Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Migração de Nikon F (FF) para Sony E (FF)

• Por favor inicie sessão para responder
7 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 26 Agosto 2016 - 11:31

Estou a ponderar deixar o sistema Nikon de vez. A única razão é apenas o tamanho do sistema.

Desde que comecei a fotografar com a Sony A7S que sinto que posso levá-la comigo para todo o lado, de tão pequena e leve que é.

Não tenho sentido falta de um AF muito rápido, nem de fotografar desporto, nem nada que exija o desempenho de uma SLR de topo (ou mesmo de entrada, vá). Nem sequer tenho sentido necessidade de flash, mas nunca se sabe no futuro. Para macro pode vir a ser bem útil...

Sinto sim falta de um AF simples para que não continue a perder tanto tempo a tentar fazer uns retratos... A A7S tem focagem por contraste e, se for tão bom ou quase tão bom como o AF da Olympus, é suficiente para não fazer perder a paciência ao sujeito fotografado :)

À excepção das fotos de retrato que tiro à família nem sequer tenho sentido necessidade de AF. Desde que eu tenha tempo suficiente de usar peaking ou de ampliar a zona a focar, sinto-me satisfeito quando uso as minhas lentes adaptadas.

O que me faz pensar em deixar de usar lentes adaptadas é a possibilidade de passar a usar lentes mais pequenas e leves, e com o bónus do AF. Infelizmente o uso de adaptadores torna as lentes mais longas e isso faz puxar o peso delas ainda mais para a frente, o que torna o equilíbrio mais complicado e o transporte ao pescoço mais desconfortável.

Então as minhas questões são estas, nomeadamente, se é boa ideia substituir estas lentes Nikon por Sony:

Nikkor 28-105mm f/3.5-4.5 (filtro 62mm, 450g) ---> Sony 28-70mm f/3.5-5.6 (filtro 55mm, 292g) ou Sony 28mm f/2.0 (filtro 49mm, 200g)

Nikkor 58mm f/1.4 (filtro 72mm, 382g) ---> Zeiss 55mm f/1.8 (filtro 49mm, 282g)

Por enquanto a ideia é manter a Tamron 90mm e a Nikkor 180mm por não haver alternativas com AF, pelo menos a preços simpáticos... 

Estou muito inclinado por começar por comprar a prime 28mm f/2, por ter muito boa qualidade de imagem (à excepção da distorção que é enorme) mas principalmente pelo tamanho e peso. Como gosto muito da focal de 28mm era uma excelente hipótese para passeio descontraído. O preço também é bastante atractivo para a qualidade que oferece. Estou também a ponderar a 28-70 usada mas as reviews não me convencem muito, ou então os reviewers que as testaram não tiveram grande inspiração nas fotos que fizeram.

O que me deixa mais relutante é despachar a 58mm, mas nos últimos dias estive a ver muitas fotos e analisar várias reviews da Zeiss 55mm e fiquei bem impressionado com a qualidade geral. É uma lente bem mais corrigida que a Nikon, com os seus 3 elementos asféricos, mas as características "3D" que tem são bastante boas, incluindo o bokeh que na maioria das situações é muito suave e não distrai. 

A nova Sony 50mm está fora de questão porque não me parece assim tão vantajosa e além disso é muito pesada.

No entanto posso estar a ver mal o panorama real acerca desta Zeiss 55mm, pelo que agradecia que me dessem conselhos acerca dela. É que despachar a Nikon 58mm não é coisa para fazer de forma precipitada, já para não falar do dinheiro que se perde.

------

Actualmente só há uma câmara Nikon que me faria regressar ao sistema, que é a DF, mas para além de ser rara de encontrar usada, nova é muito cara e muitas lojas nem a vendem. Por isso estou decidido a permanecer no sistema Sony porque é fácil encontrar uma A7 usada a bons preços, dado que desvalorizam fortemente, e porque a Nikon tão cedo não vai lançar a minha máquina de sonho, pequena, leve e full frame. E mesmo que o faça vai ser muito cara e o mount terá de ser actualizado para poder usar lentes mais pequenas e leves.

O que fariam?

Anúncios

Partilhar Post #2 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 26 Agosto 2016 - 13:24

E a tamron 90mm canon com o adaptador da sigma? Assim tinhas o AF e não deve ser uma lente difícil de encontrar nos usados. Não ganhas nada em peso ou tamanho em relação à nikon, mas ganhas AF. E tendo o adaptador, abre-se logo a janela para outras lentes canon que no futuro possas achar que valem a pena. 

Partilhar Post #3 anterix

anterix

• Membro
  • Registo: 20/09/2014
    • Local: Açores

Publicado 26 Agosto 2016 - 13:39

Dessas, a única lente que escolheria seria a 28 f2. As outras, mais tarde, poderão estar a mais.
Precisas de uma para retratos. A 55mm é pouco numa FF.
Mas isto sou eu.

IT Partilhar Post #4 joserocha

joserocha

• Membro

Publicado 26 Agosto 2016 - 14:52

E a tamron 90mm canon com o adaptador da sigma? Assim tinhas o AF e não deve ser uma lente difícil de encontrar nos usados. Não ganhas nada em peso ou tamanho em relação à nikon, mas ganhas AF. E tendo o adaptador, abre-se logo a janela para outras lentes canon que no futuro possas achar que valem a pena. 

Não vale a pena trocar uma lente adaptada por outra, apesar da possibilidade de vir a ter AF. Neste caso a Tamron é maioritariamente usada para macro e aí não tenho nenhum problema com focagem manual.

E em relação à 58mm vs 55mm?

IT Partilhar Post #5 joserocha

joserocha

• Membro

Publicado 26 Agosto 2016 - 14:58

Dessas, a única lente que escolheria seria a 28 f2. As outras, mais tarde, poderão estar a mais.
Precisas de uma para retratos. A 55mm é pouco numa FF.
Mas isto sou eu.

Sim, em princípio vou comprar a 28mm em vez da 28-70.

Todas as minhas outras lentes são orientadas para retrato :) 58mm, 90mm, 180mm. É para todos os gostos. Se a 58mm é curta tenho sempre as outras duas, se bem que por enquanto vão ter de ficar com focagem manual.

A dúvida agora é se será boa ideia vender a 58mm e comprar a 55mm.

A 58mm tem uma boa vantagem no bokeh e das transições focado/desfocado muito suaves.

A 55mm tem a vantagem da resolução bruta à abertura máxima (ao perto), e uma clara vantagem no tamanho. A 58mm fica esquisita com adaptador, faz lembrar uma maraca, estreita numa ponta e gorda na outra :D

Partilhar Post #6 jssaraiva

jssaraiva

• Membro
  • Registo: 30/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 26 Agosto 2016 - 20:50

Estou só com telemóvel, não pesquisei melhor, mas há uns adaptadores que fazem AF com as Contax G nas A7. Não sei se com a A7S funciona a 100%, mas estas Contax são pequenas, leves e "qualquer coisa"! Existe tanto a 28mm como a 90mm, nas DFs faladas.

JS

PS: acho que são Techart ou algo assim.

Editado por jssaraiva, 26 Agosto 2016 - 20:51 .

IT Partilhar Post #7 joserocha

joserocha

• Membro

Publicado 26 Agosto 2016 - 22:15

Obrigado jssaraiva, mas não estou mesmo interessado em andar com lentes adaptadas. Entretanto até pode ser que venha a haver um adaptador com AF para lentes Nikon, sei que há um Commlite que está em desenvolvimento e não parece nada mal.

Mas se eu tiver hipótese de trocar as Nikon por lentes nativas Sony é isso que vou fazer, porque existem benefícios (correcções de imagem, melhoria de cores, medição matricial fiável, AF funcional em pleno, actualizações de firmware, etc). Posso dizer-te por exemplo que a Nikkor 180mm não se porta tão bem na A7S como se portava na D700. As cores são mais frias e há aberrações cromáticas que nunca tinha visto na D700...).

Partilhar Post #8 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 26 Agosto 2016 - 22:44

A questão das 50mm é uma questão puramente pessoal.... 

Eu no teu caso optava pela zeiss. Acho que a mais valia do AF em lentes dessa natureza é significativa. 
Eu não trocava a minha 85mm AF por uma 85mmMF mesmo que a qualidade de imagem fosse superior. 

Agora se a zeiss é melhor que a nikon ou não, não sei. 50mm não é uma distância que me interesse muito, por isso nunca perdi muito tempo com essas lentes.