Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

CANON 18-55mm (Fungos)

• Por favor inicie sessão para responder
8 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 SiSofia

SiSofia

• Novo Membro
  • Registo: 10/01/2017
    • Local: Porto

Publicado 10 Janeiro 2017 - 00:28

Boas pessoal,
Embora já tenha pesquisado muito sobre o assunto, venho pedir a vossa opinião.
Tenho uma lente da Canon 18-55mm que descobri há pouco ter fungos (vou admitir que não fazia ideia de que era possível).

A minha pergunta é se mandar limpar (50€ +/-) vale a pena?

Outra pergunta, muita idiota se calhar, é possível fungos passarem para o corpo da máquina? E se sim, como saber se a minha esta "limpa"?

Desculpem se o tópico é repetido...

Anúncios

Partilhar Post #2 Flávio RB

Flávio RB

• Membro
  • Registo: 30/11/2016
    • Local: Rio de Janeiro - Brasil
    • Nasci em 1969. Não comemoro aniversários, por isso não coloquei onde obriga a colocar data. Mais informações: https://about.me/flaviorb

Publicado 10 Janeiro 2017 - 12:18

É muito fungo?

Se for muito, já li relatos de ter na câmera também, na frente do sensor, mas foi pouco relato e a câmera havia ficado muito sem uso e mal acondicionada.

Sobre a lente, se não atingiu o centro de lente, o processo de limpeza (polimento) costuma deixar a lente  bem ruim (lentes mais novas que tem camada de óxidos para evitar reflexos e refrações).

Então pode, ser interessante, se é pouco fungo e mais nas bordas, pensar somente em tentar matar os "danadinhos" com "luz" ultra violeta e deixar sem limpeza mesmo.

Eu já fiz esse processo de banho com UV (utilizei uma lâmpada UV de cenografia) numa caixa numa lente antiga minha e o fungo parou de crescer (matei o danado). Um amigo já utilizou uma caixa de apagamento de EPROM (memória ROM de computadores que se apagava com UV para reprogramar) e também teve sucesso.

O problema de limpeza com polimento é que irá retirar camadas da lente e ela pode perder qualidade ótica que é conseguida justamente com as camadas de óxidos e pode acabar com uma lente que tenha grande aberração cromática.

Matar o fungo, não limpa o mesmo, mas evita que ele continue crescendo. Então se for muito fungo, pode não servir de nada. Mas, sendo pouco, pode ainda ter uma lente para uso.

Espero estar ajudando.

IT Partilhar Post #3 SiSofia

SiSofia

• Novo Membro

Publicado 10 Janeiro 2017 - 12:23

É muito fungo?

Se for muito, já li relatos de ter na câmera também, na frente do sensor, mas foi pouco relato e a câmera havia ficado muito sem uso e mal acondicionada.

Sobre a lente, se não atingiu o centro de lente, o processo de limpeza (polimento) costuma deixar a lente bem ruim (lentes mais novas que tem camada de óxidos para evitar reflexos e refrações).

Então pode, ser interessante, se é pouco fungo e mais nas bordas, pensar somente em tentar matar os "danadinhos" com "luz" ultra violeta e deixar sem limpeza mesmo.

Eu já fiz esse processo de banho com UV (utilizei uma lâmpada UV de cenografia) numa caixa numa lente antiga minha e o fungo parou de crescer (matei o danado). Um amigo já utilizou uma caixa de apagamento de EPROM (memória ROM de computadores que se apagava com UV para reprogramar) e também teve sucesso.

O problema de limpeza com polimento é que irá retirar camadas da lente e ela pode perder qualidade ótica que é conseguida justamente com as camadas de óxidos e pode acabar com uma lente que tenha grande aberração cromática.

Matar o fungo, não limpa o mesmo, mas evita que ele continue crescendo. Então se for muito fungo, pode não servir de nada. Mas, sendo pouco, pode ainda ter uma lente para uso.

Espero estar ajudando.

Muito obrigado pela resposta.

O meu medo era mesmo esse, li que além de "voltar" mesmo depois de limpar havia a possibilidade de perder qualidade.
Vou tentar anexar uma fotografia da minha lente.
Só dei por esse bocado, não fazia ideia que era fungo.
Não vi em mais lado nenhum mas isso não significa que não tem, certo? Já vi mais grave pela net mas tenho medo que "alastre" para a câmara.

baa90d7a48cd6963aa47146dc0c49bc5.jpg

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Partilhar Post #4 Flávio RB

Flávio RB

• Membro
    • Nasci em 1969. Não comemoro aniversários, por isso não coloquei onde obriga a colocar data. Mais informações: https://about.me/flaviorb

Publicado 10 Janeiro 2017 - 12:32

Estou vendo umas digitais e algo que parece ser gordura de dedos.

É só isso no primeiro elemento?

IT Partilhar Post #5 SiSofia

SiSofia

• Novo Membro

Publicado 10 Janeiro 2017 - 12:35

Estou vendo umas digitais e algo que parece ser gordura de dedos.

É só isso no primeiro elemento?

Estive a tentar ver mais, encontrar mais alguma coisa, mas apenas encontrei essa.
(Como não tenho o paninho para limpar a lente aqui à mão não arrisquei a limpar com nada impróprio a lente agora para tirar a foto.)

Partilhar Post #6 Flávio RB

Flávio RB

• Membro

Publicado 10 Janeiro 2017 - 13:02

Entendi. Mas,se for pouco, vale tentar evitar o alastramento matando o fungo com banho de ultra violeta.

É preciso bastante tempo e evitar que a lâmpada aqueça muito a lente (pode ressecar as partes que tem lubrificação).

Para evitar fungos eu costumo dar banho de sol nas minhas lentes, por alguns minutos a cada 15 ou vinte dias. deixo em cima da cama, sem as tampas e com um pano branco (reflete grande parte da luz) por cima. Faço segundo o que meu pais fazia.

Também é importante evitar deixar as lentes guardadas em embalagens de couro ou tecidos grossos. O ideal seria deixar expostas a luz o tempo inteiro. Pode ser dentro de caixas plásticas transparentes, normalmente sem as tampas.

Se a caixa fechar sem permitir troca de ar com o ambiente, pacotes de sílica ajudam a eliminar a umidade dentro da caixa. Mas se a caixa trocar ar com o ambiente a sílica é inútil.

IT Partilhar Post #7 SiSofia

SiSofia

• Novo Membro

Publicado 10 Janeiro 2017 - 13:19

Agora que sei que é possível já andei a investigar tudo que devo fazer como prevenção. Infelizmente já não há nada a fazer com esta. O problema já cá está.
Nenhuma das minhas câmaras está fechada em móveis ou bolsas (até porque não tenho bolsa para a máquina). Nunca retiro é a lente do corpo da máquina e pelos vistos deve fazer-se.

Muito obrigado por tudo!

Partilhar Post #8 Braga

Braga

• Membro
  • Registo: 22/02/2008
    • Local: Braga

Publicado 26 Abril 2017 - 00:21

Alguém conhece lojas que façam a limpeza de fungos das lentes, Porto, Lisboa?

Partilhar Post #9 brasiljp

brasiljp

• Novo Membro
  • Registo: 04/05/2018
    • Local: Joao Pessoa Brasil

Publicado 04 Maio 2018 - 19:29

é possível sim os fungos atingirem outras partes da máquina. Tenho uma Canon T50 com muitos fungos no espelho e na lente FD 50mm.

Coloque a lente na cama para tomar raios de sol, e faça o procedimento de luz UV.