Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Colecção de anti-postais ilustrados

• Por favor inicie sessão para responder
700 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Picacuca

Picacuca

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Torres Vedras
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 20 Agosto 2009 - 13:33

Imagem Colocada

Esta imagem pertence a uma série que estou a iniciar e que intitulei de "Colecção de anti-postais ilustrados". O conceito ainda está em elaboração, mas à partida a ideia é pegar em clichés de postais que todos conhecemos e desconstruí-los, mostrando o outro lado do conceito de postal, do conceito de imagem "bonitinha" que nos mostre determinado local, monumento ou situação romântica. No caso desta imagem, faz-se uma referência aos postais de silhuetas de namorados ao pôr-do-sol.

Algumas outras imagens da série aqui: http://abllau.blogsp...ilustrados.html e aqui: http://abllau.blogsp...009/07/abc.html

Aceitam-se sugestões e, porque não, à semelhança do tópico "fotografia de rua" (http://www.forumfoto...php?topic=332.0) aceitam-se também imagens de outros autores que possam estar dentro da mesma filosofia, para se construir uma colecção aqui no fórum.

Venham então essas imagens... :photo: :photo:

Picacuca
http://abllau.blogspot.com/

Anúncios

IT Partilhar Post #2 Picacuca

Picacuca

• Membro
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 31 Agosto 2009 - 03:12

Bom... Enquanto o pessoal daqui não ganha coragem para dizer nada nem para colocar imagens para fazer crescer esta colecção (vá lá, não sejam tímidos! :D) eu vou colocando mais algumas imagens fresquinhas da minha...

Imagem Colocada

Imagem Colocada

Imagem Colocada

Estas levam desde já, um agradecimento especial ao graffiter de serviço.

Picacuca

Partilhar Post #3 ncordesa

ncordesa

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Loulé

Publicado 01 Setembro 2009 - 00:09

Não será bem o que pretendes... Mas cá vai um!

Imagem Colocada

Junto à porta nascente do Mercado Novo, em Loulé, a 150m da Câmara Municipal.

IT Partilhar Post #4 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 01 Setembro 2009 - 01:20

Não será bem o que pretendes... Mas cá vai um!
Junto à porta nascente do Mercado Novo, em Loulé, a 150m da Câmara Municipal.

Obrigado pela participação. E sim, penso que está mais ou menos dentro do que pretendo... A imagem encerra em si mesma uma crítica, é o essencial. O que eu não pretendo, é que levem o meu conceito demasiado à letra, podem (devem) recriá-lo. Pelo menos aqui, onde se pretende que haja uma colaboração colectiva.

Mais fotos... :)

Picacuca

Partilhar Post #5 jcgmarques

jcgmarques

• Membro
  • Registo: 09/07/2009

Publicado 04 Setembro 2009 - 00:08

Teste.

IT Partilhar Post #6 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 04 Setembro 2009 - 01:03

Teste.

Isso é um anti-post? :wacko:

Não percebi... :P

Picacuca

Partilhar Post #7 Semente

Semente

• Membro
  • Registo: 01/10/2008

Publicado 04 Setembro 2009 - 09:07

Gosto da Ideia... :)

Já agora Sabes dizer-me quem é o autor do graffiti? (Tag) Tenho um colega meu também faz umas pinturas com "crise" e seus apêndices.

Vou vasculhar no baú a ver se encontro imagens coincidentes com a proposta!

Cumps*

Partilhar Post #8 Edgar M

Edgar M

• Membro
  • Registo: 16/07/2009

Publicado 04 Setembro 2009 - 11:25

Honestamente não percebi a ideia, queres fotos de sítios ou com elementos que normalmente não incluímos nas fotos porque achamos que "estragam" a foto?
ou imagem que ilustrem o lado negativo da sociedade?

P.S.não estou com isto a dizer que os grafittis sejam negativos

IT Partilhar Post #9 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 04 Setembro 2009 - 12:58

Gosto da Ideia... :)

Já agora Sabes dizer-me quem é o autor do graffiti? (Tag) Tenho um colega meu também faz umas pinturas com "crise" e seus apêndices.

Vou vasculhar no baú a ver se encontro imagens coincidentes com a proposta!

Cumps*

Obrigado por gostares. Quanto aos graffitis, por acaso não sei... E até pode se dar a coincidência de ser o teu colega, quem sabe? Nada como perguntares, porque até que seria giro que fosse... Assim, poderia dar-lhe os créditos criativos também.

Honestamente não percebi a ideia, queres fotos de sítios ou com elementos que normalmente não incluímos nas fotos porque achamos que "estragam" a foto?
ou imagem que ilustrem o lado negativo da sociedade?

P.S.não estou com isto a dizer que os grafittis sejam negativos

As imagens não terão que ter necessariamente graffitis, nem ser necessariamente uma crítica. A minha ideia é simplesmente que se pegue em referências que todos conhecemos de postais ilustrados, e desconstruí-las. Por exemplo, na primeira imagem a referência é feita àqueles postais em que vemos silhuetas de pares de namorados ao pôr-do-sol. E a desconstrução consistiu em fotografar a sua sombra no alcatrão, em vez das silhuetas. No fundo, a intenção foi fotografar um outro aspecto de uma mesma imagem. Nessa imagem, por exemplo, a intenção não é de crítica social, mas apenas de mostrar o que essas imagens não nos mostram, ou a sua fealdade escondida.

No caso dos graffitis, o que eu pretendi primeiramente, foi fazer referência àquelas imagens de portas e janelas típicas... Só que, naquele caso, não há portas nem janelas, mas apenas o lugar delas que foi tapado, sendo que, posteriormente, a casa foi toda pintada... Com isso, para mim esta casa revelava-me uma contradição entre o abandonar e o cuidar, o que me interessou, uma vez que costumo explorar contradições em algumas das minhas imagens. Posteriormente, alguém fez um graffiti com a palavra "crise". E, neste caso, foi muito mais a palavra que o próprio graffiti em si, que me chamou a atenção para voltar a fotografar e reeditar as imagens. Isso porque, a palavra crise, naquele contexto, faz todo o sentido... ;)

Mas lá está, estas foram as minhas motivações, não têm necessariamente que ser as vossas, sendo que, o que eu gostava que acontecesse, era que pegassem simplesmente nas referencias que falei (várias imagens cliché, ou "postaleiras") e as tentassem reinterpretar de uma outra forma, seja ela qual for.

Picacuca

Partilhar Post #10 Semente

Semente

• Membro
  • Registo: 01/10/2008

Publicado 04 Setembro 2009 - 13:21

Ahh pensava que tinhas estado presente quando o muro foi pintado.

Não me cheira que seja o mesmo.

Podemos ver aqui:

http://www.flickr.co...ace/3795119648/

http://www.flickr.co...ace/3625517898/

Partilhar Post #11 Edgar M

Edgar M

• Membro

Publicado 04 Setembro 2009 - 13:39

ok já entendi  :th_up: vou tentar contribuir com imagens

Partilhar Post #12 helius

helius

• Membro
  • Registo: 22/08/2008

Publicado 04 Setembro 2009 - 15:16

fui buscar ao "baú" duas que acho que se integram bem aqui, foram tiradas há alguns anos com uma compacta kodak easyshare :)

Imagem Colocada

esta foi no lado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Porta do Teatro Sousa Bastos em Coimbra (removida para reedição)

Partilhar Post #13 hugoCaro

hugoCaro

• Membro
  • Registo: 04/09/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 04 Setembro 2009 - 17:51

Imagem Colocada

Esta retrata o Monumento da linha de Torres em Alhandra.

Imagem Colocada

Parque das Nações.

Se calhar não era disto que estavam a falar, como só vi fotos de graffitis basicamente, mas tentei arriscar  :shock:

Cumps  :nikon:

Partilhar Post #14 Edgar M

Edgar M

• Membro

Publicado 04 Setembro 2009 - 20:32

@ hugoCaro acho que o que importa é a "mensagem que esta nos grafittis" e não o facto de ser grafittis

IT Partilhar Post #15 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 04 Setembro 2009 - 21:28

(...)

Parque das Nações.

Se calhar não era disto que estavam a falar, como só vi fotos de graffitis basicamente, mas tentei arriscar  :shock:

Hugo, talvez não seja mesmo esse tipo de imagens que eu esperaria ver neste tópico. Principalmente a segunda... A ideia que nos mostras é a do postal ilustrado... Quanto a essa parte acertaste. Mas o meu desafio era que esse tipo de olhar servisse apenas de referência para algo de completamente diferente... :D  

Como sugestão, e para que se entenda melhor, por exemplo se na imagem de cima, o monumento estivesse de alguma forma vandalizado, (não se percebe muito bem se está ou não...) isso sim, já poderia ser mais coincidente com o meu desafio... Ou se, na imagem debaixo, o tipo estivesse ali a dormir, possivelmente "vítima" de uma qualquer noitada, também seria uma ideia a considerar... Mas mesmo assim, obrigado pelo esforço, não quero que apagues o teu post por causa disso. Mas consideremos as tuas imagens como um ligeiro off-topic. :D

Quanto às imagens do helius, gostei mais da da porta do Teatro Sousa Bastos. Aquela inscrição juntamente com o desenho, estavam mesmo a merecer uma foto. E os caixotes do lixo a ajudar à "festa", também acrescentaram algo ao "cenário". :D

se*mente, de facto o estilo do teu amigo não é o mesmo... Mas nos links que mostras (pelo menos no primeiro) há algumas ideias que se poderiam aplicar aqui. :sim:

@ hugoCaro acho que o que importa é a "mensagem que esta nos grafittis" e não o facto de ser grafittis

Sim, é isso mesmo. E nem é obrigatório que hajam graffitis. O importante mesmo é, como já expliquei, que se recriem imagens conhecidas de todos nós (aquele tipo de imagem que aparece nos postais ilustrados) mas dando-lhes um sentido totalmente diferente, que pode ou não ser irónico, pode ou não ser uma crítica social. Nesse sentido, mostrar o graffiti pelo lado do vandalismo, acaba por ser a abordagem mais fácil...

Picacuca

IT Partilhar Post #16 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 04 Setembro 2009 - 21:43

E agora, mais um dos anti-postais da minha colecção...

Imagem Colocada

Alguém se lembra daquelas imagens de passarinhos nos fios de electricidade? Aqui estão eles... :D

Picacuca

Partilhar Post #17 Tmjf

Tmjf

• Membro
  • Registo: 21/07/2009
    • Local: Aljezur

Publicado 04 Setembro 2009 - 22:01

Boa noite!
Não sei se será bem isto o pretendido, mas aqui deixo uma fotografia um tanto ou nada curiosa...
(não percebi o intuito do anúncio, talvez demasiadas propostas de compra :P)
Imagem Colocada

Esta fotografia foi tirada durante um "passeio fotográfico" com uma amiga minha, esta é uma das fotos que achei estar ligada a este tópico (atenção que foi aqui postada com a devida autorização da autora :sim:)
Cumps
Teresa

IT Partilhar Post #18 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 04 Setembro 2009 - 22:22

(...)
Esta fotografia foi tirada durante um "passeio fotográfico" com uma amiga minha, esta é uma das fotos que achei estar ligada a este tópico (atenção que foi aqui postada com a devida autorização da autora :sim:)

Que pena, e eu que queria comprar... :lol: Muito obrigado pela contribuição. Está mesmo dentro do espírito. :sim: :th_up:

Picacuca

Partilhar Post #19 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 05 Setembro 2009 - 10:57

Uma modesta contribuição

Imagem Colocada

Juro que os sapatos já lá estavam, não encenei nada :)

IT Partilhar Post #20 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 05 Setembro 2009 - 11:23

Juro que os sapatos já lá estavam, não encenei nada :)

Ao fazer baixar a página no meu ecrã, quase que tinha um ataque de riso ao ver os sapatos vermelhos. Chama-se a isso, um contentor "vestido para matar". :lol:

Por acaso já tenho visto cenas interessantes junto a contentores do género. Ainda não me dispus a "caçar" cenas dessas, mas pretendo fazê-lo em breve, quando adquirir uma maquineta compacta de qualidade que me satisfaça. Esse é um outro projecto que me anda a trabalhar na cabeça, e que não se resumirá a caixotes do lixo, mas ao captar de pequenos pormenores do quotidiano. Daquelas coisas pelas quais passamos todos os dias, e pensamos: olha, que pena que não tenho aqui uma máquina fotográfica... Isto até dava um "boneco" engraçado...

Estou a gostar das contribuições, venham mais! :welcome:

Picacuca