006
    • Local: Mem-Martins - Sintra

Publicado 24 Fevereiro 2017 - 09:17

Ao preço que se conseguem usadas, até dá vontade de comprar uma. :th_up:  Não sei é se será fácil encontrar alguma em bom estado...

para mim o maior problema, (mas que deve ser resolvido indo á assistência da canon) é a falta de micro ajuste das lentes/sensor, quando tive uma canon 5D notava que usando aberturas grandes o foco estava um pouco em front focus o que chateava, mas sempre adorei a qualidade/cor deste sensor. qualquer dia compro uma para backup. 

IT Partilhar Post #24 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 24 Fevereiro 2017 - 09:40

Excelente composição, e muito boa foto para as condições. Mas essa foto estava mesmo a pedir um ND grad aí.

Mas se usasse um ND grad, iria também escurecer uma boa parte da encosta de montanha. Iriam ficar ainda mais escuras e aí ia ter mais ruído.

Com aquele recorte em V do céu não tinha hipótese...

Partilhar Post #25 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 24 Fevereiro 2017 - 09:42

para mim o maior problema, (mas que deve ser resolvido indo á assistência da canon) é a falta de micro ajuste das lentes/sensor, quando tive uma canon 5D notava que usando aberturas grandes o foco estava um pouco em front focus o que chateava, mas sempre adorei a qualidade/cor deste sensor. qualquer dia compro uma para backup. 

Damn, não há bela sem senão...  :pout:  ^_^

IT Partilhar Post #26 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 24 Fevereiro 2017 - 09:46

Na minha 50 mm f1.8 II que é conhecida pela focagem pouco precisa, até agora não senti qualquer problema de front ou back focusing mesmo a f1.8.

Editado por Azathoth, 24 Fevereiro 2017 - 10:15 .

Partilhar Post #27 dragom

dragom

• Membro

Publicado 24 Fevereiro 2017 - 09:48

Mas se usasse um ND grad, iria também escurecer uma boa parte da encosta de montanha. Iriam ficar ainda mais escuras e aí ia ter mais ruído.

Com aquele recorte em V do céu não tinha hipótese...

Mas podes rodar o filtro (senão usares dos redondos) e ocupar a zona do canto superior esquerdo até ao encontro da montanha à direita.

IT Partilhar Post #28 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 24 Fevereiro 2017 - 10:06

Eu consegui a minha no Ebay por uns 350 € e parecia tirada da caixa completamente nova, sem qualquer risco. Nem na base tinha algum, o hotshoe estava também sem qualquer marca. Não consegui saber o nº de disparos mas a numeração das fotos começava nos 100 por isso se não fizeram um reset acredito que até tinha esse número de disparos.

O único problema que tinha era o do espelho. Após algumas fotos de teste este simplesmente saltou do lugar. Li algures que isso se deve à degradação da cola com o tempo e que em ambientes de maior humidade tende a descolar. Ainda estive para devolver a câmara, pois tinha ainda 1 mês de garantia. Mas vi na net que se conseguia arranjar de maneira muito simples usando cola. Arrisquei, fiz o trabalho e acabou por resultar. Acabei foi por perder a focagem em metade dos pontos, provavelmente pro causa de algum desalinhamento mal feito do espelho mas pouco me importa, eu uso apenas o ponto central. Nunca uso os outros....

IT Partilhar Post #29 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 24 Fevereiro 2017 - 10:15

Mas podes rodar o filtro (senão usares dos redondos) e ocupar a zona do canto superior esquerdo até ao encontro da montanha à direita.

Mas fazendo de maneira a não provocar sombra na montanha da esquerda teria de colocar o canto do filtro na área da foto. E o bordo nota-se e muito bem na foto...

É dessa maneira que sugeres?

Partilhar Post #30 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 24 Fevereiro 2017 - 10:35

Eu consegui a minha no Ebay por uns 350 € e parecia tirada da caixa completamente nova, sem qualquer risco. Nem na base tinha algum, o hotshoe estava também sem qualquer marca. Não consegui saber o nº de disparos mas a numeração das fotos começava nos 100 por isso se não fizeram um reset acredito que até tinha esse número de disparos.

O único problema que tinha era o do espelho. Após algumas fotos de teste este simplesmente saltou do lugar. Li algures que isso se deve à degradação da cola com o tempo e que em ambientes de maior humidade tende a descolar. Ainda estive para devolver a câmara, pois tinha ainda 1 mês de garantia. Mas vi na net que se conseguia arranjar de maneira muito simples usando cola. Arrisquei, fiz o trabalho e acabou por resultar. Acabei foi por perder a focagem em metade dos pontos, provavelmente pro causa de algum desalinhamento mal feito do espelho mas pouco me importa, eu uso apenas o ponto central. Nunca uso os outros....

Admiro as tuas habilidades mas eu não sei se teria o "à vontade" e jeito para fazer o que fizeste. Mas é para isso que servem as lojas da especialidade, não é verdade?.  :D

Obrigado pelo feedback.  :th_up:

Partilhar Post #31 dragom

dragom

• Membro

Publicado 24 Fevereiro 2017 - 10:35

Mas fazendo de maneira a não provocar sombra na montanha da esquerda teria de colocar o canto do filtro na área da foto. E o bordo nota-se e muito bem na foto...

É dessa maneira que sugeres?

Não, era a tapar um pouco da montanha da esquerda. Acho que aí ficaria como uma zona de sombra natural, e todo o resto ficaria bem. Mas posso estar errado.

IT Partilhar Post #32 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 26 Fevereiro 2017 - 20:20

Foto semelhante à anterior mas a luz estava diferente:

33134153725_c3069ac845_b.jpgUntitled by Ricardo Pestana, on Flickr

Disparei no limite, exposto o máximo à direita. Subi a sombras e novamente nada de ruído. Mas nesta foto o que sobressai são aqueles tons "leitosos" no céu. Com as minhas outra câmaras APS-C eu não noto isto, o céu costuma ficar muito mais "flat", com menos contraste. E esta foto tem muito pouca edição. Basicamente dei +43 no contraste, +85 nas sombras e +50 na vibração. E dei apenas uns toques no wb. Com as outras câmara se quisesser obter um céu com esses tons, teria que andar à volta com no Photoshop com layers .... que é coisa que eu não tenho paciência. 

Se calhar sou só eu aqui no fórum que vejo algum diferença nos tons.  ;)

Mas por aí há mais alguem que nota:

https://www.dpreview.../thread/3212356

I’m not one to call any electronic device “magical”, but I’ll attempt to explain why others may call it that. If this comes off as nonsense or rambling, perhaps it is

My theory is that the 5D’s images may have struck a rarely matched combination of pleasing color rendering, just-right acuteness and overall “look” that the majority of human visual systems find very appealing. While many other cameras may produce technically superior images on test charts, it’s the intangible “I like it” factor of the images that can’t be measured. There are a number of variables that can apply to this factor. My best guess is the colors, as science has proven colors evoke emotional responses in human beings. The 5D's colors may be just right for triggering positive emotions on a more regular basis than other cameras used by the same photographer.

May sound silly, but perhaps there is something to it. Purely subjective of course, but this comment is made about this camera often enough you have to wonder if there is more to it than just waxing nostalgic praise because it's an old camera.

The 5D is not the only camera that has this ‘magical’ status among users. The ancient Olympus E1 has a cult following for its ‘magic’ images also, so do many Fuji and old Kodak DSLRs. It’s not because of superior resolution, the lowest noise or most DR (Fuji may win the DR argument), but it’s because many people just like the look of that camera’s images more than others. I personally never liked the images my old Sony A100 produced, even when they were technically good. Something about them never looked right, no matter how much RAW processing I tried. My Minolta 5D by comparision always had images that just looked good .

This “magic” factor is not based on test chart results, but perhaps there are some camera’s images that make you smile more than others for reasons hard to explain. It’s purely emotional, often not rational. If you smile more when you shoot a 5D then you’ll love photography more, and that’s hardly a bad thing.

Well said. I have read many times from owners of 5D and 1D3 (I happen own both of them) that they believe the magic partially is from the old less aggressive Digic II/III processor and low pixel amount, so larger pixel. They have noticeable creamy smooth color rendition that disappears a bit in higher models despite late models are better in virtually every technical aspects such as high ISO and higher resolution.

I use 1D3 as an example as 5Dc is similar. Rob Galbraith who reported initial 1D3 AF issues in early batches has many photos that can demo this magic creamy look

http://www.robgalbra...cid=7-8740-9068
http://www.robgalbra...cid=7-8738-8908

Go thru many pages of his reports and you have no doubt can see the magic creamy smooth color rendition.

Here again for the magic 5D portraits. I had followed had seen so many stunning 5D portrait and landscape photos. Therefore I skipped Canon APS-C cameras and directly bought very first Canon camera of any kinds - EOS 5D in Dec 2007 and switched from Nikon D50+kit lens. Never regret a bit despite 5D2 get announce in later of 2008.
http://forums.dprevi...essage=36646587

I disagree with your scenario. I had a 5D, sold before I received my 5D2. I sold the 5D2 when I bought the 1D4 and then bought another 5D because I liked many of the images it produced better than the 5D2 and I wanted a FF body. And I remember the magic of many of the first images I ever took with a 5D.

E tem também aqui um artigo que fala sobre a tonalidade nas câmaras digitais:

http://yannickkhong....igital-exposure

Editado por Azathoth, 26 Fevereiro 2017 - 20:32 .

IT Partilhar Post #33 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 10 Abril 2017 - 08:49

Uma pequena actualização: parece haver algum problema na fotometragem. A câmara tem uma tendência para sub-expor as fotos pelo menos um stop. Se fizer uma medição pontual e colocar a agulha do fotómetro mesmo a meio e tirar uma foto a algo do mesmo tom o histograma deverá ter um pico mesmo ao centro não é? Estive a fazer uns uns testes e parece sempre que fica mais para a esquerda.  :pout: Com o matricial acontece também o mesmo.

O problema é que o ecrã LCD da câmara leva a pessoa ao erro. Estando o histograma a meio ou mais para a direita não se nota diferença alguma na luminosidade da foto.

Tenho de fazer mais uns testes e investigar melhor isto.

Editado por Azathoth, 10 Abril 2017 - 08:52 .

Partilhar Post #34 Shadow_

Shadow_

• Membro
  • Registo: 17/09/2013

Publicado 11 Abril 2017 - 13:52

Perdi a cabeça e acabei de comprar uma 5D com a 50mm 1.8 STM por 275€.

Há muito tempo que andava de olho nesta máquina e não pude perder a oportunidade.

Vamos ver exatamente como está mas julgo só precisar de uma pequena limpeza.

Vou tentar contribuir para este tópico.

IT Partilhar Post #35 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 12 Abril 2017 - 08:41

Por esse preço com a lente incluída e se a câmara está em condições então foi um belo negócio!

Depois coloca aí as tuas impressões sobre a câmara.  ;)

EDIT: e o problema do espelho? Sabes se já foi resolvido pela Canon?

Editado por Azathoth, 12 Abril 2017 - 08:59 .

Partilhar Post #36 Shadow_

Shadow_

• Membro

Publicado 12 Abril 2017 - 11:25

Sei que o problema do espelho foi resolvido embora não saiba se foi na Canon.

É incrível o estado(estético) dela. Ontem só tirei 3 ou 4 fotos por isso ainda não sei como se porta.

Nos próximos dias digo qualquer coisa.

IT Partilhar Post #37 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 07 Maio 2017 - 20:09

Editado por Azathoth, 14 Maio 2017 - 23:06 .

IT Partilhar Post #38 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 07 Maio 2017 - 20:15

34038454906_fe847b941d_b.jpgUntitled by Ricardo Pestana, on Flickr

34103889546_7c7b9580d8_c.jpgUntitled by Ricardo Pestana, on Flickr

34072577641_e3337d6c4f_b.jpgMadeira Island Ultra Trail 2017 by Ricardo Pestana, on Flickr

33800778975_e96770836f_b.jpgUntitled by Ricardo Pestana, on Flickr

Editado por Azathoth, 07 Maio 2017 - 20:16 .

Partilhar Post #39 Shadow_

Shadow_

• Membro

Publicado 25 Junho 2017 - 21:50

Na 6f comprei uma 85mm 1.8 e a 28mm 2.8.

Estou a adorar esta máquina!

É incrível o que ela ainda consegue fazer. Infelizmente não consegui usar a 85mm mas tirei umas 50 fotos com a 28mm e fiquei bastante impressionado.

Devo comprar uma 17-35 para juntar ao Pack.

Partilhar Post #40 Shadow_

Shadow_

• Membro

Publicado 26 Julho 2017 - 18:57

Hoje fiz uma visita ao Sr. Leonel Verdasca para fazer uma limpeza. A máquina ganhou outra vida. Já tinha algum pó no sensor que se tornava visível.