Penso que o alfarrob já te esclareceu suficientemente, mas como fui eu que abri este tópico, além de ter cá postado algumas imagens com graffitis, acho-me na obrigação de também dizer algo sobre isso... Começando por aqui:
Não percebo como é que existém pessoas que gostam de ver paredes sujas de tinta, chamadas por alguns de vós de grafitis...
Paredes sujas de tinta, ninguém gostará de ver certamente. Mas há graffitis e graffitis. Tal como há borrões de tinta sobre telas (que não passam a ser pintura por estarem numa tela) e há pintura a sério. Há que distinguir o trigo do joio e não meter tudo no mesmo saco. Mas para fazê-lo, seria necessário um debate que talvez se enquadrasse melhor num fórum de artes plásticas ou de comportamento cívico, que num de fotografia.
De certeza que se fosse no vosso prédio onde moram e uma certa manhã vissém o vosso prédio todo sujo com essas coisa, de certeza que não iam gostar.
Outra questão, é também onde são colocados esses mesmos graffitis. No caso das imagens que apresentei, eles estão, a meu ver, muito bem colocados naquele local (aliás, como já referi noutro post) uma vez que se trata de um local abandonado e o graffiti que foi feito, contém a palavra "crise".
Atenção que não quero ofender ninguém ném tão pouco quém tém e eu sei que muitos têm, imenso talento para a pintura, mas lamento profundamente os sitios onde poêm essa vossa veia artistica em prática...
Agradeço que reconheças algum talento em alguns graffiters, porque de facto, alguns têm-no mesmo. Mas, da minha parte, também te esclareço que não tenho o mínimo talento para pincéis nem latas de tinta, portanto, quando falas em
"vossa veia artistica" deves tem em atenção que não estarás a falar (que eu saiba) de nenhuma das pessoas que aqui postou as imagens, já que, ao que me parece, todas elas apenas se limitaram a fotografar. Ora, em países livres, fotografar locais públicos, por enquanto, não é crime... :humm:
Por mim chamo a isso Poluição, e quando alguém estraga ou suja um bém público ou algo que nos pertence então já é bém pior e aí já ném me atrevo a dizer o nome a que dou a isso. :???:
Totalmente de acordo no que se refere ao vandalismo, que também eu condeno. Mas, mais uma vez, não há que misturar tudo...
Voltando agora à fotografia e ao tema deste tópico: caso não tenhas percebido, a intenção deste tópico é precisamente a crítica ao "bonitinho" da imagem fotográfica. As imagens fotográficas não têm que ser necessariamente bonitas, elas são o que são, retratam o mundo à nossa volta, e esse, infelizmente para nós, nem sempre é bonito.
As intenções de quem fotografa algo de feio podem ser diversas, mas retratar algo assim, pode também constituir um alerta, um chamar a atenção para esse aspecto menos agradável da vida.
Picacuca
http://abllau.blogspot.com/