Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

A dieta de um fotografo.

• Por favor inicie sessão para responder
80 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 10 Janeiro 2017 - 16:28

É simples. É pensares como uma criança que se maravilha com tudo e tudo quer transformar :)

Mais fácil dizer do que fazer.  ^_^

Anúncios

Partilhar Post #42 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 10 Janeiro 2017 - 17:04

Realmente não é fácil. Falo por mim, que tenho uma concepção 99% técnica e 1% artística do que é a fotografia, pois sou da área das engenharias e tenho uma visão demasiado "recta" do mundo, onde as coisas são ou não são. Não tenho grandes hipóteses de explorar o mundo como se fosse visto pelos olhos de uma criança...

Para se ser artista, principalmente das artes visuais, é preciso ter-se outra sensibilidade que a malta como eu não tem. A malta da minha área, e eu incluído, costuma ter a música como escape "artístico". Na minha empresa (da área das TIs) é fácil encontrar pessoas que têm como hobbies comuns as viagens e o facto de tocarem pelo menos um instrumento musical.

Partilhar Post #43 joserocha

joserocha

• Membro

Publicado 10 Janeiro 2017 - 17:05

Realmente não é fácil. Falo por mim, que tenho uma concepção 99% técnica e 1% artística do que é a fotografia, pois sou da área das engenharias e tenho uma visão demasiado "recta" do mundo, onde as coisas são ou não são. Não tenho grandes hipóteses de explorar o mundo como se fosse visto pelos olhos de uma criança...

Para se ser artista, principalmente das artes visuais, é preciso ter-se outra sensibilidade que a malta como eu não tem. A malta da minha área, e eu incluído, costuma ter a música como escape "artístico". Na minha empresa (da área das TIs) é fácil encontrar pessoas que têm como hobbies comuns as viagens e o facto de tocarem pelo menos um instrumento musical.

Partilhar Post #44 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 10 Janeiro 2017 - 17:11

Ter formação de engenharia não é sentença de morte no que às artes diz respeito.  :D  :th_up:

Conheço engenheiros e malta das T.I.s que é bastante criativa e que gosta de arte. Não é a maioria mas que os há, lá isso há.  :)

Por exemplo, creio que o nbplopes é da área das T.I.s (salvo erro, pf confirma) e vê o caminho que ele tem percorrido na sua fotografia. Não diria que é o estereótipo do engenheiro.  :D

Partilhar Post #45 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 10 Janeiro 2017 - 17:33

Mais fácil dizer do que fazer. ^_^

Sim. É muito verdade.

Mas agora com um pequeno, tens aí um bom mestre :)

Uma das melhores fotos de familia que tenho para aqui foi feita do berço para fora, tipo POI do Ethan com a mãe e o irmão a olhar lá para dentro. "maluquices"

Partilhar Post #46 J_P_P

J_P_P

• Membro
  • Registo: 04/08/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 10 Janeiro 2017 - 17:33

Que cliche...eu sou da area de informática... E para mim o que me interessa menos na area de fotografia e precisamente a técnica. No limite e exagerando, quero la saber :)

Partilhar Post #47 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 10 Janeiro 2017 - 18:20

Que cliche...eu sou da area de informática... E para mim o que me interessa menos na area de fotografia e precisamente a técnica. No limite e exagerando, quero la saber :)

E vai mais um.

IT Partilhar Post #48 APedro

APedro

• Membro
  • Registo: 19/07/2015
    • Local: Cascais

Publicado 10 Janeiro 2017 - 18:25

E desculpem-me os meus colegas de forum, não posso aceitar o conteúdo deste vídeo como um sumário da essência do que faz uma boa foto como certo por mulitas razões, esta é mais uma. Gostaria de ter tempo para vos expor a uma série de coisa, até mesmo vídeos do HCB sobre a criatividade e coisas mais. Mas não tenho.

O interesse disto é exactamente as discussão tendo por base as diferentes perspectivas e opiniões.

É pena, porque tenho genuíno interesse em aprender mais sobre a vertente artística da coisa.

Não é fácil quando não se é da área e nem me estou a desculpar com as nossas formações base mas sim à falta de conhecimento de bibliografia/autores.

Este tópico poderia servir exactamente esse intuito, a discussão da vertente mais artística da fotografia.

Esforço-me por compreender e dominar a técnica para que esta se torne algo natural e irracional, deixando-me livre para poder extrapolar e "inventar". 

Isso tem mais a ver contigo do que propriamente com a formação que tiveste. Mas, como disse anteriormente, uma formação base em artes ou algo que te tenha fomentado um sentido crítico artístico é meio caminho andado para te compreenderes e conseguires encontrar-te artisticamente.

Partilhar Post #49 J_P_P

J_P_P

• Membro

Publicado 10 Janeiro 2017 - 18:38

O interesse disto é exactamente as discussão tendo por base as diferentes perspectivas e opiniões.

É pena, porque tenho genuíno interesse em aprender mais sobre a vertente artística da coisa.

Não é fácil quando não se é da área e nem me estou a desculpar com as nossas formações base mas sim à falta de conhecimento de bibliografia/autores.

Este tópico poderia servir exactamente esse intuito, a discussão da vertente mais artística da fotografia.

Esforço-me por compreender e dominar a técnica para que esta se torne algo natural e irracional, deixando-me livre para poder extrapolar e "inventar". 

Isso tem mais a ver contigo do que propriamente com a formação que tiveste. Mas, como disse anteriormente, uma formação base em artes ou algo que te tenha fomentado um sentido crítico artístico é meio caminho andado para te compreenderes e conseguires encontrar-te artisticamente.

Google is your friend... e investiga nalgumas livrarias.

sugiro que a falta de uma formação, caso a quiseses ...em portugal não há muitos ws "artisticos", mas vão havendo alguns...

Investiga um pouco da historia de fotografia (importante no sentido de perceber a evolução...se bem que nota a historia da fotografia é mais feita de ...autores que  fazem um "ruptura" ,do que exctamente grandes grupos colectivos ou movimentos)  , teoria , ou photobooks / autores...

olha...da uma vista de olhos aqui : http://www.source.ie...k/greatest.html

Partilhar Post #50 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 10 Janeiro 2017 - 18:39

Oi

Não é fácil quando não se é da área ...

Deve haver aqui alguma confusão sobre a minha pessoa. Eu não sou desta área profissional. E minha área profissional é Engenharia Informática, especializada em sistemas tolerantes a falhas e alta performance e escalabilidade (de 3 a milhares de servidores). Sendo que a minha tese até foi nos temas Inteligência e Vida artificial. Livros como o the Emperor's New Mind do Roger Penrose o Metamagical do Douglas Hofstadter e muitos outros são dois que fazem presença na minha biblioteca acadêmica.

A Fotografia como prática e como tema é um hobbie que possivelmente em outros tempos seria mais que isso ou talvez não ..., mas já veio tarde. Agora gosto de me informar, de estudar mesmo os hobbies da melhor forma que posso. E não me coíbo de expressar as minhas impressões, quer fotográficas que sobre a fotografia como "hobbista". 

Não é preciso ter grande formação para olhar para uma imagem e ver se é boa ou não. Se é ou não um Deja Vu. Ainda no outro dia ví um documentário exactamente sobre este assunto. Onde um indivíduo claramente com dotes visuais acima da média, sem qualquer formação, sem qualquer experiência prática quer na pintura quer na fotografia, um analfabeto não apenas visual, em que quando apresentaram-lhe centenas de quadros e fotografias sistematicamente as escolhas que fazia eram obras primas da arte. 

Ler e escrever são complementares mas não é a mesma coisa.

EDIT: Não há nada de mal ser um Visual Stalker. Mesmo nada, mas é preciso perceber que isso significa. É bom quando é um inicio não um fim. Quantos músicos tocam Blues? Uma escala bastante conhecida, no entanto fizeram-se e fazem-se grandes obras em torno dessa escala e ou inspiradas nessa escala.

Editado por nbplopes, 10 Janeiro 2017 - 18:50 .

Partilhar Post #51 J_P_P

J_P_P

• Membro

Publicado 10 Janeiro 2017 - 18:46

Oi

Deve haver aqui alguma confusão sobre a minha pessoa. Eu não sou desta área profissional. E minha área profissional é Engenharia Informática, especializada em sistemas tolerantes a falhas e alta performance e escalabilidade (de 3 a milhares de servidores). Sendo que a minha tese até foi nos temas Inteligência e Vida artificial. Livros como o the Emperor's New Mind do Roger Penrose o Metamagical do Douglas Hofstadter e muitos outros são dois que fazem presença na minha biblioteca acadêmica.

A Fotografia como prática e como tema é um hobbie que possivelmente em outros tempos seria mais que isso ou talvez não ..., mas já veio tarde. Agora gosto de me informar, de estudar mesmo os hobbies da melhor forma que posso. E não me coíbo de expressar as minhas impressões, quer fotográficas que sobre a fotografia como "hobbista". 

Também sou de informática, e apesar de ter feito formação(oês) na vertente tecnica e "artistica" da fotografia (basicamente só me interessei/ comecei a gostar de fotografia,  ou sequer tive uma maquina minimamente a sério -SLR pela fotografia para ai em 2009), tal ajuda...mas não te "faz todo o trabalho".

Tem de partir (e estar) de ti... não é em coisa que se "compre" ...até diria muito cruelmente que algumas pessoas por mais que leiam, estudem...podem vir a ser bastante conhecedores ou académicos, mas como praticantes não passarem da mediocridade.

Mas fotografia em si no sentido "artistico" é uma coisa muito redutora...tem de ser alimentada...cinema, literatura, artes, o "Tutano" da vida ...tudo serve para alimentar "o monstro" . É um processo contínuo...e multi disciplinar  :)

Editado por J_P_P, 10 Janeiro 2017 - 18:55 .

Partilhar Post #52 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 10 Janeiro 2017 - 19:05

Também sou de informática, e apesar de ter feito formação(oês) na vertente tecnica e "artistica" da fotografia (basicamente só me interessei/ comecei a gostar de fotografia,  ou sequer tive uma maquina minimamente a sério -SLR pela fotografia para ai em 2009), tal ajuda...mas não te "faz todo o trabalho".

Temos percursos nesse aspecto parecidos. Para mim não foi 2009, mas 2012 ou 13.

Tem de partir (e estar) de ti... não é em coisa que se "compre" ...até diria muito cruelmente que algumas pessoas por mais que leiam, estudem...podem vir a ser bastante conhecedores ou académicos, mas como praticantes não passarem da mediocridade.

Ser um bom Professor na Academia, um bom Investigador, ou um bom Profissional numa empresa por exemplo requer valências diferentes. Nas Artes é a mesma coisa. As dificuldades surgem quando não se é bom numa coisa nem na outra, ou se pretende alavancar uma coisa em outra recusando-se a diagnosticar que não são a mesma coisa.

Mas fotografia em si no sentido "artistico" é uma coisa muito redutora...tem de ser alimentada...cinema, literatura, artes, o "Tutano" da vida ...tudo serve para alimentar "o monstro" . É um processo contínuo...e multi disciplinar   :)

Sim. Mas ler muitos livros não cria um excelente escritor. Nem se quer é condição necessária. É preciso ter noção disso. Talvez nisso seja aquilo que mais difere entre as áreas das Ciências e das Artes. Agora alguma exposição pode ajudar ... nem que seja para eliminar algumas teias de aranha :)

Editado por nbplopes, 10 Janeiro 2017 - 19:12 .

Partilhar Post #53 J_P_P

J_P_P

• Membro

Publicado 10 Janeiro 2017 - 19:13

"Temos percursos nesse aspecto parecidos. Para mim não foi 2009, mas 2012 ou 13."

Sim, mas nos ultimos 2 anos e meio ou 3 anos entrei um bocado em modo "pausa" (como praticante  :unsure:  -_-  :( shame on me )  

De resto ... Completamente de acordo...dai ter salientado que há muitos que por mais que leiam ,conheçam...quando vão produzir algumas coisa ... "ups" ou mesmo "Visual Stalker".

De qualquer forma. para alguns a fotografia é mesmo uma coisa muito mais técnica que outra coisa... mesmas ferramentas, objectivos muito diferentes...

Ter uma camera é um pouco como ter uma caneta...ou um MS Word ...cada um usa para coisas diferentes e variadas  :D

Partilhar Post #54 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 10 Janeiro 2017 - 22:26

A formação académica adiciona alguma coisa, não retira (espera-se). O facto de ter uma formação académica em determinada área não me vai retirar todo o saber que porventura tenha noutra área... (ou então estamos a confundir as coisas!)

Todos nós somos produto daquilo que nos rodeia (empirismo) e daquilo com que nascemos (inatismo), por isso há muita matéria por onde construir um "ego fotográfico".  :)

Partilhar Post #55 J_P_P

J_P_P

• Membro

Publicado 10 Janeiro 2017 - 23:16

A formação académica adiciona alguma coisa, não retira (espera-se). O facto de ter uma formação académica em determinada área não me vai retirar todo o saber que porventura tenha noutra área... (ou então estamos a confundir as coisas!)

Todos nós somos produto daquilo que nos rodeia (empirismo) e daquilo com que nascemos (inatismo), por isso há muita matéria por onde construir um "ego fotográfico".  :)

De forma alguma...podemos e devemos, saber várias coisas em diversos campos :)  :th_up:

Partilhar Post #56 joserocha

joserocha

• Membro

Publicado 11 Janeiro 2017 - 09:35

Pelo contrário, eu acho que isso tem muito a ver com a formação que tive. Quer seja na academia, quer seja em casa dada por mim próprio. O meu olho e ouvido mais artístico vão para a música, pois tive formação durante vários anos.

Para as artes visuais tive grande apetência por desenho técnico e pouco mais. Talvez até eu desse um bom arquitecto, mas por acaso nunca tive grande interesse em fotografar arquitectura :lol:  Sempre fui mais de fotos de viagem, tipo postal, com tudo muito direitinho, bem enquadrado e bem exposto. É óbvio que aprecio a beleza do mundo, mas a beleza que eu vejo é por exemplo a de um amanhecer, a noite estrelada, o mar, uma folha seca banhada pelo sol de inverno, e coisas simples. Não tenho olho para coisas abstratas porque não as percebo, nem vale a pena tentar perceber :)

Gosto é cada vez mais de fotografar pessoas, e sinto que quanto mais velho estou, melhor é. Quando tiro uma boa foto de uma pessoa é muito gratificante, mais do que uma foto de paisagem bem tirada à hora ideal. Por isso acho a fotografia de rua cada vez mais interessante e para mim é uma excelente forma de envelhecer e estudar. Infelizmente o tempo que tenho para estudar, e praticar na rua, é pouco.

Partilhar Post #57 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 11 Janeiro 2017 - 09:51

joserocha, tens de te deixar inspirar pela X-Pro!  :D  ;)

Tenta ver outro tipo de fotografia e de autores, que não aqueles que habitualmente vês. Isso ajuda bastante a alargar horizontes.

Quando comecei, era só Joel Santos na minha cabeça.  :D  Depois, com o tempo, fui descobrindo (e admirando) outro tipo de registo e outro tipo de autores.

Partilhar Post #58 joserocha

joserocha

• Membro

Publicado 11 Janeiro 2017 - 10:09

joserocha, tens de te deixar inspirar pela X-Pro!  :D  ;)

Tenta ver outro tipo de fotografia e de autores, que não aqueles que habitualmente vês. Isso ajuda bastante a alargar horizontes.

Quando comecei, era só Joel Santos na minha cabeça.  :D  Depois, com o tempo, fui descobrindo (e admirando) outro tipo de registo e outro tipo de autores.

Heheh  :D Concordo que o uso da ferramenta certa até pode dar alguma inspiração, pelo menos vontade de sair mais vezes com ela!

Eu não sigo nenhum autor em particular. Dou uma olhada de vez em quando no 500px, tenho alguns autores favoritos que sigo com mais atenção, e pouco mais.

A vida não dá tempo para mais. Por incrível que pareça, a minha participação no Forum Fotografia é feita a partir do local de trabalho, nas horas mortas :) Depois quando chego a casa, depois de uma viagem de comboio de 1 hora, tenho um pequenito de 1 ano à espera que é preciso alimentar e pôr a dormir.

Quando dou pela hora já são 23h e é hora de também pensar em dormir, porque amanhã é preciso acordar cedo para mais 1 hora de viagem de comboio até ao trabalho. E é assim a vida já há alguns anos  :pout:

Partilhar Post #59 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 11 Janeiro 2017 - 10:13

Heheh  :D Concordo que o uso da ferramenta certa até pode dar alguma inspiração, pelo menos vontade de sair mais vezes com ela!

Eu não sigo nenhum autor em particular. Dou uma olhada de vez em quando no 500px https://www.lenscult...ore/most-viewed , tenho alguns autores favoritos que sigo com mais atenção, e pouco mais.

A vida não dá tempo para mais. Por incrível que pareça, a minha participação no Forum Fotografia é feita a partir do local de trabalho, nas horas mortas :) Depois quando chego a casa, depois de uma viagem de comboio de 1 hora, tenho um pequenito de 1 ano à espera que é preciso alimentar e pôr a dormir.

Quando dou pela hora já são 23h e é hora de também pensar em dormir, porque amanhã é preciso acordar cedo para mais 1 hora de viagem de comboio até ao trabalho. E é assim a vida já há alguns anos  :pout:

Se me permites

500px https://www.lenscult...ore/most-viewed  começa por aqui.

Partilhar Post #60 joserocha

joserocha

• Membro

Publicado 11 Janeiro 2017 - 10:46

Belo link e sem dúvida uma mais valia para me inspirar! Fotografia no seu estado mais puro, gostei de ver. Já está nos meus favoritos.

O 500px muitas vezes chateia por causa do excesso de Photoshop...