Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Problema no laboratório - Papel enevoado

• Por favor inicie sessão para responder
5 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Policarpo

Policarpo

• Novo Membro
  • Registo: 26/04/2010

Publicado 08 Agosto 2016 - 23:07

Boas pessoal!

Tentei hoje iniciar o meu pequeno laboratório caseiro.
Tudo ok e tudo pronto.
Químicos Ilford novos, acabados de abrir. Fiz a química necessária à luz, e fecho-me no laboratório.
Vou fazer as primeiras impressões e estas vêm todas acinzentadas/ enevoadas!! Via-se bem nas margens que deveriam estar a branco e não estavam (estou a usar um marginador).
Bem, fiz uma série de testes para tenta perceber o que poderia ser:
- Verifiquei que o espaço não tem entradas de luz
- O ampliador deixava sair um pouco de luz, mas reparei nisso e cobri as fugas.
- O papel está ok, pois usei esta caixa à duas semanas noutro laboratorio e as fotos saíram bem.
- Testei as lâmpadas vermelhas, tapando metade de um papel e colocando a luz vermelha quase em cima dele durante 30s a ver se haveria diferença. Revelei e não havia, o papel veio cinzento mas todo igual, logo, as minha luzes não afectam o papel.
- Revelei papel no breu absoluto, a ver o que saía. Veio cinzento à mesma... Conclusão: não tem a ver com luz.
- Estou a usar o Ilford Multigrade que recomenda a utilização a 20º. Fui verificar e estava nos 26º!!... (O que não deveria ser assim um problema muito grande, altera é os tempos de revelação, mas algo não exposto deveria sempre vir branco). Fui buscar sacos de gelo e arrefeci o revelador até aos 20º. Além disto ainda meti a caixa de papel no frigorífico um bocado para arrefecer o papel também. Pelo sim pelo não, revelei de novo às escuras e voltou a vir cinzento, embora muito mais claro, mas longe de ser branco...

Não percebo o que poderá ser. Será que a temperatura do laboratório afecta algo? Hoje fez muito calor e o laboratório estava um "forno".
Não sei mais o que testar... Alguém terá uma ideia do que está a acontecer? O que fazer?

Obrigado

Anúncios

Partilhar Post #2 Rodinal

Rodinal

• Em Validação
  • Registo: 08/02/2008

Publicado 10 Agosto 2016 - 23:26

Eu inclinava-me para o papel velado, mas se dizes que não apanhou luz desde a ultima utilização...

Só resta a diluição do revelador. De certeza que não está demasiado concentrado? e 26º é demasiado, pois nota-se diferença dos 20º para os 22º. É o problema de revelar no verão, só com ar condicionado.

Quanto à luz que sai pelos lados do ampliador, nada a recear desde que não atinja directamente o papel.

Eu esperava por uma noite mais fresca e voltava a fazer revelador.

IT Partilhar Post #3 Policarpo

Policarpo

• Novo Membro

Publicado 11 Agosto 2016 - 08:27

Obrigado Rodinal

Tens razão, foi mesmo o papel velado. Experimentei com papel novo e está ok.
Mas caramba, à duas semanas estava bom!... Terá sido do calor extremo destes tempos?
Bem, mas agora o papel novo já está no frigorífico! Lição aprendida!

Quanto ao revelador, a concentração estava correcta (1+9), e depois repetindo a sessão com cerca de 25-26º com o papel novo, não houve problemas a assinalar.

Partilhar Post #4 resteves

resteves

• Membro
  • Registo: 22/02/2013
    • Local: Seixal

Publicado 11 Agosto 2016 - 11:18

As caixas não são opacas e se o papel não estava bem guardado nos sacos pretos. Ou se os sacos pretos estão rasgados, com o tempo o papel pode velar.

Também pode ser excesso de exposição á luz vermelha. Principalmente se for papel fb.

Partilhar Post #5 Rodinal

Rodinal

• Em Validação
  • Registo: 08/02/2008

Publicado 11 Agosto 2016 - 22:57

Obrigado Rodinal

Tens razão, foi mesmo o papel velado. Experimentei com papel novo e está ok.
Mas caramba, à duas semanas estava bom!... Terá sido do calor extremo destes tempos?
Bem, mas agora o papel novo já está no frigorífico! Lição aprendida!

Quanto ao revelador, a concentração estava correcta (1+9), e depois repetindo a sessão com cerca de 25-26º com o papel novo, não houve problemas a assinalar.

Sempre que possível mantém o revelador nos 20º. Com temperatura mais elevada a revelação é mais rápida e perdes na gama de cinza.

Além disso deves reduzir as variáveis ao máximo, e a temperatura é uma delas. 

Editado por Rodinal, 11 Agosto 2016 - 22:57 .

IT Partilhar Post #6 Policarpo

Policarpo

• Novo Membro

Publicado 12 Agosto 2016 - 10:28

Sempre que possível mantém o revelador nos 20º. Com temperatura mais elevada a revelação é mais rápida e perdes na gama de cinza.
Além disso deves reduzir as variáveis ao máximo, e a temperatura é uma delas.

w

Sim, tenho consciência disso, mas é complicado baixar e manter temperaturas, não tendo ar condicionado. Mesmo arrefecendo por momentos as tinas, em meia hora estão de novo nos 26º+ graus, enfim.
São as desvantagens dos laboratórios amadores caseiros... :-P

Mas obrigado Rodinal