Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

sistemas de armazenamento online e offline

• Por favor inicie sessão para responder
28 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 joricae

joricae

• Novo Membro
  • Registo: 30/01/2008

Publicado 30 Agosto 2016 - 17:07

Para contextualizar, porque acho que as soluções dependem das necessidades de cada um, eu não vivo da fotografia porque não dá mas já passei a fronteira do hobby e como tal a perda do meu arquivo seria uma perda considerável para mim.
Faz sentido para mim guardar os raws da mesma forma que fazia sentido guardar os negativos no tempo do analógico pelo flexibilidade que traz para o futuro.
O inverso disto é aumentar a necessidade de espaço de armazenamento mas é um custo que para mim justifica pagar.
A solução que tenho é um Microserver da HP com um sistema de NAS e quatro discos.
No meu caso coloquei o FreeNAS porque tem um sistema de ficheiros que permite o Raid-Z e protege a perda de qualquer um dos discos (também permite proteger da perda de dois) e evita um fenómeno chamado bitrot. Em alternativa podem usar outro sistema incluindo o software dos NAS da Sinology mas num equipamento mais barato (fica para aí nos 160 euros sem discos) e podem até usar os discos que acumularam tirando das caixas e juntando num único equipamento.
Uso este sistema para o meu arquivo principal onde centralizo toda a informação porque me fartei de andar com o mete disco tira disco.
Tenho depois um segundo disco para onde faço backup da biblioteca de fotos sempre que descarrego e que alterna com outro todas os meses para ir para fora de casa e evitar qualquer problema em casa.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Anúncios

Partilhar Post #22 Vindicare

Vindicare

• Membro
  • Registo: 10/09/2016
    • Local: 3rd Planet SOL System

Publicado 30 Setembro 2016 - 21:19

Relativamente a documentos pessoais eu tenho o seguinte procedimento.

Guardo os documentos todos no SSD da minha maquina principal, depois com a ferramenta de backup do Windows 10 faço backup para um NAS da QNAP,

Por sua vez o NAS sincroniza o directorio onde se encontra este backup duas vezes por dia com o OneDrive e com o GDrive.

tenho cerca de 15Gb gratuitos em ambos os sistemas cloud portanto para documentos pessoais é bestial.

Agora o meu problema são as fotos não sei o que lhes fazer e tenciono começar a fotografar em RAW.

O espaço que tenho em cloud é diminuto para fotografia, tenho as fotos todas na NAS, mesmo com redundancia de discos (RAID5 no meu caso) ja me aconteceu rebentar a NAS inteira (uma Synology).

Alguem recomenda uma boa solução Cloud para backup de fotos (sendo em raw elimina o Flkr que so aceita Jpeg)?

Partilhar Post #23 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 01 Outubro 2016 - 00:10

Pode ate nem ser a melhor solução, mas aqui vai a minha:

Tenho uma cloud WD Cloud de 3TB que está sempre on-line, e vários discos físicos onde vou guardando as fotos (umas duplico-as).

Funciona na perfeição, mas (há sempre um mas) quando acedes à cloud fora de casa para veres as fotos na aplicação não consegues ver os raw. O que faço (no urbex) é fotografar em raw e SJpeg para ter um pequeno preview do ficheiro.

Pode servir e até é uma solução mais ou menos acessível e até ver, fiável.

Partilhar Post #24 Vindicare

Vindicare

• Membro

Publicado 01 Outubro 2016 - 10:06

Ola iMarco.

Mas no caso da WD Cloud mantens os dados na tua NAS, ela serve para acederes remotamente certo?

No meu caso quero um serviço de cloud não tanto pelo acesso remoto mas sim para ter os dados guardados fora de casa.

Na estive a pensar no OneDrive, por 6 euros e qualquer coisa por mes fornece 1Tb de informação e ainda tens direito ao Office.

Partilhar Post #25 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 01 Outubro 2016 - 11:31

Sobretudo para aceder remotamente, caso contrário teria comprado um que funcionasse apenas na rede.

Quanto à subscrição, ao fim de 10 meses pagaste 180€ que é o que custa a cloud com 3TB. Admito que te dê outras garantias, mas a segurança que eles te podem dar talvez seja superior...devem assegurar que o teu conteúdo não desapareça, enquanto que se tiveres um problema na tua, e não tiveres backup do backup...

IT Partilhar Post #26 membio

membio

• Membro
  • Registo: 04/02/2008
    • Local: Olhão

Publicado 01 Outubro 2016 - 11:32

Gravar em raw só para casos profissionais, batizados, casamentos etc e por tempo limitado. Assim que o trabalho esteja concluído e o pagamento efectuado nao existe necessidade de ter os raws em arquivo. Da minha experiência nunca tive que voltar a tocar nessas fotos nunca mais. Prefiro retocar tudo o que tenho a retocar e a fazer com as fotos do que estar a voltar e a fazer outras coisas com as fotos. Mesmo que seja para exposições, livros ou outras coisas, o que está feito esta feito. Modelos e outras sessões do género, as pessoas nunca voltam a pedir nada. Por isso apenas guardo os jpegs.

Sent from my ONE A2003 using Tapatalk

Partilhar Post #27 Vindicare

Vindicare

• Membro

Publicado 01 Outubro 2016 - 21:28

Realmente parece-me um bom workflow....

Fotografo em raw.

Chego a casa meto tudo no computador, processo as fotos que quero para jpeg e guardo essas....

desta forma ja consigo usar o Flkr para backup, eles dão 1Tb gratuito.

Partilhar Post #28 HTex

HTex

• Membro
  • Registo: 07/01/2014
    • Local: Castelo Branco

Publicado 07 Outubro 2016 - 16:30

Boas iMarco.

Uma duvida que tenho em relação ao MyCloud. Em caso de avaria do disco interno, as fotos vão à vida ou mantêm-se em uma cloud global da WD?

A ideia que tinha, é que o My Cloud é uma partilha do disco que tem no interior para uma cloud global.

Estava tentado em adquirir um, mas se não tem hipótese de backup para outro disco ou para a própria cloud de pouco serve.

Cumps

Partilhar Post #29 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 07 Outubro 2016 - 21:41

Boas

Se o disco que está na cloud for à vida, dizes adeus ao conteúdo. Daí eu fazer copia noutros discos.

O conceito de cloud, neste caso, é teres tu o disco. Quando subscreves um pacote de espaço em cloud, estás a alugar um espaço num disco físico que estará algures, dependendo do provider, pode estar em Picoas ou até mesmo na Covilhã. Nesses casos dificilmente perderás o conteúdo, mas sai mais caro. Ou não...é uma questão de pesquisares ;)