Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Casamentos e Baptizados - Situações a Fotografar [Tradicional]

• Por favor inicie sessão para responder
26 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Jorge Folha

Jorge Folha

• Administrador
  • Registo: 06/03/2013
    • Local: Ponte de Lima

Publicado 09 Fevereiro 2008 - 16:20

Original: JorgeS
http://fotografia.5....showtopic=15808

Casamento

Casa do noivo:

-noivo no quarto
-noivo ao espelho
-noivo a ser ajudado (gravata) pela mãe/irmã/ ou madrinha
-noivo na sala
-noivo a janela
-noivo entrando no carro
-noivo com os pais e irmãos

Casa da Noiva:

-Noiva no quarto
-Noiva ao espelho
-noiva a ser ajudada (véu) pela mãe/irmã/ ou madrinha
-Noiva na sala
-noiva a janela
-ramo da noiva
-sapato da noiva
-alianças
-outras ofertas
-meninas/meninos com a noiva (os k levam alianças e ramos)
-noiva com pais e irmãos
-noiva entrar no carro

Igreja:

-chegada a igreja
-entrada na igreja
-no altar
-leituras
-alianças
-ramo a nossa senhora
-beijo e comprimentos
-Mais alguns acontecimentos k podem acontecerem
-assinaturas
-foto no altar
-saída da igreja
-foto do grupo (pode ser também na quinta)
-foto dos convidados (pode ser também na quinta)

Quinta ou restaurante:

-chegada
-brinde de chegada
-mesas
-bolo
-fotos dos noivos
-abertura da mês das frutas
-primeira dança dos noivos
-abertura do bola
-entrega das lembranças
-despedida dos noivos
-Outros acontecimento k podem surgir.

FOTOS MUITO IMPORTANTES
# A noiva com os pais
# O noivo com os pais
# Os noivos com os padrinhos
# A noiva com os irmãos
# O noivo com os irmãos
# Os noivos com os meninos das alianças
# A noiva com as damas de honor
# A noiva com as amigas
# O noivo com os amigos
# Os noivos com os amigos comuns

Situações

# A entrada na igreja do noivo
# A entrada na igreja da noiva
# A troca das alianças
# A saída da igreja dos noivos
# Arroz e pétalas sobre os noivos à saída da igreja
# A primeira dança (noivos)
# Corte do bolo de noiva
# Brinde e discursos
# A partida dos noivos

Baptizados

Casa do bebé:

Fotos obrigatórias:

-bebe na cama (geralmente com brinquedos)
-mãe tirando roupa ao bebe
-mãe beijando pezinho do bebe
-banho do bebe
-bebe no roupão ou toalha
-foto roupa do bebe
-vela , concha e outros assessórios
-mãe ou madrinha a vestir o bebe
-pai pentear o bebe
-a dar papinha ao bebe
-na sala com pais/padrinhos/irmãos/avós paternos e maternos
-lembranças e outras
-saída para a igreja

Igreja:

-acolhimento do padre
-todas as situações da cerimónia atribuídas ao bebe pelo padre, pais e padrinhos
-acender da vela
-Pia da agua benta
-o baptismo com a água benta
-a madrinha a limpar o bebe
-o beijo do padre ao bebe
-assinaturas
-foto no altar ou junto a figuras religiosas

Fora da igreja:

-entrega de rebuçados ou outras as crianças
-fotos dos pais com o bebe

Quinta ou restaurante:

-fotos pais com bebe
-mesas
-bolo
-corte do bolo
-brinde ao bebe
-entrega das lembranças

Anúncios

Partilhar Post #2 wbraga

wbraga

• Membro
  • Registo: 31/01/2008
    • Local: Portugal

Publicado 09 Fevereiro 2008 - 19:34

MUIto obrigada amigo e boas fotos :th_up: :th_up: :clap:

Partilhar Post #3 NightSurfer

NightSurfer

• Novo Membro
  • Registo: 05/09/2005
    • Local: Caldas Rainha / Torres Vedras

Publicado 09 Fevereiro 2008 - 20:27

Desculpem la, mas ao ler o 1º tópico so me resta atribuir um titulo diferente:

"Como fotografar um casamento e um batizado de maneira que pareça o mais parôlo possível!"

É que determinados pontos que la colocaram só me faz lembrar as fotos do fotografo aqui da terrinha que tem prái 60 anos!

Partilhar Post #4 eye4life

eye4life

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Carregal do Sal / Tábua

Publicado 10 Fevereiro 2008 - 14:27

"Como fotografar um casamento e um batizado de maneira que pareça o mais parôlo possível!"

É que determinados pontos que la colocaram só me faz lembrar as fotos do fotografo aqui da terrinha que tem prái 60 anos!

Completamente de acordo.

Cada vez mais o trabalho de reportagem de casamento se quer radicalmente diferente daquilo que está nesta lista.

Podemos seguir certos pontos, que são importantes, mas a maior parte deles podem-se retirar da lista de fotografias a fazer.

Como fotógrafo de casamentos, posso dizer que o que os noivos menos querem é um tipo atrás deles a chatear a cabeça por causa das fotos.

Compensa mais, até na venda das fotografias (se não estivermos a trabalhar com pacotes), se fizermos a maior parte das imagens longe os nossos sujeitos e formos "apanhando" alguns momentos que eles vão considerar importantes mais tarde.

Claro que requer muito maior atenção da nossa parte, como profissionais.

Penso que a minha lista seria esta:

Casamento

Casa do noivo:

-noivo no quarto
-noivo a ser vestido (não interessa por quem)
-noivo na sala
-noivo entrando no carro
-noivo com os pais e irmãos

Casa da Noiva:

-Noiva no quarto
-noiva a ser vestir ou acabar de maquilhar/pentear
-Noiva na sala
-ramo da noiva
-sapatos da noiva + noiva + ramo
-alianças
-meninas/meninos com a noiva (os k levam alianças e ramos)
-noiva com família (na rua de preferência)
-noiva entrar no carro

Igreja:

-entrada na igreja
-no altar
-alianças
-Mais alguns acontecimentos k podem acontecere
-assinaturas
-foto no altar
-saída da igreja
(deixei de fazer fotos de grupo na igreja e só faço se previamente combinado com os noivos)

Quinta ou restaurante:

-chegada
-bolo
-fotos dos noivos
-primeira dança dos noivos
-corte do bolo
-Outros acontecimento k podem surgir.

FOTOS MUITO IMPORTANTES
# A noiva com os pais (cândidas)
# O noivo com os pais (cândidas)
# Os noivos com os padrinhos (cândidas)
# A noiva com os irmãos (cândidas)
# O noivo com os irmãos (cândidas)
# A noiva com as damas de honor (cândidas)
# A noiva com as amigas (cândidas)
# O noivo com os amigos (cândidas)
# Os noivos com os amigos comuns (cândidas)

Situações

# A entrada na igreja do noivo
# A entrada na igreja da noiva
# A troca das alianças
# A saída da igreja dos noivos
# Arroz e pétalas sobre os noivos à saída da igreja
# Corte do bolo de noiva

E acabou.

A partir de certa hora o pessoal começa a entrar na "estupidez". Muito álcool, muita alegria, e muita parvoíce. Chegado a essa hora, peço aos noivos para cortar ou simular o corte do bolo e por volta das 20.00 já me fui embora.

Há momentos que não são para ser documentados pelo fotógrafo, que fazem parte da própria festa que deve ser vivida por quem a sente mais.

Como profissionais só estamos ali para garantir a preservação do mais importante. O resto... É para eles relembrarem, com tempo.

Boas fotos!

Partilhar Post #5 Akh608

Akh608

• Membro

Publicado 10 Fevereiro 2008 - 15:05

Uhm.. só n sei se ir embora mais cedo será boa ideia... por exemplo, num casamento de um amigo meu, como éramos todos militares, depois do corte do bolo, agarrámos nele e atirámo-lo ao ar (tradição). Como o fotógrafo ainda lá estava, apanhou parte da cena.

Já agora, em casamentos de militares, existem algumas "surpresas" que podem interessar saber ao fotógrafo:
- guarda de honra em duas fileiras à entrada da igreja, para a noiva
- guarda de honra à volta do altar
- quando o noivo vai dizer "Sim", começamos a bater com as espadas no chão (se fizerem reportagem de vídeo, pode ser mlhor terem atenção a isso)
- guarda de honra em duas fileiras à saída, para a saída dos noivos...
... nesta, quando eles passam pela guarda de honra, o último tira o chapéu do noivo com a espada e vão passando de espada em espada até ao final. Quando eles vão a passar, normalmente há quem baixe as espadas à frente deles para eles pararem e se beijarem. Por vezes, quando os últimos as baixam, o penúltimo pode dar uma "espadeirada" no traseiro da noiva e o último em vez de devolver o chapéu ao noivo, atira-lo ao ar.
Depois do corte do bolo, atiramos o noivo ao ar.

Assim de repente, é do que me lembro. Espero que ajude alguém.

Partilhar Post #6 Silva Jorge

Silva Jorge

• Membro
  • Registo: 29/05/2005
    • Local: Santo Tirso / Famalicão
    • The struggle for beauty in simplicity. I believe that perfection is possible and i want to rip it out of each image.

Publicado 15 Fevereiro 2008 - 17:16

Os pontos acima mencionados não são a seguir a risca, e nada tem de parolo. Posso muito bem pegar os pontos mencionados e fazer fotografias criativas. Confesso que 50% dos mencionados efectuo de maneira muito diferente do tradicional. Isto apenas serve para dar um "trajecto" aos mais iniciados, pois uma boa foto faz-se no momento e não com uma lista a seguir.

eye4life, se és fotógrafo de casamento e referes em ser radical na reportagem, certamente terias excluido na tua lista a casa do noivo e da noiva, não achas?
Para não referir na pré-produção e pro-produção que são cada vez mais presentes nos trabalhos.

Fiquem bem  :th_up:

Partilhar Post #7 ncarvalho

ncarvalho

• Novo Membro
  • Registo: 25/04/2010
    • Local: Gaia, Porto, Portugal

Publicado 27 Abril 2010 - 09:15

Viva,

Não concordo que se chame a isto "parolo", quando muito poderá chamar-se "o mais comum". E embora possam ser chapas já muito batidas são as que os noivos muitas vezes querem. E por muito artista que seja o fotografo o cliente são os noivos e é a eles que é preciso agradar.
Eu acho que as "chapas batidas" sugeridas pelo Jorge, são de facto importantes e não se devem esquecer, porque os noivos as podem querer.
Depois pode-se inovar. E pode-se realizar estas "habitués" com mais classe, brilhantismo, originalidade, mas sem ser armar em radical ou extravagante a não ser que seja pré acordado com os noivos.

Se fosse fazer um casamento, ia realizar todas as chapas batidas habituais (ou "parolas" se quiseres) e depois dessas estarem cumpridas, tentava dar largas à imaginação, explorar planos, situações caricatas, enquadramentos absurdos. Mas sabia que as "parolas" já estavam garantidas.

Mas cada um é como é... sejam fotógrafos sejam os noivos.. por isso é uma questão de se falar anteriormente.

Cumps,
NCarvalho

Partilhar Post #8 avf

avf

• Membro
  • Registo: 16/11/2006
    • Local: Maia

Publicado 27 Abril 2010 - 09:52

A partir de certa hora o pessoal começa a entrar na "estupidez". Muito álcool, muita alegria, e muita parvoíce. Chegado a essa hora, peço aos noivos para cortar ou simular o corte do bolo e por volta das 20.00 já me fui embora.

Há momentos que não são para ser documentados pelo fotógrafo, que fazem parte da própria festa que deve ser vivida por quem a sente mais.

Como profissionais só estamos ali para garantir a preservação do mais importante. O resto... É para eles relembrarem, com tempo.

Isto parece-me uma desculpa um pouco forçada...então a parte de SIMULAR o corte do bolo é uma moda nova e foi factor eliminatório na minha ultima escolha de fotografo...não faz sentido nenhum! A reportagem é uma reportagem e deve registar os momentos REAIS...não simulações.

E no fim de festa há coisas que merecem ser registadas...por exemplo, o que fazem ao carro dos noivos...e alguns dos "disparates" que os convidados fazem até têm piada fotogáfica.

Estive recentemente num casamento de um fotografo de eventos...e os "colegas" estiveram lá até ao fim e sempre de maquina na mão...

AGORA...que me digas que o tempo do fotografo tenha custos...e que ele possa cobrar para estar na festa até mais tarde...aqui posso concordar...trabalho é trabalho e as pessoas podem e devem cobrar pelo tempo que estão a trabalhar.

Uma nota...no meu casamento, há já muito tempo, o fotografo de facto foi embora depois do corte REAL do bolo...e a partir dai foram alguns convidados que tiraram fotos e houve coisas que não ficaram devidamente registadas...mas arrependi-me de não ter negociado com o fotografo para ficar mais tempo...mas na altura nem me ocorreu...

EDIT:
O que eu acho que falta é uma explicação mais clara pelos fotografos de eventos do que REALMENTE está incluido no pacote...que deveria ser OBRIGATORIA, para permitir ao cliente diferenciar melhor a qualidade do serviço...e não escolher simplesmente o mais barato. AGORA eu pergunto TUDO em detalhe porque ja sei como as coisas funcionam...mas conheço muita gente que foi "levada" pro fotografos que ofereciam um preço mais baixo, mas depois compensavam com um serviço de menor qualidade...

Partilhar Post #9 sakra

sakra

• Membro
  • Registo: 06/05/2008
    • Local: Coimbra

Publicado 05 Maio 2010 - 00:18

Sinceramente há maneiras diferentes de trabalhar. Faço fotografia de casamentos e baptizados há cerca de um ano e já adoptei um método de registo que agrade a gregos e a troianos. Para além do registo das situações mais importantes de um casamento (já referidas acima), costumo dar a hipótese de fazer uma sessão fotográfica pós-casamento com os recém-casados vestidos como no dia de casamento e aí é dar asas à imaginação, tendo em consideração alguns gostos pessoais dos noivos. Já tive um que quis tirar fotos no estádio de futebol pois era jogador do clube, bem como já fiz sessões na praia onde os noivos foram literalmente ao banho com roupa e tudo. São momentos que dão fotos muito engraçadas e artisticamente mais compostas, pois podemos dar uso aos nossos conhecimentos técnicos e artísticos de uma forma mais liberta.
O que considero resultar igualmente bem é usar dois fotógrafos no dia do casamento, estando um voltado para o registo formal e outro para a foto-reportagem ou mesmo para apoio no caso de uso de strobist (o que é o meu caso). No caso de usar dois fotógrafos pode-se informar o noivo de querer contratar mais um fotógrafo ou incluir o mesmo no preço do trabalho.

A fotografia de casamento é aquilo que nós considerarmos o melhor que pudermos fazer. Normalmente fico sempre até ao fim do casamento pois estou ali para fazer o melhor trabalho possível, mas compreendo que nem todos partilhem da mesma opinião. Apesar de tudo, os noivos tem de ser informado em todas as situações.

Partilhar Post #10 pjmaia

pjmaia

• Membro
  • Registo: 02/02/2008
    • Local: Parede

Publicado 07 Maio 2010 - 12:59

No que diz respeito ao horário, para mim "o cliente tem sempre razão", logo eles mandam!!! O ano passado fiz um casamento em Portimão que durou até às 04h00... enquanto houve "festa"... estive lá!!!!
Claro que a seguir tive que "gramar" com a viagem para Lisboa, até deu para ver o nascer do sol!!!

Partilhar Post #11 orophin

orophin

• Novo Membro
    • Local: Lisboa

Publicado 10 Maio 2010 - 13:20

Boas fotos!

Desculpem a minha opinião sincera:

Na minha óptica quem decide a forma como corre o dia são os noivos e não os prestadores de serviço. Acho ridículo alguém impor uma agenda aos noivos quando esse dia é deles, só porque se quer ir embora.

Se o contrato inclui a cobertura do evento, o profissional terá que cobrir na integra esse evento...

Felizmente nos casamentos a que tenho ido, e inclusive no meu, não apanhei nenhuma destas porque garantidamente ia ser um problema...

Partilhar Post #12 Mondrulho

Mondrulho

• Membro
  • Registo: 17/05/2009
    • Local: Viana do Castelo / Portimão

Publicado 10 Maio 2010 - 14:02

A ideia dos dois fotografos parece-me muito boa. Assim não se arrisca fotos complicadas quando nao temos a certeza que vai resultar e depois ficamos com o trabalho enrascado...

Quanto aos horários, não há nada mais simples, o trabalho custa X e o fotografo fica até à meia noite (exemplo) e custa um extra X a partir do momento que ultrapassa... Assim ficamos todos felizes e contentes...
Ou então faz-se o preço para o pacote e depois num perde-se e noutros ganha-se...

Partilhar Post #13 AntonioRamos

AntonioRamos

• Membro
  • Registo: 17/12/2009
    • Local: Caldas da Rainha

Publicado 18 Agosto 2010 - 16:26

Encontrei isto a pouco... Aqui fica, mais um complemento para este excelente tópico...

Imagem Colocada

Abraços,

António Ramos

Partilhar Post #14 sakra

sakra

• Membro
  • Registo: 06/05/2008
    • Local: Coimbra

Publicado 19 Agosto 2010 - 00:27

Encontrei isto a pouco... Aqui fica, mais um complemento para este excelente tópico...

Abraços,

António Ramos

Muito útil, mas nem sempre linear...Há que ter em conta condições especiais de luz no local que possamos usar artisticamente bem como outras condições do ambiente. Contudo, muito útil para quem está a começar ou como mnemónica.

Partilhar Post #15 STWiN

STWiN

• Membro
  • Registo: 11/06/2010
    • Local: Fafe / Guimarães

Publicado 06 Setembro 2010 - 10:38

Bem, esta caíu-me mesmo mal! "Vá, cortem aí o bolo ou façam de conta que eu quero bazar."
Dou graças por não teres sido o meu fotógrafo. Lá nisso tive sorte com o meu. Foi 5 estrelas!

Além de se encontrar comigo (e com a minha noiva) umas três vezes antes do casamento para sessões de fotografia e filmagem (namoro), cobriu o dia do casamento até ao fim! Até foi connosco ao quarto do hotel!
Ainda no restaurante, mesmo no fim da festa, os meus amigos todos abraçaram-me e saltámos a cantámos e ficou tudo registado no vídeo. Ficou uma cena em câmara lenta super comovente.

Olha se tivesse ido embora às 20H00... Isso nem parece trabalho fotográfico por gosto, mais parece por obrigação ou por interesse... Enfim...

Partilhar Post #16 Pratas

Pratas

• Novo Membro
  • Registo: 08/10/2010

Publicado 11 Outubro 2010 - 17:56

Fiquei muito agradado com este tópico no entanto fiquei com uma dúvida:
No caso dos baptizados qual será o "esquema" de fotografias se o baptizado for não de um bebé mas sim de um rapaz já com meia dúzia de anos?

Partilhar Post #17 marina_mm

marina_mm

• Novo Membro
  • Registo: 09/03/2011

Publicado 13 Março 2011 - 12:39

Ola, iniciei-me agora na fotografia, mas não podia de responder neste topico, nao na qualidade de fotografa, mas de noiva, casei o ano passado, tive todas as fotos que estavam nessa lista, e ainda bem...e a minha fotografa nao foi embora no fim do corte do bolo, e ainda bem...depois disso é que houve as brincadeiras,descobrir a perna de noiva de olhos vendados e vice versa...a primeira dança nao foi tradicional, foi um remix, e ainda bem que ficou registado, as palhaçadas do fim do noite... ainda bem que a minha fotografa ficou ate mais tarde, ia ter muita pena de nao ter tudo registado!!!

Partilhar Post #18 josue marcos

josue marcos

• Novo Membro
  • Registo: 16/05/2011
    • Local: Cwb.brazil

Publicado 17 Maio 2011 - 14:28

A SEGUENCIA DAS FOTOS E A MESMA DE UM BEBE POIS A CRIANÇA ERA UM PAGAO

Partilhar Post #19 MatosMario

MatosMario

• Membro
  • Registo: 16/05/2010
    • Local: Parede