Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

sistemas de armazenamento online e offline

• Por favor inicie sessão para responder
28 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 membio

membio

• Membro
  • Registo: 04/02/2008
    • Local: Olhão

Publicado 25 Agosto 2016 - 11:08

Olá a todos,

o que é que neste momento estão a usar para salvaguardar as vossas fotografias?

eu por exemplo tenho cópias em DVD's e outra cópia no espaço gratuito de 1 Terabyte que o Flickr oferece.

Uso o espaço da cloud gratuito do OneDrive e depois o Otixo para transferir para o Flickr.

E estou a pensar em ter pelo menos alguns livros impressos com as melhores fotografias que tenho.

e vocês, o que usam?

Anúncios

Partilhar Post #2 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 25 Agosto 2016 - 17:36

Discos externos. 
Backup duplo dos raws e backup duplo das imagens finais e catálogos do capture one. 

Partilhar Post #3 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 26 Agosto 2016 - 00:27

2 discos externos de 3 terabytes.. o 2ª é uma réplica do 1º, por segurança, não vá um deles lembrar-se de avariar.

Partilhar Post #4 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 26 Agosto 2016 - 00:43

Eu uso discos externos.
Ainda "só enchi" dois de 1TB cada, mas também ando nisto há pouco tempo.
O disco do meu PC também tem 1TB e está sempre à rasca.
Os RAWs, que guardo sempre, ocupam mesmo muito espaço.
Chego a casa, muitas vezes, com mais de 15Gb no cartão (às vezes com mais até)...

Acho que o melhor é mesmo discos externos.
Eu tenho comprado uns porreiros, da Toshiba.
São pequenos, relativamente rápidos e baratos (cerca de 40€ ou 50).
Vou colando post it's com algumas notas sobre o conteúdo de cada disco (depois forro os post it's a fita cola).
Assim tenho as coisas mais ou menos bem organizadas.

Tenho um amigo com um destes de 1TB, mas custou 300 e tal €.

T3_007_Dynamaic_Silver2.jpg?fit=inside%7

Quando começarem a ficar a preços acessíveis (abaixo dos 100€, começo a comprar destes).

Cumps

Partilhar Post #5 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 26 Agosto 2016 - 08:24

Porquê em guardar RAW?

Partilhar Post #6 tarantino

tarantino

• Membro
  • Registo: 15/09/2008
    • Local: Oeiras
    • inserir frase aqui em Latim

Publicado 26 Agosto 2016 - 08:27

pergunto me se sou muito seletivo com as minhas imagens ou são vocês que guardam tudo...não tenho mais de 200gb de fotos....

Partilhar Post #7 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 26 Agosto 2016 - 08:43

Eu tenho uns discos externos mas acho que vou fazer um backup para DVDr. Discos rígidos de repente de um momento para o outro avariam-me e lá se vai tudo.

Mas estou a pensar fazer também um backup na cloud. Que serviço há que seja gratuito, que ofereça a maior capacidade e que dá para gravar RAW's?

Editado por Azathoth, 26 Agosto 2016 - 08:44 .

Partilhar Post #8 codewizpt

codewizpt

• Membro
  • Registo: 26/03/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 26 Agosto 2016 - 10:03

Eu guardo tudo, infelizmente. Dá-me menos trabalho guardar a lixarada toda. Mas tiro fotos em JPEG  :lol:

pergunto me se sou muito seletivo com as minhas imagens ou são vocês que guardam tudo...não tenho mais de 200gb de fotos....

Partilhar Post #9 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 26 Agosto 2016 - 10:06

Pois, mas eu guardo tudo mesmo :P
Não sei. É como guardar os negativos.
Guardo porque posso querer editar a foto no futuro e por questões de segurança e direitos de autor (não vá alguém roubar-me uma imagem e vendê-la por milhões :P)...

IT Partilhar Post #10 membio

membio

• Membro
  • Registo: 04/02/2008
    • Local: Olhão

Publicado 26 Agosto 2016 - 10:16

Existe um organismo em Portugal em que podes enviar as tuas fotos em DVD e ficam registadas no teu nome. Agora não me lembro o nome.

Sent from my ONE A2003 using Tapatalk

Partilhar Post #11 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 26 Agosto 2016 - 11:09

Boas

Quanto ao armazenamento...

3 discos de 3,5' 1 TB - um para o filho, outro para a filha e outro para "cenas".

2 discos de 2,5' 1TB backup de backup

1 disco 1,5 TB para Urbex

WD Mycloud 3TB para backup de Urbex, e familia.

E ainda uns discos de 2,5' e de 3,5' de 250, 320 e 500Gb que andam com coisas antigas e que um dia ainda me vou arrepender de não ter feito backup delas...

Todo o urbex que faço, fotografo em RAW, e em jpeg a 12Mb (para puder ver as fotos na cloud, pois não lê RAW).

Guardo ainda, todos os PSD's das edições, e as diferentes versões da edição...eu sei :D

Ainda assim, perdi à uns meses atrás (porque o disco que andava a servir de "pré-selecção" para guardar) todas (excepto as de urbex) as fotos que fiz nas férias de Natal no centro da europa...ainda hoje choro porque tinha lá fotos da família.

Quanto a utilizar o Flickr para "cloud"...faz sentido, mas é preciso ter em conta que só consegues carregar jpegs.  

Partilhar Post #12 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007
    • Local: Porto

Publicado 26 Agosto 2016 - 12:13

Porquê em guardar RAW?

Por várias razões:

- Podes querer fazer uma edição totalmente diferente mais tarde.

- Os programas de edição melhoram com o tempo, daqui a uns anos podes querer reeditar fotos com novas ferramentas.

- Porque também as nossas capacidades de edição melhoram com o tempo e podemos querer editar novamente algumas fotos.

- Podes ter necessidade de provar a autoria de determinada foto e o RAW facilita essa tarefa.

- Porque o espaço em disco é tão barato que não vale a pena o risco de os apagar.

Partilhar Post #13 codewizpt

codewizpt

• Membro

Publicado 26 Agosto 2016 - 13:40

Para mim, a fotografia é hobby e a questão é mais: porquê tirar fotos em RAW?

Por várias razões:

- Os programas de edição melhoram com o tempo, daqui a uns anos podes querer reeditar fotos com novas ferramentas.

- Porque também as nossas capacidades de edição melhoram com o tempo e podemos querer editar novamente algumas fotos.

- Podes ter necessidade de provar a autoria de determinada foto e o RAW facilita essa tarefa.

- Porque o espaço em disco é tão barato que não vale a pena o risco de os apagar.

Partilhar Post #14 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 26 Agosto 2016 - 14:04

Por várias razões:

- Em trabalho:

Faço sempre dois ficheiros um RAW e outro JPEG em dois cartões separados.

Edito sempre os JPEG é muito raro mesmo ter de recorrer a um RAW para edição.

Depois de tudo editado apagos os RaW e faço backup duplo em dois discos externos.

Estou sempre a adiar começar a fazer backup na Net mas um dia vou ser assaltado e roubam-me os dois discos externos e depois é que é.

Fazer em DVD's é obra. Penso que não tenho tempo nem pachorra.

Sei de fotógrafos de casamento que não se deitam enquanto não colocam as fotos todas num local seguro e uma cópia na Net. Mas eu não, ainda não consigo fazer isso. É uma situação que quero resolver em breve, Talvez com uma conta a pagar no DROPBOX... Mas fazer a transferencia de 30, 40 GB de fotos e vídeos de um casamento é obra.

- Em lazer:

Só uso JPEG. Deixei-me de RAW quando percebi que a fotorafia tem muito mais a ver com criatividade do que com técnica e se não sai bem desta vez fica para a próxima.

Chego a casa e passo logo para o PC e apago logo dos cartões e pago as fotos que não gosto.

Só no final do ano faço uma revisão a tudo o que fotografei e mais de metade vai pro lixo e o que sobra vai para um disco externo.

Tenho dois discos de 1TB e vão dar para uns anos. Guardar lixo? não obrigado!

Sou assim, tento simplificar o mais possível a minha vida de modo a não ser escravo de tempo, dinheiro ou objectos.

Partilhar Post #15 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 26 Agosto 2016 - 14:21

Pois, eu para simplificar a minha vida não apago nada. 

Já passei por experiências suficientes em que passado um par de anos alguém se lembra que precisa do original de determinada foto e, para poupar 50€, essa foto e muitas outras já foram... 

RAW, duplo backup e assunto resolvido. Ao preço a que os discos estão, é mais barato que qualquer cloud. 

Partilhar Post #16 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 26 Agosto 2016 - 14:25

Sim de trabalho também guardo tudo, mas em JPEG.

Fazeres backup em dois ou mais discos e guardar em casa uns ao pé dos outros em caso de assalto vai tudo à vida.

Partilhar Post #17 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 26 Agosto 2016 - 14:28

Sim de trabalho também guardo tudo, mas em JPEG.

Fazeres backup em dois ou mais discos e guardar em casa uns ao pé dos outros em caso de assalto vai tudo à vida.

No fim do ano a drive de backup vai embora e fica cá só a principal. 

Partilhar Post #18 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 26 Agosto 2016 - 14:45

Por várias razões:

Subscrevo inteiramente as razões todas para guardar os RAW..., foi / é a minha ideia também

Ao preço a que os discos estão, é mais barato que qualquer cloud. 

Exatamente...  um disco externo de 2 Tb custa neste momento cerca de 70-80 euros... 130 por 5TB

e também não me vejo a fazer o download de 500 ou 600 GB de uma só vez caso precisasse de restaurar tudo... nem a Vodafone ia gostar muito talvez 

Partilhar Post #19 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 26 Agosto 2016 - 21:31

O problema dos RAW é que pode não ser possível abri-los daqui a uns anos. Irá o camera raw existir daqui a 40 anos e incluir sempre todas as câmaras para trás? Depois há o pormenor que não vai ser possível usar o Photoshop de hoje no Windows 50.

Por isso já pensei também em gravar em TIFF ou DNG.

Outra solução: imprimir todas as fotos.

Editado por Azathoth, 26 Agosto 2016 - 21:32 .

Partilhar Post #20 codewizpt

codewizpt

• Membro

Publicado 27 Agosto 2016 - 00:14

Crias uma máquina virtual com um Windows mais antigo e usas o Photoshop de hoje em dia  :)

O problema dos RAW é que pode não ser possível abri-los daqui a uns anos. Irá o camera raw existir daqui a 40 anos e incluir sempre todas as câmaras para trás? Depois há o pormenor que não vai ser possível usar o Photoshop de hoje no Windows 50.

Por isso já pensei também em gravar em TIFF ou DNG.

Outra solução: imprimir todas as fotos.